A Unijuí concluiu, no final de 2018, a adesão à Rede Eduroam, serviço internacional de roaming. Com ela, estudantes, professores e funcionários da Universidade que visitarem ou estiverem em intercâmbio em outras instituições, em qualquer local do mundo, podem conectar-se à Rede WI-FI, onde a Rede Eduroam estiver disponível. A conexão poderá ser feita pelo computador, pelo celular ou pelo tablet, utilizando o mesmo usuário e senha usados na rede WI-FI da Unijuí, sem necessidade de configuração adicional.
A Rede Eduroam é uma rede segura com mais de 2.300 Pontos de Acesso no Brasil, além de outros milhares distribuídos em cerca de 90 países. Com a adesão da Unijuí facilita as questões de mobilidade para a Internacionalização da Instituição, pois permite que estudantes e pesquisadores de outras instituições, que estiverem em nossa Universidade, também possam conectar-se sem necessidade de solicitar novas credenciais de acesso.
O acesso à Rede Eduroam na Unijuí pode ser feito da mesma foram que hoje são acessadas as redes UNIJUI2G e UNIJUI5G, basta escolher a rede EDUROAM na lista de redes disponíveis e efetuar a conexão.
Veja o Mapa de pontos de disponibilidade da Rede Eduroam no Mundo: https://monitor.eduroam.org/map_service_loc.php
As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, com ingresso no 1º semestre, estão abertas até o dia 25 de fevereiro. Os candidatos deverão se inscrever online, na página do Curso, no Portal da Unijuí.
Após a inscrição online, é necessário a entrega dos documentos na secretaria do curso, localizado no prédio do Departamento de Estudos Agrários, campus Ijuí, até o dia 25 de fevereiro no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Confira os documentos exigidos para confirmação da inscrição:
Os documentos enviados pelo correio, via SEDEX, com data de postagem até 05 de fevereiro deverão ser endereçados para:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade Departamento de Estudos Agrários - Campus Ijuí,
Rua do Comércio 3000, bairro Universitário, Caixa Postal 560, 987000-000
Ijuí, RS, Brasil
O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.
Nesta segunda-feira, 2 de janeiro, os professores do Mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Roberto Carbonera e Sandra Fernandes, receberam a visita da professora Mônica Weiller Ceccato, docente da Universidade Regional de Blumenau - FURB e doutoranda em Ciência e Tecnologia Ambiental na Universidade do Vale do Itajaí (PPCTA/UNIVALI).
Mônica é natural de Ijuí e, durante visita a região e nossa universidade, foi possível dialogar sobre interesses comuns no campo das Ciências Ambientais. O diálogo foi muito promissor vislumbrando aproximações em futuros contatos acadêmicos.
O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, mais novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu aprovado na Unijuí, está com edital para o primeiro processo seletivo aberto. O prazo de inscrições se estende até o dia 05 de fevereiro de 2019.
O processo seletivo envolve quatro etapas: prova escrita, análise do currículo, análise do pré-projeto de pesquisa e entrevista. A data da prova está prevista para o dia 12 de fevereiro de 2019. Confira todos os detalhes e faça a inscrição na página do curso, na aba Processo Seletivo e Matrícula.
O curso
A proposta do programa foi embasada numa longa discussão interdisciplinar realizada pelos seus docentes e pesquisadores, respaldada num considerável conjunto de estudos, pesquisas, experiências e produção científica com enfoque na sustentabilidade, oportunizando uma aprendizagem construída em vários campos do conhecimento na área socioambiental. Além de valorizar o caminho construído, deu-se um passo adiante, integrando o desafio do conhecimento multidisciplinar, atendendo aos pressupostos de maior sustentabilidade pelo conhecimento conjunto de diferentes áreas do saber. Neste cenário, a criação do programa de pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade representa a oportunidade de promover avanços científicos, fomentando pesquisas a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar, impulsionado a prospectar a formação de uma massa crítica para atuação convergente às necessidades dos novos cenários, com forte ênfase na proteção ambiental, garantia da segurança alimentar e qualidade de vida das comunidades.
O Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade tem como objetivos formar pesquisadores com visão sistêmica e multidisciplinar capaz de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade e a tecnologia; participar de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, considerando os princípios e valores da sustentabilidade, gerando tecnologias apropriadas aos sistemas produtivos locais; promover a produção de conhecimentos na área do meio ambiente em geral, bem como, no campo do diagnóstico e da solução de problemas de interesse socioambiental.
São duas linhas de pesquisa:
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
A linha de pesquisa busca apreender o processo de desenvolvimento a partir do espaço natural e do histórico de ocupação e uso. Investigar as ações humanas sobre os sistemas naturais e produtivos, com base no manejo, conservação, transformação e manutenção dos ecossistemas, bem como propor diretrizes e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Qualidade Ambiental em Sistemas Produtivos
A linha de pesquisa busca o aprofundamento científico na construção de processos inovadores voltados à prevenção e solução de problemas socioambientais. Considera também a geração de conhecimento para o desenvolvimento de tecnologias que assegurem a qualidade ambiental e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Durante esta semana, o Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg) promoveu o 3º Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil. De segunda a quinta-feira, os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária puderam conferir falas de 27 palestrantes de oito países diferentes, além de apresentarem trabalhos e pesquisas desenvolvidas nos cursos.
