A Unijuí, em toda a sua história, transforma a vida de milhares de pessoas e contribui para o desenvolvimento de toda uma região, por meio da educação, acreditando na produção e principalmente no poder do compartilhamento de conhecimento. Por isso, promove debates e palestras gratuitamente para Escolas e Empresas a partir de temáticas atuais e de relevante importância. Neste período de pandemia, de forma online.
Para escolas: o Palestra nas Escolas é um projeto da Unijuí que oferta às escolas de ensino médio e técnico um conjunto de palestras e oficinas gratuitamente. Os temas e áreas de interesse são variados, vão desde temáticas/projetos curriculares trabalhados em sala de aula até pautas do momento, sempre buscando contribuir para a formação e qualificação dos alunos, com o objetivo de auxiliar os jovens no momento em que enfrentam desafios como a escolha profissional e a inserção no mercado de trabalho.
Para empresas: uma empresa competitiva precisa adquirir, renovar e disseminar o conhecimento que utiliza para operar seus negócios e se manter inovadora no mercado. A Unijuí promove debates e palestras gratuitamente dentro das organizações, a partir do projeto de Qualificação Empresarial, visando contribuir para que a sua empresa tenha cada vez mais potencial para se destacar no mercado uma vez que ela terá profissionais com conhecimentos atuais e o pensamento voltado para a inovação.
Desde o início do Projeto já foram realizadas mais de 200 palestras com mais de 8 mil participantes. Quer agendar uma palestra? Conheça os temas sugeridos pela Unijuí para sua Escola ou Empresa nos botões abaixo. Não encontrou o assunto que deseja debater? Ainda podemos desenvolver uma palestra personalizada para você. Clique aqui e confira!
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Dando sequência nas discussões sobre a nova estrutura dos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí a partir de 2021, de segunda-feira, dia 31 de agosto até esta quarta-feira, dia 02 de setembro, a Unijuí oportunizou um novo momento formativo para professores com os consultores externos, Dr. Blasius Debald e a professora Ma. Norma Golfeto, assessores da Nova Graduação, com a mediação da Reitoria.
As atividades aconteceram no Salão de Eventos do Campus Ijuí, mas com a participação também pela plataforma Google Meet, envolvendo professores dos quatro Campi da Universidade. Nesta oportunidade, as discussões foram realizadas em grupos por curso, segmentando e produzindo discussões de acordo com as especificidades das diferentes áreas ofertadas pela Universidade. Participaram deste Fórum os coordenadores de curso, os professores integrantes dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs) e 13 professores que constituem uma comissão de assessoria à implantação do novo percurso formativo. Este grupo foi constituído considerando as áreas de conhecimento em que atuam e sua experiência no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão.
Os temas debatidos consideraram os elementos para um ecossistema de aprendizagem: inovação como cultura, modelo de gestão, capacitação docente, planejamento participativo, organização curricular, metodologias ativas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, recursos e tecnologias digitais para a educação. Também se debateu o perfil do estudante contemporâneo, e neste contexto o processo de transformações dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. As atividades formativas de estruturação dos currículos seguem até o fim do mês de setembro.
Segundo a assessora da Nova Graduação, professora Norma Golfeto, em entrevista à Unijuí FM, o objetivo é compartilhar experiências aos professores da Unijuí. “No sentido de que possam compreender as possibilidades de um novo modelo de educação e preparar os seus cursos para uma relação diferenciada a partir do ano que vem. Estamos percebendo um debate muito rico, muito intenso, com uma participação grande de cada curso ”, salienta.
“Este evento, marca a continuidade dos trabalhos a partir das Diretrizes aprovada pelo CONSU. Agora os Núcleos Docentes dos cursos, a partir de formações que envolvem currículo modular e por competências, Projeto Integrador, Formação Pessoal e Profissional, bem como estudos independente dos estudantes precisam iniciar o desenho do percurso formativo. Um grande desafio pela frente com envolvimento de todos para iniciarmos um novo ano acadêmico de 2021”, enfatiza a Reitora Cátia Nehring.
