Unijuí recebe comitiva de profissionais de Viçosa, Minas Gerais - Unijuí

Unijuí recebe comitiva de profissionais de Viçosa, Minas Gerais

A Unijuí recebeu nesta segunda-feira, 8 de agosto, uma comitiva de profissionais de Viçosa, Minas Gerais. Estiveram na Universidade e também visitando o Espaço + Inovação Unijuí o professor da Universidade Federal de Viçosa, do Departamento de Administração e Contabilidade, diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e coordenador da Rede Mineira de Propriedade Intelectual, Rodrigo Gava;  o superintendente da Funarbe, Milton Miller; e o representante da Vetorial Engenharia e Projetos, Eduardo Raymundo de Oliveira.

A Funarbe é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cuja missão é possibilitar que clientes e parceiros possam se dedicar ao desenvolvimento de projetos que contribuam para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no País. Já a Rede Mineira de Propriedade Intelectual é uma associação sem fins lucrativos que apoia as instituições científicas e tecnológicas do Estado de Minas Gerais, na área de propriedade intelectual e de gestão da inovação, fortalecendo o desenvolvimento da proteção do conhecimento científico e tecnológico no Estado. Por fim, a Vetorial Engenharia e Projetos tem como atividade principal a construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica.

A comitiva veio a Ijuí para um encontro com o empresário e engenheiro Marcos Kieling, CEO da Hidroenergia. Recentemente, a Funarbe recebeu da Universidade Federal de Viçosa - UFV a concessão da Usina Hidrelétrica da Casquinha, localizada na zona rural do município de Canaã (MG), para revitalização/reativação. O objetivo, além de gerar um novo modelo de usina hidrelétrica escola para região, é suprir a demanda de energia elétrica da Fundação e da Laticínio Escola (indústria de laticínios da Funarbe) e ceder o excedente do recurso energético à Universidade.

A Hidroenergia, por sua vez, está em tratativas para a fabricação dos novos equipamentos para a pequena central hidrelétrica. Na Unijuí, a equipe, acompanhada pelo engenheiro Marcos Kieling, foi recebida pelo professor Mauricio de Campos, líder do Grupo de Pesquisa em Automação e Controle (GAIC), e por Fabiana Simon, coordenadora do Eixo de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit). No Espaço + Inovação os profissionais visitaram os laboratórios e conheceram um pouco das pesquisas desenvolvidas pelo GAIC, especialmente no Laboratório de Smart Grids, voltado às pesquisas para o fornecimento de eletricidade de forma eficiente, sustentável, econômica e segura.