A Unijuí e o curso de Jornalismo da Universidade vêm a público manifestar repúdio à proposta em tramitação na Câmara de Vereadores de Ijuí que visa reduzir o grau de escolaridade exigido para o cargo de Assessor de Comunicação, eliminando a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo e restringindo o requisito apenas ao Ensino Médio.
Esta medida não apenas desvaloriza a profissão como ignora a importância da comunicação e compromete a qualidade da informação à população. Além disso, cabe ressaltar que o jornalismo profissional exige formação técnica e ética, essencial para garantir o combate à desinformação.
Reduzir essa exigência é desrespeitar o papel crucial da comunicação na construção de uma sociedade democrática e bem informada. A Unijuí é contrária à esta medida e defende a valorização do diploma como reconhecimento da competência e seriedade que a profissão exige.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os candidatos podem conferir suas notas e desempenho individual, incluindo a nota da redação.
O resultado está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Vale lembrar que para os treineiros - alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio e fizeram a prova como um teste, as notas devem ser divulgadas em até 60 dias.
Na Unijuí, a nota do Enem pode ser usada para ingressar em um dos cursos de graduação. No formato presencial, são mais de 30 opções de cursos disponíveis, nos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Já no EaD Unijuí, são mais de 10 graduações disponíveis.
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas no site unijui.edu.br/vestibular, além do ingresso via nota do Enem, é possível realizar a prova on-line, composta por uma redação que pode ser feita entre os dias 8 de outubro e 27 de fevereiro de 2025, na página do Vestibular; ou aproveitamento da nota de redação de um vestibular anterior promovido pela Unijuí.
Neste ano, diferentemente das outras edições, é possível realizar a matrícula assim que o resultado da aprovação for divulgado. Neste sentido, a orientação da Vice-Reitoria de Graduação é que os vestibulandos façam a matrícula o quanto antes para garantir a sua vaga no curso desejado. Já no EaD, as inscrições para o primeiro módulo podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro no site unijui.edu.br/ead.
O Coral Unijuí contribuiu de forma relevante para a promoção da cultura e da música na região Noroeste do Rio Grande do Sul em 2024. Foram realizadas diversas apresentações ao longo do ano, que levaram música, espetáculos diferenciados e o canto coral a várias cidades e eventos promovidos na região. Ao todo, o Coral Unijuí conta com 27 membros, sendo sete sopranos, sete contraltos, sete tenores e cinco barítonos, um pianista e um integrante que realiza funções voltadas ao marketing.
Entre os eventos promovidos pela Coral Unijuí, destaca-se o espetáculo Let’s Rock - 2ª edição, realizado a partir de financiamento via Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, que contou com a participação de crianças e jovens do Coro Cênico do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), do Coro Infantil Ateliê Sonare, do Coro Infantil do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) e do Coro Cênico do Colégio Evangélico de Panambi, além da banda Excellence.
Outro espetáculo de destaque foi o Come Together, um tributo à banda Beatles, realizado em parceria com a Rádio Unijuí FM, com apresentação em conjunto com a The Magical Mystery Band.
O Coral Unijuí também esteve presente no 16º Encontro Regional das Servas LSLB - Região Missioneira, participando também da Expofest Ijuí e da Fenasoja 2024, em Santa Rosa, e promoveu apresentações dos concertos de Natal na Igreja do Relógio, em conjunto com a orquestra do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), e a abertura da Vila de Belém na Igreja Evangélica Luterana Concórdia- IELB, também o Natal dos usuários da Aapecan, todos em Ijuí.
“Em 2024 abrimos inscrições para a seleção simplificada de vozes e instrumentistas, visando renovar e ampliar seu quadro de integrantes. Uma das principais inovações foi a realização de oficinas de técnicas vocais com a ilustre presença da preparadora vocal Cintia de los Santos. Este foi um momento muito produtivo e de muitos aprendizados para o coro”, comenta a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues
Segundo a regente, neste ano, a ideia é desenvolver o coro ainda mais, em especial no quesito canto coral. “Estamos planejando outras dinâmicas de técnicas vocal para 2025. Pretendemos, ainda, levar o Let's Rock para toda a comunidade de Panambi e região e contar cada vez mais com a integração musical regional. Teremos também o Concerto Cantos e Contos Kids, que explorará o repertório infantil nacional, bem como contos, parlendas e poemas, mesclando o teatro e a música”, destaca Lizandra.