O processo da nova Graduação está sendo efetivado para os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o curso de Medicina e os tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade.
A Unijuí vai sediar, no mês de outubro de 2020, o Rally Latinoamericano de Innovación, uma competição internacional, em equipes, cujo objetivo é contribuir para desenvolver uma nova cultura de inovação, aberta e com comprometimento social dos alunos das áreas de engenharia. Ele acontecerá simultaneamente em diversos países da América Latina, sendo que a Unijuí deverá ser a única sede brasileira.
No ano de 2019 a Unijuí participou com uma delegação do Campus Santa Rosa. Na ocasião, o evento foi sediado pela Universidad Nacional de Misiones (UNAM), na Argentina, sendo a primeira vez que uma universidade brasileira participou do Rally. A partir desta participação e depois de conhecer na prática a metodologia do evento, a Unijuí conseguiu trazer uma das sedes para o Brasil em 2020, tendo o apoio da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge).
O evento será organizado no Brasil com o apoio técnico da Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Ccriatec), setores ligados à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí.
Sobre o evento
As equipes devem selecionar um desafio, entender o problema, moldar as equipes, propor uma solução, identificar os beneficiários, validar e ajustar o que consideram necessário até que uma proposta, que deverá ser apresentada por um vídeo com duração de até três minutos, seja alcançada, sendo que cada grupo terá 28 horas para desenvolver a ideia. Depois da conclusão, cada grupo terá um tempo de dois minutos para a defesa do trabalho. Além disso, deve ser entregue ainda um relatório programado (que inclui uma análise via Canvas) que explica o potencial impacto sustentável e social da proposta. Todo o material entregue pelas equipes se tornará parte de domínio público.
Devido à pandemia da covid-19, este ano o evento será totalmente online. Em breve serão disponibilizadas as inscrições aos participantes. Fique atento! Mais detalhes no site oficial da competição, clicando neste link.
Após cumprir diversas etapas de trâmites, envolvendo o Ministério da Cidadania e do Esporte, Caixa Federal, Prefeitura Municipal, Cartórios, e a Fidene, a partir de muitas reuniões e tratativas, além de entraves superados, finalmente na sexta-feira, 28 de agosto de 2020, deu-se início na obra do ginásio de esportes no campus da Unijuí em Santa Rosa. A obra era uma expectativa da comunidade acadêmica e da comunidade externa, que também poderá contar com esse espaço para a prática de esportes.
O recurso havia sido aprovado ainda em 2018 no Ministério, por indicação de emenda parlamentar do então deputado João Derly, quando se deu o início do processo administrativo junto à prefeitura municipal para receber a verba e realizar a obra. Porém, questões jurídicas surgiram e criaram entraves que precisam de muito diálogo para serem superados, conseguiu-se, então, chegar a um entendimento e viabilidade. Depois disso, a falta de disponibilidade de recurso junto ao Ministério gerou mais atrasos, e somente com o apoio político do ex-ministro da Cidadania e hoje deputado federal, Osmar Terra, bem como articulação do senador Luis Carlos Heinze, junto ao atual ministro, se conseguiu a liberação dos recursos e o depósito integral na conta vinculada a obra junto à Caixa Federal.
A obra será construída em etapas. Nessa primeira será realizada a terraplanagem, fundações, estrutura, cobertura e piso da quadra esportiva. Numa segunda etapa, que ainda depende de captação de recursos novos, será realizada a construção dos banheiros, paredes, arquibancadas e demais espaços de apoio para o uso pleno do espaço.
De toda forma, está sendo bastante comemorado esse início de obra na comunidade, pois foram muitas pessoas envolvidas, desde a reitora profª. Cátia Nehring, o vice-reitor prof. Fernando González, o prefeito de Santa Rosa, prof. Alcides Vicini, o pró-reitor de Santa Rosa da época, prof. Ariosto Sparemberger e o atual, prof. Marcos Scherer, os deputados e senador já acima mencionados, além dos membros do DCE Paulo Freire de Santa Rosa, pelo seu presidente, o estudante Ruirllis Reis (hoje formado pela Unijuí) e todos os acadêmicos e funcionários que se dedicaram e se envolveram numa votação para que o recurso da emenda parlamentar fosse destinado a essa obra.
