Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Mestrado e Doutorado

Estudantes do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional têm inserção na Universidade

Estudantes da segunda turma do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef), Polo Unijuí, estão com aulas presenciais durante esta semana, de 7 a 11 de fevereiro, nas disciplinas de Práticas Corporais e Jogos e Lutas, ministradas pelo professor Robson M. Borges. 

Este foi o primeiro momento presencial dos estudantes nos espaços da Unijuí, desde que ingressaram, em 2021. A programação teve a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, que também é docente do Proef; da coordenadora do curso, professora Maria Simone Vione Schwengber; além dos professores Sidinei Pithan da Silva e Robson Machado Borges. 

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, que atuam na docência do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. 

A UNESP é quem coordena o Programa de Mestrado Profissional, junto aos demais polos que ofertam o curso. 

O vice-reitor, professor Fernando González, saudou os alunos e professores, parabenizando a turma que ingressou num processo seletivo muito competitivo, com mais de 1.400 inscritos disputando as oito vagas para o Polo Unijuí. Ressaltou que a oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí, que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do curso de Educação Física da Unijuí na comunidade regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procura ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na Educação Básica.

Da mesma forma, a coordenadora, professora Maria Simone Schwengber, acolheu os estudantes, apresentando a dinâmica do funcionamento do curso, da Secretaria, dos espaços institucionais da Unijuí, como a Biblioteca, salas de aulas, dentre outros. Ressaltou que uma das novidades do processo avaliativo para esta turma será a elaboração de um e-book, com a participação dos estudantes e professores do Proef.


Saúde na Educação Física Escolar é tema de evento online

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef) e o curso de Educação Física da Unijuí promoveram nesta segunda-feira, 27 de setembro, o terceiro momento do webinar Educação Física Escolar: temas emergentes. Com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento teve como foco o debate sobre a “Abordagem dos temas relacionados à saúde na Educação Física Escolar”.

“O evento tem o intuito de possibilitar reflexões e propor alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos docentes, em sua atuação profissional, nas aulas de Educação Física Escolar, além de contribuir com a formação inicial e continuada de professores”, explicou o coordenador do curso de Educação Física, Robson Borges. 

Para discutir a temática foi convidada a professora doutora Meily Assbú Linhares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como mediador, esteve o professor doutor e coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Sidinei Pithan da Silva.

A convidada focou sua fala em três pontos: primeiro, compartilhou como vê a problemática e o que significa abordar temas relacionados à saúde na Educação Física e Escolar; provocou reflexões entre os convidados e falou sobre potenciais possibilidades de trabalho na escola.

Para conferir o evento na íntegra, acesse:


Vídeo: Confira como foi a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Física

                 

Teve início na UNIJUÍ o Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Uma aula inaugural, realizada nesta sexta-feira, dia 27 de abril de 2018, marcou o início das aulas do Mestrado, que tem como objetivo o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.


Unijuí participa de Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede

            

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP³), recebeu o    3º Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (ProEF). Sob a coordenação das professoras Denise Ivana de Paula Albuquerque e Maria Candida Soares Del-Masso, foram realizadas diversas deliberações acerca do programa.

O encontro contou com a participação dos 14 coordenadores de colegiados de curso, de diferentes regiões do país, do vice-coordenador do IEP³, professor Marcus Vinícius Maltempi, e da professora Telma Teresinha Berchielli, pró-reitora de pós-graduação da Unesp.

Durante os dois dias, os professores realizaram uma série de mesas-redondas com temas referentes à manutenção do mestrado profissional e recursos do convênio do PROEB/CAPES.

Entre as deliberações foi aprovado o processo seletivo para a segunda turma do mestrado que deverá ocorrer neste segundo semestre de 2019 com início da 2ª turma no 1º semestre de 2020. O encontro também deliberou pela expansão do ProEF com a possibilidade de abertura de Polos na região norte e nordeste do pais seguindo sugestão da Capes quando da realização do 2º Encontro Nacional do ProEF ocorrido em Vitória/ES em maio deste ano.


Programa de Mestrado Profissional em Educação Física participa do 2º Encontro Nacional do PROEF

No período de 7 a 9 de maio, os professores Sidinei Pithan da Silva, Paulo Carlan e a mestranda Áurea Bigolin (representante discente) do PROEF- Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede participaram do 2º Encontro Nacional do PROEF, na UFES – Vitória/ES, representando o Polo da Unijuí.

