CER III - Unir realiza Semana de Conscientização sobre o Autismo - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A CER III - Unir tem programação especial na primeira semana do mês de abril, relacionada ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é comemorado no dia 2. A campanha deste ano vem com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!” 

A terapeuta ocupacional da CER III - Unir, Liege Ramos Alflen, conta que a data surgiu em 2007, através de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de diminuir o preconceito e os diagnósticos tardios, levando informação à população.

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA), que pertence ao grupo dos transtornos do neurodesenvolvimento, gera prejuízos na comunicação, interação social, no comportamento e alterações sensoriais”. A profissional informa que alterações e desafios são perceptíveis no desempenho funcional, na forma como o indivíduo percebe o mundo ao seu redor e como interage com outros.

Durante a semana, bate-papos foram realizados na sala de espera do Centro de Reabilitação com integrantes da equipe multidisciplinar. Essas conversas visam divulgar informações e esclarecer as dúvidas das famílias, seguindo o cronograma: na segunda, 1º, as fisioterapeutas Larissa Bohn da Silva Poncio e Rúbia Henicka, a educadora física Patricia Goulart e a psicóloga Franciele Cenário discutiram o "Autismo e as dificuldades". Na terça-feira, dia 2, o tema foi “Autismo: construindo pontes de compreensão", com as terapeutas ocupacionais Lidiane Majolo e Liege Alflen.

A caminhada Azul aconteceu na quarta-feira, dia 3, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, COMPED e integrantes da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor) e demais parceiros. Contou com a presença de  profissionais e pacientes do CER III - Unir. A caminhada teve saída às 9h na Estação Cultura e Lazer Sady Strapazom em direção à Praça da República. 

Hoje, quinta-feira, a psicopedagoga Andrieli Tiecher Bueno e a psicóloga Fernanda Fernandes compartilharam informações sobre “Inclusão escolar de crianças com transtorno do Espectro Autista”. Já o tema “Autismo e Legislação” foi a pauta da conversa das assistentes sociais, Aline Lütke e Anita Lacorte de Lara.

A coordenadora do CER III - Unir, professora Edina Coelho, reforça a importância das atividades relacionadas à causa, destacando a importância de reconhecer e respeitar as habilidades e as particularidades de cada pessoa, promovendo um ambiente cada vez mais inclusivo, acessível e acolhedor. “Nesta semana, estamos trabalhando com palestras no início de cada turno de atendimento, com o intuito de semear mais informações para comunidade, cuidadores e pais”, disse.

O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é clínico e tem orientação de ser realizado por um médico especialista, baseado na análise e avaliação de uma equipe multidisciplinar. “A efetividade das terapias será crucial para a vida dessas pessoas, assim como a diminuição das limitações no nosso ambiente social, através da garantia ao acesso com qualidade aos direitos de saúde e da educação”, explicou a terapeuta ocupacional, Liege.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.