Pilates é um conjunto de exercícios realizados em equipamentos ou no próprio solo, que visam o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura corporal e propiciando a flexibilidade. A atividade traz diversos benefícios ao indivíduo, como a melhora da postura, alívio de tensões e aumento do estado involuntário de contração natural dos músculos corporais, denominado tônus muscular.
A prática dessa atividade também é muito útil na reabilitação de um paciente, fazendo com que, aos poucos, ele recupere sua memória muscular ou até consiga realizar movimentos que antes não conseguia. Dessa forma, o método pilates aplicado a pessoas afetadas por doenças neurológicas ou lesões na medula espinhal também é muito benéfico.
Com o intuito de capacitar fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia para atuar nas diferentes patologias neurológicas, a Unijuí oferta a qualificação profissional em Método Pilates aplicado à Reabilitação Neurofuncional. As inscrições estão abertas, até dia 8 de maio, e podem ser realizadas em unijui.edu.br/educacaocontinuada. As aulas estão previstas para começar no dia 20 de maio.
O curso possibilita que o fisioterapeuta esteja mais capacitado para o mercado de trabalho, que requer cada vez mais um profissional que desempenhe com competência diversas funções. Além disso, a qualificação tem o intuito de ampliar o conhecimento técnico e científico dos participantes, otimizando tanto a avaliação do problema quanto a própria reabilitação do paciente neurológico adulto.
Para mais informações sobre este e outros cursos ofertados pela Unijuí, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí