A reitoria da Unijuí esteve reunida, nesta semana, com os novos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus Santa Rosa. O encontro contou com a presença da nova direção do DCE, bem como do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, e a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle.
“A proposta da reunião foi de apresentar a nova chapa eleita do DCE à reitoria, para que pudessem conversar, escutar, dar ideias e interagir. A intenção foi de aproximar as gestões para que pudesse haver uma troca e um alinhamento institucional, tanto do DCE quanto da Unijuí”, comenta Taciana.
A diretoria do DCE do campus Santa Rosa está, agora, sob a coordenação da estudante Verônica Tewes Lunkes. A diretoria ainda conta com Mateus Alves Corrêa, como secretário geral; Julia Caroline Petry, como secretária de imprensa e divulgação; Amandha Leticia Guerin Hofferber, como suplente de imprensa e divulgação; Samara Antunes da Veiga, suplente geral; e Filipe Rodrigo Mallmann, segundo secretário de finanças e secretário de organização e planejamento.
Com foco na inovação e tecnologia, o Espaço + Inovação Unijuí é um ambiente que proporciona diferentes vivências para toda a comunidade regional. Localizado junto à Sede Acadêmica da Unijuí, o Espaço + Inovação faz parte do projeto Cidades Inteligentes e tem como missão unir ciência, criatividade e empreendedorismo visando estruturar cidades sustentáveis.
Neste sentido, o Espaço + Inovação Unijuí conta com cinco ambientes: o Laboratório de Desenvolvimento de IoT, voltado a desenvolver, experimentar, interagir, testar e entender a Internet das Coisas; o Laboratório Smart Grid, um ambiente maker com acesso às tecnologias e ferramentas que potencializam o conhecimento; o Espaço de Ideação, propício para o desenvolvimento de oficinas e voltado ao estímulo da criatividade, ao processo de inovação; o Espaço Coworking, para uso compartilhado de empresas e profissionais de diferentes áreas; e a Sala de Realidade Aumentada, para o desenvolvimento de novas aplicações/soluções e cursos de capacitação e aprendizagem. Além de um hall com espaço modular e monitor interativo e um auditório para eventos.
“O grande objetivo do Espaço é ser esse ambiente vivo, criativo, com atividades que possibilitam a experimentação de tecnologias, atividades empreendedoras e criativas na área da inovação, e principalmente, conexão entre os sujeitos da nossa comunidade, onde há uma interação entre professores, empresários, pesquisadores, comunidade e alunos”, pontuou o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, professor Peterson Clayton Avi.
Para dar sequência ao processo de desenvolvimento de pesquisas na área de cidades inteligentes, o local conta também com um carro elétrico, que será objeto de estudo a partir da realização de experimentos sobre formas de uso, análise de funcionamento, aproveitamento de energia, entre outros. Para isso, já foram instaladas placas de energia solar junto ao Espaço + Inovação, que terá uma espécie de "estacionamento inteligente", com placas solares e estrutura para carregar dois carros ao mesmo tempo, tornando o Espaço + Inovação um ponto de recarga para carros elétricos aberto à comunidade.
Para o professor, essa relação com a comunidade é muito positiva. “Eu vejo isso como um grande diferencial. Essa conexão já vem gerando bons resultados, onde temos experiências exitosas, a exemplo da intermediação entre o Bosque dos Capuchinhos e o curso de Arquitetura e Urbanismo que, por meio de uma disciplina fez uma proposta de remodelação do bosque, e está em vias de ser efetivada. Isso é significativo para os nossos estudantes, que veem que o seu projeto pode ser executado e isso é um grande diferencial, entregamos um resultado para a comunidade também. Os dois lados saem ganhando”, destacou.
O Espaço + Inovação Unijuí está aberto das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h20. As visitas podem ser agendadas pelo e-mail espacomaisinovacao@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332 - 0250 - Ramal 3420. Mais informações podem ser acessadas no site www.unijui.edu.br/cidades-inteligentes.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoverá no dia 14 de abril mais uma edição do Domingo no Museu. O tradicional evento tem como objetivo aproximar o Museu da comunidade em um dia repleto de atividades artísticas e expositivas para diferentes públicos.
Com início previsto para às 14h30, o Domingo no Museu contará com apresentações e performances da comunidade, feira de artesanato com artesãos locais, na Sala de Pesquisa do Museu; e as exposições temporárias "Grafismo nas culturas indígenas brasileiras", localizada no Espaço Ijuí Hoje; "Por uma educação da não-violência dos corpos", em cartaz desde março na Sala de Exposições Temporárias; e a Exposição Itinerante “Mulheres e Poesia”, na recepção do Museu.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unijuí vai promover, no dia 18 de maio, no Clube Atlético Tiarajú, as Olimpíadas Universitárias. O objetivo do evento é incentivar a integração entre os estudantes da Universidade, bem como promover a união entre os cursos e os acadêmicos, por meio de uma competição esportiva.
Conforme explica a presidente do DCE da Unijuí, a acadêmica Ingrid Jung, é a primeira edição da competição após a pandemia e um desejo de muitos estudantes. “Sentíamos falta de uma atividade que pudesse aproximar os acadêmicos e o esporte é uma boa forma de integrar tudo isso, por isso tivemos a ideia de organizar a Olimpíada.”
O secretário geral do DCE, Fernando Brivio, complementa que a competição é voltada para que todos os cursos possam se unir e ter um momento diferente em meio ao semestre. “Notamos que desde a nossa campanha sentíamos falta de integração, em especial com a nossa entidade. Além disso, muitos estudantes que ingressaram no ensino superior após a pandemia sentem falta de socialização com os demais cursos e turmas”, ressalta.
Estarão em disputa cinco modalidades: Futebol 7, nas categorias feminina e masculina; Vôlei de Quadra misto; Truco, Canastra e Sinuca. Inscrições, taxa de inscrição e outras informações podem ser obtidas junto ao DCE por e-mail, ou pelas redes sociais do Diretório.
Os vencedores de cada modalidade receberão troféus e medalhas. O destaque fica pela homenagem que o DCE fará a Brendon Ketzer Hermann, estudante do curso de Educação Física que faleceu no ano passado. Os pais do jovem vão fazer a entrega dos troféus aos vencedores.
Com o objetivo de qualificar o desenvolvimento da agricultura na região, a Unijuí assinou nesta terça-feira, 9 de abril, um termo de parceria com a Cooperativa Tritícola Santa Rosa (Cotrirosa). A parceria prevê a cedência, em forma de comodato, de uma câmara climática e uma balança determinadora de umidade para a realização do estudo “Modelagem Matemática e Computacional de Equilíbrio Higroscópico de Soja”.
Representando a Unijuí, estiveram presentes o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio; o coordenador da pesquisa, professor Manuel Binelo, o coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais, professor José Antônio Gonzalez, a coordenadora da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, Fabiana Simon, o coordenador da área de Logística e Laboratórios, João Lucas e o técnico do Laboratório de Solos, Sementes e Bromatologia, Diovane Antonow.
A entrega dos equipamentos foi feita pelo presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin; o gerente da área de Grãos, Marcos Bogler; e o gestor de Inovação da Cooperativa, Nelinho Graef. O projeto está ligado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional da Unijuí e deve ter início nos próximos dias. Para o coordenador da pesquisa, professor Manuel Binelo, os equipamentos são fundamentais para o desenvolvimento deste estudo.
"Iremos utilizá-los para pesquisar a umidade de equilíbrio higroscópico de grãos. Isso porque quando os grãos são armazenados, as condições de temperatura e umidade influenciam diretamente na qualidade desse produto e, para evitar perdas devido a fungos e insetos que podem atacar o grão enquanto ele está armazenado, saber o comportamento do grão, ou seja, qual o conteúdo de umidade conforme as condições ambientais onde ele está armazenado é uma questão científica muito importante”, explicou o professor.