Há, também, o desejo de levar o Coral Unijuí a festivais renomados como o Festival de Corais de Gramado e o Festival de Corais Três Fronteiras. O Coral mantém uma presença ativa nas redes sociais, onde compartilha momentos dos ensaios, apresentações e destacando seus membros. Recentemente, foram publicados vídeos apresentando os cantores, permitindo uma conexão mais próxima com o público.
O ano de 2024 no campus Santa Rosa da Unijuí foi marcado por ações realizadas, que integraram a comunidade acadêmica, do município e regional. Foram realizadas atividades, promovidas pela Universidade, por parceiros e pela comunidade, como, por exemplo, o projeto Ciência Para Todos, o Decola, e o Profissional do Futuro. Esses eventos reuniram diversos estudantes de escolas de toda a região. A Instituição também teve participação ativa nas ações promovidas pelas feiras, entidades e junto ao poder público municipal.
“Tivemos um ano desafiador, porém muito positivo. O campus foi muito ativo neste ano de 2024, justamente por entender a importância da nossa presença para a comunidade. Estamos há quase 35 anos inseridos em Santa Rosa e região, formando profissionais para auxiliar no desenvolvimento regional. Assim, quanto mais próximo estivermos da comunidade, maior pode ser nossa contribuição”, destaca a coordenadora do campus da Unijuí em Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle.
O ano também se destacou pela ampliação na oferta de cursos para o campus. Foram abertos novas formações na área da Saúde, nos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Farmácia, e há o pedido para a abertura dos cursos de Fonoaudiologia e de Gestão do Agronegócio, os quais aguardam liberação do Ministério da Educação (MEC). Além dessas graduações, a Unijuí também encaminhou o protocolo de inscrição para concorrer à abertura do curso de Medicina no campus Santa Rosa.
“Para 2025 queremos manter o nosso campus presente na comunidade e para a comunidade, buscando promover ações integrativas dos nossos cursos, em conjunto com o Diretório Central dos Estudante (DCE), valorizando, assim, os acadêmicos”, completa Taciana, lembrando que uma das metas é conquistar a aprovação e implementar novos cursos, incluindo o de Medicina no campus.
O projeto “Efeitos de Herbicidas à Base de Glifosato como Agentes Disruptivos Metabólicos: Um Estudo Translacional sobre o Impacto nas Vias de Estresse Celular", proposto pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí (GPeF), teve financiamento aprovado para execução no edital para Apoio a Projetos em Rede do Programa Conhecimento Brasil, vinculado ao CNPq.
O programa Conhecimento Brasil é uma das 10 ações prioritárias definidas em 2023 pelo conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e faz parte da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2023 a 2030.
Conforme explica o coordenador do projeto, o professor Thiago Gomes Heck, a proposta busca avaliar se a exposição ao glifosato representa um risco disruptivo metabólico via subprojetos com cultura de células isoladas, bioindicadores ambientais via organismos mais simples como c. elegans (um nematodo), minhocas, peixes, e mais complexos, como roedores de laboratório e de agricultores expostos ocupacionalmente.
"Nosso grupo de pesquisa vem demonstrando que a exposição a poluentes ambientais, mesmo em concentrações consideradas aceitáveis por órgãos reguladores, induz estresse oxidativo (EO) e modifica as respostas celulares ao estresse (RCE) mediadas pela expressão de proteínas de choque térmico (HSPs) em diferentes órgãos, agindo, assim, como potencializadores do desenvolvimento de alterações metabólicas”, explica o professor.
Conforme o docente, entre os agrotóxicos, os herbicidas à base de glifosato são os mais utilizados para o controle de plantas daninhas nas áreas rurais do Brasil e do mundo, contribuindo para a produção de alimentos em larga escala. No entanto, sua ampla utilização tem resultado na contaminação dos ecossistemas, da água potável e dos alimentos. “Portanto, é plausível supor que exposição ao glifosato possa induzir alterações em organismos não-alvo, comprometendo vias de sinalização, interferindo na saúde de seres vivos de diferentes níveis filogenéticos. Investigação que será realizada neste projeto.“
O projeto contará com a colaboração da professora Julia Matzenbacher dos Santos, da University of Pittsburgh, dos Estados Unidos, e do professor. Vinicius Fernandes Cruzat, da Southern Cross University, da Austrália. Os pesquisadores virão para a Unijuí, enquanto que pesquisadores da Universidade vão para o exterior. Também está prevista a compra de equipamentos e reagentes para uso no Laboratório de Ensaios Biológicos da Unijuí. Ao todo, o financiamento é de R$ 459.389,00.
