Unijuí e Sebrae promovem Dia de Campo online - Unijuí

Unijuí e Sebrae promovem Dia de Campo online

Nova live será realizada nesta quinta-feira; encontro promove o sistema de Integração Lavoura-Pecuária

Acontece nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 20h, a segunda live do 15º Dia de Campo de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) – evento promovido pelo programa Juntos para Competir em parceria com a Aliança Sipa, com apoio da Unijuí e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao todo, serão realizadas quatro lives, com acesso totalmente gratuito pelo público.

“A expectativa, neste ano, era termos um Dia de Campo especial, marcando os 20 anos do protocolo de pesquisa da Fazenda Espinilho, coordenado pela Universidade Federal. Mas, ficamos impossibilitados de realizar o evento, em razão da pandemia. Surgiu, então, em nosso planejamento, a ideia de realizarmos quatro lives, sempre às quintas-feiras, onde também fazemos a divulgação dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que é o tema do protocolo de pesquisa da fazenda, localizada em Jóia”, explica Eloisa Muxfeldt Arns, gestora de projetos de agronegócio do Sebrae que, ao lado do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) e da Federação de Agricultura do Estado (Farsul), participa do programa Juntos para Competir.

Conforme explica a gestora, o evento conta com a apresentação de vídeos que foram gravados não só no protocolo experimental, mas em propriedades rurais que já adotam o sistema e que usufruíram dos resultados das pesquisas durante estas duas décadas. “Na primeira live que tivemos, no dia 26, fizemos um resgate histórico do protocolo, de como surgiu a possibilidade de uma propriedade rural ceder uma área para a realização de pesquisas. São 20 anos que essa propriedade cede espaço para promoção de experimentos. Lembrando que esse modelo de parceria, público-privada, também se estendeu ao programa Juntos para Competir que, desde 2014, apoia a iniciativa da Ufrgs”, detalhou Eloisa, ressaltando, ainda, a importância de a Unijuí estar atuando neste protocolo desde o início do ano. “Para nós, isso é bastante relevante, porque temos uma universidade daqui atuando num protocolo que está gerando resultados, que estão inclusive sendo implementados em propriedades da região”, completou.

Nesta quinta-feira, a live, que leva o título Benefícios para Todos, contará com a participação do professor de Agronomia da Unijuí, Emerson André Pereira, que fará parte do debate ao vivo, falando sobre a pastagem na interação solo, planta, animal e ambiente. O docente colabora com a pesquisa juntamente com as professoras Gerusa Conceição e Fernanda Sanchez, além de 11 alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí.

Inscrições podem ser realizadas pelo endereço www.diadecampoilp.encontrodigital.com.br. Neste mesmo site, é possível ter acesso a informações sobre os sistemas integrados e fotos dos Dias de Campo anteriores, por exemplo. Novas lives serão realizadas nos dias 10 e 17 de dezembro.