A programação do evento esteve voltada para a análise sobre a formação acadêmica diante dos problemas da agropecuária, dos problemas socioambientais, das demandas da sociedade e da consolidação da maturidade do perfil dos profissionais egressos dos cursos. Também marcou os 30 anos do curso de Agronomia e os 10 anos do curso de Medicina Veterinária da Unijuí, além da recente aprovação do Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. O objetivo foi promover uma reflexão sobre a formação nas áreas e traçar cenários futuros, tendo em vista a conjuntura nacional e internacional.
Segundo o professor Roberto Carbonera, coordenador da Comissão Organizadora Seminário, o evento foi desafiador ao Departamento. “Tivemos a participação de mais de 500 pessoas no evento. Agradeço aos apoiadores e patrocinadores que tornaram possível esta terceira edição. O evento ocorreu em um momento muito importante, marcando a história dos dois cursos e a aprovação do nosso Programa de Mestrado”, observa o professor.
No contexto do III Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil, a Unijuí recebeu a Coordenadora da Área de Ciências Ambientais da CAPES, Dra. Jarcilene Silva de Almeida. Acompanhada do coordenador ajunto, prof. Jairo Lisandro Schmidt, Jarcilene esteve reunida com o corpo docente do recém aprovado Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí.
Em entrevista à Unijuí FM, Jarcilene comenta a palestra ministrada no seminário, e outros assuntos relacionados à Universidade, Ciências Ambientais e Sustentabilidade. Confira:
No ano de 1986, a Unijuí, já como Universidade reconhecida no ano anterior, organizou o I Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Este seminário se constituiu em um momento de reflexão extremamente importante para a elaboração do projeto do curso de Agronomia. Com a criação do curso, em 1988, foi incorporada como uma de suas principais características a formação de um profissional voltado para o desenvolvimento. Este seminário também consolidou a cooperação do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí com o Instituto Nacional Agronômico de Paris-Grignon (INA-PG), com o apoio da Direção Geral do Ensino Rural do Ministério da Agricultura da França.
No ano de 2008 o curso de Agronomia completou 20 anos e marcou também o início do curso de Medicina Veterinária. Levando-se em consideração estes aspectos, promoveu-se o II Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Para tanto, este seminário se propôs a reunir profissionais do Brasil e do exterior, particularmente da França, para refletir sobre o ensino e as perspectivas da área de Ciências Agrárias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, tendo obtido pleno êxito em sua realização.
Nesses anos, a Agronomia formou 48 turmas e um total de 674 Engenheiros Agrônomos, sendo 575 homens e 99 mulheres. O curso de Medicina Veterinária, por sua vez, graduou 181 Médicos Veterinários em 11 turmas, sendo 85 homens e 96 mulheres. Os egressos dos cursos, para além de atuarem na região, estão exercendo suas profissões em diversos estados brasileiros e, alguns, no exterior.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES aprovou o curso de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, projeto que foi apresentado pelo Departamento de Estudos Agrários da Unijuí.
De acordo com o professor José Antonio Gonzalez da Silva, o Programa tem o objetivo de analisar e compreender as relações entre os sistemas naturais e produtivos, abordar as dimensões ambientais, sociais, econômicas, culturais e produtivas e gerar pesquisas que promovam soluções e minimizem os impactos negativos gerados pelo desenvolvimento.
“A região precisa desenvolver, mas, para isso, é preciso desenvolver critérios que levem em conta qualidade de vida e qualidade dos recursos naturais. Esse Mestrado vai permitir gerar conhecimento, inovação e, principalmente, parcerias nacionais e internacionais, além de agregar novos conhecimentos”, comenta.
O curso é interdisciplinar e envolve as graduações de Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia Química e demais engenharias. Segundo o professor José, o que se busca é a interação entre as áreas do conhecimento. “Buscamos formar pesquisadores que tenham uma visão sistêmica e multidisciplinar e a capacidade de compreender as inter-relações entre o ambiente, a sociedade, a tecnologia e, a partir disso, participar de forma crítica e reflexiva do processo de desenvolvimento regional, considerando os princípios da sustentabilidade”, salienta.
Em breve será publicado no Portal da Unijuí um edital para o processo seletivo para ingresso de estudantes no curso.
“Foi um grande evento com muitos elogios para essa região”, a fala é do professor coordenador da XXXVIII Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia, José Gonzáles. O evento reuniu estudantes, da graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e empresários de toda região.
“Ficamos muito felizes com o envolvimento de pessoas ligadas as instituições de pesquisa que trabalham com inovação e tecnologia para aumentar, cada vez mais, o avanço da lavoura de aveia nos sistemas de produção”, destacou o professor.
