Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

Estudo analisa os efeitos de filmes de comédia durante a hemodiálise

Confira a seguir o trabalho da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais, egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, sobre a relação entre filmes de comédia e seus efeitos durante a hemodiálise.



Apesar dos avanços obtidos no tratamento da Insuficiência Renal Crônica após a implementação da hemodiálise, esta doença apresenta elevada prevalência e mortalidade e gera prejuízos à saúde psíquica e à qualidade de vida dos pacientes. Neste sentido, tem sido descritas investigações sobre os benefícios da utilização de práticas complementares não farmacológicas durante a hemodiálise que compreendem intervenções que geram benefícios à saúde, tornam o ambiente mais agradável e podem impactar positivamente no bem-estar dos pacientes além de reduzirem os níveis de ansiedade, depressão e estresse, melhorarem o humor e diminuírem os sintomas indesejáveis e os desfechos adversos.

A partir da observação dos efeitos benéficos das terapias complementares surgiu o interesse na investigação de uma prática de lazer que proporcionasse bem-estar ao paciente durante o procedimento hemodialítico e reduzisse os desconfortos inerentes ao procedimento. Neste sentido, foi proposto aos pacientes a participar de uma prática complementar assistindo a filmes de comédia durante a sessão de hemodiálise, pois a hipótese era que esta atividade poderia promover efeitos similares a outras práticas complementares já descritas na literatura, mas com menor dificuldade de implantação nos serviços de hemodiálise. O estudo foi pioneiro em demonstrar a utilização de filmes de comédia como intervenção terapêutica em indivíduos em tratamento dialítico e se propôs a analisar os efeitos nos níveis de estresse, ansiedade, depressão, qualidade de vida, intercorrências intradialíticas e parâmetros laboratoriais. Os resultados demonstraram que a prática complementar proposta foi associada à redução nos escores de ansiedade e depressão, nas intercorrências como hipertensão e cefaléia e melhoria na qualidade de vida de pacientes renais crônicos.

A autoria deste trabalho foi da enfermeira e mestre Edinara Moraes Morais egressa do Mestrado em Atenção Integral à Saúde que verificou que a apresentação de filmes durante a hemodiálise reduziu os níveis de ansiedade e depressão, melhorou a qualidade de vida e reduziu as complicações durante o procedimento. O estudo foi orientado pelo médico nefrologista Prof Doutor Paulo Moreira, da Unicruz e co-orientado pela Fisioterapeuta Profa Doutora Eliane Roseli Winkelmann, da Unijuí, integrantes do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral a Saúde.

O estudo está publicado como “Movie watching during dialysis reduces depression and anxiety and improves quality of life: a randomized clinical trial” na revista “Complementary Theraphies in Medicine” e está disponível para leitura em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0965229919317728.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde: inscrições iniciam na sexta-feira

No próximo dia 20 de março abrem as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, oferta em associação entre Unicruz e Unijuí. O processo seletivo oferecerá 22 vagas.

Os interessados devem se inscrever por meio da página do curso, no Portal da Unijuí. A documentação necessária para confirmar a inscrição está descrita no edital, que está disponível no mesmo endereço.

O processo seletivo se dará em duas etapas. A primeira etapa será obrigatória, eliminatória e classificatória e será composta pela prova e pela análise do currículo. A segunda etapa será composta por entrevista e análise da intenção de projeto de pesquisa.

As inscrições seguem até o dia 30 de abril e a nova turma deve iniciar as no dia 13 de julho.

Conheça o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais

 


Mestrado em Atenção Integral à Saúde realiza Aula Inaugural e Encontro de Egressos

                   

Na sexta-feira, dia 06, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, Aula Inaugural e Encontro de Egressos do curso.

Na programação, que iniciou no turno da tarde, foi realizada a palestra “O enfoque interdisciplinar na pesquisa e na formação em saúde: o horizonte da complexibilidade”, com o professor Dr. SidInei Pithan da Silva (PPG Educação nas Ciências - Unijuí) e apresentação do Programa para Turma 2020, realizada pelos coordenadores do Programa, professor Dr. Thiago Gomes Heck (Unijuí) e professora Dra.Janice de Fatima Pavan Zanella (Unicruz).

E, na programação da noite, foi realizada a “Mesa Redonda: Experiências acadêmicas e profissionais de egressos do curso de Mestrado em Atenção Integral à Saúde”, com as mestras Natacha Cossetin Mori, Pâmela Vione Morin e Franciéli Aline Conte. Logo após, ocorreu ainda a Palestra: “O mundo do trabalho está mudando? (Visão de futuro do mercado de trabalho)”, com a professora Dra. Ana Maria Bellani Migott, da Universidade de Passo Fundo.

No evento, os participantes também prestigiaram uma apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes.

