Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Comunidade participa das atrações do Pátio do Automóvel

A possibilidade de vir para o Campus e já sair de carro novo foi um dos diferenciais oferecidos pela BV Financeira ao realizar o Hiper Saldão Meu Carro Novo durante os dois dias do Pátio do Automóvel, no Campus da Unijuí. No total, mais de cem seminovos estiveram expostos pelas revendas André Automóveis, Carmo Automóveis, DM Veículos, Schindler Automóveis, Carmaxx Revenda Automotiva e Gaspar Automóveis.

Pela primeira vez em Ijuí o Festival Food Truck organizou a praça de alimentação e recreação para o público infantil com o Cacau Churros, Black Box, Seu Gaudêncio Food Truck, Guerrilha Burger, Fire Food Truck, Texas Burger, La Strada, e Churros e Churros. O horário diferenciado, até as 23h, também colaborou para a vinda da comunidade ao Campus.

No segmento automotivo, empresas puderam expor produtos e serviços durante o evento, como a Mecânica Unicar e a Ramos e Copini, que ofereceu teste de amortecedores em seis minutos. A mateada da Erva-Mate Seiva Pura aconteceu durante todo o final de semana e no domingo o público pode conferir as apresentações da Banda Municipal Carlos Gomes, Acoustic Rock (formada por Maiquel Krug e Kdho Bólico) e Anndré Gomes.

O evento também contou com a presença e o apoio de fortes parceiros institucionais, como  Delivery Much Ijuí, Ecos Sistema de Ensino,  TopWay English School e HT Consultoria e Corretagem de Seguros LTDA.


Pátio do Automóvel terá feirão de carros e festival de food trucks

A UNIJUÍ e Rádio Unijuí FM promovem neste final de semana, mais uma edição do Pátio do Automóvel, no Campus. Desta vez serão dois dias voltados ao segmento automotivo e a principal atração é o Hiper Saldão Meu Carro Novo, em que a BV Financeira traz mais de 100 veículos seminovos, parceria com André Automóveis, Carmo Automóveis, DM Veículos, Schindler Automóveis, Carmaxx Revenda Automotiva e Gaspar Automóveis.

O gerente de relacionamento da BV Financeira em Ijuí, Jonatan Ottonelli garante que o público vai sair de carro novo do Campus. “Vem, escolhe, sai com o contrato e com o veículo. Teremos mesa de crédito e o cliente interessado deverá trazer CPF, RG e comprovante de residência. Nossa taxa de juro é de 0,99% ao mês com prazo máximo de 60 meses”, explica. O Hiper Saldão Meu Carro Novo vai funcionar das 9h às 18h no sábado e no domingo.

Outra ação é o Tá Chovendo Hamburguer, do Food Truck Festival, das 11h às 23h. O Campus da Unijuí receberá o Food Truck Festival com 8 Food Trucks, Cacau Churros, Black Box, Seu Gaudêncio Food Truck, Guerrilha Burger, Fire Food Truck, Texas Burger, La Strada, Churros e Churros.

O Pátio do automóvel 2018 contará também música ao vivo ao fim da tarde  com Anndré Gomes e Acoustic Rock, brinquedos infláveis e cama elástica para as crianças, mateada com Erva-Mate Seiva Pura, teste gratuito de amortecedores com a Ramos e Copini Autopeças e cobertura ao vivo da UNIJUÍ FM.

O evento conta com o apoio da BV Financeira,  Delivery Much Ijuí, Ecos Sistema de Ensino, Erva-Mate Seiva Pura, Mecânica Unicar,  TopWay English School, Ramos e Copini Autopeças e HT Consultoria e Corretagem de Seguros LTDA.  

 

(Foto: MARTCENTER, Caxias do Sul)

 

 

 


Projeto do Cinema em Ijuí sairá do papel

Ontem em Assembleia Ijuí recebeu a notícia que o projeto da instalação do tão esperado cinema em Ijuí vai sair do papel.

O empresário do setor Roberto Levi, com atuação em Três Passos, há mais de 60 anos, além de Santa Rosa e Palmeira das Missões, já adquiriu a área, à rua Álvaro Chaves, para fazer o empreendimento. O projeto, com 2.100 metros quadrados de área construída, inclui duas salas de 140 lugares cada, bilheteria, restaurante e garagem.

Na próxima sexta feira, 20, as 16:30h em coletiva de imprensa no salão nobre da Prefeitura de Ijuí será a apresentação do projeto em sua totalidade. Informações como prazo e valores e demais pormenores do projeto.

