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CPA realiza Pesquisa de Imagem da Unijuí com a Comunidade Externa

Com o objetivo de buscar elementos e parâmetros para verificar em que dimensão a Unijuí é avaliada e reconhecida como uma Instituição que promove o desenvolvimento regional, a CPA está realizando a Pesquisa de Imagem da Unijuí até o dia 15/12/2019 com a comunidade externa, que engloba os campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, por meio do link https://forms.gle/K1DCxuvQcA9DCV7o6. A pesquisa representa um meio de conhecer a percepção da comunidade externa sobre a imagem da Unijuí e sua contribuição para o desenvolvimento regional.

A pesquisa possibilitará elementos de análise do que a Unijuí representa em termos de instituição comunitária e regional que tem o compromisso de, conforme estabelece sua missão: “Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzindo e difundindo conhecimento para o desenvolvimento da região”.

A pesquisa contribuirá para a Instituição qualificar suas diretrizes de atuação, de acordo com as necessidades e demandas regionais. Os resultados serão publicados no próximo Relatório de Autoavaliação Institucional da Unijuí 2019 e socializados nos meios internos de comunicação, no Informativo da CPA e pela elaboração de artigos para apresentação em eventos científicos.

 


Mestrado e Doutorado: Unijuí oferta diversas possibilidades de intercâmbio

 




“Tudo aquilo que dizem sobre o intercâmbio ser uma experiência que modifica a vida de quem o faz é verdade. Eu não acreditava que fosse tanto assim, mas felizmente é”. A certeza da escolha é da doutoranda do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí, Franciele Rocha, que atualmente está em Osnabrück, Baixa-saxônia, na Alemanha.

Estudante do Stricto Sensu da Unijuí, Franciele integra o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da CAPES. Desde 2014, 20 doutorandos da Unijuí já realizaram um intercâmbio acadêmico no exterior.

A Unijuí possui convênio com diversas Universidades do exterior para a promoção de intercâmbios. Essa é apenas uma das vantagens que os estudantes do Stricto Sensu da Unijuí possuem.

O doutorando Tércio Inácio Jung, por exemplo, pode estudar a teoria do autor Jürgen Habermas em alemão e entender de perto como funciona a Universidade Osnabrück. Ambos fazem parte do seu tema de estudos.

Tércio deixa uma dica de ouro para os interessados na Pós-Graduação Stricto Sensu e no intercâmbio: aprenda inglês. “Até na Alemanha há muitos estudantes que só falam inglês. A maioria das aulas são em inglês e existem cursos de graduação e pós-graduação só em inglês. Além disso, inglês é mais simples do que o alemão e falando inglês pode-se viajar pelo mundo todo”, comenta.

 

Além dos estudantes beneficiados pelo programa da CAPES, um número significativo de estudantes de mestrado e doutorado já participaram de eventos e pesquisas no exterior. No mesmo período em que estudantes da Unijuí embarcaram para o exterior, a Universidade recebeu cerca de 11 estudantes estrangeiros para cursarem seus programas de mestrado e doutorado, além de diversos estudantes e pesquisadores para atividades de curta duração.

Para fazer parte deste universo de descobertas e experiências, a Unijuí está com o processo seletivo aberto para os cursos de mestrado e doutorado. Visite o Portal da Unijuí e conheça todas as ofertas da Universidade. Para saber mais sobre a oferta de intercâmbio visite o Escritório de Relações Internacionais, no Prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques.


Cidades Inteligentes é tema do Desafio de Inovação do Campus Santa Rosa


Nos dias, 08 e 09 de novembro, na Unijuí Campus Santa Rosa, foi desenvolvido o Desafio de Inovação.
Neste ano a temática foi “Smart City” Cidades Inteligentes e desafiou as equipes participantes a proporem soluções e pensar ideias dentro do conceito proposto. Além disso, envolveu estudantes do Campus Santa Rosa e Campus Ijuí. 


O desafio tem o objetivo de estimular a criatividade e a inovação por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação, possibilitar aos participantes o exercício de sua capacidade de criar, de resolver problemas e encontrar soluções, buscando agregar valor para a sociedade e para a Instituição, por meio das possíveis soluções identificadas e gerando novos negócios.


Foram mais de 20 horas de trabalho em que as cinco equipes participantes, entre eles, estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Direito e Engenharia de Software desenvolveram soluções e propostas para serem implantadas na região.