Fazem parte da equipe os pesquisadores Mirna Stela Ludwig, Matias Nunes Frizzo, Pauline Brendler Goettems Fiorin, Vitor Antunes de Oliveira, Caroline Brandão Quines, Rafael Frantz e Fabrícia Roos Frantz. “Essa participação representa a ampla possibilidade de orientação de novos trabalhos de conclusão de diferentes curso de graduação, dissertações de mestrado e teses doutorado neste projeto, tanto na área da saúde via Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) como via Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC)”, destaca Thiago.
"A parceria entre os dois programas, especialmente entre o GPeF e o Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), iniciada em 2020, já está gerando uma formação diferenciada, especialmente na proposição de aplicações de inteligência artificial para a saúde, que também serão utilizados neste projeto", complementa o professor.
O projeto contém, ainda, a participação dos pesquisadores Paulo Ivo Homem de Bittencourt Júnior (UFRGS), Sandra Aparecida Benite Ribeiro (UFJ) e Antônio Azambuja Miragem (UFRGS/IFFar).
Estão abertas as inscrições para a seleção de novos integrantes para o Coral Unijuí. Conforme o edital, há vagas para vozes femininas e masculinas, e para cantores instrumentistas que tocam teclado, bateria, violão, baixo e percussão. Podem participar estudantes da Unijuí, egressos, funcionários da Fidene/Unijuí e demais pessoas da comunidade externa.
Entre os requisitos necessários para os futuros integrantes estão ter ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que ocorrem às sextas-feiras, às 18h, aos sábados, no turno da manhã, e ensaios extras (quando necessário); ter assiduidade às atividades previstas no plano de ensaio; estudar em casa e apresentações do Coral; e em caso de menores de idade, o responsável deverá acompanhar a audição bem como assinar um termo de compromisso para que o menor possa participar dos ensaios, eventos e viagens do grupo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, através do preenchimento do formulário disponível neste link. A entrevista coletiva será realizada no dia 25 de janeiro, no prédio 01, sala 310, na Sede Acadêmica da Fidene. Já a audição será realizada de forma individual, através de agendamentos.
Os critérios de avaliação e demais informações sobre o processo seletivo podem ser consultados no edital, disponível no site www.unijui.edu.br/extensao/editais/editais-cultura.
A Unijuí promoveu, em parceria com a empresa Bruning, de Panambi, um curso de qualificação voltado para trabalhadores da empresa. O curso de Treinamento em Pintura Industrial foi uma formação de curta duração na Educação Continuada, com foco em suprir algumas necessidades da empresa. Ao todo foram 40 horas de conteúdo, divididos em atividades teóricas e práticas.
O programa de capacitação abordou conteúdos como a produção de aço; corrosão; preparo de superfície; tinta a pó; tinta líquida; segurança; e aplicação dos conceitos teóricos na linha de produção. Os participantes passaram por prova teórica e prática e a qualificação foi conduzida pelo CTB e área de Qualidade. O curso também tem a participação de pessoal da área de Engenharia e de Qualidade.
A Unijuí está inscrita na nova edição do programa Professor do Amanhã, vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), do governo do Rio Grande do Sul. Nesta edição, a Universidade encaminhou duas novas propostas para participar do programa, que tem o objetivo de formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica.
As propostas encaminhadas pela Unijuí buscam ofertar bolsas para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês. Quanto ao número de vagas ofertadas aos dois cursos, a Instituição aguarda a divulgação dos resultados do edital, que deve ocorrer até o dia 2 de fevereiro. Os resultados finais serão divulgados até o dia 14 de fevereiro.
Nesta edição, 14 universidades comunitárias gaúchas inscreveram 34 propostas. A iniciativa vai conceder bolsas mensais de permanência no valor de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para as Instituições de Ensino Superior para custeio da vaga.
Na última edição, a Unijuí ofertou 37 vagas para o curso de Licenciatura em Matemática e 37 vagas para o curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês.
Estudantes do segundo módulo dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Fonoaudiologia da Unijuí tiveram, no último semestre de 2024, a oportunidade de vivenciar a prática profissional de forma transformadora. Sob a orientação das professoras Brenda da Silva, Eilamaria Libardoni e Juliana Bruinsma, os alunos abraçaram o desafio de atender às demandas da Sabeve, em Ijuí, construindo soluções que uniram conhecimento acadêmico e impacto social.
