O ano de 2024 foi bastante produtivo e positivo para a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom). Presente nos quatro campi da Universidade - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, a Biblioteca conta com uma vasto acervo físico, com mais de 300 mil obras, além do acesso aos conteúdos digitais, onde os acadêmicos e professores têm à disposição mais de 7 mil itens no repositório institucional e 30 mil obras em bibliotecas virtuais.
Ao analisar o ano que passou, a coordenadora da Biblioteca, Laura Dalpiaz, destaca as inovações. “Os investimentos em material bibliográfico virtual chegaram a cerca de R$440 mil e as doações de livros à Bumom, tanto oriundas de multas como as voluntárias, advindas da comunidade acadêmica e externa, chegaram a 908 livros, estimados em mais de R$16 mil”, pontuou.
A circulação total de usuários, que representa o número de retiradas, renovações e devoluções de materiais bibliográficos, também foi bastante expressiva. “Foram 69.223 pessoas ao longo do ano, o que consideramos um número alto, visto o aumento dos acessos às bibliotecas virtuais devido à integralização do currículo da maioria dos cursos da Graduação Mais, que possuem grande parte de suas bibliografias disponíveis nas plataformas virtuais assinadas pela Unijuí, a Minha Biblioteca e a Pearson”, explicou Laura.
Além dos investimentos, a Bumom promoveu capacitações aos seus usuários. Em 2024, foram realizadas 50 oficinas, onde 1.350 pessoas foram capacitadas, em sua maioria, sobre o acesso ao Portal de Periódicos Capes e Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Já como forma de incentivar a leitura e o acesso à Biblioteca, foram feitos eventos alusivos às datas relativas aos livros e ao aniversário da Bumom. “Realizamos diferentes eventos, como o Sarau Literário, e buscamos reconhecer os estudantes que mais retiraram livros, como forma de agradecimento e incentivo. Para 2025, ano do centenário de Mario Osorio Marques, estão previstas ações em reconhecimento a essa personalidade que foi uma das fundadoras da Unijuí e que dá nome à Biblioteca”, antecipou a coordenadora.