Nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, a Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, participou de seminário regional do projeto “Competitividade pelo Rio Grande - Juntos para Recomeçar”, que discutiu soluções e oportunidades para a retomada da economia pós-pandemia na Região Noroeste e das Missões. O evento foi organizado pela Assembleia Legislativa Gaúcha.
O evento, que foi realizado transmitido pelas redes sociais, contou também com a participação de lideranças políticas e empresariais da Região Noroeste e das Missões, que debateram as alternativas para a retomada do crescimento econômico.⠀
Em sua participação, a Reitora destacou que a Fidene/Unijuí participa do processo de desenvolvimento regional desde a década de 1950. “Este processo foi e é historicamente marcado pela formação de quadros profissionais qualificados, que elevaram a qualidade de vida de egressos a partir de sua formação em diversas profissões, e, principalmente, na melhoria da qualidade de vida das comunidades que integram a Região Noroeste do Estado do RS, a partir da produção de conhecimento.
Também observou que o ano de 2020 é, sem nenhuma dúvida, um momento único. “Contudo é necessário considerar a experiência acumulada por nossa instituição em sua trajetória de mais de 60 anos de lutas, pontuadas por derrotas e vitórias, erros e acertos, cujo saldo nos indica que estamos no caminho certo e cumprindo com nossa missão. Além disso, a qualidade do nosso quadro de pessoal é algo incomum e nossa capacidade de enfrentar desafios vem se aperfeiçoando continuamente. Planejamento e orçamento são elementos fundamentais no enfrentamento de um ano difícil, mas um resultado institucional satisfatório exige ainda bom senso, proatividade e comprometimento individual”, salienta.
Sobre a retomada da economia após a pandemia, reforçou a importância das alianças estratégicas, que representam uma possibilidade de reposicionamento competitivo e, por conseguinte, uma necessidade de haver um maior envolvimento entre poder público, empresas, universidade e a sociedade. “Entendo que um ponto de partida é a inovação, pois trata-se de uma das forças que ajusta o mercado e molda as estratégias para as vantagens competitivas, que, neste momento, mais que em qualquer outro na história, as instituições e organizações brasileiras precisam se adaptar, se reinventar, tanto à aceleração de mudanças tecnológicas quanto às incertezas de futuro. Isso reforça a tese de que as alianças estratégicas entre poder público, universidades, empresa e sociedade, poderão efetivamente minimizar os riscos e as incertezas que se apresentam”, salientou a professora Cátia Nehring.
Assista na íntegra
Confira todos os participantes:
Cátia Maria Nehring – Reitora Unijuí
Alcides Vicini - Prefeito de Santa Rosa
Paulo Herrmann - Presidente da John Deere Brasil
José Roberto Goulart - Presidente SIPS
Paulo Pires - Presidente FecoAgro
João Alves Teixeira – Diretor Puro Trato Nutrição Animal