Os Projetos Integradores (PIs), parte da Graduação Mais desde 2021, têm como essência a conexão entre universidade e comunidade. Neste caso, os estudantes foram além da teoria, dialogando com os representantes da instituição para identificar as necessidades e propor soluções que trouxessem benefícios concretos à equipe e aos residentes da casa de repouso.
Para Elizete do Amaral Cazali, técnica responsável pela enfermagem da Sabeve, o PI superou as expectativas. "O Projeto Integrador foi muito importante para nós. Os alunos trouxeram um material maravilhoso, se esforçaram muito e nos deram um retorno maior do que o que pedimos. Todo o trabalho foi muito bem feito, e hoje usamos esse material nos treinamentos com os nossos funcionários, que aprenderam muito, principalmente na área da saúde e limpeza. A instituição ganhou muito com esse projeto, tanto no conhecimento quanto na melhoria das práticas", destacou Elizete.
A presidente da Sabeve, Edênia Elisete Rambo, também reforçou a relevância da experiência: "Quero manifestar o meu carinho e agradecimento por esse trabalho maravilhoso. Ele agregou muito para nossa equipe, servindo como base para os treinamentos e melhorando a qualidade do serviço prestado aos nossos idosos. Estamos sempre à disposição para continuar essa parceria, que traz tantos frutos para ambas as partes."
Os estudantes não apenas adquiriram conhecimentos técnicos e práticos, mas também compreenderam a importância do envolvimento social e da empatia no cuidado com o outro. A partir do diálogo com a equipe da Sabeve, desenvolveram materiais educativos e estratégias que agora fazem parte do dia a dia da instituição, consolidando o aprendizado em um impacto duradouro.
Para a professora Juliana, a experiência com a Sabeve foi enriquecedora, pois uniu teoria e prática em um contexto real. "Neste semestre, os alunos tiveram uma atuação bem importante, e o demandante foi muito participativo, dando respaldo e direcionando o que seria relevante. Isso trouxe aos estudantes um contato direto com a realidade do lar, evidenciando como diferentes fatores impactam na saúde dos residentes", afirmou. Ela também ressaltou a importância do trabalho em grupo e do olhar multidisciplinar, essenciais para preparar os alunos para o futuro profissional: "Eles precisam ter um olhar mais amplo e entender que não se formam focados em uma única caixinha. O trabalho coletivo, apesar dos desafios, é uma habilidade essencial".
A professora Brenda também compartilhou sua percepção. Para ela, o Projeto Integrador é uma ferramenta única que desenvolve habilidades como empatia, ética e trabalho em equipe, preparando os futuros profissionais para a atuação no mercado. "Colocar os estudantes em contato com demandas reais, já nos primeiros semestres, os instiga a pensar em soluções baseadas em conhecimento científico. Isso fortalece não só a capacidade técnica, mas também o olhar mais atento e cuidadoso sobre as diferentes necessidades que encontrarão no dia a dia profissional", afirmou. Ela destacou ainda o papel do PI na iniciação científica dos estudantes: "Muitos deles estão saindo do Ensino Médio e, com o PI, já são inseridos no contexto do conhecimento científico, aprendendo a distinguir o que é científico e o que é empírico. Isso amplia a visão deles sobre o ser humano e as problemáticas que enfrentarão".
Já para a professora Eilamaria Libardoni, o PI possibilita um crescimento técnico, científico e pessoal dos estudantes ao longo do semestre. "Neste semestre, observamos o quanto os alunos estão imersos na resolução de problemas a partir da realidade da instituição proponente do desafio. O contato direto com profissionais e atendidos pela Sabeve fez com que os estudantes crescessem em conteúdos técnicos e na formação pessoal, articulando conhecimentos acadêmicos com a vida real", destacou. Ela ressaltou também a importância do protagonismo estudantil: "Os estudantes demonstraram um crescimento exponencial do primeiro ao último dia de aula, desenvolvendo capacidades técnicas, científicas e humanas, como empatia, ética e responsabilidade, enquanto trabalhavam em equipe".
