Criada em 2001 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) tem como objetivo proporcionar uma linguagem unificada, que ajuda a classificar a funcionalidade e as incapacidades decorrentes de doenças e condições de saúde.
Para os profissionais que precisam identificar a linguagem, as aplicabilidades e os objetivos da Classificação, a Unijuí oferta a qualificação em Uso da CIF, com inscrições abertas até o dia 5 de junho, por meio do endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada. O curso proporcionará aos participantes entendimento sobre a atual classificação e a sua transição da Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID). Também será possível entender a relevância do regramento como uma ferramenta estatística para dimensionar os quadros de incapacidade.
A qualificação é indicada para profissionais da área da saúde que buscam compreender a utilização e a estrutura da Classificação nos diferentes níveis de atenção à saúde, além de viabilizar o seu uso em todas as esferas, incluindo sistemas de informação referenciados pela CIF.
Para mais informações sobre as qualificações ofertadas pela Unijuí, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0553 ou pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí