Destaques do Mestrado e Doutorado - Unijuí

Educação nas Ciências

Abertas as inscrições para o Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

Já estão abertas as inscrições para o provimento de vagas complementares nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. As inscrições podem ser realizadas neste link, até o dia 31 de janeiro.

O Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências dedica-se à pesquisa e à produção de conhecimento no campo da educação, dando ênfase à educação escolar - no que se refere ao currículo da escola básica, à formação profissional e às teorias pedagógicas que dão sustentação aos processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino; e aos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação e a sociabilidade, no que se refere aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais.

Ao todo, há 10 vagas para o curso de Mestrado e duas vagas para o curso de Doutorado. O candidato pode optar por uma das três linhas de pesquisa: Currículo e formação de professores; Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação ou Educação popular em movimentos e organizações sociais.

Quatro etapas compõem as seleções para os cursos: avaliação do Currículo Lattes, avaliação do projeto, avaliação do memorial reflexivo e entrevista. A divulgação dos resultados acontece no dia 12 de fevereiro, no site do programa.

 


Produção de egressos é destaque no Programa de Educação nas Ciências

Dentro da programação dos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências, foram preparados vídeos e textos com relatos dos egressos, além de um espaço para socialização das produções bibliográficas.

Egresso do Programa, dos cursos de Mestrado e Doutorado, Milton Cesar Gerhardt recentemente teve publicado o livro ‘Resistência e organização: a potencialidade do sujeito coletivo’, obra que resulta de sua tese. O livro tem o prefácio do professor Walter Frantz, seu orientador.

Milton concluiu o doutorado em março de 2019, com a tese intitulada Educação, Resistência e Organização: Projeto de Construção de Barragem Hidroelétrica no Rio Uruguai no Município de Alecrim/RS - disponível na página do PPGEC.

O egresso é professor da Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul e do curso de Teologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).


Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências reforça relações internacionais com universidades

O Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí deu continuidade, neste ano, às ações de internacionalização com universidades da América Latina. Para além da realização de eventos que integram os países latino-americanos, a exemplo do 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, o programa oportunizou interlocuções entre acadêmicos e professores, por meio da participação em redes de pesquisa, disciplinas curriculares e produção de pesquisas compartilhadas, além de orientações a mestrandos e doutorandos.

Durante o ano, o programa contou com diversas participações. A disciplina Constituição do Conhecimento de Professor – Compreensões Contemporâneas, ministrada pelas professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo e Eva Teresinha de Oliveira Boff, recebeu a doutora Jenny Johanna Duarte Diaz, da Universidade Pedagógica Nacional – UPN, da Colômbia, sob orientação do professor doutor Édgar Orlay Valbuena Ussa. Ela apresentou a palestra ‘Caracterização do conhecimento didático do conteúdo sobre Educação Ambiental de professores de Bogotá, Colômbia’.

Já a disciplina de Epistemologia e Educação I, ministrada pelas professoras doutoras Maria Cristina Pansera de Araújo e Vidica Bianchi, recebeu o doutor Andrés Julián Carreño Díaz, orientado pela professora doutora Rosa Nidia Tuay Sigua, para apresentar o tema ‘A natureza da ciência que se ensina a partir da prática reflexiva dos professores de ciências’. Também nesta disciplina, ocorreu a participação da professora Diana Arellano, da Universidad Nacional de Misiones, Argentina, que apresentou a palestra ‘Epistemología posabismal: uma proposta latinoamericana de conhecimento emancipador’, fundamentada em estudos de Boaventura de Sousa Santos.

Durante a comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-graduação, no mês de novembro, no 21º Encontro Nacional de Educação (Enaced) e no 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (Siepec), palestraram os professores doutores Leonardo Fábio Martin Pérez, reitor da UPN – Colômbia; e Édgar Orlay Valbuena Ussa, da mesma universidade, como forma de integração dos grupos de pesquisa no convênio interinstitucional (UPN-Unijuí). Além disso, apresentaram trabalhos quatro colombianos: dois deles, Jacqueline Ramírez e Juan Gabriel Perilla J., fazem doutorado na Unijuí. Os outros dois, Andrés Julián Carreño Díaz, da UPN, e o professor da Educação Básica Jonathan Andres Mosquera, estão vinculados à Universidad Surcolombiana.

