Um grupo de 42 estudantes de Agronomia e dois professores realizaram uma viagem internacional de estudos para a Unidade de Produção Agropecuária “La Querência” localizada na “Paraje Paso Lapuente” a 120 km de Rivera, e a Vinícola “Cerro Chapéu”, em Rivera, no Uruguai.
Na fazenda “La Querência” foram recebidos pelos sócios proprietários Cláudio Martin Damboriarena Escosteguy, irmãos Zeferino, Pablo Henrique e Ana Teresa e pelo a administradora de empresas Cintia Lee Martinez.
O engenheiro agrônomo Cláudio Martin fez a apresentação da história da Unidade que trabalha com produção de arroz, bovinos de corte e leite, ovinocultura, além de ter um engenho de arroz, uma unidade de beneficiamento de sementes, um parque de geração de energia fotovoltaica e uma estação de tratamento de água.
Cláudio apresentou os desafios e oportunidades de se trabalhar com atividades diversificadas em uma mesma unidade de produção e sobre a decisão de investir na transformação. O engenheiro trabalhou por três anos na Unijuí, no período de 1984 a 1986, quando da discussão e elaboração do projeto do Curso de Agronomia.
A administradora de empresas Cintia Lee Martinez palestrou sobre a gestão da unidade de produção que envolve em torno de 55 pessoas e os desafios de possuir o sistema ISO implantado. Para isso, adotaram a estratégia de formação de recursos humanos de forma participativa e de coo-responsabilidade. Segundo ela “as empresas devem funcionar como orquestras e não como exércitos”.
Outro ponto de parada durante a viagem foi a visita à vinícola “Cerro Chapéu”. Quem acompanhou os estudantes foi a sócia proprietária Margarita Carrou. A mesma apresentou a unidade de produção que conta com 50 hectares de cultivo de videiras e a estrutura de vinificação. A unidade foi planejada de forma arrojada no sentido de se economizar energia com o processamento e a transformação da matéria prima estruturada em diferentes níveis.
Os estudantes participantes pertencem a diferentes semestres do curso, tendo como base a disciplina de Proteção de Culturas: Plantas Invasoras. Organizaram e participaram da viagem a professora Leonir Terezinha Uhde e o professor Roberto Carbonera. A viagem teve o apoio financeiro do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia e contribuição dos participantes.