Expectativa é receber cerca de 6 mil estudantes no Profissional do Futuro 2023 - Unijuí

Expectativa é receber cerca de 6 mil estudantes no Profissional do Futuro 2023

Cerca de 120 escolas e quase 3 mil alunos de toda região já confirmaram presença realizando inscrição no evento

Arquivo: Profissional do Futuro 2022

A Unijuí está se preparando para receber estudantes de toda a região para o Profissional do Futuro 2023. O evento ocorrerá nos campi de Ijuí, nos dias 23, 24 e 25 de maio e de Santa Rosa, no dia 31 de maio, e reunirá alunos do 3º ano do Ensino Médio de toda região para conhecer e vivenciar os cursos disponíveis na instituição.

Neste sentido, desde o início de março o Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí está realizando visitas às escolas da região de abrangência da Universidade, conforme explica a coordenadora do Núcleo, Vivian Stroschein. “Estamos apresentando aos educandários o Passaporte para o Futuro Unijuí, que é o novo programa de relacionamento com as escolas, do qual o evento Profissional do Futuro faz parte”.

Além das visitas, estão sendo realizadas atividades com os estudantes. “Faz parte deste novo projeto que estamos desenvolvendo, vivências específicas para as turmas do Ensino Médio. Entre as temáticas estão: para o 1º ano, “Projeto Vida e Carreira"; para o 2º ano, “Escolha Profissional"; e para o 3º “Acabou o Ensino Médio, e agora?”, além disso, realizamos palestras sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, e com o objetivo de auxiliar os estudantes nesse processo de escolha de qual caminho trilhar, promovemos o Profissional do Futuro, voltado aos estudantes do 3º ano, para que eles possam ter noção de como é a vida universitária e o que cada curso oferece”.

Até o momento, 146 escolas já foram visitadas em 76 municípios. Deste total, 124 confirmaram presença no Profissional do Futuro. “A Unijuí oferece o transporte para as escolas para o campus mais próximo, sendo ele Ijuí ou Santa Rosa, onde os alunos passarão o dia na Universidade, podendo participar de oficinas e práticas dos cursos, aulão de redação, visitas guiadas, atividades recreativas e muito mais. Tudo isso em um dia inteiro de vivência, das 9h  às 16h. Este momento de tira-dúvidas é fundamental para a escolha do curso superior”, destaca Vivian, ressaltando ainda que durante o ano os alunos receberão informações sobre o curso de interesse.

“Esperamos receber cerca de 6 mil estudantes e mais de 350 professores. A Unijuí está trabalhando para que seja um evento diferenciado, onde além das oficinas, teremos atrações culturais e de entretenimento nos intervalos. Assim como no ano passado, esperamos que os estudantes venham entusiasmados para conhecer os cursos e ter a oportunidade de sanar suas dúvidas sobre o futuro profissional”, finaliza.