O Curso de Pedagogia representado pela professora Eulalia Beschorner Marin, do Departamento de Humanidades e Educação e a egressa do curso do Campus Santa Rosa, Luana Taís Weizenmann, participaram, no período de 20 a 22 de agosto, do 5° CONGRESO INTERDISCIPLINARIO DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN (CIIE 2019), em Santiago do Chile.
Na ocasião apresentaram o trabalho, Sexualidade Infantil: Un debate Pedagógico con Maestras de la Enseñanza Primaria.
Para a professora Eulalia participar de um evento, além de ampliar significativamente a possibilidade de interação com pessoas e suas culturas é um momento rico para a exposição de ideais, mesmo que parecem incipientes, irrelevantes. “Um curso de graduação se enriquece quando, o que escrevemos faz sentido para além dos muros da universidade, nossas ideias devem ser problematizadas por nossos pares, em fóruns, congressos, seminários, nacionais e internacionais, para que em boa medida contribuam com o desenvolvimento social e cultural de um povo ou de uma geração de estudantes. Um evento internacional é uma potência, voltamos encharcadas de outras possibilidades, ouvir as vozes e fazer o esforço de compreendê-las, não apenas por estarem sendo comunicadas em outras línguas, também com outras referências teóricas. Os cursos de licenciatura na Unijuí, abrem esta possibilidade”, destaca.
O grupo de estudos sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, constituído por estudantes do Pibid e Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia/Unijui reuniu-se, na quarta-feira, 03/7, no Campus Ijuí para socializar temáticas do cotidiano escolar que são foco dos estudos e produções para o Salão do Conhecimento. Participaram professoras representado as Escolas Emil Glitz, Jéssica de Sá e Márcia Scherer do Instituto Municipal de Educação Assis Brasil, sob a coordenação da professora Julieta Ida Dallepiane da Unijui.
A aula inaugural do curso de Pedagogia da Unijuí na noite de terça-feira (11), no Campus Santa Rosa, abordou a temática “Ser professor”.
Na oportunidade as calouras do curso de Pedagogia participaram da atividade que envolveu a temática da aula e as diferentes conexões da vida acadêmica. A palestra foi ministrada pelos professores Celso Martinazzo e Iselda Terêzinha Sausen Feil.
A disciplina de Introdução à Pedagogia, do curso de Pedagogia Campus Ijuí, ministrada pela professora Marisa Nunes Frizzo, realizou um Painel com pedagogas egressas da Unijuí no dia 24 de abril. No encontro o grupo discutiu sobre os campos de atuação do pedagogo nos diferentes espaços educativos. Foram convidadas as egressas: Gisela Ingrid Kusiak, coordenadora do Programa AABB/Comunidade, Maristela Tissot Kieling, assessora de Recursos Humanos da empresa Hidroenergia e Jocelaine Dambros Bellé, diretora da Escola de Educação Infantil do HCI. As convidadas fizeram um relato de suas experiências na docência e sua atuação profissional atualmente na educação.
O curso de Pedagogia recebeu os novos estudantes com uma acolhida feita pela coordenação do curso, professoras e veteranas. Na recepção, os novos estudantes receberam informações sobre o curso, uma fala de acolhimento da professora Noeli Valentina Weschenfelder e a entrega de presentes de boas-vindas.
Como forma de integração, foi realizado um lanche coletivo e uma roda de conversa entre os pares.
O Serviço de Amparo e Bem-Estar da Velhice/Sabeve recebeu, na última sexta-feira, 06, a sistematização final e confraternização do trabalho desenvolvido na disciplina Práticas Educativas em Espaços Não-Escolares, do Curso de Pedagogia, pelas acadêmicas Greici Tais Real Ulsenheimer e Patrícia Garcia do Nascimento.
A proposta do componente, segundo a professora Lídia Inês Allebrandt “é oportunizar que as acadêmicas conheçam instituições que promovem trabalhos sociais, culturais e/ou educativos, bem como todos os sujeitos que integram a instituição. Para, então, ouvir suas expectativas e propor o desenvolvimento de um projeto que prevê práticas e interação entre as acadêmicas e as pessoas que ali convivem” comenta a professora.