Na abertura do desafio o Arquiteto João Gustavo Gambim abordou o tema “Cidades Inteligentes”, onde mostrou as diversas formas e possibilidades de criar soluções para os desafios existentes em nossas cidades e, ao mesmo tempo, fez uma análise e reflexão sobre alguns conceitos e ideias que na prática não funcionam corretamente.

Na etapa em que as equipes tinham a missão de construir uma apresentação para a banca avaliadora, o empresário Marlon Luís Saling trouxe a sua experiência de ter participado de uma rodada de Pitch (apresentação rápida de um produto ou um negócio) em um programa de aceleração de Startups em Porto Alegre e mostrou, ainda, aspectos e informações que são importantes na hora da apresentação para uma banca de avaliadores ou de investidores.


Ao final do Desafio a equipe Circular Mobilidade Urbana, formada por dois estudantes da Engenharia Civil e uma aluna do Direito, foi a vencedora do desafio. A equipe apresentou uma proposta de plataforma integrada de informações do transporte coletivo. Eles levaram como premiação uma vaga na pré-incubação da incubadora Criatec de Santa Rosa e mais um curso de qualificação profissional da Unijuí com 100% de bolsa.


A equipe Shopping Time! formada por estudantes do curso de Ciência da Computação do Campus de Ijuí ficou com o segundo lugar no desafio. A proposta da equipe foi um aplicativo de compras, focado no comércio local. A equipe levou como premiação uma vaga na pré-incubação da Criatec.


Unijuí participa do 1º Simpósio Internacional de Educação Comunitária

            

A Unijuí participou, na terça, dia 12 e quarta-feira, dia 13, do 1º Simpósio Internacional de Educação Comunitária, realizado em Brasília. A Reitora da Universidade, professora Cátia Nehring, esteve no evento, que foi promovido pela Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC).

Na programação, foram realizadas discussões sobre “Educação disruptiva: como a transição de modelos nos afeta?”, “Educação e os parâmetros constitucionais da beneficência/filantropia”, “A reforma fiscal transformará o Brasil. O quê mudará na educação?” “Educação e alternativas concretas de financiamento”, “Barateamento do crédito e operações com recebíveis” e “Educação: Experiências e Iniciativas Inovadoras”, entre outras atividades. O evento também contou com a participação de representantes de instituições de diversos países, entre eles a Austrália e a Finlândia.

Segundo a Reitora, professora Cátia Nehring, o evento foi muito significativo. “Além de trazer temáticas relevantes as diferentes pautas de nossas instituições comunitárias, foi possível trazer novas questões em relação à empregabilidade de nossos egressos bem como experiências que envolvem ambientes emprendedores e inovadores. Entendo que este primeiro Simpósio, tende a se consolidar em função da qualidade das falas”, salienta.

Sobre a ABRUC

A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ABRUC, fundada em 26 de julho de 1995, com sede em Brasília, reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES. Tratam-se de instituições sem fins lucrativos, que desenvolvem ações essencialmente educacionais, como ensino, pesquisa e extensão, com notória excelência em suas atividades – elas encontram-se bem colocadas e avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. No dia 12, ocorreu também a 39ª Assembleia Geral da ABRUC, na qual foi escolhida a nova diretoria, sendo eleito o professor Ney Lazzari, da Univates, como presidente.


Com apoio técnico da Unijuí, municípios dinamizam a economia local



Desenvolver ideias inovadoras e transformá-las em empreendimentos de sucesso. Gerar prosperidade, dinamizar as economias locais criando renda e emprego. Esses são alguns dos desafios dos gestores públicos municipais e, também, uma possibilidade de parceria e de apoio técnico da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec).

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada do setor privado (16,1 milhões). 

Um mecanismo efetivo que se tem conhecimento para alavancar o empreendedorismo nos municípios, diminuindo a taxa de mortalidade dos micro e pequenos empreendimentos, é a criação de uma incubadora de empresas, espaço que oferece infraestrutura e suporte gerencial, orientando os empreendedores quanto à gestão do negócio e sua competitividade. “É um meio de municípios promoverem o acesso ao mercado formal de trabalho, gerando riquezas, incluindo mais pessoas nos processos de produção de bens e serviços, reduzindo as desigualdades sociais, entre outros inúmeros desafios que os atuais prefeitos enfrentam no âmbito local”, considera o prefeito de Chiapetta - RS, Eder Both, que criou uma incubadora municipal de empresas com o apoio técnico da Criatec da Unijuí.

