Em 2022, Júlia Herter Schneider, acadêmica do curso de Pedagogia da Unijuí, começou sua jornada como bolsista da iniciação científica via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste período, ela realizou pesquisas sobre violências corporais e sexuais infantis, temática que norteou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Com a orientação da professora Maria Simone Vione Schwengber, para a realização do trabalho intitulado de “Violências corporais e sexuais infantis: movimentos jurídicos e pedagógicos de proteção”, Júlia utilizou recursos como entrevistas e pesquisas bibliográficas. “Na pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizei uma análise documental de leis, planos e ações de proteção às crianças, além de uma busca por diferentes artefatos que podem ser utilizados como materiais didáticos, para o enfrentamento das violências corporais e sexuais. O processo de produção do trabalho demandou muito estudo. Foi bastante desafiador e ao final recompensador”, conta.
A estudante destaca os principais resultados obtidos. “A pesquisa permitiu um percurso histórico de leis brasileiras de proteção às crianças e um apanhado de artefatos de diferentes linguagens como literaturas, músicas, poesias e jogos que tem como tema as violências corporais. Constatei que existem diferentes pedagogias e que elas podem proteger, sendo amparadas por leis para tratar desse assunto em escolas. Assim, percebe-se que há materiais lúdicos que podem auxiliar para que possamos proteger a todos os corpos com uma educação da não violência”, explica.
Com a formatura prevista para ocorrer em fevereiro de 2024, a acadêmica de Pedagogia pretende ingressar, após a conclusão do curso, no Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí. “Pretendo dar sequência aos meus estudos sobre esse tema, para quando for professora estar preparada para proteger vidas infantis”, finaliza.