O Vestibular Contínuo, que oferta vagas remanescentes do Vestibular de Verão, não é a única forma de ingresso à graduação, com inscrições abertas. A Unijuí lançou editais para quem deseja retornar à Universidade, trocar de curso ou de instituição.
Para ingresso no primeiro semestre de 2021, as inscrições se encerram no dia 5 de março, para os cursos presenciais, e no dia 26 de fevereiro, para os cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD).
As datas são válidas para diplomados em curso de nível superior, que desejam retornar à vida acadêmica. Também, para alunos que interromperam seus estudos na Unijuí e pretendem retornar para o mesmo curso, campus e modalidade, por meio do reingresso. Aqueles que trancaram seus estudos na Universidade e que querem voltar para outro curso, campus ou modalidade podem optar pelo chamado reingresso com transferência de curso.
O período para transferências também está aberto, com os mesmos prazos para as modalidades presencial e a distância. A transferência externa destina-se aos estudantes de outras instituições que desejam transferir para a Unijuí. Já a transferência interna é válida para alunos regularmente matriculados na Universidade, que desejam trocar de curso, modalidade ou de campus.
A matrícula do candidato poderá ser realizada a partir da verificação da informação ‘Classificado’, no acesso à inscrição individual, até o dia 10 de março. A Unijuí entrará em contato, por meio de telefone ou e-mail informados, para organizar a efetivação da matrícula.
Confira as regras e documentação no edital.
Mais informações pelo telefone 3332-0655 ou pelo WhatsApp 9 9108-9726.
Projetos da Unijuí foram debatidos no encontro com a nova gestão
Responsáveis pelo Campus da Unijuí de Três Passos, Emerson da Cruz e Sandra Ottonelli receberam, na última semana, a visita dos novos prefeito e vice do Município: Arlei Tomazoni e Pastor Ipê. Eles estiveram acompanhados dos seus secretários de Educação, Luiz Gustavo Graffitti, e de Indústria e Comércio, Carton Cardoso. Também participou do encontro o presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Três Passos (Cacis), Aldir Mauro Huber.
Durante a reunião, foi debatida a atuação da Universidade junto ao município, além de projetos que a Unijuí possui e que podem vir a colaborar no processo de desenvolvimento local proposto pela nova gestão - tanto no eixo de educação e cultura como de empreendedorismo, marcas que qualificam o trabalho da Instituição na comunidade.
Foram pautadas algumas ações e definidas outras oportunidades de ampliação da parceria entre Universidade, poder público municipal e entidade.
“O primeiro passo foi dado. É extremamente importante este diálogo entre ambas as partes. Agora, é trabalhar conjuntamente em prol do desenvolvimento local, e a Unijuí sempre será uma das protagonistas neste processo”, destacou o analista de Relacionamento com a Comunidade, Emerson da Cruz.
Pesquisa de opinião é realizada junto a alunos e professores
A pandemia do novo coronavírus tem impactado diretamente áreas como educação, saúde e economia, gerando grandes mudanças sociais. O momento atual está sendo um grande catalisador do futuro e a tecnologia se encontra na linha de frente para esse novo cenário.
Assim, atendendo ao cronograma de avaliação institucional, a Unijuí desenvolve, no período de 1º a 20 de dezembro, uma pesquisa de opinião junto aos professores, estudantes e técnico-administrativos e de apoio, dos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, para avaliar a sua infraestrutura no contexto da pandemia de covid-19.
O objetivo da pesquisa é avaliar a satisfação da comunidade acadêmica sobre a infraestrutura tecnológica da Unijuí, disponibilizada durante este período, visando coletar indicativos para a tomada de decisão institucional.
Estudantes e professores podem acessar este link, enquanto que técnicos administrativos e de apoio têm acesso à pesquisa aqui.
Os dados serão sistematizados e analisados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e encaminhados aos gestores da Unijuí para auxiliar no planejamento do curso e da Instituição, visando a busca da excelência acadêmica (PDI 2020-2024). Posteriormente, serão divulgados os resultados à comunidade acadêmica e externa.