O evento aconteceu durante três dias e teve o objetivo de abordar e discutir novas tecnologias, os avanços obtidos e as demandas que promovem o desenvolvimento e inserção da aveia nos sistemas de produção animal, vegetal e alimentação humana. Para encerrar o evento, a Comissão organizadora fez a entrega dos certificados para os melhores trabalhos expostos e apresentados durante o evento.
A Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia é integrada por instituições de ensino, pesquisa, extensão, assistência técnica, cooperativas, produtores, industrias e órgãos governamentais envolvidos com o desenvolvimento da cultura no Brasil.
Na última sexta-feira, 24 de março, foi realizada a aula inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), junto à sala de reuniões do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí. O encontro reuniu os estudantes da nova turma e professores do programa, sob a coordenação da professora Maria Simone Vione Schwengber.
Coordenado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e ofertado por 26 instituições no País - entre elas, a Unijuí -, o Proef objetiva o aperfeiçoamento de professores de Educação Física que atuam na docência da Educação Infantil, dos Ensinos Fundamental e Médio, na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira.
Na Unijuí, o Proef é acolhido e alocado junto ao PPGEC, conta com seis professores da Educação Física e com o apoio da Secretaria do Programa. Na sexta-feira, os estudantes, oriundos de diferentes partes da região Sul do País, foram acolhidos e participaram de diversas atividades - começando pela apresentação do programa, dos professores e de cada novo mestrando.
Na sequência, o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, também docente do programa, professor doutor Fernando Jaime González, realizou uma palestra com o tema “O Proef frente aos desafios da Educação Física escolar”. O professor destacou que o Programa de Mestrado inaugura novo entendimento na pós-graduação da Educação Física, e mais especificamente na área escolar, tendo em vista que tem seu princípio fortemente direcionado para a valorização educacional, no chão da escola, visando o impacto social nas comunidades escolares.
Assim, como apontou o professor, o mestrado tem o objetivo de fortalecer e qualificar o profissional em seu lócus de trabalho, buscando desenvolver e aprimorar ferramentas técnicas e pedagógicas que consigam dar conta das demandas relacionadas às profissões e, no caso, à Educação Básica. González pontou, ainda, que uma das funções específicas do ProEF é fortalecer o vínculo do profissional - que não é ação individual do pesquisador, mas uma formação coletiva para qualificar a Educação Física brasileira.
Na sequência, os estudantes puderam acompanhar a aula do professor Paulo Evaldo Fensterseifer.
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Encerra-se na próxima segunda-feira, 28 de novembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), destinado ao aperfeiçoamento de professores da área, que atuam na docência da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, na rede pública de ensino. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como coordenadora nacional e 23 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas - a exemplo da Unijuí, um dos polos do curso.
O Mestrado tem o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo o professor ao título de mestre em Educação Física. O Proef é um programa presencial, ofertado no modelo híbrido, com atividades síncronas, assíncronas e presenciais. As disciplinas do núcleo comum e das linhas de pesquisa têm a carga horária distribuída em atividades a distância, com oferta simultânea em rede nacional, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e presencialmente nas IES associadas.
O ProEF ofertará 300 vagas entre as Instituições, sendo que, na Unijuí, há a destinação de oito vagas. Interessados devem realizar a inscrição pelo endereço www.vunesp.com.br, observando o cumprimento de algumas condições - como exemplo, não possuir título de mestre ou doutor; não estar matriculado ou cursando outro programa stricto sensu; pertencer à Carreira do Magistério da Educação Básica, com vínculo público efetivo; apresentar comprovante de que está em exercício da função docente e possuir Licenciatura em Educação Física.
O processo seletivo conta com duas fases, aplicadas no formato digital: prova escrita, com 40 questões objetivas, e estudo de caso, composto pela proposição de uma situação real ou fictícia.
Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link.
Já estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), destinado ao aperfeiçoamento de professores da área, que atuam na docência da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, na rede pública de ensino. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu tem a Universidade Estadual Paulista/Unesp como coordenadora nacional e 23 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas - a exemplo da Unijuí, um dos polos do curso.
O Mestrado tem o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo o professor ao título de mestre em Educação Física. O Proef é um programa presencial, ofertado no modelo híbrido, com atividades síncronas, assíncronas e presenciais. As disciplinas do núcleo comum, e das linhas de pesquisa, têm a carga horária distribuída em atividades a distância, com oferta simultânea em rede nacional, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e presencialmente nas IES associadas.
O ProEF oferecerá 300 vagas entre as Instituições, sendo que, na Unijuí, há a oferta de oito vagas. Os candidatos devem realizar a inscrição até o dia 28 de novembro, pelo endereço www.vunesp.com.br, observando o cumprimento de algumas condições - como exemplo, não possuir título de mestre ou doutor; não estar matriculado ou cursando outro programa stricto sensu; pertencer à Carreira do Magistério da Educação Básica, com vínculo público efetivo; apresentar comprovante de que está em exercício da função docente e possuir Licenciatura em Educação Física.
O processo seletivo conta com duas fases, aplicadas no formato digital: prova escrita, com 40 questões objetivas, e estudo de caso, composto pela proposição de uma situação real ou fictícia.
Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link.
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