Setor de Acompanhamento de Acessibilidade Institucional da Unijuí oferece assistência aos estudantes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com o objetivo de oferecer condições de acessibilidade e permanência aos estudantes e colaboradores da Unijuí, a Universidade disponibiliza o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai). O setor tem visa  acompanhar estudantes na sua trajetória acadêmica quanto aos aspectos de acessibilidade, quer sejam arquitetônicas, curriculares, comunicacionais, tecnológicas e atitudinais. 

Neste sentido, o Saai tem seu atendimento voltado, em especial, às pessoas com deficiência auditiva, visual, física, múltipla, intelectual, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista; também aos estudantes com dificuldades acentuadas de aprendizagem decorrentes de transtornos funcionais específicos e transtornos emocionais e psicológicos. 

Entre as políticas e ações desenvolvidas no ano de 2024 destacam-se a observância das ações do Plano de Acessibilidade a curto e médio prazos. As metas estiveram voltadas à recepção e acolhimento das turmas iniciais mediante apresentação das ações do setor de forma que os estudantes pudessem buscar auxílio sem encaminhamentos; expansão do conhecimento das ações do Saai junto aos núcleos acadêmicos; e alinhamento com a Assessoria de Marketing das estratégias de divulgação do setor para os estudantes, proporcionando maior visibilidade.

Além disso, segundo a coordenadora do Saai, professora Marta Borgman, foi desenvolvido o Programa de Acompanhamento aos Estudantes com dificuldades pelo processo de monitoria e ampliação das ações no que se refere às atividades de aprendizagem dos processos de inclusão no atendimento especializado nos turnos inversos aos de aula, bem como o auxílio em tempo real de sala de aula  e acessibilidade aos diversos setores estratégicos da Universidade.

“Foram atendidos, assiduamente, em torno de 15 estudantes em turno inverso às atividades acadêmicas, de forma presencial e on-line, conforme a demanda,  com atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência a fim de retomar conteúdos, auxílio na organização de trabalhos e estudo para avaliações”, explicou a coordenadora.

Outro destaque foi o Atendimento em Psicologia Educacional, conforme explica a coordenadora, ele é dirigido à comunidade acadêmica, oferecendo escuta, acolhimento e compreensão do sofrimento psíquico. “Como lugar, também, de promoção da saúde mental, o Saai visa acolher e amparar os estudantes e colaboradores em problemas de natureza acadêmica e/ou relacional. Os estudantes foram atendidos mediante busca espontânea ou encaminhamentos feitos pelos coordenadores, professores e outros setores da Universidade, acolhendo questões que ultrapassam os trâmites administrativos e que revelam situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimento que interferem no rendimento acadêmico”, pontuou. 

Além destes suportes e programas, a Unijuí realizou através do Saai, melhorias estruturais. “Realizamos a ampliação de espaços tornando-os mais acessíveis, como melhorias nos estacionamentos, luminosidade, banheiros adaptados e rampa de acesso aos prédios”, explicou.

O Saai está localizado no prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no campus Ijuí, com atendimento e direcionamentos para todos os campi e mantidas da Fidene. Já a extensão para a Psicologia Educacional, que integra o Saai, está disponível no prédio 57. Para acessar os serviços, entre em contato com o Setor através dos e-mails saai@unijui.edu.br e psicologia.educacional@unijui.edu.br, ou pelo telefone 3332-0200, - ramais 2023, 2024 e 3245.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.