Programa exclusivo de formação foi realizado pela Unijuí em parceria com instituições do exterior
Por meio da Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, a Unijuí encerrou, na última semana, o Diplomado em Integração Cidadã, Fronteiras e Mercosul – um programa exclusivo de formação, realizado em associação com o Instituto Missioneiro de Estudos Superiores (IMES), da Argentina, e a Universidad Nacional de Itapúa (UNI), do Paraguai, juntamente com o Instituto Social do Mercosul (ISM), órgão técnico de pesquisa no campo de políticas sociais da organização de integração econômica e aduaneira dos países da região.
O encerramento aconteceu na última terça-feira, em um evento online, que contou com a presença dos reitores das instituições parceiras. Pela Unijuí, participou o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, representando a reitora, professora Cátia Maria Nehring.
Em seu pronunciamento, Dieter destacou que a Instituição se sente honrada em ter participado do programa e transmitiu a fala da reitora, sobre a necessidade de aprofundar e acelerar os processos de integração com os países vizinhos. “Temos muitas coisas boas dos quatro países de origem dos alunos: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Por isso a importância desta troca de experiências. Estamos abertos e dispostos a continuar com esta iniciativa”, reforçou o vice-reitor de Administração.
O Diplomado está estruturado sob uma proposta curricular inovadora de cinco eixos temáticos, que busca atualizar a experiência profissional de formuladores de políticas e tomadores de decisão das áreas estratégicas de fronteira do Mercosul.
Aluna e tutora no Diplomado, atualmente atuando em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fabiane Prestes destacou que a experiência proporcionada foi enriquecedora e contribuiu tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. “Por ser um programa bilíngue, o contato com colegas foi desafiador, principalmente por eu ser uma tutora brasileira em uma turma de alunos onde predominavam outras nacionalidades. As temáticas desenvolvidas no curso promoveram o diálogo sobre a realidade transfronteiriça, onde pude aprofundar a temática da Educação, a partir de outras perspectivas, analisando escolas bilíngues, tema que se encaixa com as propostas do PPGEC”, reforçou, destacando que o curso foi inovador e permitiu que conhecesse a realidade fronteiriça do Mercosul, fortalecesse sua perspectiva multicultural e a integração cidadã.
Mestre em Direito pela Unijuí, o técnico em Informações Geográficas e Estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Willian Matheus Heineck afirmou que o Diplomado foi diferente de qualquer experiência que passou em sua vida acadêmica. “Mesmo com o distanciamento que a pandemia impôs, impossibilitando os encontros presenciais, foi possível manter contato com os colegas por meio de aulas transmitidas e trabalhos em grupos, realizados em quase todos os módulos do curso. No meu caso, trabalhei com colegas do Uruguai e do Paraguai, que me ajudaram muito na construção de conhecimento”, disse, destacando que o curso contribuiu para que tivesse uma visão mais clara sobre a construção do Mercosul até aqui, e sobre o quanto ainda é necessário avançar. “Política, economia, cultura, sustentabilidade ambiental, bem-estar social, turismo e infraestrutura. Foi possível debater sobre todos estes temas, havendo um foco maior para as questões das regiões de fronteira, geralmente periféricas nos países e com necessidades maiores de investimento e desenvolvimento”, concluiu.
Instituto Reversa e Secretaria Municipal de Meio Ambiente são aliadas da iniciativa que permitiu, no sábado, o lançamento do ponto de coleta de pilhas Green Eletron
O Projeto de Extensão Energia Amiga da Unijuí, juntamente com o Instituto Reversa e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmaram uma parceria para a instalação do primeiro ponto de coleta de pilhas da Green Eletron – uma gestora que tem o objetivo de operacionalizar a logística reversa de pilhas, baterias e eletrônicos. O lançamento aconteceu no último sábado, junto ao Instituto Reversa, localizado na Rua Crisanto Leite, nº 203, próximo ao Sesc de Ijuí.
“Das 8h30 às 11h30, estivemos recebendo pilhas e baterias, que serão destinadas a um local correto. Também ocorreu a coleta de equipamentos eletrônicos, por meio de drive-thru. Essa é uma ação bem importante para o Município porque, até então, não tínhamos consolidado um ponto de coleta de pilhas com destino, conforme recomenda a legislação brasileira”, destacou a coordenadora do projeto Energia Amiga, professora Caroline Raduns.
A comunidade pode seguir, a partir de agora, descartando os materiais neste ponto de coleta, em horário comercial. Como se trata de um ponto doméstico, cada pessoa pode descartar até 25 pilhas e baterias por vez. Lembrando que baterias de celular não podem ser descartadas neste local.
