O nascimento de uma criança é um momento especial e que requer assistência plena e humanizada para a mãe e bebê. Nesta semana, o Rizoma Temático, promovido pela Unijuí FM, debateu o assunto a partir do olhar de profissionais que atuam na área.
Com o tema “Enfermagem obstétrica: relatos das vivências no parto e nascimento”, participaram do programa que foi ao ar nesta quinta-feira, 4 de maio, a enfermeira obstétrica e coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Unijuí, Arlete Regina Roman; a enfermeira e egressa da Unijuí, Adriele Mattioni, que atua na maternidade do Hospital de Caridade de Ijuí; e a enfermeira Luiza Nádia Fanezi, que atua no Hospital da Unimed Ijuí.
Iniciando a discussão, a professora Arlete Roman destacou a importância do olhar especial dos profissionais de enfermagem. “Precisamos olhar para o ciclo gravídico puerperal pré-natal com o olhar que é o nosso recorte da enfermagem, pois somos uma das categorias profissionais que compõe o cuidado neonatal”. Além disso, Arlete falou sobre políticas públicas, estratégias via Sistema Único de Saúde (SUS) e analisou o cenário.
“Olhando para o passado, percebemos que já avançamos. Mas, ainda se fala muito que o modelo obstétrico no Brasil não atende as necessidades das mulheres e bebês. E como é que a enfermagem se insere nisso? O nascimento já é muito estudado, sendo um momento ímpar e definidor, por muitas vezes. Temos muito ainda a avançar no tema”, frisou.
A enfermeira Adriele Mattioni destacou a sua percepção sobre o trabalho que vem sendo realizado na área. “São perceptíveis as mudanças e a humanização do atendimento que está crescendo por parte dos enfermeiros e médicos. É um trabalho constante”.
O acesso à informação por parte das mulheres, segundo a enfermeira Luiza Fanezi, é um dos responsáveis pela mudança. “Hoje eu fico muito feliz em ver as mulheres chegando ao hospital com o plano de parto, acompanhadas por uma profissional que veio trabalhando com ela durante o pré-natal. O nosso papel também é munir a gestante com muito conhecimento”, avaliou.
Para acompanhar toda a discussão, você pode acessar o Rizoma Temático na íntegra nas plataformas streaming, no canal do Youtube da Rádio Unijuí FM ou clicando no link abaixo: