Na noite de quinta-feira, 19 de setembro, ocorreu, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, o painel temático “Ensino médio articulado com a educação profissional e tecnológica”, com o convidado que atua como Técnico do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI), é professor na Escola Técnica 25 de Julho de Ijuí e também doutorando em Educação pela Unijuí, Sandro Roberto Cossetin.
O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia da Unijuí, por meio da disciplina de “Estágio Ensino Médio - Modalidade normal e na educação profissional”. Para a professora da disciplina, Julieta Ida Dallepiane, o objetivo desta discussão é fazer uma relação com Ensino Médio. “Percebe-se que é necessário levar esse tema para socialização com nossos alunos, o assunto também busca alinhar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de como está sendo feita essa articulação com o trabalho”, comenta.
A professora explica que, no currículo, os acadêmicos têm a prática em estágio na Educação Infantil, Gestão Escolar e o tema Ensino Médio deve complementar a formação do curso. “Estão aí novos desafios. O Pedagogo pode atuar em escolas que possuem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio”, destaca.
Já o palestrante observou que há novos conceitos, novas formas de organização do Ensino Médio, em toda a Educação Básica. “Agora o foco é o Ensino Médio, articulado com a educação profissional e como direcionar, orientar e formar esses jovens para o mundo do trabalho, onde gera um desafio principalmente na empregabilidade”.
Por Atena Scarpellini, estudante de Jornalismo da Unijuí.
O Curso de Pedagogia representado pela professora Eulalia Beschorner Marin, do Departamento de Humanidades e Educação e a egressa do curso do Campus Santa Rosa, Luana Taís Weizenmann, participaram, no período de 20 a 22 de agosto, do 5° CONGRESO INTERDISCIPLINARIO DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN (CIIE 2019), em Santiago do Chile.
Na ocasião apresentaram o trabalho, Sexualidade Infantil: Un debate Pedagógico con Maestras de la Enseñanza Primaria.
Para a professora Eulalia participar de um evento, além de ampliar significativamente a possibilidade de interação com pessoas e suas culturas é um momento rico para a exposição de ideais, mesmo que parecem incipientes, irrelevantes. “Um curso de graduação se enriquece quando, o que escrevemos faz sentido para além dos muros da universidade, nossas ideias devem ser problematizadas por nossos pares, em fóruns, congressos, seminários, nacionais e internacionais, para que em boa medida contribuam com o desenvolvimento social e cultural de um povo ou de uma geração de estudantes. Um evento internacional é uma potência, voltamos encharcadas de outras possibilidades, ouvir as vozes e fazer o esforço de compreendê-las, não apenas por estarem sendo comunicadas em outras línguas, também com outras referências teóricas. Os cursos de licenciatura na Unijuí, abrem esta possibilidade”, destaca.
O grupo de estudos sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituído por estudantes do Pibid e Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia/Unijui reuniu-se, na quarta-feira, 03/7, no Campus Ijuí para socializar temáticas do cotidiano escolar que são foco dos estudos e produções para o Salão do Conhecimento. Participaram professoras representado as Escolas Emil Glitz, Jéssica de Sá e Márcia Scherer do Instituto Municipal de Educação Assis Brasil, sob a coordenação da professora Julieta Ida Dallepiane da Unijui.
A aula inaugural do curso de Pedagogia da Unijuí na noite de terça-feira (11), no Campus Santa Rosa, abordou a temática “Ser professor”.
Na oportunidade as calouras do curso de Pedagogia participaram da atividade que envolveu a temática da aula e as diferentes conexões da vida acadêmica. A palestra foi ministrada pelos professores Celso Martinazzo e Iselda Terêzinha Sausen Feil.
A disciplina de Introdução à Pedagogia, do curso de Pedagogia Campus Ijuí, ministrada pela professora Marisa Nunes Frizzo, realizou um Painel com pedagogas egressas da Unijuí no dia 24 de abril. No encontro o grupo discutiu sobre os campos de atuação do pedagogo nos diferentes espaços educativos. Foram convidadas as egressas: Gisela Ingrid Kusiak, coordenadora do Programa AABB/Comunidade, Maristela Tissot Kieling, assessora de Recursos Humanos da empresa Hidroenergia e Jocelaine Dambros Bellé, diretora da Escola de Educação Infantil do HCI. As convidadas fizeram um relato de suas experiências na docência e sua atuação profissional atualmente na educação.
O curso de Pedagogia recebeu os novos estudantes com uma acolhida feita pela coordenação do curso, professoras e veteranas. Na recepção, os novos estudantes receberam informações sobre o curso, uma fala de acolhimento da professora Noeli Valentina Weschenfelder e a entrega de presentes de boas-vindas.
Como forma de integração, foi realizado um lanche coletivo e uma roda de conversa entre os pares.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.