De acordo com o Coordenador do PROEF, Polo Unijuí, Sidinei Pithan da Silva, “o encontro foi muito relevante pois permitiu fazer a avaliação das ações desenvolvidas até então e projetar as próximas, que tendem a ser muito promissoras”.

A participação da CAPES, no referido encontro, foi fundamental para a projeção do PROEF em escala nacional, pois abriu a possibilidade da inserção de novos Polos, bem como, na ampliação do número de vagas. Também houve análise de pontos específicos, tais como, o cadastramento de novos professores no PROEF, a discussão sobre o formato do Trabalho Final de Conclusão do Curso, bem como a avaliação do Mestrado Profissional em Educação Física.

Nas mesas de discussões, o Coordenador Sidinei pôde destacar o modo de conceber e de desenvolver o projeto do Mestrado Profissional na primeira turma, e que a Unijuí irá analisar a possibilidade de abrir nova turma, para 2020.

Na primeira edição do PROEF, no Polo Unijuí, concorreram cerca de 112 professores/as da educação básica, sendo 12 aprovados/matriculados para o preenchimento das vagas do Polo. Contudo, a tendência é aumentar a procura pelo curso.

Por fim, o Coordenador Sidinei Pithan da Silva ressaltou que é um orgulho para uma Instituição Comunitária como a Unijuí participar deste Mestrado Profissional em Educação Física e contribuir para a qualificação dos professores que atuam na educação básica.

Na interpretação da mestranda Áurea Bigolin: “A participação dos discentes no 2º Encontro Nacional do PROEF reforça a importância dada aos alunos, em âmbito nacional, sobretudo no contexto local, com base no que vivencio no Pólo da UNIJUÍ- Ijuí”.

Ainda, os discentes puderam avaliar o curso como um todo e fazer sugestões para a coordenação do Mestrado e direção da CAPES, presentes no evento.

    


Mestrado Profissional em Educação Física na Unijuí e em Rede Nacional


 

A Unijuí, por intermédio do Curso de Educação Física e do Departamento de Humanidades e Educação e, nele, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, inicia nova oferta de Mestrado Profissional em Rede conjuntamente com a UNESP - SP. No último dia 13 de abril de 2018 ocorreu em caráter nacional, via plataforma digital on-line, a aula inaugural do Mestrado.

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) visa o aperfeiçoamento de professores de Educação Física, prioritariamente em exercício da docência no Ensino Infantil, Fundamental e Médio na rede pública de ensino, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no país.

O referido curso será ofertado de forma semipresencial com oferta de forma simultânea nacional, no âmbito do Sistema de Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de mestre em Educação Física. No total do programa serão 13 Polos Universitários que farão a oferta do mestrado profissional em onze universidades brasileiras (Unesp, Unijuí, UFMT, UFPE, UFG, UFScar, UEM, UFRN, UnB, UFES, UFMG).

A Unijuí e a UEM são as duas únicas universidades da região sul cadastradas para o referido projeto, sendo que a Unijuí é a única com caráter público não estatal. A oferta deste mestrado profissional é resultado de um esforço institucional da Unijuí que objetiva contribuir para o desenvolvimento regional a partir de suas práticas formativas e de pesquisa. Se articula com a caminhada histórica do Curso de Educação Física da Unijuí na Comunidade Regional, que por meio de seus professores e pesquisadores, procuram ampliar e qualificar a oferta da Educação Física na educação básica.

 Os professores/as: Dr. Fernando Jaime Gonzalez, Drª Maria Simone Vione Schwengber, Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer, Dr. Paulo Carlan e Dr. Sidinei Pithan da Silva, irão constituir o corpo docente que irá assumir e conduzir a proposta na Unijuí. Os professores são membros do Grupo de Pesquisa Paidotribas e da REIIPEFE (Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar), além de atuarem no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí.

Nesta primeira turma a Unijuí contará com 12 estudantes / professores pesquisadores que atuam na educação básica. As aulas presenciais ocorrerão no Campus da Unijuí e, para a primeira turma, funcionarão de acordo com o calendário previsto pela Unesp e pela organização interna do Curso na Unijuí entre março de 2018 e junho de 2019.

