No sábado, dia 23 de novembro, a Unijuí, a Universidade Cooperativa da Colômbia, a Universidade Politécnica Estatal de Carchi do Equador e a Universidade de Sonora do México, para a criação da Cátedra Internacional Pensar a América Latina frente aos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU).
Segundo os termos do convênio, as instituições parceiras vão realizar eventos científicos académicos, promover a mobilidade internacional, a concepção e implementação de projetos de âmbito nacional e internacional e a publicações conjuntas por diferentes meios, com a inserção dos Programas de Mestrado e Doutorado. As partes envolvidas também vão nomear um delegado por instituição, que integrará uma Comissão Técnica Acadêmica, também vão organizar, planejar, executar e avaliar a Cátedra Internacional sob padrões de qualidade, visando a qualificação como uma cadeira UNESCO. Pelo acordo, estudantes de intercâmbio ou docentes e pesquisadores não pagarão a mensalidade ou qualquer tipo de taxa para estudar na universidade anfitriã.
Segundo a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, este protocolo marca a intenção de quatro instituições latino Americanas, na materialidade de ações a serem realizadas nos próximos anos, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. É um grande desafio para nossa instituição envolvendo os pesquisadores dos nossos programas stricto sensu e acadêmicos, possibilitando aprofundamento em pesquisa e mobilidade acadêmica. Pela Unijuí, o professor Daniel Cenci é o responsável na organização das ações.
Confira o evento na íntegra
Participaram do fechamento deste convênio, de forma online em razão da pandemia, os seguintes representantes:
Na próxima quarta-feira, dia 25/11, às 10h, ocorre a segunda reunião da Mesa do Programa Inova RS na região Noroeste e Missões, com a presença de lideranças que irão definir os projetos prioritários ao desenvolvimento do ecossistema regional de inovação.
A primeira reunião da mesa ocorreu no dia 14 de outubro, onde foi definida a visão de futuro para a região, a qual é “Em 2030, a Região Noroeste e Missões será referência latinoamericana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em agronegócio, eletrometalmecânica e geração de energia”.
Na segunda reunião os participantes irão conhecer os projetos desenhados pelos grupos de trabalho e farão a priorização dos projetos que tenham potencial de impacto significativo na realidade socioeconômica regional.
A reunião será transmitida ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande Sul (SICT/RS), por meio do seguinte endereço: https://www.facebook.com/secretariadeinovacaors
O que é o Programa INOVA RS?
O INOVA RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.
O que é a Mesa do INOVA/RS?
A mesa do INOVA RS reúne lideranças da quádrupla hélice e será responsável por priorizar e definir os projetos de Inovação mais relevantes para a nossa região. Para saber mais sobre o Programa acesse https://www.inova.rs.gov.br/
O mundo vive há meses a pandemia de covid-19, um novo vírus que já vitimou milhares de pessoas em todos os continentes. No Brasil, mais de 167 mil pessoas. Diante deste cenário trágico, a vacina é uma grande esperança para a humanidade. E neste momento, uma série de empresas, universidades e institutos de pesquisa tem trabalhado no desenvolvimento de uma vacina, alguns em adiantado estágio de testes com pessoas. O fato é que, pela primeira vez na história, acompanhamos quase que em tempo real o desenvolvimento de uma tecnologia tão necessária e importante quanto é uma vacina.
Esse foi o tema do Rizoma da semana, que debateu como é o desenvolvimento de uma vacina, também quais os desafios para a ciência nos diagnóstico desta nova doença Confira na íntegra:
Sobre os convidados:
Diego Borges, Biomédico com habilitação em Análises clínicas e Biologia Molecular (UNICRUZ), Mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA e doutorando em Biociência Molecular pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou com diagnóstico molecular no laboratório de biologia molecular da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, foi um dos coordenadores da força-tarefa do Centro de Estudos de Doenças Crônicas (CEDOC) da Universidade Nova de Lisboa, que voluntariamente testou idosos em lares da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa. Desde junho trabalha na empresa Inflammatix com o desenvolvimento de um teste diagnóstico que pretende prever a severidade da COVID-19 em menos de 1 hora a partir do sangue dos pacientes.
Mellanie Dutra - Biomédica (com habilitação em Bioquímica e Análises Clínicas) pela UFRGS, Mestre e Doutora em Neurociências pela UFRGS, pósdoc PNPD em Bioquímica - UFRGS, idealizadora e coordenadora da Rede Análise COVID-19.
