Muitos foram afetados pela pandemia de covid-19, não apenas na área da saúde, mas também da economia. Centenas de pessoas perderam seus empregos e dezenas de postos de trabalho acabaram fechados. Como, então, superar os desafios deste cenário para se recolocar no mercado de trabalho ou para evoluir na profissão?
“A pandemia nos mostrou que devemos mudar. As pessoas devem buscar se qualificar cada vez mais, seja com cursos mais técnicos na sua área de atuação, seja com formações comportamentais e de inteligência emocional. Devemos buscar nos conhecer, nos entender e tentar melhorar as nossas atitudes e habilidades”, explicou o professor do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Daniel Baggio. O desafio deste momento é inovar e procurar inspiração em novos lugares, no relacionamento com novas pessoas. “As perguntas que ficam são: quais foram as mudanças que você realizou na sua vida e no seu trabalho ao longo dos últimos 6 meses? E quais você pretende realizar nos próximos 6 meses? Até que ponto poderá ir? Não é apenas uma questão de investir mais e novamente em formação, mas até que ponto você está disponível para qualificar-se e realmente proporcionar mudanças em sua vida pessoal, familiar e empresarial”, completou o professor.
Uma alternativa, para quem já é graduado, é investir em um curso de pós-graduação lato sensu, que possibilita a interação com outras pessoas, a troca de ideias e a construção de novos projetos de forma conjunta, o famoso networking. “Ao realizar uma pós-graduação em finanças, por exemplo, há o encontro de várias pessoas com o mesmo interesse, as quais debatem sobre oportunidades na área e, conjuntamente, podem propor algo. Obviamente que além das relações, do debate, há conhecimentos teóricos e práticos sendo fornecidos pelos professores, que estimulam o debate e a busca por inovações”, reforçou o professor, lembrando que, quando é realizado um curso de pós-graduação, há o contato com conhecimentos novos, latentes, capazes de abrir os olhos para outras alternativas.
“Muitos seguem em frente, buscam mais informações e aplicam estes conhecimentos na prática. Outros somente recebem as informações e não percebem a oportunidade, não vão mais além. Devemos buscar ir além ao máximo. Se estou cursando uma pós-graduação, preciso encontrar um nicho de conhecimento no curso que pretendo seguir e pensar a todo o momento como poderei aplicar esse conhecimento no mercado, gerando renda e competitividade. Muitos cursos de pós-graduação oferecem visitas técnicas, viagens, além do contato com pessoas importantes nas referidas disciplinas”, explicou Baggio.
A Unijuí conta com diversos cursos de pós-graduação lato sensu, em diferentes áreas, com inscrições abertas neste momento.
Para quem quer um curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), há as opções de Marketing e Engenharia de Avaliações e Perícias.
No campus Ijuí, estão abertas as inscrições para Estética Avançada e Minimamente Invasiva; Finanças e Mercado de Capitais; Saúde Mental; Controladoria e Gestão Empresarial; Urgência, Emergência e Trauma; Fisioterapia Neurofuncional; Hematologia Laboratorial; Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário; Auditoria e Planejamento Tributário; e Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições.
Por meio do campus Três Passos, são ofertadas as especializações em Coaching e Gerenciamento de Pessoas e Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário.
Inscrições podem ser realizadas em unijui.edu.br/pos. Para mais informações, estão disponíveis o telefone 3332- 0553 e o e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.