Teve início, nesta terça-feira, 10 de setembro, a 10ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT). Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), com colaboração do Grupo Pesquisa em Automação e Controle (Gaic) e apoio do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), da Unijuí, e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Engenharia de Software.
O objetivo do evento, além de criar um espaço local para debate que possa contribuir positivamente com o trabalho feito pelos estudantes que desenvolvem suas pesquisas nos grupos, especialmente estudantes de graduação e pós-graduação, também busca celebrar os 30 anos de criação do PPGMMC na Unijuí.
Conforme o coordenador do GCA, o professor Rafael Frantz, este é um momento de destaque para o grupo de pesquisa e para o Programa. “Chegar a 10ª edição do SFCT é um marco para nós. É um evento de grande importância, que concebemos com a intenção de proporcionar aos estudantes um evento de pequena escala, mas que fosse um evento científico no mesmo formato internacional, onde tivemos cerca de 1 mil participantes desde a primeira edição”, ressalta.
Neste ano, o evento conta com um formato distinto, com a colaboração e apresentações também das pesquisas do Gaic. Ambos os grupos têm desenvolvido pesquisas na temática de Cidades Inteligentes, que é o tema central desta edição do evento, que conta com a presença do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Valdemar Vicente Graciano Neto, que irá ministrar duas palestras sobre o tema e destacar seus trabalhos de pesquisa e oportunidades de investigação.
“Além da palestra, teremos a apresentação de quatro pesquisas conduzidas pelos nossos estudantes. É uma forma de darmos feedbacks aos trabalhos feitos no grupo, além de ser uma oportunidade de todos conhecerem os trabalhos desenvolvidos, perceberem os pontos de convergência e ampliar a discussão”, detalha o professor Rafael.
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional, professor Sandro Sawicki, destaca o quanto o GCA é importante e destaca a relevância do PPGMMC, não somente para a Unijuí, mas para toda a comunidade regional. “São 30 anos de história, que iniciou no início dos anos 1990 com a proposta de qualificação da equipe e do quadro docente. Até hoje, já acumulamos 540 dissertações defendidas e mais de 35 teses”, comenta.
Já o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, salienta que o 10º SFCT é uma grande oportunidade para todos os estudantes e professores do Programa. “É importante estarmos aqui, juntos, trabalhando e refletindo sobre pesquisa, com essa grande quantidade de pessoas presentes”, ressalta.
O vice-reitor também valoriza os 30 anos do PPGMMC e destaca a sua grande contribuição para a comunidade ao longo dos anos. “Este é um momento de comemorar e de refletirmos a continuidade da integração da pesquisa com a sociedade, incentivar os nossos estudantes a continuar impactando, que é a proposta de um programa de pós-graduação. Esperamos que o PPGMMC possa contribuir ainda mais e intervir em melhorias na cidade, no espaço público, a partir das discussões envolvendo o tema das Cidades Inteligentes”, completa.
Nesta quinta-feira, 12 de setembro, acontece o segundo dia de evento, com a palestra “Uma Visão de Pesquisa sobre Cidades Inteligentes”. Também será feita a apresentação das pesquisas “Desenvolvimento de um Modelo Matemático para Estimativa de Geração Fotovoltaica Behind-the-Meter em Redes de Distribuição de Energia” e “Aplicação de Técnicas de Imputação de Dados no Ambiente das Smart Grids”.
Desde março de 2021, o Engenheiro de Computação e professor da Universidad Politécnica Estatal del Carchi (Upec), Luis Adolfo Patiño Hernández, é estudante do doutorado em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC) na Unijuí.
Luis iniciou seus estudos através do edital de Estudantes Estrangeiros, e está no terceiro ano de doutorado. “A ideia de estar aqui no Brasil, e de escolher a Unijuí, foi pelo alto nível de pesquisa que tem no país, através das Universidades”.
O doutorando chegou ao Brasil em dezembro de 2021, e só tem elogios para a cultura e sua cidade atual. “Ijuí é um lugar agradável para viver com a família. Está sendo uma experiência muito interessante para conhecer a cultura do Brasil e estou feliz aprendendo muitas coisas e o idioma que é um fator importante”
A Unijuí está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o processo seletivo de estudantes estrangeiros para os cursos de Mestrado e Doutorado. A seleção tem o intuito de ampliar o intercâmbio de estudantes oriundos de países com os quais a Universidade mantém relações de cooperação, estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais e apoiando a formação de recursos humanos de alto nível.
Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Modelagem Matemática e Computacional, Desenvolvimento Regional e Direito estão ofertando, cada um, duas vagas para o Mestrado e uma para Doutorado. Já os Programas em Atenção Integral à Saúde e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, estão disponibilizando duas vagas para o curso de Mestrado.
Para realizar a sua inscrição é necessário encaminhar a documentação solicitada no Edital VRPGPE nº 27/2023 para o e-mail eri@unijui.edu.br. A seleção dos candidatos se dará mediante entrevista e análise do projeto de pesquisa, currículo e demais documentos, e será realizada pela coordenação do Programa de Pós-Graduação, com a participação de um representante do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, considerando os interesses de cada linha de pesquisa. O resultado será divulgado no dia 11 de dezembro.
Com objetivo de criar um modelo matemático a partir do desenvolvimento de uma metodologia experimental, visando determinar a resistência à compressão do concreto através de ensaios não destrutivos, deu origem à Dissertação de Mestrado do Programa em Modelagem Matemática e Computacional da estudante Flávia Izabel Bandeira e, após, evoluiu para a pesquisa que faz parte do desenvolvimento da Tese de Doutorado do estudante do Programa em Modelagem Matemática e Computacional Lucas Fernando Krug, que é também professor do Curso de Engenharia Civil da Unijuí. Os ensaios, no entanto, vem chamando a atenção de quem passeia pelo campus da Unijuí, mais especificamente na região atrás do prédio onde fica o Laboratório de Engenharia Civil, por sua semelhança ao Templo de Debod - templo egípcio do século II a.C. instalado no Parque do Quartel de Montanha, perto da Praça de Espanha.
A professora orientadora do projeto, Airam Sausen, explica que, na verdade, a proposta não teve inspiração no templo, mas a semelhança foi uma feliz coincidência. “A ideia sempre foi simular a construção mais próxima de uma obra em tamanho real, obviamente dentro os recursos econômicos que temos via Projeto, então todos os materiais, toda a forma de manipulação, a construção em si, e as técnicas utilizadas são as mesmas de obras reais”, explica.
Ela destaca ainda que nesse primeiro trabalho, a construção dos blocos de concreto foi realizada em laboratório, que é um ambiente controlado, e em estruturas de concreto em escala reduzida. “O modelo encontrado a partir de Redes Neurais Artificiais apresentou boa acurácia, a pesquisa teve uma boa aceitação pela comunidade científica, então decidimos estender os resultados. Para isso, eu submeti um projeto ao Edital Fapergs 07/2021 – PqG, intitulado “Modelagem de Ensaios Não Destrutivos e Semi Destrutivos para a Estimativa da Resistência à Compressão de Estruturas de Concreto” que obteve aprovação para a construção dos pórticos que estão no campus. Os novos experimentos, que estão sendo realizados nestes pórticos, visam aumentar a nossa base de dados, assim como obter resultados a partir de uma estrutura de concreto que simula uma construção em ambiente real”, completa.
A pesquisa está na fase de finalização da coleta de dados, ou seja, a realização dos ensaios nos pórticos em idades de 28, 56, 91 e 182 dias. Os ensaios realizados foram a partir das técnicas: Pull Off, Esclerometria, Penetração de Pinos e Extração de Testemunhos. Após a conclusão dos experimentos, uma nova etapa do trabalho será iniciada com a realização da modelagem matemática para a obtenção da resistência do concreto à compressão.
“Com certeza queremos dar continuidade a essa pesquisa, visto que a aplicação da modelagem matemática via Redes Neurais Artificiais associada à técnicas de ensaios não destrutivos é um novo campo a ser explorado nesse problema de pesquisa. Após a conclusão desse Projeto, temos intenção de submeter novos Projetos às Agências de Fomento para a obtenção de recursos e continuidade da pesquisa, assim com certeza novas inspirações e ideias de construções irão surgir”, finaliza.
O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Eldair Fabricio Dornelles, participou do II Encuentro de Grupos de Investigación, um evento online promovido pela Universidad Politécnica Estatal del Carchi (UPEC), do Equador. Um dos objetivos do evento, que contou com a presença de diversas Universidades da América Latina, foi apresentar grupos de pesquisa e compartilhar temas de interesse, para identificar e fomentar possíveis colaborações entre pesquisadores.