A Editora Unijuí realizou o lançamento do livro “Educação Física e Sociedade: a Educação Física na Escola Brasileira”, do professor Mauro Betti. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira, 18 de novembro, de forma on-line.
O evento teve a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí e editor-chefe da Editora Unijuí, professor Fernando Jaime González, dos professores doutores Valter Bracht e Diego Luz Moura e um público de diferentes cidades brasileiras.
O professor Fernando saudou os presentes no evento, afirmando ser uma enorme satisfação o lançamento do livro, agradecendo ao professor Mauro pela confiança na Editora Unijuí e destacando que “podemos dizer que, hoje, a Editora Unijuí concentra um número bem expressivo de autores clássicos da educação física brasileira”.
Na sequência, o professor doutor Valter Bracht fez uma fala saudando os presentes no evento, afirmando ser um grande orgulho fazer parte do lançamento. “Uma vez que eu seguramente figuro entre os muitos admiradores do trabalho do Mauro, por isso um momento como esse é um momento sempre festivo e gratificante”, destacou.
O professor doutor Diego Luz Moura agradeceu ao professor Mauro Betti pelo convite, assegurando sentir-se honrado por fazer parte do lançamento da 3ª edição do livro, e destacou: “eu vejo essa obra não apenas uma leitura obrigatória a todos os interessados no tema da educação física escolar por ser um clássico na área, mas, sobretudo, porque, além disso, mesmo após tantos anos da sua publicação, ainda possui extrema atualidade ao apresentar a construção histórica da educação física escolar, as questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem e, principalmente, reflexões sobre o ensino crítico, mas que ao mesmo tempo valorizasse a especificidade da área”.
O professor Mauro Betti, autor do livro, ressaltou ser um momento muito importante e simbólico para ele, destacando que as suas obras “são, talvez, os momentos que me marcaram como professor, como profissional, como pesquisador”. Ele agradeceu à Editora Unijuí pelo incentivo e também aos professores Valter e Diego. O autor lembrou, ainda, que o que justifica a terceira edição é que o livro continua sendo procurado: “eu sempre recebo mensagens dizendo eu não estou achando para comprar, eu quero. Está sempre em muitas bibliografias de concursos públicos e, mesmo após quase 30 anos, é um livro ainda que está em demanda”.
O livro está disponível nos formatos e-book e impresso para compra no site da Editora Unijuí: www.editoraunijui.com.br
Por Leticia Breunig, acadêmica de Jornalismo e estagiária na Usina de Ideias.
A Unijuí colaborou com o bate-papo “Juntos por uma vida sustentável”, uma conversa sobre energia solar, promovida pelo Sicredi União RS, sediado em Santa Rosa. O professor João Manoel Lenz, dr. em Engenharia Elétrica e professor dos cursos de Engenharia da Unijuí, foi um dos convidados, que discutiu a temática com Grasiela Lunardi e Rafael Bordin, assessores de negócios do Sicredi União.
A programação teve o objetivo de levar informações para a comunidade sobre como podemos e estamos contribuindo por uma vida mais sustentável. Segundo o professor João, a proposta foi falar um pouco sobre a energia solar fotovoltaica e como as pessoas podem gerar a sua própria energia elétrica de modo mais sustentável. “Quais são os equipamentos necessários, os cuidados a serem tomados, além de tentar esclarecer alguns pontos sobre isso para o público em geral”, observa.
Confira na íntegra
Acadêmicos apontam destaques da graduação, como a estrutura e a tecnologia disponibilizada
Victória Luisa da Rosa Ribeiro não tinha a pretensão de cursar Medicina – até chegar ao Ensino Médio, começar os estudos na área de Biologia e realizar uma visita ao Laboratório de Anatomia da Unijuí. Foi neste momento que a jovem decidiu que seguiria um curso na área da saúde. “Optei pela Medicina pela chance de poder mudar vidas, fazer a diferença trabalhando com algo que gosto”, contou Victória, hoje aluna do 2º semestre de Medicina da Unijuí.
A vontade de poder fazer mais pela saúde foi o que também motivou a acadêmica do 3º semestre, Juliana Furlanetto Pinheiro, a seguir o curso – que parecia tão distante de ser realizado, em razão da condição financeira de sua família. “Quero realizar uma residência em Saúde da Família e poder suprir uma das necessidades da nossa região, que é a carência de médicos”, adiantou.