Greici e Patrícia, com a intenção de conhecer melhor o universo dos idosos, aprender e interagir com eles, escolheram a Sabeve, para desenvolver o projeto “Quando as Brincadeiras Acontecem... as Memórias Renascem...”. Para elas os sujeitos escolhidos compõem o que conhecemos como “Melhor Idade” que brincaram e ainda brincam. “No entanto, quando pensamos em brincadeiras logo remetemos nosso pensamento às crianças e à infância, desconsiderando que essa prática pode (e deve) estar presente em todas as fases de nossa vida” destacam.
O tema do projeto nasceu do pressuposto que a memória pode emergir a partir de diversos contextos, dessa forma as brincadeiras escolhidas são como molas propulsoras para as observações. O objetivo é resgatar acontecimentos passados e lembranças, pensando que as memórias dos idosos servem como mediação entre essa geração e os relatos do passado.
Diante disso, aconteceram durante os meses de agosto, setembro e outubro encontros semanais para o desenvolvimento de ações que os fizessem remeter suas memórias ao passado. Para as acadêmicas a memória é viva e a todo instante deixa lembranças ou sequelas “quando nos deparamos com fatos já ocorridos e que não fazem parte mais do nosso presente, a tarefa de retomar ao passado se torna mais concreta, simplesmente ao observarmos um conteúdo ou objeto que carrega em si uma gama de interpretações e um valor significativo das circunstancias do tempo. A memória pode estar desde cicatrizes à experiência do cheiro na vida, da poeira às ranhuras produzidas nos móveis”.
Como culminância do projeto e uma foram de instigar ainda mais os aprendizados e as memórias em questão, foi proposto uma prática que envolvesse duas gerações tão distintas: crianças e idosos. Para isso, as acadêmicas convidaram o grupo de dança expressiva da educação infantil do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, coordenado pela professora Eduarda Virgínia Burckardt, para interagir com os idosos e vivenciar o que desde o início se estava se questionando: “Se a criança ao brincar para no tempo, será que o idoso volta a infância com o brincar?”.
A professora Eduarda, explicou que as crianças apresentaram na coreografia escolhida uma forma de construir amor e laços de amizade com o outro. Demonstram por meio dos movimentos que o amor não se mede e que esse pode vir da família, da escola, dos amigos, dos colegas e todos que vivem contigo. O Coral da Sabeve também preparou as músicas ‘Se essa rua fosse minha’, ‘Ciranda cirandinha’ e ‘Alecrim dourado’ para apresentar às crianças e demais convidados na festa de encerramento do projeto.
Para as estudantes a infância e a velhice são fases de passagem de mudanças e transformações “A criança é um vir a ser e o velho é o que foi, mas na verdade infância e velhice se cruzam”. Diante disso, as acadêmicas agradeceram à diretoria da Sabeve pelo espaço cedido e apoio nas atividades, em especial à Vanderluza Antunes Soares Pereira, recreacionista da instituição e também acadêmica do Curso de Pedagogia da UNIJUI, por ter compartilhado e ajudado no desenvolvimento do projeto, bem como à professora orientadora Lídia Inês Allebrandt e aos demais professores da Unijuí que apoiaram e colaboraram no desenvolvimento desta prática.
Para Elizete, integrante da Sabeve, a prática desenvolvida pelas acadêmicas de Pedagogia a UNIJUI contribuiu de forma significativa para ações e aprendizado coletivo dos idosos que puderam ao brincar reverenciar momentos do passado.
A professora Lídia, destacou ainda, que a proposta do componente curricular é abordar conhecimentos e refletir acerca de práticas na área de educação na perspectiva da formação profissional em diversas instituições da sociedade civil para além da escola. Destaca o espaço de atuação do pedagogo pode ocorrer em outras realidades, contextos e práticas pedagógicas e possam desenvolver seu trabalho em educação popular junto aos movimentos sociais, organizações não governamentais e demais instituições filantrópicas, religiosas e públicas que atuem e se preocupem com a qualidade de vida das pessoas, sua educação, seus direitos sociais e humanos. Informou, ainda, que muitos outros projetos estão sendo desenvolvidos em Ijuí e na região e que essas experiências são únicas e marcam a formação acadêmica das futuras professoras que atuam em campos escolares e não escolares e têm como princípio a formação humana.
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