Segundo o presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, a Cooperativa busca a evolução do setor. “Queremos progredir e essa parceria com a Unijuí é muito importante pois através da pesquisa desenvolvida pela Universidade poderemos qualificar o fazer diário dos nossos cooperados”, destacou.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio, pontuou que a parceria é benéfica tanto para a Universidade quanto para a Cooperativa. “Assim poderemos envolver a pesquisa e a Pós-Graduação com o olhar da Cooperativa, proporcionando o desenvolvimento da região. Além disso, essa iniciativa pode servir de exemplo para outras instituições”, frisou.
Na última sexta-feira, dia 5 de abril, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) foi um dos espaços da gravação do documentário “Das Missões ao Rio Grande: a Tekoa Y’yrembé e o Jeguatá”, financiado pelo Edital nº 10/2023 - Lei Paulo Gustavo - SMCEL do município. A equipe responsável escolheu o Museu devido à diversidade de objetos e informações históricas sobre os povos indígenas ali preservados.
O projeto conta com a colaboração do Cacique Mbya Guarani Eduardo Ortiz, da aldeia Tekoa Y'yrembé de Rio Grande. Durante as gravações, o Cacique Eduardo destacou sua trajetória e a migração de seu povo de São Miguel das Missões até o Rio Grande.
Leonardo Cunha, integrante do projeto, enfatizou que, ao conhecer o acervo e registrar junto ao Cacique Eduardo, é possível preservar materialmente essa memória para as próximas gerações. Ele ressaltou, também, como essa memória está viva no coração de cada Guarani. Além disso, Cunha destacou a importância de difundir a cultura indígena não apenas entre os Guarani, mas também entre os não indígenas, aproveitando a oportunidade proporcionada pelo Museu.
O Cacique Eduardo Ortiz salientou que conhecer os instrumentos preservados no Museu estabelece uma conexão com aqueles utilizados pelos grupos do passado. Ele enfatizou a importância do trabalho de preservação desses objetos, como uma forma de mostrá-los às próximas gerações, tanto indígenas quanto não indígenas.
Se o seu objetivo é atuar na área de gestão de pessoas, você não deve deixar de conhecer o tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, ofertado pela Unijuí na modalidade Ensino a Distância (EaD). Com duração de dois anos e meio, o curso prepara os estudantes para atuar na gestão de pessoas com visão empreendedora, capacidade crítico-reflexiva e postura ética, cidadã e sustentável.
O curso também prepara para atuar em organizações no desenvolvimento de diagnósticos e elaboração de planos de ações, implementando, avaliando e modificando planos e processos na gestão de pessoas, potencializando o desenvolvimento das organizações da região.
Com tradição de mais de 40 anos de formação na área de gestão e negócios, a Unijuí oferta o tecnólogo com um percurso formativo organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo e projetos integradores desde o início do curso.
Como apoio às atividades práticas do curso, os estudantes contam com o Laboratório de Gestão e Negócios, que oportuniza o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria a empresas.
Os estudantes têm, ainda, a possibilidade de realizar intercâmbios, viagens de estudo, oficinas e estágios, podendo, também, participar de projetos de pesquisa e de extensão.
Para se inscrever no Vestibular EaD, acesse unijui.edu.br/ead.
Com a proposta de aproximar, integrar e recepcionar os estudantes estrangeiros, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, promoveu, na noite dessa segunda-feira, 8 de abril, o Café Internacional. A atividade buscou dar as boas-vindas aos estudantes e proporcionar uma recepção aos acadêmicos que ingressaram neste semestre na Universidade, bem como celebrar a conquista daqueles que alcançaram seus objetivos no meio acadêmico no último semestre.
O Café Internacional contou com a participação de cerca de 15 estudantes internacionais, assim como de egressos da Universidade, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, a assessora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, e os professores Roberto Carbonera e Angélica Cristiane Moreira.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, destaca que o encontro é uma oportunidade para que todos possam se aproximar. Reforça, também, que é importante que todos possam se ajudar e que aproveitem o tempo de estudos na Unijuí.
