Unijuí recebe sociólogo francês Bernard Lahire na abertura do Salão do Conhecimento - Unijuí

Um dos eventos mais consolidados na divulgação de pesquisas e atividades de extensão, o Salão do Conhecimento da Unijuí recebe, no dia 23 de outubro, como palestrante de abertura das atividades, o renomado sociólogo francês Bernard Lahire, diretor de Pesquisa do CNRS, membro do Centro Max Weber/ENS em Lyon. O Centre National de la Recherche Scientifique, mais conhecido pela sigla CNRS (em português, 'Centro Nacional da Pesquisa Científica'), é o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo.

O palestrante internacional, convidado para dar início à programação do Salão do Conhecimento 2023, possui pesquisas e publicações sobre uma ampla variedade de temas, que passam pela sociologia da cultura, desigualdades sociais, educação, leitura e socialização. Lahire é autor de mais de 30 livros publicados e, que exploram questões sociais e culturais de forma aprofundada.

A palestra de Bernard abordará a temática “Um Paradigma Unificador para as Ciências Sociais”, e será realizada de forma híbrida, com transmissão ao vivo no Salão de Atos e pelo Youtube da Unijuí, a partir das 14h. Após sua exposição, Lahire responderá às perguntas do público. A obra que ele irá apresentar no Salão faz uma síntese de um esforço de característica epistemológica que trata da produção e análise científica das ciências sociais.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Fernando Jaime González, ter a participação de um palestrante de reconhecimento internacional na abertura do Salão do Conhecimento é inspirador para a Universidade. “Bernard é considerado um dos intelectuais mais importantes na área das ciências sociais no mundo, além disso, ele é considerado sucessor do sociólogo Pierre Bourdieu. A obra que  Lahire irá apresentar na palestra foi publicada no mês de agosto e recebeu destaque nos principais jornais internacionais, como  Le Monde, The Washington Post, British Broadcasting Corporation (BBC). Para a Unijuí é um prestígio recebê-lo, e é especialmente inspirador para pesquisadores em formação, como os estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, poder ter contato com uma liderança intelectual de alto nível”, destaca o vice-reitor.

Esta edição do Salão do Conhecimento tem como tema "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável", em concordância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2023, o evento conta com aproximadamente 600 trabalhos inscritos e previsão de mais de dois mil participantes, entre alunos de graduação e pós-graduação, docentes, técnicos administrativos e comunidade externa.

As inscrições para participar do Salão do Conhecimento 2023 ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo site unijui.edu.br/eventos. Mais informações pelo e-mail salao@unijui.edu.br.