A Unijuí participou neste domingo, 29 de setembro, da 8ª Corrida e 4ª Caminhada do Coração, promovida pelo Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI). Foram três percursos, todos com participação livre: 5 km para corrida, 3 km corrida/caminhada, e 1 km para caminhada, com largada do Complexo Poliesportivo.
A Universidade, enquanto apoiadora do evento, esteve presente com atividades através do Projeto de Extensão Educação em Saúde, com ações de orientação e aferição da pressão arterial e testes de glicemia. Além disso, como forma de fomentar a saúde e bem-estar e incentivar a prática esportiva como uma importante medida preventiva para doenças cardíacas e outros problemas de saúde, a comunidade acadêmica foi convidada a participar.
Mais de 200 pessoas participaram da corrida e da caminhada, entre estudantes, professores e técnicos administrativos e de apoio da Fidene/Unijuí. O vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Padoin, esteve entregando as medalhas e abordou a importância do evento. “A nossa participação se deu através da iniciativa do Programa Sinergia que tem articulado atividades pensando no bem-estar dos colaboradores. Além disso, o momento serviu como um lembrete para que possamos cuidar da saúde por meio do esporte, promovendo mais qualidade de vida”, pontuou.
Em comemoração ao Dia do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, a Unijuí realizou uma atividade especial junto à turma do curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado para professores e técnicos-administrativos e de apoio da Universidade. A aula contou com atividade prática de conversação com integrantes da Associação dos Surdos de Ijuí (Assi) para que os integrantes da turma pudessem exercitar a Língua de Sinais.
A atividade foi promovida pelo Setor de Recursos Humanos e pelo Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), conforme explica a coordenadora do Saai, professora Marta Borgmann. “Buscamos promover junto ao curso de Libras algo diferente. Então, trouxemos integrantes da comunidade surda para que pudessem fazer uma conversação contando suas experiências e aspectos ligados à própria cultura da comunidade surda”, explicou.
A coordenadora destaca que a data tem como objetivo despertar a conscientização, promovendo momentos de reflexão. “O nosso principal intuito era evidenciar a importância da Libras para a comunicação com pessoas que não ouvem. Além disso, é uma grande oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelos surdos para pensarmos e promover o processo de inclusão e a valorização da cultura surda”.
A auxiliar de secretaria da Unijuí, Maria Carolina Dalberto, integra a turma do curso de Libras. Para ela, a experiência foi muito significativa. “Tivemos a oportunidade de nos conectar com a comunidade surda e praticar a conversação em Libras, o que me fez refletir sobre a importância da inclusão e da acessibilidade. Participar dessa troca foi um grande aprendizado, não apenas para aprimorar minhas habilidades na língua, mas também para entender melhor as experiências e desafios enfrentados pelos surdos no dia a dia. Esse contato direto reforça a relevância de construir uma sociedade mais inclusiva”, pontuou.
Que tal fazer um intercâmbio na Universidade de Vigo, na Espanha, em 2025? Se você é estudante de graduação ou pós-graduação stricto sensu da Unijuí, essa oportunidade pode ser sua. Através do projeto de mobilidade acadêmica Erasmus+, que promove intercâmbios com base em um acordo de cooperação entre a Unijuí e a Universidade de Vigo, você poderá vivenciar uma experiência acadêmica internacional única. Para isso, basta participar do processo seletivo, cujas inscrições se encerram na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro.
Um estudante será selecionado para participar do programa, que visa promover a atualização e o intercâmbio de conhecimentos, pesquisas e experiências acadêmico-científicas nas áreas da Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Desenvolvimento Regional. O projeto visa, ainda, apoiar a internacionalização, a atividade e a modernização das Instituições de Ensino Superior, ao mesmo tempo em que potencializa as iniciativas de internacionalização na Unijuí.