Atualmente há 369 incubadoras de empresas ativas no Brasil, e a Criatec faz parte do grupo de 27 incubadoras reconhecidas como centro de referência pela implementação das práticas - CERNE. Possui um espaço para instalação de 11 empresas; laboratório de prototipagem e testes; laboratório de coworking e soluções criativas; sala de assessoria e consultoria; etc.

Além disso, promove cafés tecnológicos, desafios empreendedores e desafios de inovação, disseminando a cultura empreendedora, conectando o conhecimento que é produzido no meio acadêmico com os anseios do setor produtivo. As incubadoras municipais de empresas podem ser alternativas para a inserção dos pequenos empreendedores em redes de relações mais amplas, permitindo-lhes participar de editais de fomento ao empreendedorismo e a exposição a oportunidades de articulação e visibilidade mais abrangentes e diversificadas.

 

Sobre a incubadora municipal de empresas de Chiapetta – RS

O município de Chiapetta – RS teve a iniciativa, no ano de 2019, de criar uma incubadora de empresas, e conta com a assessoria técnica da Criatec da Unijuí e com o apoio do Sebrae Noroeste. As assessorias prestadas pela Criatec da Unijuí são divididas em quatro etapas: a primeira é o desenvolvimento de um plano de negócios. Esta etapa inclui um treinamento para um gestor da incubadora municipal, a ser designado pela contratante. A segunda etapa consiste em normatizar o funcionamento da Incubadora de Empresas e desenvolver um manual técnico de processos e de gestão. “A normatização do funcionamento da incubadora é indispensável para garantir a continuidade do trabalho de gestão depois da conclusão das assessorias” destaca Maria Odete Palharini, coordenadora da Criatec da Unijuí.

A terceira etapa é a formação dos empreendedores. A Unijuí tem tradição no ensino da Administração, com 40 anos de história de formação superior na região. Conta com professores, mestres e doutores, nas diferentes áreas que compõe um conjunto de capacitações a serem executadas ao longo da assessoria. Essas capacitações visam preparar o empreendedor para ter uma visão estratégica e para atuar no gerenciamento do seu próprio negócio, de modo a ter uma identidade visual; aprender sobre finanças, formação de preço e modelagem de negócios.

Por fim, a quarta etapa diz respeito ao monitoramento dos empreendimentos incubados. São visitas realizadas pela coordenação da Criatec, visando acompanhar o crescimento e desenvolvimento dessas empresas, apontando possibilidades e desafios mediante o estabelecimento de indicadores de desempenho.

Além de Chiapetta – RS, outros municípios e empresas têm buscado o apoio técnico da Criatec para a promoção do empreendedorismo, seja por meio da criação de uma nova incubadora de empresas, ou por meio de capacitações, realização de desafios de inovação, e outros tipos de assessoramento.

Na última segunda-feira, 11, a equipe técnica da Criatec fez o fechamento do plano de negócios da nova incubadora, e foram definidas novas ações a serem executadas no ano de 2020. Para Maria Odete Palharini, coordenadora da Criatec e mentora do projeto de assessoria à prefeitura de Chiapetta – RS, “no próximo ano precisamos dar continuidade à parceria, definindo indicadores para evidenciar os resultados”, conclui.


#OEsporteTransforma: projeto ensina basquete e promove cidadania



Quem passa próximo ao Ginásio da Fidene, nas terças-feiras e sextas-feiras à tarde, consegue ouvir o som do deslize do tênis no piso e o quicar da bola na quadra. Ali dentro cerca de 24 jovens, entre 07 e 16 anos, de escolas públicas e privadas, aprendem a jogar basquete e a serem cidadãos.

O projeto "Escolinha de Basquete Colmeia", desenvolvido pelo estudante do curso de Educação Física da Unijuí Brahian Reis, tem o objetivo de ensinar os fundamentos básicos do basquete: regras, posicionamento em quadra, como conduzir a bola e, principalmente, jogar em grupo e entender o propósito do esporte. Tudo começou com o gosto de Brahian pelo esporte. O estudante, que também é jogador de basquete, conta que aprendeu a jogar sozinho, principalmente por não ter tido oportunidades como essa. Ele viu que existia muito interesse dos jovens da cidade pelo esporte. Observou que muitos jogam pelas ruas e praças da cidade com pouco conhecimento técnico e infraestrutura. Foi nesse momento que a Unijuí e o curso de Educação Física foram fundamentais para colocar em prática o seu projeto.

