A Unijuí está abrindo 40 vagas gratuitas para a segunda licenciatura em Pedagogia por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Os interessados podem manifestar interesse entrando no grupo de WhatsApp destinado ao processo de pré-inscrição pelo link bit.ly/interessadosVagasPARFOR, até dia 6 de janeiro de 2023.
Para concorrer, o professor deve ter uma licenciatura e estar atuando na Educação Infantil, Anos Iniciais (1º ao 5º ano) ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O candidato precisa também ter o currículo cadastrado na Plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) da Educação Básica, além de manifestar o interesse ingressando no grupo indicado.
O curso está previsto para iniciar em 2023, de forma híbrida, com aulas presenciais e encontros online. Já a inscrição deve ser feita pela Plataforma Capes, a partir do próximo mês, neste link. O Parfor é um programa da Capes que busca contribuir no avanço contínuo na formação inicial dos professores em atuação na rede pública de Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
A música possui um papel importante no desenvolvimento das crianças. Essa arte fortalece as habilidades de comunicação, expressão corporal e socialização, além de estimular a concentração e a memória dos jovens. Tendo isso em vista, Francis Helena Mendonça Rodrigues, a recém-graduada em Pedagogia pela Unijuí, elaborou seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “A formação estético musical da criança: um olhar especial para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I”.
De acordo com Francis, após propor o diálogo entre estética e educação musical e observar os resultados da pesquisa, a reflexão das diferentes formas de compreender a arte na fase de construção dos sujeitos fundamenta a prática dos educadores. “Deve existir a reflexão dessa natureza, pois se trata de saber, compreender e orientar cada aluno em sala de aula, e justificar a música em toda sua especificidade e, não, exclusivamente, com base em argumentos de cunho didático e moral”, destaca.
A pedagoga afirma também que a música não é apenas uma ferramenta adicional no desenvolvimento das crianças e jovens. “Vi que a musicalização é mais do que um recurso didático a serviço do ensino. A perspectiva estética convoca os sentidos, a percepção, a sensibilidade, a emoção e ainda aguça a consciência em relação às coisas do cotidiano”, acrescenta.
Inicialmente, a pesquisa de Francis era voltada para as contribuições do ensino musical na formação da criança. No decorrer da pesquisa, sua orientadora, a professora Maria Regina Johann, desafiou a então acadêmica a ir além. “A contribuição da música já é um tema bastante debatido, mas educação estética não. Até mesmo durante a Graduação este assunto não é muito falado”, relata.
Francis começou buscando opiniões dos demais profissionais da área da Educação para entender melhor o que pensavam sobre o tema. “Antes de iniciar a pesquisa, realizei uma entrevista por meio de um questionário online. Nela, constatei que nem todos sabiam explicar sobre educação estética, pois a formação de professores é fragilizada nesse aspecto”, salienta.
Finalizada a etapa de Graduação, a pedagoga ressalta que se sente realizada ao concluir essa etapa da vida e que pretende seguir estudando. “Meu foco agora é ingressar na Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu, na linha de pesquisa de ‘Arte e Educação’ e também fazer uma segunda Licenciatura, agora em Música”, completa Francis.
As professoras do curso de Pedagogia da Unijuí - Marta Borgmann, Taíse Neves Possani e Fabiana Ritter Antunes, realizaram, na última semana, visitas às Secretarias de Educação e Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios de Panambi, Pejuçara e Cruz Alta, a fim de firmar convênios para o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Serão ofertadas duas turmas de segunda licenciatura em Pedagogia ne Unijuí, por meio do programa.
O Parfor é um programa da Capes que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em atuação na rede pública de Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam. A Unijuí, através de seu curso presencial de licenciatura em Pedagogia, foi aprovada em edital da Capes e fará a oferta, nos anos de 2022 e 2023, de duas turmas especiais Parfor, com 40 alunos cada, de graduação em Pedagogia, segunda licenciatura.
O Parfor será desenvolvido em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas em chamamento público. Por isso que, para firmar essa cooperação, nos dias 14 e 15 de julho, as professoras, que também são coordenadoras do programa na Unijuí, realizaram visitas às Secretarias e Coordenadorias Regionais de Educação e estabeleceram contatos com diversos municípios da região, a fim de firmar a parceria entre as instituições, o que resultará na assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica e no Regime de Colaboração do Programa Parfor.
Nos próximos dias, as professoras farão visitas nos demais municípios parceiros do Programa, como Ijuí e Santa Rosa, e seguirão estabelecendo contato com as demais cidades em que há professores interessados no curso da Unijuí.
A ação de integrar a rede de instituições que oferece curso pelo Parfor, de forma gratuita aos professores em atuação na rede básica, faz parte dos esforços da Unijuí em manter a formação qualificada de professores e seu compromisso com a formação de profissionais para a atuação na Educação Básica.