Ainda em novembro, a professora doutora Helena Copetti Callai participou de um evento internacional no Chile, na Universidad Academia de Humanismo Cristiano, como autora de um capítulo de livro, lançado pela Escola de Geografía: “O poder do território: conhecimento para a transformação dos espaços educativos”. Ela também participa da organização do Colóquio da Redladgeo – Rede de Didáctica de la Geografia, a ser realizado no Chile, em Valparaíso, no primeiro semestre 2021. Essa rede congrega pesquisadores do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela. A professora faz parte do Comitê Diretivo.

No Grupo de Estudos em Educação Popular (Geep), ocorreu um evento com a participação da professora doutora Carla Guerron-Montero, da Universidade de Delaware, EUA. Ela reside e trabalha nos Estados Unidos, mas é latino-americana. Seus projetos de pesquisa passam pelo horizonte latino-americano e se vinculam aos estudos de educação popular desenvolvidos na Unijuí no PPGEC. Ela participou de um evento na Unijuí, comentando sobre o uso dos meios digitais nas atividades docentes na universidade norte-americana durante o período da pandemia.

Os professores e também doutores Paulo Evaldo Fensterseifer, Fernando Jaime González, Sidinei Pithan da Silva e Maria Simone Vione Schwengber, juntamente com os professores Robson Borges e Paulo Carlan, participaram de ações da Rede Internacional de Pesquisa em Educação Física Escolar, tematizando ações e pesquisas produzidas no contexto da pandemia. A rede internacional de pesquisas em Educação Física Escolar integra universidades de vários países latino-americanos.

Ainda, a UPN de Bogotá, na Colômbia, formou dois doutores no Doctorado Interinstitucional en Educación. Esses realizaram, em 2017, na Unijuí, o estágio de Pasantia, sob a supervisão da professora Maria Cristina Pansera de Araújo em duas disciplinas do PPGEC.


Evento internacional explora o papel da educação e da ciência

O 21º Encontro Nacional de Educação aconteceu na última semana, em paralelo com o 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências

Na última semana, entre os dias 25 e 26 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promoveu o 21º Encontro Nacional de Educação (Enaced) e o 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (Siepec). Os eventos aconteceram em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia e o Centro de Investigação e Estudos da Criança (Universidade do Minho/Portugal).

Contando com a temática “Educação, Ciência e Cientificismo: desafios do mundo contemporâneo”, os eventos aconteceram de forma totalmente virtual e buscaram debater o papel da Educação e da Ciência, por meio de diversas palestras e apresentações de trabalhos. 

Ao todo, foram 140 trabalhados submetidos por egressos e estudantes do Programa, graduandos com seus professores e educadores da Educação Básica. Seis trabalhos foram inscritos por professores da Colômbia e dois de Portugal. Os trabalhos, divididos em 13 eixos temáticos e apresentados em 14 salas virtuais, serão disponibilizados nos anais e, ainda, publicados em um ebook.

A programação celebrou a ampliação dos vínculos da Unijuí e do Programa de Pós-graduação com universidades do exterior, e também marcou os 25 anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Por isso, professores, ex-professores e egressos foram convidados a compartilhar as vivências e as contribuições do Programa em suas trajetórias de vida e formação pessoal, acadêmica e profissional. Também foram prestadas homenagens ao professor doutor Mario Osorio Marques (in memoriam), à professora Ruth Marilda Fricke (in memoriam) e a todos os docentes e estudantes do PPGEC.


Últimos dias para inscrição nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

            

O prazo para inscrição no edital de seleção dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí encerra na sexta-feira, dia 27 de novembro. Acesse a página do Programa e participe

Em oferta desde 1995, tendo sido a primeira oferta de Mestrado e posteriormente de Doutorado (2009) da Unijuí, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar.