Ijuí já teve por muito tempo não só um mas dois cinemas, o Cine Serrano, localizado no coração da cidade que contava com 700 lugares e o Cine América com capacidade para 900 pessoas. Com a chegada das locadoras na cidade e o maior acesso da população resultaram no encerramento das atividades do Cine Serrano na década de 80, logo mais tarde, no de 1998 foi a vez do Cine América fechar suas portas de forma temporária, já que voltaria as suas atividades até o fechamento definitivo no ano de 2006.

Você confere a entrevista completa como Secretário de Cultura Sergio Correa: 


UNIJUÍ FM resgata a história do jazz através de canções eleitas melhores do mundo


 

Para celebrar o Dia Internacional do Jazz, em 30 de abril, a UNIJUÍ FM coloca no ar a série Top 10 do Jazz. São 10 programetes contando a história deste gênero musical através de canções que estão no ranking das melhores do mundo. A fonte de pesquisa foi uma enquete mundial realizada pela organização National Public Radio (NPR) em conjunto com a rádio online Jazz24, que faz parte da rádio pública americana KNKX. Ao todo, 1500 canções foram citadas por cerca de 10 mil participantes. 

Veiculada diariamente às 8h, 12h, 16h e 22h, a série Top 10 do Jazz trouxe para a programação da UNIJUÍ FM informações e curiosidades sobre clássicos eternizados por Tom Jobim, Miles Davis, Thelonious Monk, John Coltrane, Duke Ellington, Dave Brubeck, entre outros. O material fica no ar durante todo o mês de abril e tem apoio da Amisa Ford Ijuí e CDLândia Som e Luz. 


Hora do Recreio visita Escola Comendador Soares de Barros na primeira atividade do ano.

O Recreio das escolas de Ijuí e Região está mais divertido e cultural! A turma da hora do recreio iniciou as atividades na Escola Comendador Soares de Barros em Ajuricaba. Durante todo o ano letivo a Unijuí FM vai visitar 20 escolas de Ijuí e região realizando jogos e atividades culturais. Entre as cidades no roteiro estão Bozano, Independência, Catuípe, Augusto Pestana, Cruz Alta e Santo Ângelo Confira os registros da atividade no recreio em Ajuricaba!

Apoio: ECOS Sistema de Ensino



MADP recebe projeto de adaptação e lança campanha "Essa história também é sua!"

Na manhã desta sexta-feira, 6, funcionários do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) estiveram reunidos com autoridades locais e regionais; secretários municipais; representantes da Caixa Econômica Federal; veículos de imprensa e comunidade em geral. O evento aconteceu nas dependências da entidade e teve por objetivo o lançamento da campanha "Essa História Também é Sua!", parceria do Museu com o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei).

Com 57 anos de história, o MADP é um guardião de memórias da região noroeste do Rio Grande do Sul, disponibilizando um espaço para conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo. O Museu também contribui no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento da região. E para aproximar ainda mais a Instituição da comunidade, a campanha surgiu em parceria com o Demei, a fim de que as pessoas possam fazer suas doações via conta de luz. A contribuição não possui valor específico, sendo possível doar qualquer quantia a partir de R$10. "Então, 'essa história também é sua' porquê nós queremos que todos deixem a sua marca e sua história gravada e preservada aqui nessa instituição", disse a diretora do MADP, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, em entrevista transmitida no programa Rizoma pela Unijuí FM.

Em um segundo momento, também foram oficialmente recebidas a primeira e segunda etapas do projeto "Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração com Vistas à Universalização do Acesso", o qual visa qualificar a Exposição de Longa Duração do MADP e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade cognitiva, sensorial e motora. Para tal, o Museu fez algumas reformas em seu espaço físico, a exemplo de escadas substituídas por rampas, corrimões e guarda-corpo. "Todas essas adaptações que fizemos foi visando a questão da segurança e da acessibilidade para o nosso visitante", complementou a diretora.

Selecionado pelo programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro (2017/2018), o projeto foi um dos três aprovados no âmbito estadual, recebendo o valor de R$250 mil e iniciando sua execução em maio de 2017, finalizando em dezembro desse ano. "A próxima etapa é adequarmos a exposição com monitores touch, possibilitando que qualquer pessoa, independente de sua dificuldade, possa ter acesso às informações e à esse patrimônio riquíssimo que temos nessa instituição", conclui.

Durante a cerimônia desta sexta-feira, realizada com apoio do Comercial Zaffari e Rei das Frutas, o público também prestigiou os pronunciamentos do gerente-adjunto da Coordenadoria de Marketing da Unijuí, Rogério Hansen; do vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg; do presidente da Associação dos Amigos do Museu, Josei Pereira; e do gerente da Caixa Econõmica Federal de Ijuí, Marcos Rogério Martins.

