A Unijuí está entre as melhores universidades do Brasil, conforme resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um indicador de qualidade da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Este indicador, que integra o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), mostra que a Unijuí é a 1ª Universidade Comunitária com maior IGC nas regiões Noroeste, Missões e Celeiro; 8ª Universidade Comunitária com maior IGC no Rio Grande do Sul; a 6ª Universidade Comunitária com maior proporção de professores doutores no Estado e a 19ª universidade não pública com maior IGC do Brasil.
O resultado está relacionado ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, cujos resultados foram divulgados em abril de 2024.
O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as Instituições de Ensino Superior do País. A Unijuí atingiu o IGC 4, considerado um conceito de excelência.
Conforme explica o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, o último Censo da Educação Superior, publicado em 2022, revelou que há quase 2.600 Instituições de Ensino Superior atuando no Brasil. Nesse universo, há instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, que oferecem uma quantidade enorme de cursos de qualificação profissional. E é lógico, portanto, que nesse conjunto todo (de mais de 24.000 cursos sendo oferecidos), alguns cursos sejam mais e menos qualificados.
“É nesse sentido que o Ministério da Educação - MEC realiza o levantamento do IGC - Índice Geral de Cursos, que visa analisar o desempenho das Instituições de Ensino Superior do País, através desse indicador que mede a qualidade dos cursos oferecidos”, explica o reitor, lembrando, porém, que esses dados, estatísticas e rankings precisam ser analisados em seu devido contexto para não sucumbirmos à armadilha de resumir tudo em análises comparativas do tipo “somos melhores que estes” ou “estamos entre as melhores do RS/Brasil”.
“Sem dúvida, conseguir apresentar uma boa colocação é essencial. Em termos de IGC médio no Brasil, a Unijuí alcançou um destaque absolutamente invejável: entre as mais de 2.000 instituições avaliadas pelo MEC no País, a nossa universidade se posicionou entre as 100 melhores IES do Brasil (84ª posição). Isto significa que a Unijuí faz parte da elite nacional, do conjunto de 5% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil, o que precisa ser registrado e comemorado, pois é uma conquista de todos que aqui trabalham e se dedicam”, destacou o professor Dieter, ressaltando que mais importante do que os rankings, são o desejo e a iniciativa de seguir melhorando.
“Creio que mais importante do que isso, é o fato de que nós estamos continuamente melhorando em relação a nós mesmos e numa velocidade ligeiramente superior à média nacional. E isso é fruto da competência e seriedade com que encaramos os nossos desafios, visando oferecer um nível de qualidade altíssimo a toda sociedade regional. Estamos todos de parabéns!”, finalizou o reitor.