Com uma carga horária de 9 mil horas/aula, o curso de Medicina da Unijuí vem preparando os futuros profissionais para atuar nas áreas de atenção à saúde, gestão e educação, nos sistemas público e privado, atendendo às necessidades individuais e coletivas, em diferentes cenários de trabalho. “Desde o início, fomos inseridos nas unidades básicas de saúde de Ijuí e região. Nas aulas de Saúde Coletiva, atuamos em locais como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Thomé de Souza, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e até na rede de saúde de Santa Rosa. Essas visitas sempre foram acompanhadas e sempre tivemos apoio dos professores para conhecermos o funcionamento dos locais e a importância deles para a saúde da população”, explicou o estudante de Medicina do 3º semestre, Artur Zucolotto Keller, ressaltando que a pandemia modificou as práticas do curso. “Nossas visitas foram momentaneamente interrompidas em decorrência da pandemia, porém, continuamos colaborando com a saúde pública, a partir de projetos diferenciados, como o de telessaúde, desenvolvido no segundo semestre.”
Victória destaca que, neste período de pandemia, a Universidade proporcionou a ida a campo na pesquisa sobre a covid-19, no município de Coronel Bicaco, onde teve a oportunidade de vivenciar o atendimento ao paciente e a própria pesquisa. A aluna Jacinta Tamiozzo Goergen, que já está no 4º semestre, comenta que as realidades vivenciadas na atenção primária permitem um rico espaço de aprendizagem, já que levam à observação do cotidiano e seus desafios. “O contato com a comunidade, a multiplicidade de casos e a observação de realidades distintas convergem para o olhar humanizado ao paciente e o enfrentamento dos problemas de saúde”, reforça.
A estrutura da rede básica de saúde de Ijuí e dos hospitais conveniados – todos referências para a região, são parte dos diferenciais do curso de Medicina da Universidade, que já se destaca pela carga horária ampliada. “Nossa formação é humanística, algo que prezo muito para formar um indivíduo, seja médico ou não. Não temos a visão de que somente o tratamento medicamentoso é a chave de uma equação. Nossa formação é ótima, mesmo que estejamos enfrentando um momento complicado que é a pandemia”, destaca Juliana, que não tem sua vivência na Universidade vinculada apenas ao curso. Ela é bolsista de iniciação científica no Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPeF) e voluntária no Grupo Interdisciplinar em Saúde (GIS).
Para Victória, um dos diferenciais do curso está na motivação dos professores e coordenadores em fazer dos seis anos de graduação a melhor formação que os alunos poderiam ter. “Sem falar nos materiais novos e a tecnologia que foram adquiridos para a abertura do curso na Universidade. Mas o que mais me orgulha é a educação médica humanizada que recebemos, o que nos incentiva a sermos profissionais mais conscientes do nosso papel diário dentro do SUS”, frisa.
A Unijuí realiza importantes investimentos na infraestrutura do curso, a exemplo do Complexo de Ciências da Saúde, que vai agregar toda a estrutura laboratorial especializada do curso. Serão 1990,86 m² com laboratório de habilidades médicas, laboratório de simulação, salas de aula, salas de tutoria para utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, auditórios, salas de estudo e espaços para convivência, além de toda a estrutura de apoio.
Um dos grandes diferenciais será o Laboratórios de Simulação Realística e de Habilidades Médicas, onde os estudantes treinarão procedimentos médicos em manequins que simulam as reações humanas em diversas situações clínicas. “Os laboratórios modernos são realmente destaques no curso, assim como a organização, a metodologia e as vivências na área”, opina Jacinta. O curso é baseado em metodologias ativas e propõe uma formação interdisciplinar, evidenciando a importância de cada área da saúde no desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes que constituem o médico.
“Recomendo o curso porque acredito no projeto que está sendo executado e acredito nos profissionais responsáveis por torná-lo realidade. É visível o investimento que a Universidade faz para tornar a graduação especial, o que facilita o aprendizado e o estudo”, observa Artur, que vê como ponto alto do curso, até agora, o ensino de anatomia, que foi facilitado por peças orgânicas e sintéticas, além de mesas interativas. “Podemos utilizar todos esses recursos não só em aula, mas também fora de horário”, comenta o jovem, que deseja participar de projetos como o Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha.