Para participar, é necessário estar matriculado em um curso de doutorado, mestrado ou graduação da Unijuí por, no mínimo, 12 meses; comprovar proficiência ou conhecimento em língua espanhola, em nível intermediário; possuir passaporte com prazo de validade mínimo de 12 meses; e ter a disponibilidade de realizar o intercâmbio de 27 de janeiro a 6 de junho. Interessados devem acessar o edital, disponível neste link, e encaminhar a documentação ao Escritório de Relações Internacionais (ERI).
Quem embarcou nessa experiência, neste ano, foi Kalani Vargas, estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, que concluiu seu 7º semestre na Universidade de Vigo. Seu intercâmbio foi de quatro meses, na cidade de Pontevedra, onde teve a oportunidade de ser uma aluna Erasmus com bolsa de estudos integral. Inclusive, este é um dos diferenciais do programa: o estudante selecionado recebe uma bolsa para custear as despesas de mensalidade durante um semestre acadêmico. A bolsa inclui um pagamento único para cobrir as despesas de viagem e estadia, equivalente a €1.500 (mil e quinhentos euros), e o valor fixo de quatro parcelas de €850 (oitocentos e cinquenta euros), referentes aos meses de atividade na universidade de destino.
“Com certeza, realizar este intercâmbio representou a realização de um sonho e contribuiu para o meu crescimento e aprendizado pessoal. Ampliar meus conhecimentos na área da Comunicação, vivenciar novas experiências, conhecer uma nova cultura, fazer novos amigos e aprender novos costumes e idiomas foi incrível e, sem dúvidas, vou lembrar com muito carinho de todos esses momentos por toda a minha vida. Foi uma experiência única e sou muito grata aos meus pais e à Unijuí, que abre as portas para que os alunos ampliem seus conhecimentos e vivam esta experiência transformadora”, destacou Kalani.
A Unijuí, em parceria da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE) e da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (SMED), promoveu a 8ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e a II Mostra de Extensão da Universidade. A atividade ocorreu nesta sexta-feira, 27 de outubro, no campus Ijuí, e reuniu centenas de estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Superior.
A MoEduCiTec tem o objetivo de fomentar a iniciação científica como atitude cotidiana em sala de aula e valorizar a publicação de trabalhos produzidos por estudantes e professores, enquanto que a Mostra de Extensão busca socializar as atividades desenvolvidas no contexto de cada projeto apoiado pelo Fundo Institucional de Extensão, com foco em ampliar as interações entre a Instituição e a comunidade.
A abertura do evento ocorreu pela manhã e contou com a presença dos alunos participantes e de professores de escolas de toda a região. Durante a atividade foi feita uma apresentação de dança e música com os alunos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). Foi realizado, ainda, uma roda de conversa envolvendo representantes das redes municipal, estadual e privada de ensino, e do Ensino Superior.
Também estiveram presentes o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, professor Sidinei Pithan da Silva; a coordenadora geral da 8ª MoEduCiTec, professora Marli Dallagnol Frison; a coordenadora pedagógica da 36ª CRE, Rosane Vieler Menezes; a coordenadora pedagógica da SMED, Rosangela Silvana Kopezinski Schimanoski; e a representante do Sindicato dos Professores (Sinpro), professora Maria Aparecida de Carvalho Zasso.
Conforme o vice-reitor, eventos como este, que despertam o sentimento e o interesse pela pesquisa científica nos jovens são de extrema importância para o futuro. “É um sinal de que estamos indo no caminho certo. Ao envolver todos, em especial essa juventude com a pesquisa, conseguimos instigar a formação de futuros cientistas, que é uma tarefa importante nos dias atuais. É preciso que, além de exercer profissões, esses jovens no futuro possam pensar melhor suas áreas, trazendo inovações que sejam para melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade”, relatou o professor Daniel Knebel Baggio.
Coordenadora da 8ª MoEduCiTec, a professora Marli Dallagnol Frison destacou que o evento já se consolidou e é um momento de encontro e diálogo entre docentes e pesquisadores de todas as modalidades. “O conhecimento científico e técnico tem papel central e é fundamental que sejam colocados em atividades que desafiem intelectualmente, principalmente os jovens. Esse evento serve, também, para enfatizar que o estudo e a pesquisa não é somente acadêmica, mas também para ampliar possibilidades e o protagonismo.”