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar, em associação ampla entre a Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). O Programa foi recomendado pela CAPES/MEC, em dezembro de 2013 e reconhecido pelo MEC, em setembro de 2014, para oferta de Mestrado Acadêmico, que teve início em maio de 2014. O Programa dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da Saúde, com ênfase em duas linhas: Processos saúde-doença-cuidado e Processos químicos e biológicos em saúde.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde podem também ser obtidas no portal da Unicruz: www.unicruz.edu.br/ppgais


Estão abertas as inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                     

Estão abertas as Inscrições para Aluno Especial do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail ppgais@unijui.edu.br até o dia 08 de agosto de 2019 por meio de preenchimento de formulário disponível na página do Programa. A matrícula deve ser realizada diretamente na Secretaria Acadêmica da Unijuí, entre os dias 05 e 08 de agosto de 2019. 

Para o segundo semestre de 2019 são ofertadas quatro vagas para cada uma das seguintes disciplinas: Reabilitação Multidisciplinar em Indivíduos com Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Plantas Medicinais na Atenção à Saúde; Biomarcadores Celulares e Moleculares das Populações; Epidemiologia.

O Edital completo está disponível na Página do Programa.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).  


Doutorando do PPGEC da Unijuí realiza estágio sanduíche em Sevilha, na Espanha

O doutorando Adão Eurides de Souza Filho, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, iniciou recentemente o seu estágio sanduíche na Espanha. Seus estudos tiveram início neste mês de junho, e ele conta que está muito feliz em poder realizar parte do seu doutorado na cidade de Sevilha, na região de Andaluzia.

“Neste mês de junho, iniciei os estudos do Doutorado Sanduíche, contando com o apoio de outro grupo de pesquisa para o desenvolvimento da minha tese, sob a orientação do professor doutor Sidinei Pithan da Silva, do PPGEC da Unijuí, e a coorientação do professor Jose Antonio Pineda, da Facultad de Ciencias de la Educación, da Universidad de Sevilla”, explicou.

Conforme destaca o estudante, serão seis meses de aprendizagem, pesquisa, imersão na cultura e vida social. “São oportunidades que o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Unijuí disponibiliza para os seus alunos, e que fazem a diferença na formação acadêmica/científica e profissional. Gostaria de agradecer a todos que possibilitaram tornar este sonho realidade”, completou. 


Professor do PPGEC realiza estágio pós-doutoral no Instituto de Humanidades da Universidad Nacional de Córdoba

Nas últimas semanas, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, Fernando Jaime González, iniciou o seu estágio pós-doutoral no Instituto de Humanidades do Centro de Investigaciones María Saleme de Burnichon da Faculdade de Filosofia e Humanidades, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC). De acordo com o docente, esta é uma grande oportunidade proporcionada pela Unijuí e pela UNC. 

“As primeiras semanas foram muito interessantes e estou seguro de que a estada no estágio pós-doutoral será muito proveitosa”, argumentou o professor Fernando, lembrando que a Universidad Nacional de Córdoba é uma instituição com 407 anos de existência, que possui 15 faculdades, duas escolas secundárias, 145 centro e institutos de pesquisa, além de 25 bibliotecas, museus, entre outras estruturas de destaque em todo o território argentino. 

Conforme o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, é importante para a atual reitoria que os professores busquem a valorização de seus currículos. “Estamos dando todo o apoio necessário para essas valorizações. Nosso objetivo é possibilitar uma instância pós-doutoral, seja no brasil ou exterior, para que nossos docentes possam aprofundar e avançar em suas pesquisas, estabelecendo relações com professores de outras instituições, o que contribui para avanços nos programas de pós-graduação da nossa Universidade”, destaca. 


Professora da Universidade do Estado do Pará escolhe o PPGEC da Unijuí para realizar seu pós-doc

A professora doutora da Universidade do Estado do Pará, Ionara Antunes Terra, escolheu o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí para realizar o seu pós-doutorado. Ionara é graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e doutorado em Biologia Celular e Molecular, ambos os cursos realizados na Universidade Luterana do Brasil. 

Com larga experiência no ensino de Ciências, Química, Biologia e Educação Ambiental, com o uso de metodologias ativas e abordagens interdisciplinares, bem como na linha de pesquisa "Produtos Naturais e Farmacológicos", com o estudo de recursos e produtos da Amazônia, a professora doutora coordenou o Projeto de Residência Pedagógica: Universidade e Escola em Ciências, Química e Biologia por seis anos em parceria com escolas públicas de Belém - PA. Ao completar 30 anos de carreira docente, foi contemplada com bolsa estadual e escolheu o PPGEC da Unijuí para realizar o seu pós-doc, por conhecer o alto conceito e a difusão deste programa. 

No decorrer do semestre, a professora desenvolverá estudos e pesquisas em políticas de formação docente sob a orientação e supervisão da professora doutora Vidica Bianchi, através do plano aprovado pelo Colegiado deste programa: Contribuições do Programa de Residência Pedagógica na Formação de Discentes de Licenciatura em Ciências Naturais, Biologia e Química. 