Eventos contaram com a participação do reitor da UniAmérica, professor Ryon Cássio Braga
Na última semana, o Programa de Formação Continuada de Docentes da Unijuí – coordenado pela Vice-reitoria de Graduação, juntamente com o Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional (Napi), promoveu encontros ao seu público interno.
As atividades tiveram início na quarta-feira à noite, dia 2, com palestra sobre o “Currículo baseado em competências e metodologias ativas no curso de Medicina”. Participaram professores do curso de Medicina e de áreas da saúde. Já na quinta-feira, foram promovidos dois encontros: pela manhã, com coordenadores, onde foi debatido o Cenário da Educação Superior e a formação acadêmica profissional: o papel do coordenador na gestão acadêmica. À tarde, para tratar da temática Cenário da educação superior e os desafios das lideranças institucionais, foram convidados assessores e gerentes. As formações aconteceram no Centro de Eventos.
Foi convidado a palestrar nos encontros o professor Ryon Cássio Braga, reitor do Centro Universitário UniAmérica e diretor técnico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Educação Superior. Ele foi responsável por fundar a Hoper Educação, em 1997, onde foi presidente até o ano de 2015, atuando, neste período, com mais de 500 instituições educacionais. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em Educação (Neuropedagogia) na Espanha, Ryon foi professor de Gestão Estratégica na Fundação Dom Cabral e é autor de quatro livros no setor educacional, além de membro do Conselho de Administração de diversas empresas deste setor. A abertura do evento ficou a cargo da reitora, professora Cátia Maria Nering.
Candidatos farão a prova escrita no Campus Santa Rosa, a partir das 9h. Processo seletivo será realizado seguindo todas as normas de segurança e prevenção à covid-19
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unijuí aplica, neste sábado, dia 5, a prova escrita de seleção no Campus de Santa Rosa. Esta é uma das quatro etapas do processo seletivo, que também conta com análise da carta de interesses, análise de títulos e, por fim, entrevista.
Conforme explica a coordenadora do Programa de Residência, Moane Marchesan Krug, 11 profissionais serão selecionados ao final do processo: dois da Odontologia, quatro da Enfermagem, um da área de Psicologia, um da Nutrição, um da Educação Física, um do Serviço Social e um da Farmácia.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso em nível de pós-graduação Lato Sensu que formará profissionais para atuar preferencialmente na Atenção Básica à Saúde. Ele acontece através de uma parceria entre a Unijuí e a Prefeitura Municipal de Santa Rosa, por meio da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).
“A Residência oferece diversos diferenciais. O profissional tem a possibilidade de cursar um programa de pós-graduação Lato Sensu com uma boa bolsa de estudos; tem acesso a uma metodologia de aprendizagem que visa o ensino em serviço, a partir de vivências durante intervenção em campo profissional; além de contar com uma formação específica na Atenção Básica à Saúde, com discussões e reflexões importantes sobre a saúde coletiva”, destacou a coordenadora, lembrando que a carga horária, de 5.760 horas, é distribuída em dois anos. “Neste período, os alunos se inserem nas atividades como profissionais, mas com o acompanhamento de outro profissional, que possui mais experiência”, completa Moane.
Orientações para este sábado:
- Chegando no Campus Santa Rosa, o candidato encontrará, no corredor do Prédio B, uma equipe responsável pela aferição da temperatura. Todos os cuidados serão tomados para evitar a propagação da Covid-19;
- Os títulos devem ser entregues na sala B101. Eles serão colocados num envelope e conferidos posteriormente. A entrega pode ser feita das 8h30 até o término da prova;
- A prova será no Prédio B, nas salas B103, B104, B106, das 9h às 12h;
- Na porta das salas haverá uma lista com os nomes dos candidatos;
- Ao entrar na sala, o candidato verá uma plaquinha com o seu nome. Em cima da respectiva mesa, estarão a prova e o cartão de respostas;
- Logo após o término do processo seletivo, o gabarito será divulgado.
COMUNICADO
A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene vem pelo presente comunicar que na data de 06/12/2020, no turno da tarde, das 11h às 18h, fez a locação do espaço da Sede Acadêmica - Rua São Francisco, nº 501, bairro São Geraldo – Ijuí/RS, à empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas Ltda para fins de realização do Concurso Público - Prefeitura Municipal de Ijuí.