“Certamente essa obra trará muitos benefícios para os estudantes e professores e também para a comunidade externa que terá à disposição mais um espaço para a prática esportiva, para ações acadêmicas e para trabalhar de modo preventivo os cuidados com a saúde da mente e do corpo da população atendida e usuária deste espaço. É a Universidade Regional investindo e acreditando no desenvolvimento da nossa comunidade”, comenta o prof. Marcos Scherer.
A Comissão Organizadora do Salão do Conhecimento anunciou esta semana, a partir de decisão do Comitê Científico Institucional, que o evento deste ano será realizado de forma online, por meio de plataformas digitais. os organizadores entenderam que, dadas as exigências organizacionais da mostra científica, seria mais prudente optar por uma modalidade de oferta que assegure sua realização independentemente da bandeira (no modelo de distanciamento controlado do Estado) em que a região se encontre no período do evento.
O Salão do Conhecimento vai acontecer de 20 a 23 de outubro, envolvendo a comunidade acadêmica e científica da Unijuí e de outras instituições da região, do país e também do exterior. A programação, organizada com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, é aberta a toda a comunidade.
A Comissão Organizadora também divulgou o cronograma geral do evento, que compreende duas noites para apresentações de trabalhos na forma de pôster, uma noite para comunicações orais e o Dia da Inteligência Artificial - d.I.A. , reservado para palestras e apresentações de trabalhos sobre o tema Inteligência Artificial, em diferentes campos do conhecimento. A proposta está alinhada com a temática da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2020, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O evento Dia da Inteligência Artificial (d.I.A.) é uma categoria específica do Salão do Conhecimento 2020, exclusiva para submissão de trabalhos sobre o tema Inteligência Artificial, em qualquer campo do conhecimento, produzidos por estudantes, professores e/ou técnicos da Unijuí.
Serão aceitas inscrições de trabalhos para o d.I.A., na forma de resumo expandido, a partir do dia 14 de setembro até o dia 07 de outubro. As orientações e informações para submissão de trabalhos estão disponíveis no site do evento. E os preparativos que antecedem o d.I.A. já começaram. No último dia 25 de agosto teve início o debate sobre Inteligência Artificial, que contou com a participação do Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS, Luis Lamb e durante os próximos meses, irão ocorrer outros eventos sobre o tema. Portanto, fique ligado!
Também estão abertas, até o dia 20 de outubro, as inscrições para participantes sem submissão de trabalhos, que garante ao participante certificado com carga horária de 20 horas e, como brinde, o Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Científicos (e-book).
Confira o cronograma geral do evento:
A Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí promoveu, nesta terça-feira, dia 25, o Fórum online ampliado de professores para discutir sobre a nova estrutura dos currículos acadêmicos dos cursos de graduação da Unijuí a partir de 2021, estruturados a partir de módulos por competências, projetos integrados e Formação Pessoal e Profissional, o qual foi aprovado, enquanto Diretrizes Gerais, no último Conselho Universitário.
Participaram deste Fórum os coordenadores de curso, os professores integrantes dos Núcleos Estruturantes Docentes (NDEs) e 13 professores que constituem uma comissão de assessoria à implantação do novo percurso formativo. Este grupo foi constituído considerando as áreas de conhecimento em que atuam e sua experiência no ensino, na pesquisa, na extensão ou na gestão.
O grupo de professores tem o objetivo de assessorar nas discussões, produzindo diretrizes e resoluções em relação ao que sustenta Currículo por Competências e Modular, Projeto Integrador, Disciplinas na Modalidade EaD, Formação Pessoal e Profissional e Estudos Independentes.
Participaram deste momento, o professor Dr. Blasius Debald e a professora Ma. Norma Golfeto, assessores da Nova Graduação. Os temas debatidos, consideraram os elementos para um ecossistema de aprendizagem: inovação como cultura, modelo de gestão, capacitação docente, planejamento participativo, organização curricular, metodologias ativas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, recursos e tecnologias digitais para a educação. Também se debateu o perfil do estudante contemporâneo, e neste contexto o processo de transformações dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior.