A professora Ionara ressalta a importância da interação entre Instituições, a fim de ampliar experiências culturais diversificadas.  A professora Vidica, por sua vez, salienta que esta interação contribui com os estudantes do programa, pois proporciona uma ampliação, trocas de conhecimentos e experiências culturais de realidades distintas, entre o norte e o sul do país. Reforça ainda que o plano de trabalho da professora inclui a participação em diferentes ações do programa, especialmente na produção científica.





Inscrições para o XXIII Enaced foram prorrogadas para o dia 20 de julho; evento acontecerá no segundo semestre

Com a mudança de data do XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, para os dias 30 de setembro a 2 de outubro, foram prorrogadas as inscrições para o dia 20 de julho. O evento será realizado no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/eventos, página onde também é possível conferir a programação.

E para abrir a programação, no dia 30, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).

Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.

Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 1 e 2 de outubro. Na página do evento, é possível conferir a programação completa. 

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


Webinar promovido pelo PPGEC aborda as inteligências artificiais e sua relação com a educação e as tecnologias

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC) realizou, na tarde desta quinta-feira, 6 de junho, o Webinar: Education and Technology in a crosscultural perspective. A atividade foi promovida dentro da disciplina de Educação e Tecnologia na Perspectiva Sociocultural (Education And Technology From a Sociocultural Perspective) e buscou debater sobre a temática da educação e tecnologia a partir da perspectiva de outro país. 

A palestra foi ministrada pelo professor do Departamento de Linguística Aplicada da Marie Curie-Skłodowska University, da Polônia, Jaroslaw Krajka, que, em sua fala, fez uma abordagem a respeito das Inteligências Artificiais e suas ferramentas, no contexto de como ela estão sendo testadas e avaliadas, e sua relação com professores, a educação e as tecnologias. 

O Webinar, conforme a professora Fabiana Diniz Kurtz da Silva, é uma das atividades de encerramento da disciplina neste semestre. “Acredito que fechar a partir de um debate com o professor Jaroslaw é bem interessante, em especial na perspectiva temática da educação e tecnologia, na questão multicultural. Penso que o evento contribui muito neste sentido, não só para trazer um olhar de fora, mas sim também de um professor que investiga, que tem um olhar com outra cultura, um outro país”, ressalta. 

A atividade contou com a presença de professores do PPGEC, além de estudantes do mestrado e do doutorado, em especial acadêmicos estrangeiros que integram o programa.


Inscrições para o XXIII Enaced podem ser realizadas até o sábado, dia 13 de abril

Foram prorrogadas as inscrições para o XXIII Enaced - Encontro Nacional de Educação, que acontecerá de 20 a 22 de maio, no campus da Unijuí em Ijuí, em paralelo com o III Siepe - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências e com o V Enteci - Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado. Interessados agora têm até o dia 13 de abril, próximo sábado, para se inscrever em unijui.edu.br/eventos, página onde também é possível conferir a programação.

Tendo como tema a “Ciência, Tecnologia, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate educacional”, os eventos serão realizados de modo colaborativo, marcando os 29 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí.

E para abrir a programação, no dia 20, será realizada a palestra “Ciência, Tecnologias, Democracia e Decolonialidade: contribuições ao debate na Educação Básica”, com o doutor Renato Janine Ribeiro (USP). No mesmo dia, ainda acontecem três mesas redondas no Salão de Atos: a primeira, às 13h45, terá como tema “Ética, Diversidade e Democracia na Educação Básica, tendo como debatedoras as doutoras Zélia Caçador (UMinho),  Alice Pagan (UFMT), Mareli Eliane Graupe (Uniplac) e Vânia Cossetin (Unijuí - mediadora).

Às 14h, terá início a mesa “Maternidades nas políticas públicas, pesquisas acadêmicas e mídia”, com as doutoras Carin Klein (ULBRA), Maria Cláudia Dal'Igna (Unisinos), Catharina da Cunha Silveira (Smed/Porto Alegre) e Maria Simone Schwengber (Unijuí - mediadora). Para fechar, às 19h45, ocorrerá a mesa “Decolonialidade no Sul Global: repercussões na Educação Básica”, com os convidados Kleber Aparecido da Silva (UnB) e Tania Rezende (UFG), sob mediação da professora da Unijuí, Fabiana Kurtz.

Apresentações de trabalhos e novas mesas serão realizadas nos dias 21 e 22. Na página do evento, é possível conferir a programação completa. 

A realização do evento conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Polo IFFAR Jaguari, IFSUL e IFRS; Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB); Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal; Grupo de Investigación Conocimiento Profesional del Profesor de Ciencias – CPPC y al Semillero de Investigación Enseñanza de las Ciencias Naturales – ENCINA da Universidad Surcolombiana; Red Internacional de Investigación en Ensino de las Ciencias (RIEC); Maestría en Docencia de la Química da UPN Bogotá; Observatório do Currículo Integrado do IFFAR; Red Latinoamericana en Educación en Ciencias Naturales (REDLAECIN); Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Coordenadoria Regional de Educação - 36ª CRE de Ijuí e Secretaria Municipal de Educação de Balsas, MA.


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