Informamos que os espaços foram visitados pelo LOCATÁRIO e serão disponibilizados com sua capacidade devidamente ajustada pelo Setor de Engenharia da Universidade e o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho da Fidene, considerando os protocolos de distanciamento controlado devido à pandemia da covid-19.
A empresa Legalle Concursos e Soluções Integradas Ltda é a exclusiva responsável pelo fornecimento de álcool gel 70%, pela aferição de temperatura de todas as pessoas presentes no evento, pela organização, coordenação e segurança do evento, e contratação da equipe de trabalho.
Atenciosamente,
Direção da Fidene
Programa é ofertado pela Unijuí a partir de uma rede nacional de instituições
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (Proef), ofertado pela Unijuí a partir de uma rede nacional de instituições, lançou edital de retificação e reabertura de inscrições. Interessados têm até o dia 14 de dezembro para garantir a participação no processo seletivo, por meio deste endereço.
O Proef é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física, que tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como proponente, sendo reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Com duração de 24 meses, o programa tem como objetivo capacitar professores da rede pública de ensino, na área da Educação Física, para o exercício da docência na Educação Básica. O Programa acontece em modelo híbrido, com disciplinas ofertadas a distância e com encontros presenciais. As disciplinas têm a oferta simultânea em rede nacional, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e presencialmente, de forma concentrada.
Ao todo, são ofertadas 181 vagas às Instituições de Ensino Superior (IES) associadas, que se destinam ao preenchimento das vagas para estudantes, denominados no programa como professores-pesquisadores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino. Para a Unijuí, estão disponíveis oito vagas.
O processo seletivo acontecerá de forma online e será realizado no dia 10 de janeiro, em uma única fase. Ele será composto por prova escrita – 40 questões objetivas distribuídas entre os conteúdos da formação básica e formação específica, além de um estudo de caso.
Para se inscrever, o candidato deverá atender às condições para preenchimento da vaga de Professor-Pesquisador e entregar, na data da matrícula, a comprovação de ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no Artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de lei, no caso de estrangeiros; ter 18 anos completos na data da contratação; quando do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares; estar quite com a Justiça Eleitoral; apresentar o CPF; possuir os requisitos exigidos para o desenvolvimento das atividades tratadas no Edital; não possuir título de Mestre e/ou Doutor; não estar matriculado ou cursando outro programa stricto sensu; estar apto para o exercício das atribuições; pertencer à Carreira do Magistério da Educação Básica, com vínculo público efetivo, nas jurisdições: Federal, Estadual, Municipal e no Distrito Federal; e apresentar comprovante de que está em exercício da função docente.
O edital completo está disponível em www.vunesp.com.br. Mais informações pelo telefone 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.
Ekaterina Churakova falou sobre o seu trabalho a acadêmicos de Design
O curso de Design da Unijuí promoveu, no último mês, uma palestra com o tema “Sketchbook: o Desafio da Experiência Narrada”. Realizada de forma virtual, a atividade foi organizada pelo professor Matheus Cargnelutti, responsável pela disciplina de Desenho Ilustrativo que tem, como parte dos seus conteúdos programáticos, a narração de histórias através de ilustrações.
A palestra foi ministrada direto de Belo Horizonte – Minas Gerais pela ilustradora russa, recentemente naturalizada brasileira, Ekaterina Churakova, que é designer gráfica pela Academia Estatal de Arte e Indústria Barão de Stieglitz, de São Petersburgo, na Rússia. De acordo com Ekaterina, design é sua fonte de renda; desenho e ilustração são suas paixões. E foram estas paixões que a levaram ao grupo Urban Sketchers – movimento global de artistas que desenham, em grupo, pontos da cidade em que vivem ou visitam. Hoje, ao lado de colegas, ela coordena o grupo Urban Sketchers Belo Horizonte.
Ekaterina inspirou o público com seus cadernos de desenho em diferentes temáticas, como viagens, cultura e gastronomia. Falou sobre as diversas técnicas aplicadas em seus trabalhos, além contar um pouco sobre a sua trajetória profissional, desde a época em que morava na Rússia até os dias atuais, no Brasil.
Além dos alunos da disciplina, a palestra contou com outras turmas dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo, além de admiradores do trabalho da palestrante.
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