Com o intuito de promover um espaço de debate e reflexão sobre modernização na área do empreendedorismo, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec e a modalidade Ensino a Distância (EaD) da Unijuí realizaram nesta segunda-feira, 25 de abril, o webinar “Criatividade e Inovação”.
O encontro foi mediado pelo professor e coordenador dos cursos EaD, Luciano Zamberlan. Participaram do evento Bruno Bazanella, mestrando em Indústria Criativa e especialista em Gestão de Pessoas; e a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.
Um dos tópicos abordados pelos palestrantes foi a diferença entre os dois principais temas do webinar. De acordo com Bruno, “são conceitos complementares, um servindo de combustível para o outro”. “Quando falamos de criatividade, mas conceitualmente estamos falando de uma competência que pode ser lapidada, temos o surgimento de inovações”, salientou.
Maria Odete acrescenta que, para a Criatec, “a inovação é a criatividade que vira nota fiscal”. “Para nós, é algo que traz resultado. Dessa forma, nem tudo que eu crio eu coloco em prática, mas aquilo que eu colocar em prática e trouxer frutos é um tipo de inovação”, complementou.
O professor Luciano também acredita que o foco dos empreendedores deve estar na solução de problemas das pessoas, empresas e sociedades. “Ao mesmo tempo, devemos ter o compromisso de fazer com que esses elementos tomem forma e ajudem a mover, seja uma sociedade, uma economia ou um negócio”, finalizou.
Confira na íntegra o webinar “Criatividade e Inovação” neste link.
Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí
A Unijuí é uma das patrocinadoras da Fenasoja 2022, em Santa Rosa. A Universidade está envolvida em atividades oficiais da Feira, mas também conta com uma programação especial no estande, localizado no pavilhão 12. No espaço, além de ações dos cursos de Graduação, os visitantes também poderão conhecer algumas incubadas da Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí e participar de ações da Rádio Universitária - Unijuí FM.
Nos dias 29 de abril e 3 de maio, o curso de Ciências Contábeis irá realizar o preenchimento da Declaração Anual de Faturamento do MEI; o curso de Direito apresentará duas iniciativas que oferecem serviços gratuitos à comunidade de Santa Rosa e região, o Escritório Modelo e Balcão do Consumidor. Nestes dias, o curso de Administração também desenvolve atividades. No dia 3 de maio, ainda serão realizadas atividades da área da Saúde e Educação Física, com aferição da pressão arterial, sessões de alongamento nos estandes e simulação realística de atendimento infantil. Ainda no dia 03 de maio, haverá a presença do curso de Medicina da Unijuí com o boneco de simulação realística SINBABY.
Para o dia 30 de abril e 7 de maio, os cursos das áreas de Tecnologia e Engenharias apresentam o Projeto IoT, robôs, além de atividades de impressão 3D e a oficina Balançando as Estruturas com o curso de Engenharia Civil.
No domingo, dia 1º de maio, o curso de Psicologia promove uma roda de conversa sobre carreiras. Já os cursos da área da Saúde irão apresentar atividades ligadas aos Projetos de Extensão, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, avaliação de pele e orientações gerais de saúde.
No dia 4, quarta-feira, os cursos da área da Comunicação e Educação Física desenvolverão atividades integrativas com os visitantes da Feira.
As atividades do dia 5 de maio envolvem o curso de Medicina Veterinária, com análise de qualidade de leite em tempo real; o Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde irá realizar aferição da pressão arterial e sessões de alongamento. O curso de Agronomia também estará presente neste dia com a demonstração das atividades realizadas durante o processo formativo de seus estudantes.
No dia 6, haverá apresentação do Projeto Energia Amiga. Já o curso de Engenharia Civil promove a oficina Balançando as Estruturas e os cursos de Engenharia da Produção e Engenharia Mecânica estarão presentes para tirar dúvidas e demonstrar as ações realizadas durante a graduação.
A Unijuí também faz parte da programação oficial da Fenasoja, como patrocinadora do hackathon Desafio Campo Inteligente, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio.
A Rádio Unijuí FM estará presente na cobertura da Feira, com gravação especial do programa Rizoma Podcast, no dia 3 de maio, com o prefeito Santa Rosa, Anderson Mantei; coordenador do campus Santa Rosa, professor Marcos Scherer; o presidente da Fenasoja, Elias Dallalba; e a presidente da ACISAP, Lídia Linck Logemann.