Tendo como um dos seus principais articuladores o professor Mario Osorio Marques, também um dos fundadores da FIDENE, mantenedora da Universidade, da EFA, Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. Já formou mais de 700 profissionais que atuam em diferentes regiões do país. Atualmente também oferta cursos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Universidade de Balsas, no Maranhão.

O Programa forma mestres e doutores, há 25 anos, com capacidade para intervir de forma qualificada nos diferentes espaços de atuação. Busca explicitar os modos como os conhecimentos, que estão na base da vida social e cultural, se constituem, ao mesmo tempo em que busca, a partir dessa compreensão, delinear as formas mais coerentes e fecundas de comunicação desses conhecimentos em espaços pedagógicos de aprendizagem. 

Linhas de Pesquisa:

Aulas remotas

A Unijuí optou por manter em 2021 a possibilidade de realização de aulas remotas nos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, as atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Unijuí, no decorrer do ano de 2021, poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, respeitadas as orientações dos órgãos de saúde, em virtude da situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Em caso de retomada das aulas presenciais, o estudante poderá optar em realizar as atividades de forma presencial ou online, utilizando tecnologias de informação e comunicação. As aulas realizadas de forma remota serão síncronas, conforme cronograma do curso. A seleção também será realizada de forma remota.


Professora da UNAM realiza palestra na disciplina de Epistemologia e Educação

No dia 9/11/2020, a professora Diana Arellano da Universidad Nacional de Missiones (UNAM), Posadas, Argentina, proferiu uma palestra na aula de Epistemologia e Educação (PPGEC, Unijui) como convidada da professoras Maria Cristina Pansera de Araújo e Vidica Bianchi. O tema da palestra foi Epistemología posabismal: Una propuesta latinoamericana de conocimiento emancipador.


Os 25 anos do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências: confira relatos de egressos

               

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências está comemorando 25 anos de funcionamento em 2020. Iniciou em 1995, com a primeira oferta de Mestrado e posteriormente, em 2009, com o Doutorado. Busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar.

Já formou mais de 700 profissionais que atuam em diferentes regiões do país. Atualmente também oferta cursos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Universidade de Balsas, no Maranhão. Segundo o coordenador, professor Sidinei Pithan da Silva, grande parte dos egressos ocupam espaços de importância e destaque no cenário educacional brasileiro, sendo protagonistas em seus lugares de atuação. Para isso, o Programa socializa a reflexão de seus egressos, a partir de vídeos e textos recebidos.

Confira o relato de egressos sobre o Programa:

          

Sirlei Rigodanzo, docente do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, área Informação e Comunicação, doutoranda do Programa de Educação nas Ciências turma 2018, orientanda do Prof. Dr. José Pedro Boufleuer na linha 02 – Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação:

“Meu lugar de fala é de quem toma a Unijuí como o lar de formação acadêmica e profissional, pois aqui me formei na Graduação em Bacharel em Informática, no Mestrado em Educação nas Ciências e atualmente cursando o Doutorado. Muitas são as experiências que trago desse processo, dos mestres e do espaço de estudo que me transformaram no ser humano que hoje exerce a função de professora que constituí dentro dos espaços da Unijuí, desde 1989.

Falar das experiências vividas até o momento, no Doutorado, na linha 2 e como orientanda do Prof. Dr. José Pedro Boufleuer, a quem sou muito grata, pelo processo de acolhimento ao meu projeto e delimitação do caminho a seguir, e por me orientar em muitos desafios que se põem na trajetória de compreender os processos pelo qual vem passando a humanidade em um mundo altamente tecnológico.