Após a abertura do evento, ocorreu a apresentação dos trabalhos, os quais foram organizados pelos estudantes e envolveram diversos temas como artes, sustentabilidade, meio ambiente, tecnologia e robótica. Os trabalhos foram avaliados e certificados por professores avaliadores.
Conforme as estudantes Julia Baier e Camila Okazeski, terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap), participar da Mostra é muito importante para a iniciação científica. “Acho importante estar aqui por conta de todos os trabalhos, que são importantes pelo conhecimento que são repassados, e também pelo evento gerar sabedoria em vários assuntos que são importantes na sociedade”, comentou Júlia.
Já Camila ressaltou que o trabalho feito pelo grupo buscou abordar um tema relevante e que fosse de impacto na sociedade, que é o cyberbullying. “Este é um exemplo desses temas. Hoje em dia usamos muitas redes sociais e pensamos que é importante trazer às pessoas e escolas que é necessário ter um alerta sobre esse assunto e que ele deve ser mais debatido”, complementou.
A professora Cíntia do Amarante, também do Ceap, relatou que a MoEduCiTec tem se tornado cada vez mais importante, em especial para as escolas. “É um evento que está se ampliando, e é um momento dos estudantes colocarem em prática todas as suas vivências. É um incentivo à pesquisa muito importante.”
Já a professora Roberta Pinheiro, da escola Álvaro Rodrigues Leitão, de Estrela Velha, que acompanhou um grupo formado por alunos de nível de alfabetização, destacou a importância que a Mostra tem para, além dos estudantes, as famílias. “Para nossos alunos é muito importante, pois muitos deles contam com o apoio dos pais, que auxiliam na montagem dos trabalhos. Então é um momento de aproximação que envolve toda a família para aprimorar os seus vínculos”, disse.
Nesta quinta-feira, 26 de setembro, foram promovidas as apresentações dos trabalhos aceitos para os eventos XXXI Seminário de Iniciação Científica, XXV Jornada de Extensão, XIX Seminário de Inovação e Tecnologia e X Mostra de Iniciação Científica Júnior. As apresentações integraram a programação do Salão do Conhecimento da Unijuí e reuniram mais de 200 trabalhos científicos, que foram explicitados de forma on-line pelos estudantes à comunidade acadêmica.
As apresentações dos trabalhos foram feitas em 31 diferentes salas, que correspondiam a diferentes áreas do conhecimento. Cada sala foi organizada por temáticas, levando em conta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os trabalhos levaram em consideração diferentes temas que vinham de encontro com a formação de cada estudante participante.
Os trabalhos apresentados são de iniciação científica, tecnológica e de extensão, e foram desenvolvidos por acadêmicos e pesquisadores da Unijuí e de outras instituições de ensino, escolas de Ensino Médio e Instituições Internacionais.
A Unijuí promoveu, entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, uma capacitação sobre Gestão Ágil dos Postos de Trabalho. A formação foi feita em parceria com a Fockink, de Panambi, e destinada a funcionários e colaboradores da empresa, das áreas de Fosfatização e Tubeira Longitudinal. Ao todo, 18 funcionários participaram da capacitação.
A capacitação teve como característica estratégica a aplicação prática e real do conhecimento, com análise de dados e informações dos postos de trabalho, análise e melhorias definidas e algumas implementações durante o curso, além de formação de equipes multifuncionais e elaboração de plano de ação para melhoria dos resultados. Foram repassados conhecimentos sobre LEAN, TOC, TPM, 5Ss e Ferramentas da Qualidade.
