A Unijuí esteve presente, na última semana, no seminário “A Ciência no Enfrentamento ao Desastre de 2024 no Rio Grande do Sul: da Emergência à Reconstrução", realizado no salão de atos da reitoria da UFRGS, em Porto Alegre. A Universidade esteve representada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Daniel Claudy da Silveira, que contribuiu para importantes discussões realizadas no evento.
O evento reuniu representantes de todas as universidades gaúchas, tanto públicas, quanto privadas, com o objetivo de discutir como a ciência pode ajudar na resposta aos desastres climáticos que atingiram o Estado nos últimos tempos. Segundo o professor foram apresentadas visões de reconstrução e planejamento para o futuro do RS. “Se avaliou os impactos dos desastres no contexto do Estado, desde a queda na arrecadação até estratégias para replanejar municípios e o desenvolvimento futuro, a partir de uma visão regionalizada”, observou Daniel.
Durante o seminário, foram feitas apresentações de projetos sobre impactos sociais, econômicos e ambientais, incluindo a inserção do poder público, por meio da Famurs, prefeitos, secretários, e técnicos do Governo Federal. Também foram realizados painéis com representantes da Embrapa, Emater e Secretaria de Reconstrução.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR) recebeu, no dia 28 de novembro, a doação de livros do egresso do curso de doutorado Nedisson Luis Gessi. A doação foi recebida pelo coordenador da Linha de Pesquisa Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado, professor Jorge Oneide Sausen, e pela secretária do Programa, Marivane Silva.
As publicações vão auxiliar mestrandos e doutorandos em suas pesquisas e ficarão à disposição no Programa para retirada e consulta. Nedisson é da turma 2016, tendo defendido sua tese em 2020, intitulada “Políticas Públicas em regiões transfronteiriças: um olhar sobre experiências locais brasileiras e argentinas”, orientado pelo professor Sérgio Allebrandt.
Segundo o egresso, ao longo de quatro anos, o PPGDR foi um espaço que contribuiu para sua formação acadêmica e ampliou sua visão sobre os desafios e as potencialidades dos territórios. “Durante esse período, construí um acervo de quase 100 livros, obras que me guiaram, inspiraram e forneceram as bases teóricas necessárias para o aprofundamento das reflexões e análises que marcaram minha pesquisa. Retorno ao PPGDR, não apenas como um ex-aluno, mas como alguém que reconhece o valor da coletividade no avanço do conhecimento”.
Nedisson complementa que a intenção com essa doação é reforçar a importância da partilha do conhecimento e contribuir para a formação de novas gerações de pesquisadores. “Agradeço ao Programa por tudo que me proporcionou e reforço meu compromisso com a promoção do desenvolvimento regional, certo de que o conhecimento compartilhado é a chave para construirmos um futuro mais sustentável, inclusivo e próspero”, destacou.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, Raíssa Schorn, recebeu o prêmio de excelência do Movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Rio Grande do Sul - “Prêmio ODS RS”, pela realização do projeto de impacto socioambiental desenvolvido em Ijuí, intitulado de “Aprender pode render”, na categoria Cidades e Comunidades Sustentáveis.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 27 de novembro, em Porto Alegre. Na ocasião, Raíssa, que está realizando doutorado sanduíche em Portugal, foi representada pelo professor do PPGDR, Airton Adelar Muller. O reconhecimento tem como objetivo refletir o impacto positivo nas ações que contribuem para a implementação dos ODS e celebra a dedicação e a inovação de projetos acadêmicos que, com base no conhecimento, colaboram para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável, alinhado aos princípios da Agenda 2030.
Segundo a doutoranda Raíssa Schorn, o projeto foi feito para atender as comunidades vulneráveis. “Esse projeto acontece em parceria com empresas locais, levando às crianças e jovens a possibilidade de transformarem suas casas em lares. Montamos ambientes planejados para eles conforme seu desempenho na escola. Esse projeto já foi premiado anteriormente, com o TOP Inovação em 2023, entretanto, o diferencial nesta ocasião foi incluir a instituição de ensino, como alunos e professores, para termos um alcance maior e trabalhar com situações reais”, salienta.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
Foram intensos dias de programação, com debates, conferências, comunicações de trabalhos e muita vivência. Assim ficou marcado o IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR), evento que reuniu pesquisadores e estudantes para discutir inovação, governança e desenvolvimento regional esta semana na Unijuí.
Integrado ao Simpósio, também foi realizado o V Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg). Ambos com foco na abordagem territorial e na integração regional, visando fomentar debates interdisciplinares e gerar cooperação entre instituições latino-americanas.