Até o dia 6 de dezembro, é possível realizar a inscrição para o Vestibular de Medicina. O candidato tem a possibilidade de realizar a prova da Unijuí, no dia 13 de dezembro, de forma presencial; ou utilizar a nota do Enem de anos anteriores - considerando que, neste ano, em função da pandemia, o Enem será realizado somente no mês de janeiro. Para o candidato utilizar a nota do Enem, ele deve ter concluído o Ensino Médio.
Inscrições e edital podem ser conferidos no endereço www.unijui.edu.br/vestibularmedicina.
Nesta semana, de 10 a 12 de novembro, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou o VIII Fórum de Gestão e Inovação. O evento contou com uma programação diversificada, em torno das Tendências na educação superior: novos paradigmas. No encerramento, a Diretoria do Comung refletiu sobre o evento e debateu a importância das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) para a sociedade, especialmente durante a pandemia, onde foram e são ativas no enfrentamento da Covid-19.
Segundo a Presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, “foram três dias de questionamentos e aprendizagens fundamentais. E também foi o momento em que percebemos como nos movimentamos enquanto instituições comunitárias. Neste ano de pandemia colocamos em prática, mais do que nunca, o que é ser uma Universidade Comunitária. O compromisso social, a questão de colocar a ciência a serviço da sociedade e a colaboração constante das 14 instituições do Comung em localidades fez toda a diferença. O que nos une é fazer Educação Superior com qualidade”.
Este ano, devido à pandemia, a programação ocorreu de forma totalmente online, tendo como anfitriã a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os debates e palestras ofertados debateram sobre as novas tecnologias educacionais, a reinvenção do ensino superior, as adaptações no período de pandemia, a inovação, a formação com foco empreendedor e a relação das ICES com a sociedade. Além do olhar focado no futuro da educação, também foi reforçado o papel fundamental das Universidades Comunitárias no enfrentamento da Covid-19.
Confira palestras realizadas no evento pelo Youtube, neste link.
Uma das atividade que integrou o 8° Fórum de gestão e inovação do Comung foi o Startup Plus University. O evento contou com a participação de estudantes das mais variadas instituições, sendo um deles graduando da Unisc. Maria Odete dos Santos Garcia, coordenadora da Criatec-Unijui e do Startup Plus, contou que esse ano as atividades aconteceram de forma virtual, por conta da Pandemia. “Esse ano fomos desafiados a organizar o evento de forma remota, já que todo o evento ocorre de maneira on-line. Então, a gente se desafiou a pesquisar e a buscar plataformas tecnológicas que pudessem nos dar suporte para poder fazer as atividades em equipe e que permitissem a interação entre os alunos”, salientou.
Vencedores dos desafios feitos pela Startup Plus:
1º lugar: Gameup – Plataforma gameficada usando assuntos utilizados em sala de aula. Equipe: Jennifer Ullmann Teixeira (Unisc); Luiz Filipe Durigon de Mello (Unicruz); Mônica Gressler Grützmacher (UFN); Taynara Pires Christmann (Unisc); Tamires Schimeneck da Rocha (Unicruz).
2º Lugar: Students Jorney – Plataforma para engajar estudantes em temas determinantes para suas carreiras. Equipe: José Henrique Brixius de Oliveira (Unisc); Edenilson Bordignon (UPF); Solari De Souza Pereira Junior (Unicruz); Luiz Henrique Rauber (Unisc).
Para Maria Odete Garcia, a experiência de organizar o evento foi de muita importância para a comissão responsável. “Nós ficamos bastante satisfeitos com o resultado. Sabíamos do desafio que era fazer um evento on-line, mantendo as pessoas ali trabalhando o tempo todo. Entretanto, foi uma experiência muito proveitosa para todos os envolvidos nesse evento”, ressaltou.
E eleição será no próximo domingo, dia 15 de novembro. Vote!
Nas últimas semanas a FIDENE/UNIJUÍ, cumprindo com suas premissas democráticas enquanto instituição de ensino comunitária, deu espaço para que os candidatos a prefeito de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, municípios onde a Universidade possui campus, mostrarem suas propostas de governo aos cidadãos. Na Unijuí FM, foi realizada uma rodada de entrevista com todos os candidatos destas quatro cidades, com tempo e espaço igualitários à todos.