“É uma alegria compartilhar este momento, que é de integrar. Quero lembrar que estar aqui é uma grande oportunidade, pois a Unijuí conta com uma série de possibilidades e espero que todos possam aproveitar ao máximo. Temos alunos que estão indo para o doutorado em outras instituições pois aproveitaram as oportunidades que tiveram, saíram do seu país e estão conquistando o seu espaço, o que é uma grande satisfação para todos nós da Instituição”, ressalta
A assessora do ERI, Vanderléia Haiski comenta que o Escritório está à disposição de todos os estudantes internacionais e que em qualquer circunstância ou dificuldade pode ser procurado. “Estamos todos aqui para auxiliar os acadêmicos estrangeiros no que precisarem. Queremos que todos vistam a camisa da Unijuí como sua nova casa de estudo e que busquem seus objetivos, em especial, a formação. Não percam o foco”, disse.
Atualmente, a Unijuí conta com cerca de 20 estudantes estrangeiros, vindos de países como Argentina, Angola, Benin, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Reino Unido e Senegal. Os estudantes, em sua maioria, ingressam em cursos de mestrado e doutorado na Unijuí, mas também há estudantes regulares de graduação e uma ETA (English Teaching Assistant).
Na pós-graduação, a Unijuí tem um edital anual que oferta vagas nos cursos de mestrado e doutorado com gratuidade, como forma de fomentar a internacionalização. Os estudantes estrangeiros encaram o desafio de aprender a Língua Portuguesa e se integrar na comunidade em um curto espaço de tempo. “Para a Unijuí, é uma alegria contar com a presença de estudantes de diversos países, enriquecendo a troca de conhecimentos, de idiomas e cultura, bem como fortalecendo conexões com universidades e instituições parceiras no exterior”, complementa Vanderléia.
Um café da manhã, realizado nesta terça-feira, 9 de abril, marcou oficialmente o início das aulas do programa Professor do Amanhã nas 11 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICEs) contempladas pela iniciativa do governo gaúcho. Com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, da titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, e da secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, os reitores e representantes das Ices debateram o programa e atualizaram dados sobre os matriculados nos cursos de licenciatura. Do encontro, participou o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg.
O programa Professor do Amanhã é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do Vice-governador, e executado pela Sict. Em seu primeiro edital, inédito no país, o programa concede mil bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos alunos e de R$ 800 para a ICE, como forma de custeio da vaga, durante quatro anos nos cursos de Letras, Matemática, Biologia, História e Geografia.
O governador Eduardo Leite celebrou o encontro com os reitores e parabenizou a mobilização das instituições. “Estamos convencidos da importância desse programa na formação de professores para enfrentarmos o apagão que vem acontecendo nas licenciaturas. Hoje, o Estado tem capacidade de fazer esses investimentos e não podemos dar nenhum passo para trás", afirmou.
"Sabemos do vínculo profundo que as instituições de ensino têm nas regiões, com relevância em pesquisa, projetos e formação qualificada. Agora, formamos um compromisso conjunto pela educação do Estado. Sou muito feliz por ser governador de um Estado que possui uma mobilização comunitária tão forte”, salientou Leite.
Durante a manhã, o vice-governador Gabriel Souza apresentou números atualizados e frisou a importância do programa. “O Professor do Amanhã tem dois grandes objetivos: o primeiro é formar novos professores para o Estado e o segundo é fortalecer as instituições comunitárias para realizarem a formação desses novos profissionais com qualidade. Queremos seguir trabalhando juntos, pois a educação é a estratégia central do governo”, disse.
As 11 instituições contempladas pelo programa são: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Feevale, Universidade Franciscana (UFN), Universidade La Salle (Unilasalle), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Universidade do Vale do Taquari (Univates). O recorde de inscrições aconteceu na UPF, com 1.192 candidatos para 100 vagas.