Eldair integra o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) e apresentou as linhas de pesquisa do grupo, seus membros e os pesquisadores com quem mantém colaboração internacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo são: Análise e integração de grandes volumes de dados; Desenvolvimento de um motor de execução eficiente para plataformas de integração de aplicações adaptado à computação em Nuvem (subprojeto); Migração de aplicações para provedores de computação em nuvem (subprojeto); Simulação para predição do comportamento de soluções de integração de aplicações empresariais; Uso de Smart Contracts e Blockchain na criação de mecanismos de monitoramento de soluções de integração para garantir acordos entre partes e detectar possíveis violações de contratos (subprojeto).
O evento na íntegra está disponível neste link.
A Unijuí também possui um acordo de cooperação com a Universidade do Equador, que amplia possibilidades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbios. Recentemente, por exemplo, o professor Luis Adolfo Patiño Hernández, da UPEC, ingressou no PPGMMC, para a realização do Doutorado. Ele foi aprovado no processo de seleção para candidatos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí.
Iniciativa é do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí
A pandemia do Coronavírus acelerou muitos processos tecnológicos. O ano de 2021 continuou com muitas novidades nesse sentido, como o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí, que criou um espaço virtual no Metaverso. O objetivo foi reunir e aproximar os membros do grupo e, em especial, facilitar a comunicação e colaboração entre estudantes e professores.
O Metaverso representa um espaço virtual habitado por avatares de pessoas reais. O ambiente virtual conta com salas coletivas para reuniões de orientação; auditório para seminários e apresentação de trabalhos; salas recreativas como cafeteria e espaços verdes para bate papo; além de gabinetes privados para trabalho individual, sem que as pessoas sejam interrompidas. nestes espaços, também estão disponíveis diversos recursos, como compartilhamento de tela, quadro virtual, bloco de notas, chat, envio assíncrono de mensagens, entre outras ferramentas.
A comunicação entre os membros do GCA acontece por meio de chamadas de áudio e vídeo dentro do espaço virtual. Para se reunir com outro membro, basta que o participante caminhe com seu avatar e se aproxime do avatar do colega ou do professor. A comunicação se estabelece de forma automática quando dois ou mais avatares se aproximam, seja nos corredores do espaço virtual ou entrando nas salas específicas para interações.
Tiago Pinz é estudante do curso de graduação em Ciência da Computação e o bolsista de Iniciação Científica que está criando o espaço virtual do Grupo de Pesquisa. Ele explica que essa tecnologia trouxe muitas vantagens ao GCA, pois facilitou a aproximação dos membros, em especial os estudantes que estão a uma distância maior da cidade de Ijuí. “Desde que começamos a usar o espaço virtual observamos uma maior interação entre os membros do grupo, em especial no momento em que a pandemia exigiu distanciamento e intensificou os trabalhos remotos. Durante o horário de trabalho e estudo, geralmente, os membros do Grupo estão conectados e presentes no espaço virtual, o que permite mais interação e a colaboração entre estudantes e professores”, afirma Tiago.
Já estão abertas as inscrições para Estudante Eventual nos cursos de Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. O prazo encerra-se no dia 12 de maio.
Conforme consta no edital, que pode ser acessado nesta página, são ofertadas cinco vagas em cada um dos seguintes componentes: Equações diferenciais ordinárias (segunda-feira à tarde); Aplicações em Modelagem Matemática (segunda-feira à noite); Métodos numéricos computacionais (terça-feira pela manhã) e Iniciação à pesquisa (terça-feira à tarde).
Inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, ou podem ser enviadas para o e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou via Sedex, até o dia 12 de maio, para o seguinte endereço: Unijuí – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, Rua Lulu Ilgenfritz, 480, bairro São Geraldo, 98700-000 – Ijuí/RS.
O PPGMMC tem como principal objetivo utilizar a modelagem matemática como temática fundamental em suas dissertações e teses para a melhoria dos processos produtivos, em especial, no setor agroindustrial da região e do País, além da formação de profissionais nessa área, para atuar no ensino superior e em empresas como docentes/pesquisadores e cientistas.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí lançou edital de Fluxo Contínuo para ingresso no curso de Doutorado.
Ao todo, são ofertadas sete vagas: duas para Linha de Pesquisa Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; duas para a Linha de Pesquisa Modelagem Matemática aplicada à Engenharia de Biossistemas; e três para a Linha de Pesquisa Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.
