Unijuí é sede do Rally Latinoamericano de Innovación 2023 - Unijuí

Unijuí é sede do Rally Latinoamericano de Innovación 2023

A Unijuí será novamente sede do Rally Latinoamericano de Innovación 2023. O evento está previsto para acontecer nos dias 6 e 7 de outubro, nos campi de Ijuí e Santa Rosa, e tem como proposta contribuir para o desenvolvimento de uma nova cultura de inovação aberta, através do trabalho em equipes multidisciplinares, com a participação de estudantes, especialmente de universidades na América Latina. As inscrições podem ser feitas até o dia 06, às 10h, pelo site rallydeinnovacion.org.

A competição é voltada para estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua e Paraguai na área das Engenharias, mas também está aberta para a participação de estudantes universitários de áreas distintas, profissionais, professores e pesquisadores universitários.

O Rally Latinoamericano de Innovación 2023 será realizado a partir das 12h de sexta-feira, 06, e terminará no sábado, 07, às 16h. Por ser um evento internacional, a abertura será realizada simultaneamente em todos os países. Os participantes terão 28h para criar e solucionar de forma criativa um desafio real da sociedade.

Para apresentar suas propostas aos jurados, os participantes irão gravar um vídeo com duração de até 2 minutos e entregar um relatório programado, que explique a viabilidade e o impacto da proposta. Além disso, para esta edição, os inscritos participarão de uma interação internacional. Durante a competição, serão escolhidas aleatoriamente equipes dos doze países participantes, que terão que gravar um vídeo mostrando as peculiaridades ou cultura de cada país e postá-lo no TikTok.

Após a entrega dos trabalhos, os jurados terão três horas para divulgar os vencedores de cada sede e os escolhidos em nível nacional. Os ganhadores no nível latino-americano poderão ser conhecidos em até 72h após o término do evento. O evento atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, focado em construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.