É com auxílio dos mestres, dos técnicos, de colegas e da troca de experiências divididas nos espaços da Unijuí (sala de aula, coordenação do curso, corredores, orientações, espaços abertos, eventos, etc), que a construção dos projetos, seja da dissertação ou da tese, vão ganhando forma. Somos como alunos e mestres um grupo de estudos, é assim que descrevo essas experiências na Unijuí, um grupo que olha para o outro, que divide conhecimento, que acalma quando achamos que está difícil o percurso, que mostra direções e que orienta o melhor caminho a seguir. Assim é fazer parte do PPGEC. E os eventos? Tive a oportunidade de participar da ANPED NACIONAL 2019, no GT16 - Educação e Comunicação em Niterói/RS e dividir espaço com grandes autores e mestres que discutem a Educação e a Tecnologia atualmente. Foi um momento ímpar e que super indico a todos os estudantes, é um investimento para nossa formação acadêmica e profissional.”

                         

Inscrições

Desde o dia 08 de setembro o Programa estará com inscrições abertas para a nova turma dos cursos de Mestrado e Doutorado. Confira todos os detalhes na página da Educação nas Ciências, neste link. Também é possível ligar no 55 3332-0417 para conversar diretamente com a secretaria.

 


Unijuí promove Webinars: Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos de Pandemia

                

Com o objetivo de compreender, a partir das narrativas dos principais sujeitos envolvidos na arte de educar (professores, pais, gestores, estudantes), os principais desafios implicados na educação em geral, e na escola de forma particular, em tempos de pandemia da Covid-19, o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí promove uma série de eventos, intitulados “Webinars: Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos de Pandemia”.

A programação começa nesta quinta-feira, dia 08, às 19h, com a “Mesa Temática - Educação e docência em tempos de pandemia: um novo modo de aprender?”, tendo a Coordenação e Mediação de Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí), Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí) e os convidados: Ms. Rogério Rocha - Bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia (UFMA), Ms. Claudete Teresinha Junges – Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação no Município de Anchieta/SC e a Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências pela Unijuí. A atividade será transmitida pelo canal da Universidade no Youtube.

O evento destina-se à pensar nos desafios educacionais implicados em tempos da pandemia da Covid-19, abrindo um diálogo aberto sobre o significado da arte de educar e da ação docente em torno das temáticas do conhecimento, da escola, e da educação do corpo.Vislumbra-se construir um modo de análise que permita um enfrentamento da crise a partir do ponto de vista dos sujeitos envolvidos e da análise concreta de suas realidades.

Abre uma interrogação radical sobre o que significa pensar a construção do conhecimento nos tempos de pandemia em diferentes áreas de saber, bem como com a relação com a educação corporal e a constituição identitária. Enfoca como o tema da afetividade, da estética, do imaginário e do reconhecimento podem se tornar elementos instituintes dos processos de ensino e educação em tempos de Pandemia. Considera, para tanto, o envolvimento de vozes e narrativas dos diferentes sujeitos da educação (docentes, discentes, famílias, gestores).

Mais informações na página do evento, neste link.

Programação completa

Carga Horária: 20 horas

08/10/2020

19:00 –Mesa Temática 1 - Educação e docência em tempos de pandemia: um novo modo de aprender?

Coordenação e Mediação:

Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer (Unijuí).

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí).

Convidados:

Ms. Rogério Rocha - Bacharel em Direito e Licenciado em Filosofia (UFMA).

Ms. Claudete Teresinha Junges – Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação no Município de Anchieta/SC. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências pela Unijuí.

Ms. Neide Marlene Traesel – Professora da disciplina de Biologia na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste –Santa Rosa/RS

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

29/10/2020

19:00 – Mesa Temática 2- Educação e docência em tempos de pandemia: um novo enfoque sobre a gestão escolar, o corpo, a educação e o saber?

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva

Ms. Viviane da Silva Dias Ceratti - Professora da Rede Pública Municipal de Ijuí/RS.

Convidados:

Everton Machado Pereira – Professor e Advogado (Mestrando em Educação nas Ciências – Unijuí).

Ms. Cristiano Rafael Pinno – Professor de Educação Física nas redes públicas municipais de Ijuí e Coronel Barros/RS.

Jeanete Rego – Secretária de Educação de São Raimundo das Mangabeiras/MA (Mestranda em Educação nas Ciências – Unijuí).