A primeira aula presencial será realizada nos dias 27 e 28 de Abril. A secretaria do Curso funcionará junto ao programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – Unijuí /RS. Os estudantes e demais interessados podem saber mais informações pelo telefone, (55) 3332 0417, ou e-mail – poseduca@unijui.edu.br, com a secretária Carmen Antunes, ou com o professor coordenador do polo, Sidinei Pithan da Silva, pelo e-mail sidinei.pithan@unijui.edu.br ou fone 996769983.


Estudantes do Dinter realizam estágio no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) recepcionou os estudantes do Dinter, Doutorado Interinstitucional entre a Unijuí e Unibalsas, na segunda-feira, dia 24, com a presença de representantes da reitoria, coordenação, professores, secretárias e estudantes, com explanação sobre o Programa e a Unijuí como um todo. 

Com o tema “Tempo passado como recordação e expectativa”, o professor Paulo Rudi Schneider fez uma reflexão sobre a importância da pesquisa e, para enriquecer ainda mais o momento, fez uma apresentação de violino.

A maioria destes doutorandos são docentes da Unibalsas e irão permanecer no Programa no período de 30 dias, para a realização do estágio, que prevê muitas demandas. Será um período de muita aprendizagem, pois os estudantes serão inseridos em atividades planejadas pelo PPGEC, sobretudo, momento intenso com seus orientadores, para a elaboração da tese de cada um. 

Destaca-se que o PPGEC iniciou as atividades do Minter e Dinter (mestrado e doutorado interinstitucional) em março deste ano, com um total de 30 estudantes. É a primeira oferta do Minter e Dinter, pela Unijuí, através do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, pelo convênio firmado com a Unibalsas.

Segundo a Reitora e professora da Unijuí/PPGEC, Cátia Maria Nehring, o Minter e Dinter representa uma ousadia de uma Instituição do interior do Noroeste do Rio Grande do Sul e de uma Faculdade no interior do sul do Maranhão que possuem a missão de transformar vidas, para que possam transformar o mundo.

Para o doutorando e Professor da Unibalsas, Jefferson Carvalho Barros, o curso trará resultados positivos. “Estou muito confiante de que essa imersão no universo do conhecimento aqui na UNIJUÍ trará muitos resultados para nossa formação acadêmica. Fomos muito bem recebidos e esperamos que esse momento seja de profunda reflexão e construção do conhecimento através do programa de Doutorado em Educação nas Ciências e que as vivências aqui experimentadas sirvam para contribuirmos com o desenvolvimento da educação em nossa região”, comentou.

De acordo com os professores do Colegiado do Programa e representantes da Coordenação, Maria Simone Vione Schwengber e Sidinei Pithan da Silva, o Programa empenha-se em formar estes doutores da Unibalsas, aptos a responder pelo título, sobretudo, pelas pesquisas desenvolvidas ao longo dos seus quase 25 anos de existência, com oferta de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e nota 5 atribuída pela CAPES na última avaliação quadrienal, 2013-2016.

Trata se de um compromisso social pelo viés da pesquisa e da formação com a construção de um País e de uma nação. Outrossim, um desafio de compreender e intervir  na educação tendo em vista o enfrentamento de realidades que nos exigem do ponto de vista do comprometimento científico, filosófico, ético e político.

 

Inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado Interinstitucional

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos Minter, Mestrado Interinstitucional, e Dinter, Doutorado Interinstitucional, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, na Unibalsas – Faculdade de Balsas, em Balsas no Maranhão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro pela página do Programa, no Portal da Unijuí. São 20 vagas disponíveis para o Minter e seis vagas para o Dinter. O processo seletivo é composto pela prova escrita, análise e avaliação do Currículo Lattes, avaliação do projeto, memorial reflexivo e entrevista. Os resultados serão divulgados até o dia 17 de dezembro na página do Programa

Por meio do convênio consolidado entre Unijuí/PPGEC e Unibalsas, desde 2014, houve a aproximação entre as duas instituições e seus pesquisadores, facilitando o diálogo e proposições. A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.