O evento foi mediado pela Reitora da Unijuí, professora Drª. Cátia Maria Nehring, e pela professora, Ma. Fabiana Fachinetto, Vice-Reitoria de Graduação, que conduzem o processo da nova Graduação para todos os cursos de Graduação da modalidade presencial, exceto o Curso de Medicina e os Tecnólogos de Gastronomia e Estética e Cosmética da Universidade.
Um cronograma com agendas de trabalho já foi compartilhado com o grupo, a qual se inicia em 31 de agosto para a continuidade das ações necessárias para a implantação efetiva desta proposta desafiadora.
A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promoveu, na noite de terça-feira, dia 25, o evento “O futuro é hoje: debates sobre Inteligência Artificial”.
Com uma programação promovida pelas pelas Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no youtube, e contou com a presença (virtual) de Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Esta programação foi o primeiro evento do Salão de Conhecimento deste ano, agregando, simultaneamente, milhares de participantes, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos da Unijuí e de outras instituições de ensino superior.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, na abertura da atividade, a inteligência artificial transpassa por todas as áreas do conhecimento: “qualquer profissional que tenha uma formação superior depende da tecnologia para exercer sua atividade”. Por sua vez, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que a temática debatida é muito importante para todo profissional ou futuro profissional, diante de todas as questões tecnológicas em que a sociedade está inserida, precisando ser aprofundado e debatido.
O debate sobre Inteligência Artificial
O professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), Edson Luiz Padoin, foi quem apresentou a temática aos participantes: “este é um assunto presente em nosso cotidiano e é importante começarmos a debater. A informática está presente em todas as atividades, e, com o surgimento da internet conseguimos ter acesso a qualquer informação, por isso olhamos para o futuro conhecer a Inteligência Artificial é imprescindível”, ressaltou.
Para o secretário de Inovação, Luís Lamb, palestrante convidado da noite, o conhecimento da Inteligência artificial é imprescindível para que as empresas tenham bons resultados. Ele abordou como a história do desenvolvimento científico e previsões de mercado vão impactar na economia, por exemplo. “Em 2020 já estamos sentindo o impacto da inteligência artificial, sabemos que a inovação, ciência e tecnologia estão entrelaçadas e é necessário fazer uma mudança em nossa forma de pensar”, salientou.
O secretário questionou os alunos e pesquisadores de como será o mundo onde empresas com presença digital tem um valor cada vez maior, também mostrou estudos que projetam, para dez anos, um impacto muito forte na economia pela inteligência artificial, o que também impactará diretamente no trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O secretário trouxe explicações sobre a importância de estar atento com estas mudanças tecnológicas para o melhor desenvolvimento de uma empresa e dos profissionais.
“O tema mais debatido em no ano de 2019 no Fórum Mundial de Davos foi o impacto da inteligência artificial sobre as empresas e as relações de trabalhos. Os países já estão desenvolvendo estratégias nacionais para isso. E esta pandemia, por um lado trouxe uma grande crise sobre todos nós, por outro, mostrou que as tecnologias digitais para o trabalho remoto e mediação e análises de dados vieram para ficar. O seu valor será ainda maior nos próximos anos”, finalizou.
Confira a atividade na íntegra:
Neste ano desenvolve a temática “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.
Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento.
O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
No evento desta terça-feira, os participantes também foram convidados a participarem do Desafio de Inovação Social, um evento multidisciplinar que se propõe a buscar soluções de mercado para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que serão apresentado às equipes durante a realização do evento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, de forma individual, no site do evento, clicando neste link, com o preenchimento do formulário de inscrição. O evento é limitado a 80 participantes.
Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência e estudante de Jornalismo da Unijuí.
Não teve setor ou aspecto que não tenha sido afetado pela pandemia da covid-19. Porém, mesmo diante de uma dura realidade, estudantes e instituições de ensino buscam uma reinvenção neste ano. E a Unijuí, mantendo o seu compromisso com a internacionalização, tem mantido as ações de cooperação e adaptando as atividades para a realidade atual.