A entrevista com a diretora do MADP, Stela Mariz Zambiazi de Oliveira, você confere na íntegra logo abaixo:


Comunicação inaugura novos laboratórios de áudio, foto e vídeo

Foram inaugurados, na noite desta quinta-feira, 5, os novos laboratórios de áudio, foto e vídeo no prédio da Comunicação Social, campus Ijuí. Para o evento de descerramento da faixa, estiveram reunidos alunos, professores, funcionários e egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. Na sequência, os estudantes participaram de oficinas em cada um dos laboratórios, ministradas por egressos que já atuam no mercado profissional em suas respectivas áreas. Durante o evento, também foram expostos no espaço alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de ambos os cursos.

Até então, o prédio da Comunicação Social era ocupado por três salas de aula, um estúdio de fotografia e o laboratório para revelação de fotos em formato analógico. Devido à mudança para o digital, o laboratório foi dividido e transformado em três, correspondendo às disciplinas práticas de áudio, vídeo - antes locadas no segundo andar da Biblioteca Mário Osório Marques - e fotografia. De acordo com a coordenadora de ambos os cursos, a professora Rúbia Schwanke, as salas de aula também foram reestruturadas, a fim de dar maior proximidade e suporte às aulas práticas.

"O que nós queremos com isso: trazer efetivamente mais alunos da comunicação para o nosso prédio e fazer com que haja maior interação, tanto entre os alunos quanto, também, entre as disciplinas e professores", comentou a professora em entrevista no Eclético, pela 106.9.

Ainda durante a entrevista, a docente estendeu o convite para que não só os alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda visitem os novos laboratórios. "Eu acho que o prédio da Comunicação não se restringe apenas aos alunos da Comunicação; ele serve, sim, como uma base, mas os laboratórios são para a instituição como um todo", concluiu.

Ouça, logo abaixo, a entrevista completa com a professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rúbia Schwanke:


Hora do Recreio volta a Ajuricaba na primeira atividade do ano!

Música, cultura, descontração e brindes já fazem parte do cotidiano das escolas de Ijuí e Região, pelo menos na Hora do Recreio! A turma da UNIJUÍ FM está iniciando mais uma temporada do quadro que agita o recreio das escolas de Ensino Médio. E neste ano a primeira parada é na Escola Comendador Soares de Barros, em Ajuricaba.

A proposta neste ano é mexer com os conhecimentos de cultura pop dos alunos. Entre as brincadeiras, tem jogos de adivinhação envolvendo séries, filmes, games e música. Será que o repertório da garotada está atualizado? E os clássicos ainda tem vez?

Também tem espaço pro riso no recreio especial da UNIJUÍ FM. Ou quase isso. O quadro “tente não rir” adapta a fórmula de vídeos do youtube desafiando os participantes a não rirem de trocadilhos mais do que manjados. Autocontrole  é tudo!

Quem participa ganha presente! Os alunos que fazem bonito no Hora do Recreio recebem brindes da UNIJUÍ e ECOS Sistema de Ensino!

Como já é de costume, a cobertura das atividades vai para a fan page da UNIJUÍ FM no Facebook, com toques rápidos no Instagram, em foto e vídeo. Acompanhe!


Por que gostamos de sentir medo? Os filmes de terror foram tema do Rizoma na manhã desta quarta-feira! Confira:

Seja nos filmes de terror, na literatura, música ou até mesmo nos videogames, uma das representações mais atraentes sempre contou, também, com uma das reações mais primitivas do ser humano: o medo! O que explica esse fascínio por sentir medo? O que faz deste gênero tão cativante ao público em geral?

"A soma de todos os medos" foi o tema especial do Rizoma nesta semana! E para falar sobre o assunto, os estúdios da 106.9 receberam a cinéfila Gabriela Linck e o psicólogo Diego Portolan para um bate papo na manhã desta quarta-feira. Entre dicas de filmes e jogos, os convidados trataram do quão complexa pode ser a mente humana ao associar o pavor a algo completamente oposto, como o prazer.

Muitos especialistas têm estudado e comentado sobre os mecanismos de recompensa e aprendizagem que se ativam com a sensação de sentir medo. Em um nível orgânico, o susto coloca a pessoa em estado de alerta, desencadeando a liberação de adrenalina - para que o corpo reaja com mais rapidez diante do perigo - bem como a elevação nos níveis de dopamina - hormônio do prazer, útil para combater o estresse resultante de uma situação de ameaça. O apelo dos filmes de terror é grande pois o ser humano busca, por instinto, emoções fortes e primitivas. Tal combinação química em um ambiente controlado explica o porquê de muitas pessoas se tornarem viciadas em sentir medo. Quando a mente tem certeza de que não existe perigo algum, o corpo aproveita para consumir as substâncias que liberou sem a interferência de nenhuma ameaça real ou consequências negativas.

