O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, participou, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, de dois encontros durante a 9ª ExpoAgro Cotricampo, que ocorre em Campo Novo. A feira ocorre no campo experimental da cooperativa e é voltada ao agronegócio e à inovação.
O primeiro encontro foi uma reunião em conjunto com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), a partir do programa Inova RS, com a proposta de pensar e fazer todo o planejamento quanto à inovação na região Noroeste e Missões. A Unijuí é responsável por coordenar o projeto na região, juntamente com outras universidades. São 76 municípios abrangidos.
Foram projetadas ações e uma delas é a presença dos gestores de inovação na Feira, os quais levaram startups para participar e apresentar os projetos desenvolvidos. A atividade ocorre com auxílio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec.
Já em um segundo momento, foi realizada uma reunião com o presidente da Ocergs/Sescoop, Darci Hartmann. O objetivo foi discutir parcerias já existentes na pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu e projetar cursos MBAs e de qualificação para as cooperativas na região. “Pensamos em cursos e ações estratégicas para 2025 e 2026. Temos projeção de fazer três MBAs direcionado às cooperativas, com ofertas nos quatro campi da Universidade”, destaca o vice-reitor.
O professor Daniel Knebel Baggio também destaca as bolsas que a Ocergs vem proporcionando junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR). “Estamos com perspectiva de renovação e estender a possibilidade para outros programas. Foi uma primeira conversa com o Sistema Coop e esperamos que se possa avançar na conquista dessas bolsas, pois são importantes para todas as cooperativas”, complementa.
Durante o encontro, também foi apresentado ao presidente da Ocergs o livro “Gestão de Cooperativas. Abordagens e temas emergentes”, organizado pelos professores da Unijuí Nelson José Thesing, Pedro Luís Büttenbender e Ariosto Sparemberger.