O CPC é um dos mais importantes indicadores de qualidade de ensino e integra o Índice Geral de Cursos (IGC)
O Ministério da Educação (MEC) divulgou os Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) de 2019 e, mais uma vez, a Unijuí teve destaque nos resultados.
O CPC é um dos mais importantes indicadores de qualidade de ensino dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). Numa escala de 1 a 5, o conceito 3 é considerado bom, conceito 4 é muito bom e o conceito 5 é classificado como excelente.
Calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de cada área, o CPC é constituído com base na avaliação de desempenho dos estudantes no Enade, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos validados pelo MEC.
Dentre os cursos avaliados, nos campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi, oito receberam conceito 4, dentro de uma escala que vai de 1 a 5. São eles: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, no campus Ijuí; e Educação Física, do campus Santa Rosa. Receberam conceito 3 os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Medicina Veterinária, do campus Ijuí; Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, do campus Santa Rosa; e Engenharia Mecânica, do campus Panambi.
Na avaliação da vice-reitora de Graduação da Unijuí, Fabiana Fachinetto, os resultados positivos demonstram o comprometimento da Universidade, aliado às políticas interna e externa de avaliação, sempre com o objetivo focado no ensino e aprendizagem dos estudantes.
“Outro fator, que contribui para um bom resultado avaliativo, é que a Unijuí tem uma trajetória de mais de 60 anos de Ensino Superior. Uma história constituída pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. Estes atributos a credenciam a ter cursos com capacidade tecnológica, empreendedora e humanista, e com resultados muito positivos”, reforçou a vice-reitora, lembrando, ainda, do papel e da responsabilidade de todos os atores envolvidos nos processos avaliativos: professores, estudantes, técnico-administrativos e a comunidade externa.
“Esta responsabilidade nos qualifica para que tenhamos resultados como este, uma vez que a formação profissional se faz por um conjunto de atributos e pessoas alinhados em um mesmo objetivo, sendo a avaliação do MEC uma consequência alcançada”, completou Fachinetto.
Curso |
Campus |
CPC |
Agronomia |
Ijuí |
4 |
Arquitetura e Urbanismo |
Ijuí |
3 |
Educação Física |
Ijuí |
4 |
Educação Física |
Santa Rosa |
4 |
Enfermagem |
Ijuí |
4 |
Engenharia Civil |
Santa Rosa |
3 |
Engenharia Civil |
Ijuí |
3 |
Engenharia Elétrica |
Ijuí |
3 |
Engenharia Elétrica |
Santa Rosa |
3 |
Engenharia Mecânica |
Panambi |
3 |
Engenharia Química |
Ijuí |
3 |
Estética e Cosmética |
Ijuí |
4 |
Farmácia |
Ijuí |
4 |
Fisioterapia |
Ijuí |
4 |
Medicina Veterinária |
Ijuí |
3 |
Nutrição |
Ijuí |
4 |