A experiência na Sabeve também foi marcada pelo envolvimento ativo dos estudantes, que trouxeram perspectivas únicas sobre os desafios e aprendizados enfrentados. Kalyandra de Almeida Casagrande, estudante de Fonoaudiologia, refletiu sobre os desafios e as conquistas da experiência: "Ver o que construímos se desdobrar em ações concretas, que promoviam mudanças na comunidade, foi inspirador e ao mesmo tempo desafiador. Enfrentar os problemas reais, sentir as necessidades e buscar soluções inovadoras nos ensinou a trabalhar com a mente e com o coração. Durante o semestre, foi desafiador pensar em uma solução vinculada ao problema proposto que resultasse em bem-estar aos idosos, visto que as pesquisas eram escassas em determinados temas abordados. O PI é um verdadeiro quebra-cabeça, onde cada um, com um pouco da sua construção acadêmica, traz soluções para que juntos possamos concluí-lo e apresentar novas propostas à comunidade".
A também estudante de Fonoaudiologia, Suzana Strapasson, enfatizou o impacto da integração entre teoria e prática no desenvolvimento do projeto, já que, segundo ela, essa "foi uma experiência muito enriquecedora, porque pudemos aplicar o que aprendemos em sala de aula de forma concreta, ajudando a melhorar a qualidade de vida de uma comunidade específica. A mistura de teoria e prática me fez perceber ainda mais a importância de aprender e como isso pode fazer diferença na vida das pessoas”. Para ela, no entanto, a experiência trouxe também desafios que enriqueceram o processo de aprendizado. “Um dos maiores desafios foi entender a necessidade real da comunidade e adaptar soluções viáveis com os recursos existentes, garantindo que as ações fossem efetivas. Trabalhar com colegas de outras áreas foi essencial, pois trouxe uma troca de ideias rica, que contribuiu para soluções mais criativas e eficazes. Desenvolvemos habilidades como empatia, escuta ativa e trabalho em equipe, que serão fundamentais para minha vida profissional", completou.
Os Projetos Integradores vão além de serem apenas um componente curricular. Eles representam uma experiência viva, em que alunos, professores e comunidade constroem juntos soluções que fazem a diferença. Esse componente curricular proporciona aos estudantes uma oportunidade única de aplicar o conhecimento acadêmico em situações reais, enfrentando desafios complexos que demandam criatividade, ética e trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, impactam positivamente as instituições envolvidas, promovendo melhorias práticas e significativas no seu cotidiano. Assim, os Projetos Integradores consolidam-se como uma experiência essencial na formação de profissionais mais capacitados, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro mais humano e colaborativo.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, recebe o exemplar das colunas
Iniciando 2025 com um marco significativo, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) entregou aos seus parceiros a revista “Nossa história, nossa memória”, que reúne artigos realizados pelo Museu e publicados no Jornal da Manhã de Ijuí, no ano passado.
A coluna, publicada semanalmente ao longo de 2024 no JM, tornou-se uma ponte conectando a comunidade ao Madp. No total, foram 52 textos que contaram histórias e reflexões dando visibilidade ao acervo museológico da Instituição. Segundo a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, essa iniciativa celebra mais um capítulo na história do museu e reafirma a importância da valorização do patrimônio cultural regional.
“Mais do que informar, essa parceria consolidou a memória coletiva, evidenciando como museologia e comunicação podem transformar realidades e fortalecer laços culturais. Além disso, a memória é um dos pilares que sustentam a identidade de um povo, preservando a conexão entre passado, presente e futuro. Por meio da coluna, o acervo e o trabalho do MADP ganharam espaço e visibilidade, permitindo que histórias locais se perpetuassem e que valores culturais fossem amplamente compartilhados”, pontuou.
Os artigos da coluna foram fruto de uma parceria colaborativa, conforme explica o assistente do Museu e organizador da coluna, Fabrício de Souza. “Profissionais, pesquisadores e entusiastas ligados ao Madp contribuíram com visões e narrativas que fortaleceram a identidade regional. A edição materializada representa mais do que uma celebração dessa sinergia. Trata-se de um registro histórico que servirá como referência para pesquisadores, acadêmicos e projetos culturais futuros. Organizar esses textos em uma publicação é uma maneira de perpetuar o diálogo estabelecido entre o museu e a imprensa, assegurando sua relevância e durabilidade.
O material está disponível para acesso online, clique aqui e confira.
Representando o Madp, Iselda Sausen Feil e Fabrício de Souza, entregam exemplar para a diretora do Grupo JM, Iara Soares
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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