Além destas entrevistas, a Reitoria da Unijuí recebeu, separadamente, os três candidatos a prefeitura de Ijuí para ouvir as propostas e planos de governo. Na oportunidade, entregou uma carta com demandas e reivindicações para todos, focando em temáticas como a educação, ciência, tecnologia e inovação, meio ambiente, saúde e desenvolvimento local e regional. São elementos em que a Universidade deve contribuir para com a sociedade. E a Unijuí disponibiliza uma formação profissional com competência e impacto e tem muito mais a contribuir para com a comunidade. Confira um trecho da carta:
“reiteramos a importância da Fidene/Unijuí no processo de desenvolvimento regional na região do noroeste gaúcho desde a década de 50. Cabe registrar que este processo foi historicamente marcado pela formação de quadros profissionais qualificados que elevaram a qualidade de vida de nossos egressos a partir de sua habilitação nas diversas profissões que abrangem nossos cursos e, principalmente, pela constituição de uma massa crítica e reflexiva. (...) Participar do processo de desenvolvimento pelo ensino, que é a missão da Fidene/Unijuí, não pode se restringir a formar quadros, mas implica em um posicionamento e numa ação mais incisiva na dinâmica produtiva e de crescimento local. Este posicionamento não implica necessariamente o ingresso da Universidade no processo de produção, mas envolve a transferência de conhecimento para a sociedade, é preciso constituir em uma ponte física e/ou intelectual entre o conhecimento e as necessidades materiais das comunidades”
No domingo, dando continuidade ao trabalho, a Unijuí FM vai realizar uma cobertura completa das eleições, com análises e comentários dos professores: Jaeme Callai, Argemiro Brum, Suimar Bressan e Mirko Frantz.
O objetivo da iniciativa foi levar as propostas dos candidatos e suas respectivas coligações ao conhecimento da comunidade regional, fortalecendo, dessa forma, um dos preceitos da emissora que, além de pertencer à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), mantém, inerente ao seu caráter educativo, o compromisso de construção de conteúdo qualificado e promoção da democracia. Confira na íntegra todas as entrevistas realizadas pela emissora:
Prefeito: Fioravante Ballin - PDT | Vice-prefeito: Vilson Dornelles - PSB
Composição: PDT, PT, PSB, PSD, PSDB, PCdoB, PTB, Cidadania | Número: 12 | Coligação: Juntos pra cuidar da nossa gente
Prefeito: Carlos Kowalski - Patriota | Vice-prefeito: Sargento Oscar - Patriota
Composição: Patriota | Número: 51 | Coligação: Patriota
Prefeito: Andrei Cossetin - PP | Vice-prefeito: Marcos Barriquello - PL
Composição: PP, PL | Número: 11 | Coligação: Acredite, Ijuí pode mais!
Prefeito: Anderson Mantei - PP | Vice-prefeito: Aldemir Ulrich (Taquari) - MDB
Composição: Cidadania, PRTB, PSL, PP, MDB, PTB | Número: 11 | Coligação: União para avançar
Prefeito: Rodrigo Colla - PSDB | Vice-prefeito: Marcos Volnei dos Santos (Marcão) - PSB
Composição: PSDB, PSB | Número: 45 | Coligação: Sim Santa Rosa
Prefeito: Dr. Benedetti - Republicanos | Vice-prefeito: Gelson Waier - Democratas
Composição: DEM, Republicanos | Número: 10 | Coligação: Pra frente Santa Rosa
Prefeito: Orlando Desconsi - PT | Vice-prefeito: Sonia Conti - PCdoB
Composição: PT, PCdoB, PL, PDT | Número: 13 | Coligação: União do Povo por Santa Rosa
Prefeito: Paulo Sérgio - PT | Vice-prefeito: Edison Artmann - PT
Composição: PT | Número: 13 | Coligação: PT
Prefeito: Délcio Vieira Franke - PSC | Vice-prefeito: Ibraim Chagas - PSD
Composição: PSC / PSD | Número: 20 | Coligação: Panambi para todos
Prefeito: Daniel Hinnah - MDB | Vice-prefeito: Henri Jorge Markus - PDT
Composição: MDB, PDT, PSL, PL | Número: 15 | Coligação: Juntos para Panambi seguir em frente
Prefeito: Martin Zachow - PP | Vice-prefeito: Robson Pazze - PTB
Composição: PP, PTB | Número: 11 | Coligação: Todos por Panambi
Prefeito: Arlei Tomazoni - PSDB | Vice-prefeito: Rodrigo Ipê Glinke (pastor Ipê) - MDB
Composição: PSDB, MDB | Número: 45 | Coligação: Desperta Três Passos
Prefeito: Jorge Dickel - PT (Dr. Jorginho) | Vice-prefeito: Ido Rhoden - PTB
Composição: PCdoB, PDT, PT, PTB | Número: 13 | Coligação: Três Passos que vai adiante
Prefeito: Enir Reginatto - PP | Vice-prefeito: Leilo - PP
Composição: PP | Número: 11 | Coligação: PP
Prefeito: Roberto Prediger - PSB | Vice-prefeito: Márcio Schmidt - PSB
Composição: PSB | Número: 40 | Coligação: PSB
A troca de bandeiras para a região de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos no sistema de distanciamento controlado proposto pelo Governo Estadual, tem oscilado entre a laranja e a vermelha nas últimas semanas. Dessa forma, tendo em vista os critérios a serem seguidos em cada bandeira, a Fidene/Unijuí informa à comunidade acadêmica quais são as medidas adotadas em cada um dos campi, a depender da bandeira adotada.