O curso de Doutorado tem por objetivo formar recursos humanos qualificados, para atuarem como professores ou pesquisadores na área de Matemática ou áreas afins, em universidades brasileiras ou do exterior; em Centros de Pesquisa ou em empresas de tecnologia. Além disso, o egresso do programa tem capacidade de realizar estudos avançados de maior abrangência e executar projetos de pesquisa.
O público-alvo para o curso são portadores de diploma de mestrado em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.
A documentação necessária e as etapas do processo seletivo estão disponíveis no edital 08/2021, na página do Programa. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgmm@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332 0205 ou 3332 0200 - Ramal 3408.
Para marcar o início do semestre letivo no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), foi realizada na segunda-feira, dia 15 de março, a aula inaugural com o título "Modelagem Matemática e Computacional aplicada a Cidades Inteligentes”. A palestra foi proferida pelo professor doutor Tiago Marchesan, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Cidades inteligentes é um tema bastante debatido atualmente, e tratam de cidades que usam a tecnologia, a inovação, e otimizam a utilização de recursos para servir melhor os seus moradores. Isso vale para a mobilidade, energia, saúde, segurança ou para qualquer serviço necessário à vida das pessoas.
Essa temática também vai ao encontro de um projeto da Unijuí, realizado a partir de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que é a implantação do Espaço Mais Inovação no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), que tem como foco as Smart Cities, ou seja, Cidades Inteligentes.
O projeto abrange três etapas de execução. A primeira está sendo finalizada e conta com um conjunto de cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas, Laboratório de Smart Grids, Espaço de Ideação, Espaço de Coworking e uma Sala de Realidade Aumentada. Essa infraestrutura tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, além de incentivar a interação com os demais agentes de inovação da comunidade. A estrutura também vai servir para o desenvolvimento de pesquisas nessa temática pelos docentes e estudantes do PPGMMC.
Já no dia 16 de março, a professora doutora Airam Sausen, coordenadora do PPGMMC, apresentou aos novos estudantes as Linhas de Pesquisas e Projetos, a estrutura curricular e o percurso formativo que devem percorrer dentro do Programa, para obterem os títulos de mestre e doutor.
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa de Mestrado Acadêmico para Inovação (MAI), com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí. Interessados têm até o dia 10 de março para se inscrever, por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível na página unijui.edu.br/ppgmmc.
O MAI é um programa institucional que busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação a partir do envolvimento de estudantes de Mestrado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. A fonte de recursos provém da Chamada Pública CNPq nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI e das empresas parceiras. O programa busca contribuir para o aumento da inovação e da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação.
Ao todo, serão concedidas duas bolsas de Mestrado, no valor de R$ 1,5 mil, com vigência de 24 meses, durante o período regular do curso. Esta modalidade de bolsa tem como requisito que o beneficiário não tenha vínculo empregatício. As referidas bolsas são específicas para atuação dos contemplados em projetos de interesse do setor empresarial que resultem, além da produção científica, em produto ou processo inovador.
O edital contempla uma bolsa para cada um dos projetos: “Modelagem matemática e validação de um conversor de potência de máquinas de solda a arco elétrico”, da empresa Fricke Soldas Ltda; e “Modelagem matemática do processo de soldagem de uma empresa para avaliar a sua eficiência”, da empresa Bruning Tecnometal Ltda.
Mais informações podem ser consultadas pelo candidato junto à Secretaria do Programa, pelos telefones 3332-0205 ou 3332-0200 – Ramal 3408, ou pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br.
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí está com inscrições abertas para o processo seletivo complementar, para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro e podem ser feitas neste link.
Com um total de 15 vagas para o curso de Mestrado e 5 vagas para o curso de Doutorado, o programa possui área de concentração em Modelagem Matemática e está inserido na Área de Avaliação Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O programa também conta com três linhas de pesquisa: Modelagem Matemática e Computacional, Otimização e Controle de Sistemas; Modelagem Matemática Aplicada à Engenharia de Biossistemas e Otimização e Integração de Grandes Volumes de Dados.
O curso de Mestrado é direcionado a profissionais que tenham graduação em Matemática, Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática. Já o curso de Doutorado é voltado a portadores de diplomas de Mestrado em Modelagem Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Física, Engenharias, Ciências Agrárias, Economia, Ciências da Computação e/ou áreas correlatas à Matemática.
A documentação necessária e as etapas do processo seletivo podem ser consultadas no Edital 01/2021, disponível na página do programa.
Informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgmmc@unijui.edu.br ou pelos telefones 3332-0205 e 3332-0200 – Ramal 3408.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.