Adriane Helena Dutra Quaresma - Professora da Rede Pública Municipal de Horizontina. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências pela Unijuí. Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Espírito Santo, Horizontina /RS.

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

05/11/2020

19:00 – Mesa Temática 3 : A construção do conhecimento e a escola em tempos de pandemia: o corpo e sua educação

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva

Gabriela Antes Kuhn - Bacharel em Educação física (Unijuí); Mestra em Gerontologia (PPGERONTO - UFSM); Doutoranda em Educação nas Ciências (PPGEC – Unijuí).

Convidados:

Dr. Paulo Carlan (Unijuí) – Professor do Curso de Educação Física (Unijuí) e do Mestrado Profissional em Educação Física (Unijuí).

Ms. Aurea Bigolin - Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Ijuí/RS. Coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, na área de Educação Física.

Anderson A. de Souza Soares –Professor de Educação Física na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Educação Física Escolar – Unijuí/Unesp.

Drª. Ivana Beatrice Manica da Cruz (UFSM) - Bióloga, mestre e doutora em genética e biologia molecular, pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Davis, Estados Unidos. Professora orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia e de Gerontologia, onde atualmente é coordenadora.

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

20/11/2020

19:00 – Mesa Temática 4 - Educação e docência em tempos de pandemia: gestão e planejamento escolar na interface entre tecnologias digitais e aprendizado

Coordenação e Mediação:

Dr. Sidinei Pithan da Silva (Unijuí)

Dr. Claudionei Vicente Cassol (URI)

Convidados:

Dr. Mauricio Fernando Bozatski (UFFS)

Ms. Darleni Fröhlich – Professora de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura na Rede estadual do Rio Grande do Sul. Vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio São João Batista, localizada no município de Novo Barreiro/RS.

Dr. Clênio Vianei Mazzonetto - Professor na Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul, na Escola Estadual Sepé Tiarajú, em Frederico Westphalen.

Joel da Silva Oliveira – Agente Educacional – Administração Escolar Graduado em Letras – Pai de Estudante) .

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 

03/12/2020

19:00 – Mesa Temática 5 - Educação e docência em tempos de pandemia: novos enfoques pedagógicos e educação inclusiva

Coordenação e Mediação:

Drª. Maria Simone Vione Schwengber (Unijuí) - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Mestrado e Doutorado. Professora do PROEF-Unesp-Unijuí.

Drª. Maria Cândida Del Masso (Unesp) – Vice-Coordenadora Nacional do Mestrado Profissional em Educação Física.

Convidados:

Ms. Janes T C Köhnlein (UNOESC) - Coordenadora do Curso de Pedagogia - Campus de São Miguel do Oeste.

Ms. Viviane da Silva Dias Ceratti – Professora da Rede Pública Municipal de Ijuí /RS. Mestre em Educação Física Escolar /PROEF-Unijuí/Unesp.

Chana Beltramin – Pedagoga. Especialista em AEE (Atendimento Educacional Especializado). Mestranda em Educação nas Ciências (Unijuí).

Ms. Vanice Hermel (URI) – Professora de Educação inclusiva e Libras e coordenadora do Núcleo de acessibilidade (URI).

 

10/12/2020

19:00 – Mesa Temática 6 - Educação e docência em tempos de pandemia: o lugar do Estado e das Políticas Públicas de Educação

Coordenação e Mediação:

Dr. Fábio Roberto Pillatt (Unibalsas /MA)

Ms. Claudete Teresinha Junges – Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação no Município de Anchieta/SC. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Educação nas Ciências pela Unijuí.

Convidados:

Dr. Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (UFFS). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Na UFFS, é professor de graduação no curso de licenciatura em Ciências Sociais e também atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Márcio Teixeira Rêgo - Professor de História da Rede Estadual do Maranhão

Desde 2017 é Secretário Municipal de Educação do município de Balsas/MA. Mestrando em Educação nas Ciências pela Unijuí.