A Criatec terá presença de empresas incubadas dos campi Santa Rosa e Ijuí, durante todos os dias da Feira.
Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same) busca traçar um raio-x da educação na rede municipal durante o período de pandemia
Na última semana, a Unijuí apresentou à Secretaria Municipal de Coronel Barros o relatório geral das avaliações aplicadas por meio do Sistema de Avaliação Municipal da Educação Básica (Same), criado para traçar um raio-x da educação no Ensino Fundamental durante o período de pandemia: 2020 e 2021. A Universidade, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Agit) e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade, foi escolhida para executar, aplicar e compilar os dados da avaliação de vários municípios, onde os secretários municipais de Educação decidiram entender o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
O encontro, realizado na quarta-feira, dia 20, na Escola Municipal Miguel Burnier, contou com a presença da reitora, professora Cátia Maria Nehring, coordenadora do projeto; da responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo; e da professora Isabel Koltermann Battisti, responsável pela área da matemática. Esteve presente o secretário de Educação de Coronel Barros, Odilar Braga, a equipe da pasta, professores e direção da escola.
“Fizemos uma devolutiva do processo de avaliação que envolveu estudantes do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. Elaboramos, aplicamos e analisamos uma avaliação diagnóstica, que teve como parâmetros as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. As provas foram aplicadas no ano passado e, na última semana, fizemos a devolutiva ao Município dos resultados, organizados a partir de um relatório geral analítico. A Universidade também criou uma plataforma, na qual constam estes resultados”, explicou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que os resultados têm o objetivo central de auxiliar os professores a realizarem o planejamento das aulas no pós-pandemia.
“Mais uma vez a Universidade, a partir dos cursos de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, se coloca como parceira da Educação Básica para o enfrentamento do problema de déficit de aprendizagem. Parabenizamos o secretário de Educação, Odilar Braga, por desafiar a Universidade e por também se colocar como gestor público, realizando um processo de avaliação da aprendizagem, pensando em formas de corrigir as deficiências geradas durante o período pandêmico”, reforçou a reitora.
De acordo com o secretário municipal Odilar Braga, os objetivos do Município foram atingidos com a avaliação. “Agradecemos ao trabalho e à parceria da Unijuí, que com certeza terá sequência. Coronel Barros avaliou 245 alunos que estavam aptos - ou seja, tivemos quase 100% de participação de toda a Educação Básica de nossa única escola, a Escola Miguel Burnier. Nossa pretensão não era de ranquear estudantes, mas coletar informações científicas, fidedignas para que os professores, a escola e a própria Secretaria Municipal de Educação possam repactuar a aprendizagem”, afirmou.
Como lembra o secretário, os estudantes foram avaliados em quatro níveis de aprendizagem: avançado, proficiente, básico e insuficiente. “Felizmente, a avaliação mostrou que não temos nenhuma turma com nível de insuficiência. A maioria dos alunos alcançou proficiência e muitos o nível avançado”, comentou Odilar, lembrando que, agora, o relatório geral será disponibilizado aos professores, para que possam realinhar o processo de aprendizagem. “Agradecemos pela plataforma disponibilizada aos nossos educadores. Ali, eles vão ter um desenho das suas turmas. O desafio é longo, daqui para frente, mas estamos dando o primeiro passo, muito seguro, em relação ao futuro do processo de aprendizagem no município”, finalizou.
Criada em 2001 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tem como objetivo proporcionar uma linguagem unificada, que ajuda a classificar a funcionalidade e as incapacidades decorrentes de doenças e condições de saúde.
Para os profissionais que precisam identificar a linguagem, as aplicabilidades e os objetivos da Classificação, a Unijuí oferta a qualificação em Uso da CIF, com inscrições abertas até o dia 5 de junho, por meio do endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada. O curso proporcionará aos participantes entendimento sobre a atual classificação e a sua transição da Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID). Também será possível entender a relevância do regramento como uma ferramenta estatística para dimensionar os quadros de incapacidade.
A qualificação é indicada para profissionais da área da saúde que buscam compreender a utilização e a estrutura da Classificação nos diferentes níveis de atenção à saúde, além de viabilizar o seu uso em todas as esferas, incluindo sistemas de informação referenciados pela CIF.