Para o professor doutor Sérgio Allebrandt, coordenador do evento, o Simpósio proporcionou excelentes debates e o avanço nos estudos de temas que estão ligados ao Desenvolvimento Regional como um todo. Avaliação positiva que também foi feita pelo coordenador do PPGDR, professor doutor Argemiro Luís Brum. “Obrigados a todos que participaram do nosso evento. Em nome do Programa, estamos abertos a trabalhar em conjunto com aqueles que quiserem e que desejarem se aprofundar nos temas do Desenvolvimento Regional”, disse.
Foram apresentados 142 trabalhos, inscritos em formato de Resumo Expandido, com a participação de mais de 180 pessoas na programação, de forma presencial e também on-line. Para os alunos do mestrado e doutorado, o evento também se constituiu no III Programa de Imersão do PPGDR, oportunizando a integração de estudantes e professores do Programa.
Mais sobre o evento - O IV SLAEDR e o V Sideteg foram promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Redeteg), em parceria com a Red Latinoamericana de Gestión Social (Relags), a Rede Aranduassu de Estudos Regionais, a Red CIDIR, o Observa DR e o Instituto de Gestão Social (IGS). São apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações na página do evento, neste link.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
Com o propósito de discutir inovação, governança e desenvolvimento regional, teve início nesta segunda-feira, 11 de novembro, o IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) na Unijuí. O evento segue até a próxima quinta-feira, 14, reunindo pesquisadores da área e promovendo debates interdisciplinares entre instituições latino-americanas.
A abertura oficial contou com a participação do professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, reitor da Unijuí; do professor doutor Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí; do professor doutor Argemiro Luis Brum, coordenador do PPGDR/Unijuí; do professor doutor Ricardo Ojima, coordenador da área PLURD da Capes; do professor doutor Valdir Roque Dallabrida, coordenador da Redeteg; do professor doutor Sérgio Luís Allebrandt, coordenador Geral do IV-SLAEDR/V-SIDETEG; e do professor doutor João Mendes da Rocha Neto, diretor do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Regional e Ordenamento Territorial no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
O coordenador do evento, professor doutor Sérgio Allebrandt, fez a saudação inicial, relatando os principais aspectos de organização das atividades. Em seguida, falou o coordenador do PPGDR, professor doutor Argemiro Luís Brum. “Nosso Programa, em uma caminhada de mais de duas décadas, está empenhado em melhorar sempre sua qualidade. Agradecemos a participação de todos neste evento, que é uma oportunidade de vivência diferenciada.” Também fez uma saudação institucional o reitor da Unijuí, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg. “Saúdo a todos e os recebo na nossa casa, que será a de todos os participantes nestes dias de evento”, disse.
Ainda na noite de segunda-feira, foi realizada a conferência de abertura, com o tema “Abordagem territorial do Desenvolvimento: pressupostos teóricos e sua prática”, com o professor doutor Arilson da Silva Favareto, da Universidade Federal do ABC. O primeiro dia de programação também contou com assembleia da Redeteg, reunião/assembleia da RELAGS e IGS, workshop com as pesquisas dos pós-doutorandos do PPGDR, lançamento de livros e da edição especial da revista Desenvolvimento em Questão.
Nos próximos dias de evento, serão apresentados 142 trabalhos, inscritos em formato de Resumo Expandido, de forma presencial e on-line. Para os alunos do mestrado e doutorado do PPGDR/Unijuí, o evento também se constitui no III Programa de Imersão do PPGDR, oportunizando a integração entre todos os integrantes do Programa. Integrado ao Simpósio, ocorre também o V Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg). A programação do evento é diversificada, com conferências e mesas redondas para discutir temas relevantes, entre os quais se destacam a abordagem territorial do desenvolvimento, inovação, políticas públicas e sustentabilidade.
Mais sobre o evento - O IV SLAEDR e o V Sideteg são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Redeteg), em parceria com a Red Latinoamericana de Gestión Social (Relags), a Rede Aranduassu de Estudos Regionais, a Red CIDIR, o Observa DR e o Instituto de Gestão Social (IGS). São apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
O desenvolvimento regional estará em evidência na próxima semana. De 11 a 14 de novembro, será realizado o IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR), reunindo pesquisadores e estudantes para discutir inovação, governança e desenvolvimento regional, com foco na abordagem territorial e na integração regional, visando fomentar debates interdisciplinares e gerar cooperação entre instituições latino-americanas.
Serão apresentados mais de 140 trabalhos, inscritos em formato de Resumo Expandido. Para os alunos do mestrado e doutorado do PPGDR/Unijuí, o evento também se constitui no III Programa de Imersão do PPGDR, oportunizando a integração de estudantes de mestrado e doutorado e professores do Programa. Integrado ao Simpósio, ocorre também o V Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg).