Ms. Luzimar Lima Coelho e Lucena – Diretora Regional de Educação- URE Balsas/MA. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Integración de Las Americas- UNIDAS.

Transmissão: Canal do Youtube Unijuí

 


Unijuí participa de Formação Continuada da Rede Municipal de ensino de Três Passos

               

No dia 01 de outubro passado, o Prof. Walter Frantz, a convite da Secretaria Municipal de Educação, de Três Passos, palestrou, via Google meet, para um grupo de 230 docentes municipais, em evento de formação continuada, tendo como tema “Escolas como elo de acolhimento às famílias e estudantes”, partindo de pressupostos que ser professor/a é ter disposição ao diálogo; que, hoje, diante das condições da vida cotidiana, que as pessoas enfrentam, parece existir um afastamento entre os que compõem uma escola: comunidade, docentes, pais, alunos.

A Secretaria Municipal buscou estimular uma reflexão sobre essa questão. Na palestra, partiu-se de questionamentos amplos, tais como: o que é uma escola? quem é a escola? O que é um elo? o que está desligado? o que não está acolhido ou está sem elo? o que está, por isso, em crise? O que está acontecendo, hoje, na escola, nas famílias, com seus filhos na condição de estudantes? O que é ser professor/a, mãe e pai de estudante, comunidade de pais, diante disso? qual o conteúdo das relações, do campo relacional, entre escola, pais e estudantes? Enfim, o que é a vida?

A visão economicista reduz o conceito de ser humano, reduzindo os sentidos da vida, à medida que o individualiza de forma egoística e concorrencial em sua subjetividade. Assim, a vida ganha valor, à medida que produz valores materiais, valores monetários. Pode-se entender que a vida humana é uma expressão natural, cultural, social, política e econômica, que transcorre na relação com a natureza e com o outro. Portanto, depende muito de nós, individualmente e coletivamente. Não tem um sentido a priori, esse precisa ser construído. Aqui, abre-se um lugar e espaço à escola como elo de acolhimento.

Uma sociedade, resumidamente, pode ser definida como um campo de relações intersubjetivas, de relações humanas de comunicação nos diferentes espaços da vida: cultura, política, economia etc. A sociedade resulta do que as pessoas como indivíduos e grupos fazem entre si, o que as pessoas acreditam que seja ou deva ser. Envolve poderes. Aqui está o espaço das famílias e da escola: constituir processos de construção do mundo, de uma sociedade. Em relação a isso, nem famílias e nem escolas são lugares neutros.

           


Educação nas Ciências promove Seminário sobre o legado de Zygmunt Bauman

              

Nesta quarta e quinta-feira a Unijuí promove o“Seminário Temático sobre Sociedade e Educação na Modernidade Líquida: o legado de Zygmunt Bauman”, evento especial para marcar os 25 anos de história do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências. Toda a programação está sendo desenvolvida no Youtube da Universidade.

O objetivo é compreender os potenciais da Filosofia Social e Moral de Zygmunt Bauman para pensar a sociedade, a educação e a docência com seu vínculo com a Teoria Crítica, a emancipação e a diferença. 

Na abertura, ocorrida na manhã desta quarta-feira, foi realizada a Conferência Internacional, intitulada “Educação, Literatura e Juventude em Tempos Líquidos: diálogos com Zygmunt Bauman”, com Riccardo Mazzeo, que falará da Itália. Ele é escritor, tradutor e agente literário, licenciado em Literatura e Línguas. Escreveu, junto com Bauman, o livro “O Elogio da Literatura”, um diálogo sobre a relação entre a sociologia e a literatura. Confira toda a programação do evento na site da Unijuí, clicando neste link. 

 Confira como foi a atividade inicial:

          

          

Promoção

Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Unijuí

Departamento de Humanidades e Educação – Unijuí

Curso de Letras, História, Educação Física, Psicologia e Pedagogia – Unijuí

Grupo de estudos: Práxis: Educação, Docência e Sociedade - Unijuí

Grupo de estudos: Zygmunt Bauman - Unibalsas

 

 


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