Para mais informações sobre as qualificações ofertadas pela Unijuí, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira, 25 de abril
A Unijuí recebeu na noite desta segunda-feira, 25 de abril, uma homenagem da Câmara Municipal pelos seus 65 anos de fundação, comemorados no mês de março. Participaram da solenidade a reitora, professora Cátia Maria Nehring, e a coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola.
Em nome dos demais edis, o vereador Bíra Erthal discursou e falou do seu orgulho, como egresso da Universidade, do curso de Direito, em poder prestar a homenagem e evidenciar as mais de seis décadas de história da Universidade. “É muito importante para nós, de Ijuí e região, termos a academia presente no nosso dia a dia, não só na formação de profissionais, mas no atendimento às demandas da comunidade - algo que se tornou ainda mais forte agora”, destacou o vereador, referindo-se à Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, que traz, entre as suas propostas, a realização de Projetos Integradores, que aproximam os estudantes dos problemas de suas comunidades.
Em sua fala, a reitora, professora Cátia Maria Nehring, destacou que representava na tribuna mais de 1.000 profissionais, entre professores e técnicos-administrativos e de apoio, e mais de cinco mil estudantes. “A Unijuí surge há 65 anos a partir do ensino, mas atua, em Ijuí e região, também com a pesquisa, extensão e inovação, sem abrir mão da cultura. Do complexo Fidene, do qual a Unijuí faz parte, contamos com um Museu, que está completando 60 anos; com a Rádio Unijuí FM, que completa 20 anos; e com uma escola de Educação Básica, a EFA. Nos orgulha saber que recebemos o estudante nas séries iniciais, na EFA, e o acompanhamos até o doutorado. São mais de 50 mil pessoas graduadas pela Universidade”, destacou.
A reitora falou, ainda, da necessidade de se trabalhar a valorização do Ensino Superior e de despertar o interesse nos jovens por áreas como a de licenciatura. “Estamos com uma grande crise, onde as pessoas não acreditam no poder da Educação Superior. Temos dificuldades na abertura de cursos para formação de professores, por exemplo, e isso terá um impacto muito grande para uma cidade que quer ser inteligente, como Ijuí, e que precisa de profissionais qualificados.”
A vereadora Bruna Gubiani, em nome do Coletivo, ressaltou a importância da inserção da Unijuí na comunidade. Quando ainda era estudante do curso de Direito, Bruna participou, durante quatro anos, do projeto de extensão Cidadania para Todos, onde desenvolvia atividades junto às escolas em situação de vulnerabilidade social.
Com mais de 30 anos de ligação com a Unijuí - primeiro como estudante do curso de Direito e depois como professor, o vereador César Busnello criticou a falta de valorização das universidades comunitárias pelos governos federal e estadual. E lembrou da necessidade da aplicação de recursos definidos em lei (0,5% da receita líquida do Estado) para a Educação Superior (pública e comunitária) - algo que vem sendo defendido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual a Unijuí faz parte.
Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não está sendo totalmente destinado, dificultando o acesso de milhares de estudantes ao Ensino Superior. Dos 0,5%, apenas 0,29% foi destinado à educação superior pública, e 0% à educação comunitária. O valor não aplicado em 2020 totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente 7 mil estudantes de baixa renda em Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES).
O objetivo foi criar soluções para mobilidade urbana
Colégio Concórdia, vencedor do Decola 2022
A Unijuí campus Santa Rosa recebeu no sábado, dia 23, mais de 100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de sete escolas públicas e privadas de Santa Rosa, para a final da 4ª edição do Decola. Um programa de inovação e empreendedorismo, que é uma parceria entre a Universidade e a Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP).
Neste ano, participam do Decola as seguintes escolas: Colégio Salesiano Dom Bosco, Instituto Federal Farroupilha, Instituto Sinodal da Paz, Colégio Concórdia, Escola Estadual de Educação Básica Professor Joaquim José Felizardo (CIEP), Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz e a Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, que participou de todos os módulos, mas pode estar presente no dia do desafio. A participação de 22 voluntários também foi necessária para a concretização das atividades, divididas em oito módulos, que iniciaram no mês de março.
O último encontro foi marcado pelo challenge, em que os estudantes tiveram que propor soluções para a mobilidade urbana de Santa Rosa. As turmas foram avaliadas pelo coordenador da Unijuí campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer; pela presidente da ACISAP, Lídia Linck Logemann; pelo vice-presidente administrativo da ACISAP, Douglas Marques; e pela secretária de Desenvolvimento Educacional e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Führ.