“A Unijuí está cada vez mais comprometida com a aplicação prática do conhecimento, em todas as suas áreas de atuação. Para nós, o conhecimento precisa gerar resultados para a comunidade e temos vários exemplos desse comprometimento, tanto em sala de aula quanto em projetos específicos que estamos desenvolvendo nas empresas de Panambi”, ressalta o coordenador do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) realizou, nesta quinta-feira, 26 de setembro, a apresentação de trabalhos do “Seminário História e Memória do Museu Antropológico Diretor Pestana”. A atividade integrou a programação do Salão do Conhecimento e reuniu pesquisadores, a comunidade acadêmica da Unijuí, além de estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), que puderam conhecer um pouco de cada trabalho apresentado.
O seminário teve o objetivo de reunir trabalhos, que envolviam a produção de pesquisa a partir do acervo do Madp, destacando, assim, o material que está à disposição no local para a comunidade e para pesquisadores. Uma das pesquisadoras, que apresentou o trabalho “Histórias, Memória, Esquecimento e Reflexões”, foi a estudante graduada pela Unijuí, Júlia Minetto. Segundo ela, a iniciativa foi inovadora, pois a oportunidade de trocar conhecimento e apresentar o que vem pesquisando foi ótima.
Além deste trabalho, também foi apresentado o artigo com título “Museus como agentes de Transformação Social: a Exposição”, organizado pelo designer e colaborador do Madp, Fabrício de Souza, e pelas psicólogas Andressa da Silva Dias e Márcia Baiocchi do Amaral.
“Temos que destacar a importância do primeiro seminário realizado pelo Museu, dentro do Salão do Conhecimento, que demonstra a relação entre todas as mantidas da Fidene para também valorizar a pesquisa. Esse seminário tem importância, também, para estimular o estudo em história, e valorizar o papel que o Museu tem de resgatar a história da região, das pessoas, instituições, e poder relacionar isso para a geração do conhecimento como um todo”, ressalta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
O vice-reitor também salienta que o acervo do Museu precisa ser valorizado. “É um espaço que é muito utilizado, não somente a nível regional, mas também de outras partes do Brasil e do mundo, uma vez que possibilita pesquisas on-line. Temos que parabenizar a todos pela organização e pela iniciativa de dar este destaque a este local tão importante”, completa.
Além do vice-reitor, também participaram do evento a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, a presidente da Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana (AAMADP), Vivian Stroschein, funcionários do Museu, e membros da comunidade.
Bruna Penno Nogueira, do CEAP, conquistou o 1º lugar nas duas competições
Na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, a Unijuí, por meio do projeto de extensão "AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, realizou a premiação da 3ª Competição MathGo e da 2ª Competição PortGo. As competições foram abertas no mês de julho e encerradas no dia 15 de agosto, envolvendo estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Ijuí e região.
“Os estudantes tiveram um mês, incluindo o recesso letivo, para jogar. E felizmente, conseguimos abranger mais escolas nesta edição, atingindo o nosso objetivo, que é motivar os alunos a utilizarem os aplicativos para aprender português e matemática de uma forma mais divertida”, destacou uma das professoras que participa do projeto, Barbara Gündel.
Em ambas as competições, Bruna Penno Nogueira, do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), conquistou os primeiros lugares. Na Competição MathGo, ficou em segundo lugar Gustavo Rodrigues Sost, do Colégio Estadual Modelo, e em terceiro lugar Arthur de Ataides da Silva, do IMEAB. Na Competição PortGo, Arthur conquistou a segunda posição, enquanto que Ludimila Bilibio Pinto Przylinski, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana, a terceira.
Os primeiros lugares receberam smartphones e os segundos colocados Alexas. Já a escola que mais pontuou foi o Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), nas duas competições, recebendo dois notebooks.
Durante a premiação, uma das professoras que atua no projeto, Taíse Neves Possani, agradeceu aos professores por estarem colocando os aplicativos em seus planejamentos, estimulando o uso da tecnologia como forma de complementar os estudos em duas áreas tão importantes. Os resultados têm sido tão positivos que, no próximo ano, como anunciou a professora Patrícia Carolina Pedrali, será lançado o FisiGo, para estudo da física.