Nesse sentido, o intercâmbio acadêmico para estudantes de graduação se adaptou a este momento em que a mobilidade é restrita, e estudantes da Unijuí estão tendo a possibilidade de realizar Intercâmbio Virtual. A cooperação entre a Unijuí e a Universidad Autónoma de Encarnación - UNAE, do Paraguai, possibilita que estudantes de diferentes cursos da Unijuí realizem o intercâmbio acadêmico virtual, cursando disciplinas online disponibilizadas pela instituição parceira, no segundo semestre de 2020. Os trâmites para viabilizar esta oportunidade foram realizados pela atuação do Escritório de Relações Internacionais da Unijuí.
Confira os nomes e cursos dos intercambistas: Gabrielle Tolfo Sangiogo Meerwald (Ciências Contábeis), Júlia Thomé da Cruz Lima (Direito), Gabriel Nervis (Direito), Bárbara de Souza dos Santos (Administração), Taciana Kogler (Administração), Mariane Martins de Albuquerque (Ciências Contábeis) e Paulo Afonso Ribas dos Reis Filho (Ciências Econômicas).
A UNAE se destaca pelo compromisso com a qualidade da educação, infraestrutura, internacionalização, extensão universitária e formação extracurricular. “O intercâmbio virtual é uma excelente oportunidade para os estudantes fazerem parte de seus estudos em uma universidade estrangeira, compartilhar conhecimentos com novos colegas e professores, envolver-se em uma nova forma de aprendizagem e, também, aprimorar uma língua estrangeira”, observa a professora Fabiana Fachinetto, Vice-Reitora de Graduação.
O estudante Paulo Afonso Ribas dos Reis Filho, que cursa Ciências Econômicas, é um dos estudantes que está participando do intercâmbio virtual com a instituição paraguaia. “Confesso que fazer um intercâmbio nunca passou pela minha cabeça como uma possibilidade concreta, visto que trabalho desde o início da faculdade, se tornava inviável. Porém, com a pandemia surgiu essa oportunidade de realizar o curso na modalidade virtual e está sendo muito bom compartilhar experiências com os colegas paraguaios, além de ser um desafio em função da língua espanhola, com a qual não tinha nenhuma familiaridade”, salienta.
Da mesma forma, Mariane Martins de Albuquerque, estudante de Ciências Contábeis, que também está realizando a experiência do intercâmbio virtual, acredita que será uma grande oportunidade. “Vai trazer grandes conhecimentos, tanto pessoal quanto profissional, além de aprender outra cultura e língua diferente da nossa. Estou muito feliz em fazer parte desta experiência”, complementa.
A Comissão Própria de Avaliação da Unijuí - CPA realizou oficialmente a entrega do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional de 2019, à Reitora Cátia Maria Nehring, documento este que apresenta os processos e resultados das avaliações realizadas no contexto da autoavaliação institucional, coordenada pela CPA e da avaliação externa, regulada pelo Ministério da Educação – MEC relativa ao ano de 2019. A atividade ocorreu em 20 de agosto de 2020.
Nas palavras da Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, o planejamento articulado com a avaliação, tanto interna quanto externa, indica as diretrizes de possíveis alterações de condução de processos ou da manutenção deles, visando sempre a melhoria constante do fazer da Instituição, que resulta também em projetos de desenvolvimento que afetam toda a comunidade regional. Assim este relatório e a avaliação institucional da Unijuí cumpre o seu papel de diagnóstico e indicações de diretrizes para o planejamento dos cursos e da Instituição.
Sobre o Relatório de Autoavaliação
Magna Dalla Rosa, Coordenadora da CPA, enfatiza que este relatório organizado anualmente pela CPA, tem a responsabilidade de sistematizar os processos e os resultados da autoavaliação institucional na Unijuí, realizados pelas suas diferentes unidades administrativas, com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES e no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. O mesmo evidencia a efetividade e acompanhamento de ações relativas às prioridades elencadas para 2019, as potencialidades, as fragilidades (questões a serem melhoradas) e os indicativos de prioridades para 2020, buscando constituir-se em uma ferramenta de gestão para a constante qualificação da Universidade.