Os estudantes do Colégio Concórdia foram avaliados com a melhor solução e receberam troféu e medalhas. A turma desenvolveu um aplicativo que localiza a pessoa e acompanha seu movimento. O objetivo é ter um sistema de pontuação que pode gerar descontos em lojas conveniadas. O maior número de pontos é destinado aos usuários que optam pela locomoção a pé, seguido da bicicleta, transporte público e carona.
O professor e pastor do Colégio Concórdia, Alexandre Ulrich, afirma que hoje, o pensamento dos estudantes se desenvolveu, enquanto pequenos empresários. “Nossos estudantes estão com pensamento lógico ampliado, em função de problemas e situações que podem resolver, tanto na vida pessoal, quanto em possíveis empreendimentos futuros. Até mesmo, estão motivados a, de fato, viabilizar o aplicativo. Eles perceberam que é possível pensar fora da caixa, para resolver problemas e tornar isso algo rentável”, destaca Alexande.
Além do desafio, o Decola também promoveu uma ação social, para arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, que foram entregues na tarde desta segunda-feira, dia 25, para nove entidades do município de Santa Rosa. O Instituto Sinodal da Paz foi o melhor colocado na atividade e também recebeu um troféu, como premiação.
Projeto selecionado em edital da Fapergs/Senac RS está sendo executado em escolas de Ijuí e Espumoso
Reunião realizada na Escola Alexandre Tramontini, de Espumoso
Desde o mês de fevereiro, diversas ações têm sido realizadas para marcar o início do projeto “Aplicação de Sistemas da Informação no desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares no modelo híbrido educacional”, selecionado no edital 03/2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com o Sebrae RS.
O projeto, que parte da dissertação de mestrado de Danieli de Oliveira Biolchi, agora doutoranda em Desenvolvimento Regional na Unijuí, tem como objetivo geral construir conhecimentos necessários que permitam operacionalizar ou adaptar a metodologia de Projetos Educacionais Interdisciplinares, do formato presencial ao formato híbrido, em escolas públicas, visando sua replicação em larga escala por outros profissionais do ensino.
Para aplicação do projeto foi montada uma equipe de profissionais responsáveis, que conta com Danieli; com os professores doutores Airton Adelar Mueller (pesquisador/coordenador), Sidinei Pithan da Silva (pesquisador/executor) e Edson Luiz Padoin (pesquisador/executor); com apoio técnico do bacharel do curso de Ciências da Computação da Unijuí, Átila Cordeiro Biolchi; e do doutor em Desenvolvimento Regional, Vinicios Gonchoroski de Oliveira.
As escolas escolhidas para aplicação foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Tramontini, localizada no município de Espumoso, e a Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi, situada em Ijuí.
“Para marcar o início das atividades do projeto, realizamos reuniões com as Secretarias de Educação dos dois municípios, com as direções e coordenações das escolas. No dia 18 de fevereiro, foi realizada uma reunião na Escola Alexandre Tramontini, no município de Espumoso, com a presença da secretária de Educação, Magali Pereira de Oliveira, e todos os professores que farão parte do desenvolvimento da proposta. Neste momento, foi apresentada a iniciativa ao grupo, para dar início ao planejamento coletivo”, explicou Danieli, destacando que, na Escola Deolinda Barufaldi, a reunião aconteceu no dia 18 de abril, com o mesmo objetivo.
“O projeto terá continuidade até o final do ano, com momentos de formação com os professores, aplicação de atividades com os alunos, troca de conhecimentos entre escolas e participação dos resultados em mostras pelo Estado do Rio Grande do Sul”, completou a doutoranda.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, o curso de Enfermagem da Unijuí e a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) preparam para o dia 28 de abril, às 19h30, um evento alusivo à Campanha Abril pela Segurança do Paciente - ação que tem como objetivo criar consciência sobre a segurança do paciente e incentivar as pessoas e mostrarem seu compromisso em tornar a assistência à saúde mais segura.
Com transmissão pelo Google Meet, neste link, o evento terá como tema “Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde: avanços e desafios”. À frente da discussão estará a egressa do curso de Enfermagem da Unijuí e doutoranda em Enfermagem pela UFSM, Marina Mazzuco. Na mediação, estará a professora doutora Adriane Kolankiewicz.
Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, em meio à programação da Fenasoja, em Santa Rosa, acontecerá o hackathon Desafio Campo Inteligente - uma maratona para idealização, desenvolvimento e apresentação de ideias para problemas nas áreas de agricultura familiar, armazenagem, sustentabilidade no campo, máquinas e implementos, conectividade e pecuária de corte e leite.
Patrocinado pela Unijuí, Grupo RBS e Midia Partner, o evento é organizado pela ExoHub - empresa que faz a gestão dos ambientes de inovação e que firmou um convênio com a Universidade no ano passado - e executado pela Mind7 Coworking, ambiente de inovação da cidade de Santo Ângelo.
“Estamos novamente cumprindo com a nossa missão, de levar inovação e contribuir com a transformação digital no campo, no agronegócio. Apoiamos não só as empresas que estão incubadas na Criatec, mas também participamos de outros movimentos, como o apoio a este evento, onde a Unijuí é patrocinadora e a Incubadora atua como apoiadora”, explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, destacando que qualquer pessoa que queira contribuir com a transformação no campo pode se inscrever. O evento será presencial e digital, sendo que as inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril, próxima quarta-feira, pelo endereço mind7coworking.com.br.
O desafio abre na sexta-feira, de forma presencial, com a apresentação dos problemas e oportunidades, formação de times, realização de oficina e início das discussões. No sábado, os participantes podem participar de forma presencial ou online das mentorias e do desenvolvimento da solução. Serão realizadas oficinas de MVP e Prototipagem e de Pitch. Já no domingo, ocorrerá a apresentação das ideias, por meio de Pitch.
O desafio terá premiações às três equipes vencedoras: R$ 5 mil para a primeira colocada; R$ 3 mil para a segunda e R$ 2 mil para a terceira ganhadora. Maria Odete lembra, no entanto, que para além da premiação, há o ganho do aprendizado adquirido e das conexões possibilitadas por meio do hackathon. “Participe pelo aprendizado, pela possibilidade de, através do conhecimento, poder contribuir com a transformação digital do agronegócio, com a melhoria dos resultados no campo. Esse é o grande objetivo do desafio”, reforçou.
A coordenadora da Criatec lembra, ainda, que os participantes podem chegar com seus times constituídos ou formar times no dia, com competências complementares. “Quanto mais multidisciplinar for o time, maior a possibilidade de se pensar numa solução mais ampla”, finalizou.
Inscrições e mais informações em mind7coworking.com.br.
O culto ao corpo se mostra como uma característica dos tempos atuais e encontra-se centrado na busca diária por uma silhueta perfeita, capaz de corresponder a qualquer expectativa. Mas quais as causas e as consequências dessa busca excessiva pela perfeição?
Para debater o tema “Culto ao corpo: quando a vaidade se transforma em obsessão”, o Rizoma Temático desta quarta-feira, 20 de abril, convidou a diretora da Editora Unijuí e doutoranda em Comunicação, professora Márcia Regina de Almeida; a doutora em Desenvolvimento Regional e graduada em Nutrição, professora Eilamaria Libardoni Vieira; e a coordenadora do curso de Psicologia da Unijuí e mestre em Educação nas Ciências na área de Psicologia, professora Sonia da Costa Fengler.
Um dos fatores abordados durante o programa foi a relação entre a incessante busca pelo corpo ideal e a alimentação saudável. Segundo a professora Eilamaria, ela precisa ocorrer, mas de forma correta. “Precisa ser um culto de amor-próprio, de eu me amo como eu sou e pensando no que eu preciso melhorar para evitar problemas de saúde”, afirma.
Grande parte dos estímulos que fazem com que a pessoa busque se sentir bem perpassa pela mídia, onde é possível encontrar milhares de fórmulas milagrosas que farão seu corpo ficar esbelto o mais rápido possível. “Algumas pesquisas trazem que a comunicação é o pilar do culto ao corpo. É possível verificar isso através de influenciadores que dão os tons de como tem que ser o ideal”, comenta a professora Márcia.
A professora Sonia acrescenta que, logo na infância, as crianças são tomadas por imagens que julgam ser as mais apropriadas para seguir durante sua vida. “Desde muito cedo, as crianças já estão tomadas pela mídia e, a partir desses 'ídolos', é mostrado como esses jovens devem ser e se comportar, levando adiante essa imagem corporal”, complementa.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Confira o Rizoma Temático na íntegra:
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