É possível constatar os resultados desta "mistura" em bilheterias de grandes franquias do gênero, a exemplo de 'Invocação do Mal' que, no lançamento de seu terceiro longa, ultrapassou a barreira dos US$882 milhões com os três filmes - somando o primeiro 'Invocação do Mal' e 'Annabelle'. Com isto, a franquia se tornou a terceira maior em arrecadação no gênero, atrás somente de 'Resident Evil' (US$915 milhões com cinco filmes) e ‘Atividade Paranormal‘ (US$889 milhões com seis filmes). A franquia ultrapassou até ‘Jogos Mortais’, que arrecadou US$ 874 milhões com sete filmes. E tudo isto antes de lançarem 'Invocação do Mal 3' e 'A Freira' (2018).

O psicólogo Diego Portolan citou o psicanalista Sigmund Freud ao conceituar o gênero como algo estranho, porém familiar. "Você só reconhece como estranho algo que uma vez foi familiar e, somado à essa ideia, uma soma de eventos involuntários repetidos e fora do controle; então seria um estranho que acontece várias vezes e você não têm controle; acho que isso predomina nos filmes de terror", explicou. Não é a toa que inseguranças, dúvidas, sentimentos de solidão e abandono são os temas mais utilizados em histórias como estas, deixando vir à tona o lado mais obscuro do próprio ser humano. "Por isso que talvez é chamativo para uma parcela de público (...) dentro do filme de terror você consegue fazer um ensaio de como lidaria com algumas questões da realidade", complementou Diego.

O medo do escuro, mais especificamente, é abordado por quase todos os longas do gênero. Segundo a cinéfila Gabriela Linck, tal medo foi sendo enraizado no imaginário popular desde os tempos mais antigos. "No início era o escuro, porque as pessoas moravam em lugares inóspitos onde tinham feras que poderiam atacar durante a noite (...) conforme o tempo foi passando, na Era Medieval, o medo era de andar no escuro, à noite, e ser atacado por ladrões; ou no escuro as pessoas tinham suas casas invadidas", contextualizou. E nos dias de hoje, este medo primitivo segue sendo motivo de pavor tanto para crianças quanto adultos. "Então, na verdade, eu acredito que o medo do escuro é o medo do desconhecido, daquilo que está se escondendo", ressaltou a convidada.

Ouça, logo abaixo, a entrevista com a cinéfila Gabriela Linck e o psicólogo Diego Portolan na íntegra:


Pesquisa aponta a Unijuí como uma das Instituições de Ensino mais lembradas no Estado

Publicada na última terça-feira, pesquisa Marcas de Quem Decide é realizada pelo Jornal do Comércio e Instituto Qualidata.


De acordo com o estudo Marcas de Quem Decide, a Unijuí é a quarta instituição de ensino superior mais lembrada em todo o Estado. E, entre as preferidas, a quinta colocada. A Unijuí é a única instituição do Noroeste a figurar na pesquisa.

 Para avaliar os níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição, a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas ouviu 455 pessoas, das quais 89% são gestoras de negócios em cargos de direção e 51% são proprietários ou sócios de empresas, sendo que a metade de todos os entrevistados está na capital e região metropolitana do Estado. “É mais um importante reconhecimento externo que a Universidade recebe. Isso mostra que o fazer institucional, nossa atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão, realizados de forma articulada e convergente, está sendo reconhecido e não só na nossa região, mas em todo o Estado”, avalia a Vice-Reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon.

 

Como é feita a Pesquisa

O projeto Marcas de Quem Decide é um estudo estatístico descritivo, com amostragem representativa do público pesquisado, tendo como base a distribuição econômica em sete regiões do Estado, cobrindo todo o Rio Grande do Sul. Todos os municípios com 0,5% ou mais do PIB gaúcho fazem parte da amostra. 

Para avaliar os níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição, a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas ouviu 455 pessoas, das quais 89% são gestoras de negócios em cargos de direção e 51% são proprietários ou sócios de empresas.

As entrevistas são feitas por telefone e, nesta edição, consumiram 975 horas de contato com o público pesquisado. As respostas dadas em todos os setores avaliados são livres e espontâneas, tendo como estímulo apenas a citação dos respectivos setores. 

A Qualidata observa com rigor todos os parâmetros metodológicos recomendados nesse tipo de abordagem e para essa espécie de levantamento. O intervalo de confiança deste estudo é de 95%, significando que se o mesmo levantamento fosse repetido 100 vezes, em 95 delas os resultados estariam dentro dos limites apresentados. 

Distribuição da amostra

  • 25% Capital
  • 25% Região Metropolitana
  • 13% Região Norte
  • 8% Região Centro
  • 8% Região Sul
  • 7% Região Fronteira
  • 14% Região Serra

Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.