A Unijuí foi aprovada em edital que selecionou Instituições de Ensino Superior (IES) para a oferta de 12 mil vagas no país, em cursos de licenciatura, por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A Universidade irá oferecer 40 vagas, para que docentes da educação básica da rede pública façam uma segunda licenciatura. Os candidatos precisam comprovar a atuação na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Curso Normal. Outro pré-requisito é não ter graduação em Pedagogia, pois é este o curso oferecido pelo Parfor.
O curso será realizado na modalidade de Educação à Distância (EaD), no turno da noite, com duração aproximada de um ano ou mais. Os interessados têm até o dia 13 de junho para buscar informações, por meio de um grupo de WhatsApp, criado para o processo de pré-inscrição. Clique aqui para acessar o grupo.
Os candidatos já devem, até às 18h do dia 15 de junho, cadastrar ou atualizar seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível neste link. Depois disso, é necessário clicar na aba “Interesse em Formação” e selecionar a opção que esteja relacionada à 2º Licenciatura em Pedagogia da Unijuí PARFOR (caso a opção não apareça, verifique com a secretaria ou coordenadoria de educação em que está vinculado, se há a cooperação com a Unijuí para a participação no Parfor). Feito isso, a Secretaria de Educação onde o candidato está vinculado, validará as informações.
O Parfor é um programa desenvolvido pela Capes, que tem como principal objetivo a formação inicial dos professores, que já possuem atuação profissional na rede pública de educação básica. Isso acontece por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondem à área em que atuam e estimula o acesso à pesquisa, atualização e aproximação entre a educação básica e o Ensino Superior. A iniciativa acontece por meio de um regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios, o Distrito Federal e as IES selecionadas em edital público.
Na última semana, acadêmicas do curso de Pedagogia da Unijuí estiveram na Escola de Educação Infantil Dona Coruja, em Ijuí, discutindo com a equipe de professoras a organização do currículo - espaço, tempo, materiais e interações na Educação Infantil, por meio da disciplina de Currículo na Educação Infantil, coordenada pela professora Eulália Beschorner Marin.
Conforme explica a diretora da escola, Patrícia Garcia do Nascimento, a aula pública possibilitou discutir sobre a importância de pensar um tempo, espaço e propostas que de fato valorizem a criança e que permitam criar memórias afetivas e significativas da infância, para além dos momentos de explorações e vivências que partem de estratégias e práticas pedagógicas e, principalmente, do olhar e escuta atentos à criança.
“Foi uma noite de partilha de saberes, onde cada uma das professoras da nossa equipe teve a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho desenvolvido diariamente com as crianças. Além dos momentos de conversas, as acadêmicas puderam vivenciar nossa proposta e conhecer nossa estrutura e espaço pedagógico”, explicou a diretora, destacando que foi um privilégio receber a Unijuí, responsável pela formação de grande parte da equipe da Dona Coruja, e que segue contribuindo com a formação continuada dos professores.
“Ser vista como escola referência no trabalho com a Educação Infantil nos deixa imensamente gratos. Inspirar futuros professores, assim como nós fomos inspirados, e ter o reconhecimento pelo nosso trabalho e por nossas contribuições na área da Educação, só reforça aquilo a que nos propusemos desde o início: a aposta em uma educação de qualidade. E é essa certeza que nos mantém confiantes no nosso trabalho”, afirmou.
Atividade foi realizada com os acadêmicos da Unijuí campus Santa Rosa
Os estudantes do 7º semestre do curso de Pedagogia, da Unijuí campus Santa Rosa, participaram na terça-feira, dia 19, de uma atividade para a socialização de projetos e práticas para o desenvolvimento regional sustentável. O debate contou com a socialização de projetos desenvolvidos pela Emater. Para isso, a turma recebeu os extensionistas da entidade, Elisete Maria Primaz e Jorge Lunardi. A ação foi proposta pela professora Eulália Beschorner Marin, na disciplina de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os extensionistas apresentaram projetos desenvolvidos na região, especialmente sobre o enfrentamento da escassez hídrica, a produção ecológica de alimentos, segurança alimentar e a utilização de plantas medicinais. Segundo a professora Eulália, a grandiosidade pros projetos para o para o desenvolvimento sustentável da região, estão relacionados em diversos pontos com os estudos da disciplina. “Inúmeras questões certamente serão retomadas durante as aulas de Ciências da Natureza. Também poderão ser utilizadas pelos estudantes, na elaboração de projetos a serem desenvolvidos com crianças, nas práticas pedagógicas em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, afirma a docente.
A socialização também poderá servir como base para o desenvolvimento de projetos, que aproximem crianças e jovens - alunos dos acadêmicos, com o desenvolvimento sustentável dos municípios de origem dos estudantes da Unijuí.
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