Para acesso ao Relatório de 2019, clique aqui.
O cenário pandêmico tem demandado mudanças no campo da internacionalização e evidenciado a necessidade de uma consciência de que os problemas e suas soluções vinculados à pesquisa são, ao mesmo tempo, temas de dimensão mundial e local. Diante dessa constatação, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), por meio do Grupo de Trabalho de Internacionalização, está promovendo uma série de webinars. Serão 13 eventos em diferentes idiomas, com a participação de professores e pesquisadores das Instituições integrantes do Comung, abordando estudos e projetos com temas relacionados à Covid-19, saúde, exploração sexual, biotecnologia, agenda 2030 na comunidade Latino-americana, cooperação, migrações, entre outros.
Os encontros serão sempre às terças-feiras, a partir das 11 horas da manhã. Para participar, basta acessar o canal do Comung no youtube, disponível no link https://comung.org.br/gt
“O objetivo é promover o intercâmbio do conhecimento, apresentando um pouco do que tem sido desenvolvido nas instituições no Sul do Brasil, criando novas oportunidades de colaboração de pesquisas de forma virtual entre as Universidades do Comung e de outros países”, disse a presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.
O primeiro webinar ocorre no dia 25 de agosto, às 11 horas, tendo como tema Do regional ao global: a atuação do Observatório do Desenvolvimento Regional em redes de pesquisas e no contexto Covid-19, (em Inglês), com a professora e pesquisadora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Grazielle Betina Brandt. Pela Unijuí, no dia 13 de outubro, o professor Daniel Cenci vai realizar a conferência “La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol)”.
25/08:The Regional Development Observatory activities in research networks and in the COVID-19 context (Inglês), com professora Grazielle Betina Brandt (Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc).
01/09:Graduação I e Utech I – Urcamp (Português), com o professor Fábio Josende Paz (Centro Universitário da Região da Campanha).
08/09:Explotación Sexual Comercial de Niños, Niñas y Adolescentes (espanhol), com o professor Rafael Bueno da Rosa Moreira (Centro Universitário da Região da Campanha).
15/09:Trauma, Stress and Mental Health during COVID-19 pandemic in Brazil (inglês), com o professor Rodrigo Grassi de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).
22/09:Molecular markers in Andrology: a biotechnological approach (inglês), com o professor Ivan Cunha Bustamante Filho (Universidade do Vale do Taquari – Univates).
29/09:Crossing frontiers through research (Inglês), com a professora Márcia Borba (Universidade de Passo Fundo – UPF).
06/10:The Hollow Core of the Contemporary International System: Popular Sovereignty, Self-Determination, and Nationality (Inglês), com a Professora Tatiana Vargas Mais (Universidade La Salle – Unilasale).
13/10:La Agenda 2030 y los ODS como plataforma para conectar a la comunidad Latinoamericana (Espanhol), com o professor Daniel Rubens Cenci
(Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul).
20/10: Bioinformatics in COVID-19 vaccine development (Inglês), com o professor Gustavo Fioravante Vieira (Universidade La Salle – Unilasale).
03/11:Migraciones y refugio: acciones adoptadas por la Facultad de Derecho de la Universidad de Passo Fundo (Espanhol), com a professora Micheli Piucco (Universidade de Passo Fundo – UPF).
10/11: A neuroenergetic look at Alzheimer’s disease: the role of lactate (Inglês), com o professor Adriano Martimbianco de Assis (Universidade Católica de Pelotas – UcepeL).
17/11:Redesigning work in the pandemic and wellness (Inglês), com A professora Manoela Ziebell de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS).
01/12: Research collaboration system within the Latin-Nordic Beyond Alliance for Knowledge _ Bak (inglês), com o professor Fernando Rosado Spilki (Universidade Feevale).
Fonte: Comung.
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