Destacamos que a divulgação das bandeiras ocorrem sempre na sexta-feira e que cada município/região pode contestar o enquadramento, sendo a publicização oficial somente na segunda à tarde. Logo, como diretriz institucional, que já está sendo mantida é que do momento da divulgação, de sexta-feira até segunda-feira à tarde nada se modifica em relação à bandeira da semana anterior. A mudança só vai ocorrer a partir de terça-feira, caso tenha necessidade de alteração.
Além das bandeiras e protocolos determinados pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul precisamos considerar na definição dos encaminhamentos institucionais, o que cada município estabelece a partir de decretos específicos para cada Campi.
A decisão da Unijuí visa contribuir para a contenção da pandemia de Coronavírus, mantendo seu compromisso de reavaliar constantemente suas atividades enquanto perdurar essa situação. Dessa forma fica estabelecido que:
Bandeira Laranja:
- As atividades práticas e de estágio presenciais internos, em sala de aula, laboratórios e demais espaços institucionais, são permitidos, no entanto com 50% da capacidade de cada espaço, de acordo com o Plano de Contingência da Unijuí;
- As atividades práticas e os estágios presenciais externos também são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
Bandeira Vermelha:
- As atividades práticas e de estágio presenciais em sala de aula e em laboratório ficam suspensas e deverão ser reorganizadas oportunamente, na medida em que for possível sua recuperação;
- Somente são mantidas as atividades práticas e de estágio presenciais internas que são essenciais para continuidade de prestação de serviço ou de realização de pesquisa científica, assim como aquelas que são realizadas em espaços abertos da universidade;
- As atividades práticas e de estágio presenciais externos são permitidos, de acordo com a manutenção do campo de estágio, seguindo os protocolos de cada local.
- As atividade relacionadas às reuniões presenciais e sessões de fotos para formatura ficam suspensas.
- Eventos permanecem no formato online.
Aulas online
As aulas permanecem online até o fim do semestre letivo, sem qualquer alteração, independentemente da bandeira. A VRG informa, ainda, que as atividades online para as aulas práticas simuladas síncronas e assíncronas, transmitidas de laboratório, sem a presença de estudantes, devem continuar normalmente, podendo ser incorporadas outras em substituição às atividades presenciais suspensas, de acordo com as especificidades de cada disciplina.
Para debater temas importantes para as profissões, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da Unijuí realizaram, de quarta, dia 04, até esta sexta, dia 06, o AUD Week. A programação contou com dois dias de palestras e, esta sexta, no encerramento, será dedicada à apresentação de trabalhos inscritos pelos estudantes.
Segundo a coordenadora dos cursos, professora Diane Johann, as palestras foram pensadas para o melhor aproveitamento dos estudantes do dois cursos, com nomes renomados no mercado brasileiro e internacional. “Ouvir as experiências dos profissionais que estão no mercado é muito importante para os nossos alunos. A partir disso eles também vão construindo o conhecimento e projetando o seu trabalho futuro. Tivemos um feedback muito positivos dos estudantes de ambos os cursos, inclusive, com a participação de famílias dos estudantes, que puderam também compartilhar esse momento juntos, em razão da pandemia”, salienta.
Confira a programação de quarta-feira, dia 04, na íntegra
A programação de quinta, dia 05, marcou também os 20 anos do curso de Design, transmitida pelo Youtube, com duas palestras. Confira na íntegra:
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