Docentes da Unijuí participaram, na última semana, de uma formação pedagógica. O objetivo foi fortalecer o planejamento dos componentes curriculares e aprimorar as práticas educacionais aplicadas durante todo o ano. Ao todo, foram cinco encontros presenciais, on-line e híbridos, conduzidos pelo Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), onde foram abordados temas como o planejamento dos componentes curriculares, além de promover espaços de troca entre coordenadores de curso, docentes dos Projetos Integradores e professores ingressantes.
Conforme a coordenadora do NIP, Mariane Martins, essas formações para o aprimoramento do trabalho docente são fundamentais. “Visam o aprimoramento do planejamento pedagógico, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais efetivo. Além disso, nossa proposta se baseia em espaços colaborativos, onde a troca de experiências entre os professores contribui para enfrentar os desafios da sala de aula, como as mudanças no perfil dos estudantes e o avanço das tecnologias”, afirmou.
Um dos temas centrais da semana de formação docente foi a educação por competências, modelo adotado pela Universidade desde 2020. Segundo Mariane, esse formato de ensino exige a superação de um modelo baseado apenas na transmissão de conteúdos, promovendo uma abordagem integrada entre conhecimento teórico, habilidades práticas e atitudes profissionais. “Temos acompanhado resultados muito positivos, tanto pelo empenho dos professores quanto pelo impacto da Unijuí na sociedade, especialmente por meio dos Projetos Integradores”, ressaltou.
Além das discussões sobre o ensino por competências, as formações feitas pelo NIP também abordaram estratégias didáticas, avaliação da aprendizagem e o uso de tecnologias no ensino. A programação de formações docentes seguirá ao longo do ano, com novos encontros já previstos no calendário acadêmico. Esses momentos serão planejados a partir da avaliação contínua das necessidades pedagógicas, em uma ação conjunta da Vice-Reitoria de Graduação e do setor de Apoio Pedagógico.