 


Mestrandos em Atenção Integral à Saúde propõem estratégia de transição do cuidado para pacientes no pós-operatório

A transição do cuidado é compreendida como o desenvolvimento de ações por profissionais de saúde, a fim de garantir a continuidade dos cuidados de saúde na transferência de pacientes entre diferentes serviços, como do hospital para os postos de saúde. Ao se tratar de pacientes cirúrgicos, este contexto é ainda mais complexo, tendo em vista a fragilidade do paciente no status pós-operatório, já que existem diversos fatores que o limitam neste período, como a insegurança, a dor e a baixa compreensão dos procedimentos realizados e das suas possíveis complicações.

A partir desta problemática, discutida nas disciplinas de Políticas Públicas e Educação em Saúde do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) da Unijuí, os mestrandos Alisson Castanho (médico), Tainara Bonmann (biomédica), Juliana Feix (enfermeira) e Gustavo Barreto (médico), coordenados pela professora Adriane Kolankiewicz, trabalharam a partir da compreensão do problema, das discussões realizadas em sala de aula, das vivências e da revisão de literatura. Eles foram desafiados pelos demais professores da disciplina - Arnaldo Nogaro, Cristina Thumm, Janaína Coser e Marília Krug - a propor estratégias de solução pautadas em evidências científicas.

Visto que a transição do paciente cirúrgico para outros serviços, após a alta, é uma preocupação dos gestores e dos profissionais de saúde, pois, por vezes, gera visitas hospitalares excessivas, aumento de custos para o sistema público de saúde, além do prejuízo para o paciente, que não consegue muitas vezes ter acesso a dúvidas que podem surgir sobre o procedimento e sua condição cirúrgica, os mestrandos elaboraram um sumário de alta que pode ter três vias, ficando uma de posse do paciente, outra do hospital e a terceira com a equipe de atenção básica. O sumário de alta contém informações clínicas importantes sobre os pacientes, bem como o contato telefônico do serviço e orientações quanto aos cuidados cirúrgicos que os pacientes e equipe de saúde devem seguir.

Após a elaboração do material, os mestrandos treinaram as equipes de enfermagem e da Residência Médica em Ortopedia do Hospital de Caridade de Erechim para o uso do sumário, além de discutir a importância do seu uso. O referido trabalho teve importante contribuição social, tendo em vista que o hospital é referência em cirurgia ortopédica para mais de 130 municípios e passou, desde então, a utilizar a nota de alta com todos os seus pacientes da ortopedia, tornando-se um protocolo da instituição. 

Para o mestrando Gustavo, que coordenou a discussão com os gestores do hospital e com as equipes de enfermagem e médica, está sendo muito gratificante, pois a ação da disciplina foi implementada na instituição e passa a alcançar muitas pessoas. Com isso, reduziu-se o número de retornos desnecessários, filas, custos de transporte e deixou os pacientes muito mais seguros, confiantes e confortáveis em seu pós-operatório. Inicialmente, a iniciativa foi testada com um grupo de pacientes e, agora, já está sendo implementadaq em outras áreas da ortopedia.

Para a mestranda Tainara, a proposta apresentada pela disciplina fez com que o grupo refletisse sobre a realidade dos serviços de saúde que fazem parte da rede de atenção à saúde, desafiando os estudantes a pensar em uma solução a partir de evidências. Foi um desafio gratificante, segundo ela, já que contribui para o bem-estar do paciente, bem como para a melhora dos serviços de saúde.

Já para a mestranda Juliana, que atua na Atenção Primária à Saúde, foi muito gratificante poder contribuir para um melhor atendimento à população por meio das discussões interdisciplinares do PPGAIS. Como ressalta, as ações propostas pelo Programa estão, com certeza, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população e continuidade dos cuidados entre os serviços de saúde.


PPG em Atenção Integral à Saúde promoverá seminário sobre as “Ferramentas de tradução do conhecimento”

No dia 18 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde promoverá um seminário com o tema “Ferramentas de tradução do conhecimento: como aplicar no processo de pesquisa”. O PPGAIS é um projeto interinstitucional, com característica interdisciplinar, que acontece em associação ampla entre a Unijuí, Unicruz e a URI Erechim. 

Agendado para acontecer às 19h, na Sala 102 do Prédio 14 do cammpus da Unijuí em Ijuí, o seminário terá como palestrante a doutora Elisiane Lorenzini, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC).


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.