A Unijuí disponibilizou o Ginásio da Fidene para os treinos e, assim como o curso de Educação Física, os materiais para a prática do esporte. Hoje, o projeto conta com três categorias: sub-13, sub-15 e sub-19. Brahian explica que um dos objetivos do projeto é promover a renovação do time de basquete da cidade que disputa a Liga Noroeste de Basquete.

O Gerente Adjunto da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Rogério Hansen, fez a entrega dos materiais ao estudante e coordenador do projeto

Para promover isso, a meta para o próximo ano é inscrever, no mínimo, duas categorias em campeonatos de nível regional ou estadual. Atualmente, o projeto conta com uma mensalidade que ajuda Brahian a administrar a compra de materiais complementares. Entretanto, o estudante espera, já no início de 2020, dispensar a mensalidade e tornar a "Escolinha de Basquete Colmeia" um projeto social.

“A minha maior expectativa é, claro, ensinar o esporte. É fazer com que os alunos tenham capacidade de entender o jogo. Não me preocupa a necessidade de ganhar campeonatos. Outra expectativa que eu tenho é ajudar a formar cidadãos. A cultura do basquete é muito boa e quero passar isso para eles”, comenta.

Para fazer parte do projeto basta se inscrever com Brahian pelo telefone 55 9 9687 6987. Não é necessário passar por um processo seletivo. O projeto conta ainda com o apoio de patrocinadores e da Coordenadoria de Esporte e Lazer de Ijuí (CMDL). Para apoiar o projeto basta entrar em contato pelo 55 9 9687 6987.

 


Atletas da Equipe SOGI-EFA de Judô conquistam campeonato estadual

                

A equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô participou do Campeonato Estadual 2019. A competição, realizada no sábado, 09 de novembro, ocorreu no Colégio La Salle, em Porto Alegre, contando com a participação de mais de 450 atletas das grandes equipes do estado entre elas, SOGIPA, Grêmio Náutico União, Grêmio Náutico Gaúcho, Recreio da Juventude, Avenida Tênis Clube, entre outras.

A equipe participou da competição com dez atletas, conquistando bons resultados, tendo dois atletas se tornado campeões, três vice-campeões e dois terceiros lugares. No dia 07 de dezembro, no Salão nobre da Sociedade Ginástica Ijuí, a equipe realizará o encerramento do CIRCUITO ESTIMULO NOROESTE DE JUDÔ. Na oportunidade, será realizada a entrega das faixas dos alunos e premiação dos atletas destaques 2019. 

CLASSIFICAÇÃO DOS ATLETAS CAMPEONATO ESTADUAL

NAIPE

CLASSE

PESO

CLASSIFICAÇÃO

NOME

DIVISÃO

ACESSO

SUB 18

-60

JOÃO VITOR FIDÊNCIO PÓLIS

SENIOR

-81

RAFAEL DORNELES MARTINS

DIVISÃO

PRINCIPAL

 

SUB18

-55

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

-66

JOÃO GUILHERME RODRIGUES

SUB21

-55

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

-66

CAINAN RODRIGUES DA SILVA

VETERANOS 1

-81

ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA

VETERANOS 2

-73

JEAN VEIGA DE SOUZA

VETERANOS 3

-90

JEFERSON OLIVEIRA

 


Unijuí desenvolve aplicativo que auxilia alunos em sala de aula

Estudar matemática pode não ser uma tarefa fácil para alguns alunos, mas segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), alunos que estão no final do ensino médio, a maior parte deles, gostam de estudar matemática (57,8%). A motivação dos professores, dos pais e novas ferramentas que auxiliam o aprendizado contribuem para isso.

A Unijuí proporciona aos alunos, por meio do projeto Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais para o Ensino Fundamental e Médio (Disefem), o produto MathGo. Trata-se de um software/app que foi desenvolvido em projetos de extensão anteriores e testado em escolas de ensino médio e fundamental, da rede pública e privada, coordenado pelo professor Antonio Corrente.