A programação será diversificada, com conferências e mesas redondas para discutir temas relevantes, entre os quais se destacam a abordagem territorial do desenvolvimento, inovação, políticas públicas e sustentabilidade, além do lançamento de livros sobre temas relacionados ao evento. Confira a programação completa neste link.
Mais sobre o evento - O IV SLAEDR e o V Sideteg são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Redeteg), em parceria com a Red Latinoamericana de Gestión Social (Relags), a Rede Aranduassu de Estudos Regionais, a Red CIDIR, o Observa DR e o Instituto de Gestão Social (IGS). São apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
As inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Unijuí, estão abertas. Neste edital, estão sendo ofertadas 25 vagas para o Mestrado e 12 vagas para o Doutorado. Os candidatos podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, de forma on-line, neste link.
O programa é direcionado a graduados que possuem formações em áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e campos relacionados, como Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Ciências Políticas, Sociologia, Direito, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Design, História, Geografia, Agronomia, Nutrição, entre outras.
Segundo o coordenador do PPGDR, professor Argemiro Luís Brum, a interdisciplinaridade do Programa proporciona diferentes experiências aos estudantes. Além disso, “o Programa tem a dimensão de trabalhar na ideia de formar agentes para o desenvolvimento em âmbito regional, estadual e nacional. Outro ponto importante é que ambos os cursos contam com opções de bolsas de estudos para os mestrandos e doutorandos”, frisou.
O edital completo está disponível na página do PPGDR. Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria do Programa em Desenvolvimento Regional pelo e-mail ppgdr@unijui.edu.br ou pelo telefone 55 3332 0452 - Ramal 3102.
Os temas mais relevantes para o desenvolvimento regional estarão em evidência com a realização do IV Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR), também integrante do III Programa Imersão do PPGDR, que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de novembro. Em formato híbrido, com atividades presenciais na Unijuí e participação remota, o evento reunirá pesquisadores e estudantes para discutir inovação, governança e desenvolvimento regional, com o objetivo de fomentar debates interdisciplinares e gerar cooperação entre instituições latino-americanas.
Integrado ao Simpósio, ocorrerá o V Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg). A programação será diversificada, com conferências e mesas redondas para discutir temas relevantes, entre os quais se destacam a abordagem territorial do desenvolvimento, inovação, políticas públicas e sustentabilidade. A abertura oficial será realizada pelo reitor da Unijuí, professor doutor Dieter Rugard Siedenberg, seguida pela conferência de abertura, conduzida pelo professor doutor Arilson da Silva Favareto, que discutirá os pressupostos teóricos do desenvolvimento territorial.
Tendo como propósito ser um espaço de reflexão e construção de conhecimento, a semana de eventos vai reunir pesquisadores que são referências em suas respectivas áreas de atuação para discutir soluções inovadoras e integradas para os desafios do desenvolvimento regional. Para os estudantes de Mestrado e Doutorado do PPGDR, as atividades terão o formato de imersão, integrando colegas e professores de diversas regiões do país, de forma presencial na Universidade. “Convidamos a comunidade acadêmica para participar deste importante momento de discussões sobre temas relevantes para o desenvolvimento regional”, observa o coordenador do PPGDR, professor doutor Argemiro Luís Brum.
O IV SLAEDR - Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional e o V Sideteg - Seminário Internacional da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí e pela Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Redeteg), em parceria com a Red Latinoamericana de Gestión Social (Relags), a Rede Aranduassu de Estudos Regionais, a Red CIDIR, o Observa DR e o Instituto de Gestão Social (IGS). São apoiadores o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações na página do evento neste link.
Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes.
Liderada pela Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí, a Cátedra Doutoral Internacional Red Cidir 2024 foi encerrada em evento realizado no Paraguai, durante a realização da III Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo, que ocorreu na Universidade Nuestra Señora del Asunción, na cidade de Encarnación, e da Assembléia da Rede InterUniversitária Internacional - Red Cidir.
Durante o evento, foram entregues certificados aos participantes, às Universidades promotoras, aos professores organizadores e apoiadores que participaram da Cátedra no ano de 2024. Ela foi promovida em conjunto pelo PPGDR e apoio dos outros PPGs da Unijuí, pelo Programa de Pós-graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDPP) da Universidade Federal da Fronteira Sul,Programa de Postgrado (Maestria y Doctorado) en Desarrollo Sustentable e Integració (PPGIRDS), da Universidad Gastón Dachary (UGD), e a Rede Cidir.