Para Simone, a grande procura pelas vagas indica o interesse das pessoas nos cursos de licenciatura, potencializada por políticas públicas eficientes. “Esse tem sido um dos momentos relacionados à educação superior mais emocionante dos últimos tempos. Temos notado muita empolgação nos alunos e nos professores com a iniciativa. Sabemos que a questão da bolsa-auxílio é um diferencial, o que comprova que realizamos uma política pública bem construída e eficiente”, comemorou.
A crise na educação superior foi destacada pelo presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Unisc, Rafael Henn, que endossou a necessidade de o governo trabalhar em conjunto com as instituições para entregar melhores profissionais à sociedade. “Estamos muito felizes de ver que a educação realmente é um dos pilares desse governo. A educação superior, desde 2015, passa por dificuldades em encontrar políticas públicas eficientes no que diz respeito ao acesso e à permanência. Esse programa é um primeiro passo: queremos ajudar a sociedade através das nossas estruturas e vamos fazer isso com o Professor do Amanhã. Nossas Ices nasceram formando professores e podemos garantir que a sociedade vai receber mil profissionais muito bem capacitados”, declarou.
A construção do programa e a definição das áreas prioritárias foi relembrada por Stefanie. “Levamos em conta a baixa formação de profissionais em algumas áreas, somada ao alto número de aposentadorias. Chegamos nessas cinco áreas priorizando português e matemática, por exemplo, em função da pandemia de covid-19, que afetou o aprendizado dos nossos estudantes. A nossa estratégia passou pela priorização do que ia faltar primeiro. Mas nos comprometemos a revisar essas prioridades a cada ciclo”, detalhou.
Teve início nesta segunda-feira, 8 de abril, de forma online, a Semana Acadêmica das Engenharias e Tecnologias da Unijuí, envolvendo os cursos de Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação. A abertura também marcou o início da V Aud Week - Semana da Arquitetura e Urbanismo, Design e Design Digital da Universidade.
Embora cada Semana Acadêmica conte com uma programação específica, nesta segunda-feira, as atividades foram compartilhadas por todos os cursos. Conforme destacou o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, esta abertura começou a ser pensada durante uma reunião com os coordenadores de cursos. “Nós sabíamos da importância de um evento em conjunto e precisávamos de um tema para unir todos os cursos. Foi então que pensamos na inovação e buscamos junto à Criatec, ou melhor, junto à coordenadora, Maria Odete Palharini, ajuda para a escolha dos painelistas”, explicou o docente, lembrando que a Universidade vem colocando a inovação como destaque em todas as suas ações.
Neste primeiro dia, foi realizado o painel “Empreendendo o Futuro”, que teve como objetivo abordar a temática da inovação de forma colaborativa, a partir de diferentes visões, explorando fronteiras do conhecimento técnico para empreender e inovar.
O tema se desdobrou em outros subtemas, como “Empreender e Inovar”, trabalhado por Guilherme Silva de Oliveira, engenheiro com mais de 16 anos de experiência na área de inovação e tecnologia aplicada no ramo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de novos produtos, e cofundador do Juntos Coworking.
Outro assunto debatido foi “Inovação além das fronteiras do Brasil”, que esteve a cargo de Eduarda Schneider, fundadora e CEO da Agricon Business. Eduarda é publicitária, pós-graduada em Gestão do Agronegócio, com MBA em Marketing Estratégico (ESPM-Sul).
Por fim, também foi debatido o tema “Aprendendo com quem já fez”, a partir de dois palestrantes: Roberto Hass, engenheiro civil (UFPel) com experiência internacional em Topografia e Infraestrutura, pós-graduado em Georreferenciamento de Imóveis e gestor da empresa AERO Topografia; e Serginho Finger, cofundador e CEO da Trashin, coordenador da área de Parcerias Estratégicas. Ele é mentor de startups em programas e eventos de repercussão nacional e internacional, como InovAtiva Brasil, sendo reconhecido como Mentor Destaque em 2022.
Para conferir o evento na íntegra, acesse:
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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