A professora do curso de Design, Barbara Gündel Mendonça, e coordenadora do projeto AppGO Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, destaca que primeiramente o aplicativo era em formato de jogo de perguntas e respostas, no qual o aluno puderia testar seus conhecimentos de matemática. Na atualização do projeto ele ganhou o módulo de estudo, que auxilia e complementa o estudo em sala de aula.

“O aplicativo pode ser acessado em qualquer smartphone ou computador, com acesso à internet, totalmente gratuito e auxilia tanto alunos quanto professores no estudo da matemática. Por exemplo, na sala de aula o professor pode acessar o app e no módulo estudo selecionar uma área do conhecimento como a álgebra. No app há a explicação sobre o assunto e questões relacionadas divididas por anos (6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio), então o professor pode fazer a sua explicação sobre o assunto e acessar questões específicas, projetar no quadro e realizar uma discussão sobre as questões”, ressalta a coordenadora.

Uma equipe responsável pelo projeto MathGo reuniu, durante o mês de novembro, professores de ensino médio e fundamental da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de diferentes municípios da região de Santa Rosa, com o objetivo de apresentar o aplicativo, suas funcionalidades e simular uma competição. Bárbara afirma que estão desenvolvendo mais novidades para auxiliar os estudantes em sala de aula. “O novo projeto AppGO Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais utiliza a mesma lógica do projeto anterior, mas focando em outra área do conhecimento: Letras - Português. O objetivo é criar o PortGo com as mesmas funcionalidades do MathGo. A ideia do AppGo é levar a competição, tanto do MathGo quanto do PortGo, para Ijuí e Santa Rosa nos próximos anos do projeto”, afirma.

Em 2018, em Ijuí, foi realizada a primeira competição MathGo, que envolveu 1.351 alunos e professores. 

 


O que está acontecendo na América Latina?

               

O Rizoma desta semana trouxe a América Latina para o centro do debate. Protestos, crises, ameaças e tentativa de derrubadas de governos fazem parte dos acontecimentos das últimas semanas. O que está acontecendo com a América Latina? Este foi o questionamento que norteou as discussões.

Para ajudar a entender esta questão, muito complexa, o programa contou a participação do professor e historiador da Unijuí, Jaeme Callai, de Juan Gabriel Perilla Jiménez, professor de Química da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, que está fazendo Doutorado em Educação nas Ciências na Unijuí e do Chile, com um depoimento do professor Voltaire Alvarado Peterson, professor da Universidad Academia de Humanismo Cristiano.

Confira na íntegra

Juan comenta o cenário em que a Colômbia se encontra: “nós saímos de um conflito armado, que mostrou nossos outros problemas socais. Os silêncios das armas fazem escutar os barulhos da corrupção e os verdadeiros problemas do nosso país”, além disso, ele complementou: “Em outubro fomos às urnas para escolher os governadores e prefeitos em todo o país. Foi a primeira vez depois do silêncio das armas que a população escolheu prefeitos livremente”, disse.  

O professor historiador, Jaeme Callai, destacou a preocupação sobre o tema e sobre a violência dos países que compõem a América Latina. “Infelizmente o tema suscita um pouco de preocupação, pelas mortes no Chile, na Colômbia e no Brasil, por exemplo. Queremos viver, não se quer morrer, e um conflito político e social não se deve se resolver pela violência. A violência é a dificuldade e a impossibilidade de conversar, dialogar e buscar uma solução e uma alternativa. Quando os argumentos são fracos e insuficientes, os governos tendem a reagir com violência”, explicou o professor.


Unijuí participa da Assembleia da Rede Cidir no Paraguai

            

Nesta sexta-feira, dia 08, foi realizada a Assembleia da Rede de Cooperação Interuniversitaria para o Desenvolvimento e Integração Regional – REDCIDIR, em Encarnacion, no Paraguai, na sede da UNAE - Universidade Autónoma de Encarnacion. A Unijuí foi representada pelo Pró-Reitor do campus Santa Rosa, prof. Marcos Scherer, acompanhado do Prof. Pedro Buttenbender.

Na pauta foram discutidos vários assuntos de interesse da Rede, iniciando pela reforma do estatuto social, revisão e manutenção da página na web, criação de regulamento para intercâmbio de alunos, considerações sobre o Observatório Econômico Regional, além de fortalecimento de uma Rede Internacional de Incubadoras. A Unijuí, fundadora da Rede Cidir, reafirma com a participação seu efetivo papel na promoção da integração regional internacional tríplice fronteira a partir da região Noroeste do RS.


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