Ao todo, a Cátedra contou a participação de 106 inscritos, de cinco países latino-americano e palestrantes de quatro países da América Latina, e um da Espanha. No total, 76 participantes concluíram e foram certificados. “A Cátedra teve o objetivo de oferecer um espaço de efetiva prática de internacionalização de programas e ações de professores pesquisadores e doutorandos, gerando um ambiente favorável à integração acadêmica, científica e cultural e produção de conteúdos e proposições que contribuam com temáticas estratégicas”, destacou o professor do PPGDR da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender.
Em 2024, os temas tratados abordaram o cooperativismo, integração e desenvolvimento sustentável, com aportes de professores pesquisadores com destacada trajetória nestas temáticas e o relato de experiências empíricas, com apresentação de casos exitosos do Brasil, da Argentina e do Paraguai.
Orientada por uma proposta e metodologia inovadora, os participantes foram motivados a integrar as abordagens teóricas com a exploração de experiências empíricas em seus países, formando grupos compostos por membros de diferentes países. “Promovemos a integração interna e externa entre os participantes. Foram gerados 25 estudos, redigidos em formato de artigo, que estão sendo avaliados por comitê científico internacional”, ressaltou Büttenbender. Na avaliação geral dos participantes, mais de 90% concederam avaliação de nota 10.
Além da certificação, o evento de encerramento da Cátedra teve o lançamento do livro Gestão de Cooperativas - Abordagens e Temas Emergentes, da Editora Unijuí, organizado pelos professores Doutores Pedro Luís Büttenbender, Nelson José Thesing e Ariosto Sparemberger.
“O livro aborda a gestão de cooperativas, no âmbito da crescente importância das cooperativas como estratégia, sistema, doutrina e modelo organizacional para fazer frente à promoção do desenvolvimento de forma sustentável. Contém capítulos que abordam temáticas atuais e relevantes ao cooperativismo na atualidade e suas perspectivas de futuro”, explicou o professor Büttenbender. O livro pode ser acessado na Editora Unijuí de forma gratuita.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí promoveu, nesta quarta-feira, 18 de setembro, uma roda de conversa com o tema “Pós-graduação e Internacionalização: roda de conversa sobre os limites e possibilidades da diversidade étnico cultural no ambiente acadêmicos”. A atividade reuniu professores, técnicos, estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado, além de convidados da comunidade.
O objetivo foi trazer estudantes estrangeiros que fazem parte dos programas de pós-graduação da Universidade e debater sobre a internacionalização, em especial a troca de culturas entre os participantes. Participaram da atividade os estudantes Luis Patiño Hernández e Arturo Dina, do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e ComputacionAL (PPGMMC), Jean-Bosco Adechina Sagbo (PPGDR), além da representante do Escritório de Relações Internacionai (ERI), Muriel Hesse Block.
Conforme explica uma das organizadoras da atividade, a doutoranda do PPGDR, Melissa Welter Vargas, a iniciativa de reunir os bolsistas vem ao encontro de algumas atividades de integração que já acontecem, as quais proporcionam momentos de aprendizagem e trocas acadêmicas, além de vivências culturais do cotidiano. “Na atividade desta quarta-feira buscamos ampliar e possibilitar que os estudantes falassem das suas culturas, dos costumes de seus países, a adaptação no Brasil e a sua experiência em estar aqui em Ijuí”, detalha.
Melissa acrescenta que a ideia da roda de conversa foi de possibilitar uma troca cultural, em especial na Semana Farroupilha, evidenciando a cultura gaúcha. Os estudantes vieram vestidos com roupas típicas de seus países e falaram sobre gastronomia, aspectos cívicos de suas culturas. Também acompanharam apresentação de dança gaúcha, declamação de poema e mais sobre a história do Rio Grande do Sul, que foram feitas pelas 1ª e 2ª prendas da 9ª Região Tradicionalista, pelo 1º Piá Farroupilha da 9ª Região e pela prenda Daiana Dal Ross.
“Sabemos que a internacionalização é importante e como ela ocorre a partir dos programas de pós-graduação. Hoje temos 10% de nossas vagas destinadas para estudantes estrangeiros e falar de aspectos culturais, étnicos e como se relacionam com a pós-graduação e nossa cultura é importante, ainda mais se tratando em uma cidade como Ijuí, que é uma reconhecida como a Capital Mundial das Etnias. Então, esses momentos nos orgulham e nos deixam muito felizes”, ressalta o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
Coordenador do PPGDR, o professor Argemiro Brum salienta que é importante a relação entre etnias e países para o Programa. “Estamos aumentando o contato com o exterior. É algo que há alguns anos era inimaginável, e isso é de extrema importância. É uma grande satisfação estar mais uma vez aqui e poder vivenciar um momento tão significativo”, completa.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.