“É muito gratificante ver os resultados deste projeto que envolve não só os professores da Unijuí, mas também os educadores das escolas na elaboração das questões. Por meio dele, incentivamos que os estudantes utilizem seus smartphones e computadores para aprender e desenvolver novas competências em duas áreas bastante importantes, onde muitos alunos têm dificuldades. Queremos, cada vez mais, ver os professores e estudantes utilizando essas ferramentas em sala de aula, como parte de suas disciplinas”, destacou o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin.
Os campi de Ijuí e Santa Rosa da Unijuí receberam, nesta quarta-feira, 25 de setembro, a roda de conversa “Atuação Multiprofissional na Atenção Básica”. A atividade integra o Salão do Conhecimento, e contou com a participação de estudantes e profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Unijuí, que é organizado em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar).
A roda de conversa consistiu em uma apresentação da residência médica, feita pelos residentes convidados, um de cada área de abrangência (Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social), que relataram os desafios, vivência, campos de atuação e outros detalhes referentes à formação. Em Ijuí, no Centro de Eventos, três residentes participaram da atividade, enquanto que em Santa Rosa, na sala Coworking, quatro fizeram as suas apresentações.
“A roda de conversa buscou compartilhar com acadêmicos que estão participando do Salão do Conhecimento sobre como é a vivência na prática da Atenção Primária, com a participação de profissionais que atuam nestes espaços”, comenta a professora Marilei Uécker Pletsch, uma das organizadoras da atividade. “Estamos muito felizes de ter a sala cheia e mostrar a vivência que temos com a Residência, em Santa Rosa”, completa.
No mês de setembro é celebrado o Setembro Amarelo, campanha voltada para a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que busca também reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. Preocupada com o bem-estar da comunidade acadêmica, a Unijuí oferece espaços de apoio com serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento psicológico e pedagógico.
Através do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (SAAI) da Unijuí, os estudantes e professores contam o serviço de Psicologia Educacional, conforme explica a psicóloga do Saai, Solange Schorn. “A vida universitária pode desencadear pressões emocionais consideráveis que impactam no processo de ensino e aprendizagem. Nosso papel é propiciar formas para promover uma melhora no bem-estar desses sujeitos. Nesse sentido, o Saai oferece por meio da Psicologia Educacional, escuta, acolhimento e compreensão do sofrimento psíquico”.
Como um lugar de promoção da saúde mental, o trabalho é voltado à acolher e amparar estudantes e professores em suas questões emocionais, psicológicas ou pedagógicas. “O atendimento ocorre na forma de acolhimento, em um processo breve e focal, que se configura em um espaço seguro, pautado no respeito, na confidencialidade e no compromisso social da profissão. O processo de acolhimento envolve quatro encontros, proporcionando momentos reflexivos sobre os vários aspectos em relação à aprendizagem, às dificuldades de adaptação ao contexto universitário, de convivência, de relacionamentos e estratégias de estudo, ansiedades, medos e inseguranças”, explica Solange.
Os estudantes são atendidos mediante busca espontânea ou encaminhamentos feitos pelos coordenadores, professores e outros setores da Universidade, acolhendo questões que ultrapassam os trâmites administrativos e que revelam situações subjetivas de dificuldades pessoais e sofrimento que interferem no rendimento acadêmico.
Os atendimentos são realizados através de atendimento prévio, de acordo com a ordem de solicitações de inscrições e horários disponíveis pelo setor. Para solicitar o atendimento, o interessado deve enviar um e-mail para psicologia.educacional@unijui.edu.br e/ou naai@unijui.edu.br – e realizados de modo presencial ou on-line.
A psicóloga do Saai pontuou ainda que, com o aumento da demanda por esse serviço, novos projetos estão sendo pensados com o objetivo de ampliar as possibilidades de intervenção e acompanhamento que favoreçam a formação pessoal/profissional e fortaleçam o sentimento de pertencimento institucional.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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