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Estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras realizam viagem de estudos a Porto Alegre

Estudantes do curso de Pedagogia - campi Ijuí e Santa Rosa, e do curso de Letras - campus Ijuí, participaram no último sábado, 4 de junho, de uma viagem para Porto Alegre, onde visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, o Jardim Botânico e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, com direito a um passeio pela orla revitalizada do Guaíba. O objetivo da viagem, realizada sob a coordenação da professora Eulália Marin, foi complementar os estudos realizados na Unijuí.

“Fazia muito frio na hora da saída, mas quem resiste à possibilidade de mudança na rotina acadêmica, especialmente depois de enfrentar, por dois anos, a pandemia, e ter que isolar-se dos colegas e amigos?”, comentou a professora.

Interagir com os experimentos instalados no Museu, andar por um dos espaços preservados no Jardim Botânico, conhecer a orla revitalizada do Guaíba e realizar o passeio de barco podem fazer a diferença na formação do ser humano que pensa a cidade, ao professor responsável pela formação escolar de crianças, jovens e adultos.

“A viagem nos proporcionou grandes experiências, como conhecer uma cidade com a estrutura um pouco diferente da nossa. Tivemos a oportunidade de ir ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, onde foi possível observar exposições sobre a história e evolução da humanidade, a tecnologia utilizada para realizar uma investigação criminal, aparelhos utilizados na área da saúde, eletricidade e conceitos matemáticos, tudo isso de forma interativa. Também conhecemos o Jardim Botânico da cidade, com uma diversidade de animais e espécies de plantas, árvores, flores, um ambiente agradável que nos proporcionou momentos de reflexão e contato com a natureza”, completou.

Segundo os estudantes de Letras Gabriela Zimmerman, Luciano Souza e Sabrina Scheleski, “experienciar o conhecimento é uma boa condição para conduzir os educandos por vivências rumo ao conhecimento”.


Espaço da mulher no movimento tradicionalista foi tema do Rizoma nesta quinta-feira

Visando debater o olhar, as vivências e as histórias femininas na cultura gaúcha, o Rizoma Temático desta quinta-feira, 9 de junho, trouxe convidadas de renome para discutir a temática “Elas na cultura gaúcha: o destaque da mulher no movimento tradicionalista”.

As mulheres vêm tomando espaço em locais que antes eram protagonizados, em sua grande maioria, por homens. Um destes ambientes é a cultura nativista, que cada vez mais ganha representantes femininas, se destacando e oportunizando que outras mulheres ocupem os ambientes tradicionalistas.

A edição contou com a participação da coordenadora do Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul e produtora musical, Adriana Sperandir; a cantora e apresentadora de TV, Maria Luiza Benitez; a apresentadora de TV, cantora e jornalista, Shana Müller; e o integrante da Associação Cultural Canto de Luz, comentarista colaborador do projeto Trilha Cultural da Unijuí FM, Vander Olson.

A cantora Maria Luiza Benitez iniciou dando seu ponto de vista sobre o cenário atual do universo musical tradicionalista. “Eu vejo com bons olhos a geração de grandes cantoras, ainda jovens, que está surgindo para nos substituir, mas ainda falta espaço para a mulher, pois são raríssimas as mulheres que ganham bem com shows aqui no Rio Grande do Sul. Ainda falta espaço para mulher para tudo”, comentou.

De acordo com a apresentadora Shana Müller, houve progresso, mas ele ainda não é suficiente. “A gente viu, com o passar dos anos, que o tradicionalismo foi constituído em cima das mulheres, a exemplo do próprio concurso de prendas, que é uma sabatina - para ser prenda a jovem precisa estar preparada. Essa construção foi mostrando dentro do tradicionalismo que as mulheres precisavam ocupar espaços não apenas de ornamentação, mas também para pensar a tradição como um movimento organizado”, salientou.

Adriana Sperandir acrescentou dizendo que essa é uma briga que ocorre em diversos espaços e reafirmou que o objetivo é seguir avançando. “Para as mulheres, no geral, é necessário brigar muito mais para chegar a qualquer setor do mercado. Contudo, vejo com bons olhos as jovens que estão vindo com garra para essa luta, para progredir cada vez mais”, afirmou a coordenadora.

Para Vander, dentre um dos pontos que pode ser alterado é a própria avaliação dos festivais nativistas. “De fato, as mesas avaliadoras de muitos festivais são predominantemente masculinas e muitas vezes são conservadoras em relação às próprias letras”, disse.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

Confira o Rizoma Temático na íntegra:


Nova edição do Salão do Conhecimento é apresentada em evento online

A Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí promoveu na tarde desta quinta-feira, 9 de junho, o evento de apresentação do Salão do Conhecimento, que terá nova edição realizada entre os dias 24 e 28 de outubro, no formato híbrido. Um dos eventos mais tradicionais da Instituição integrará os estudantes com atividades presenciais nos quatro campi - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi - e online, com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube. As apresentações de trabalhos serão realizadas pelo Google Meet.

Neste ano, o Salão do Conhecimento vai trabalhar a temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, que converge com a 19ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “Nos últimos dois anos, realizamos o evento de forma totalmente virtual e, neste ano, voltamos a ter atividades presenciais. Ainda não estamos com as inscrições abertas, mas interessados em realizar a submissão de trabalhos, resumos expandidos e trabalhos completos, já podem conferir as normas e templates disponíveis na página unijui.edu.br/eventos”, destacou a assessora da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Cláudia Didoné.

Cinco eventos fazem parte do Salão do Conhecimento: a XXVII Jornada de Pesquisa destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, bem como teses, dissertações e monografias; a XXIII Jornada de Extensão é voltada à apresentação de trabalhos resultantes de projetos/ações de extensão institucionais; e o XXX Seminário de Iniciação Científica destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica, egressos dos cursos de graduação da Unijuí e estudantes de graduação de outras instituições. Também serão realizados o XII Seminário de Inovação e Tecnologia, que objetiva a apresentação de pesquisas com potencial de inovação;  e a II Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais, que destina-se à apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito dos componentes.

Informações para submissão de trabalhos podem ser conferidas em unijui.edu.br/eventos. As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de junho. 

Durante o evento desta tarde, os participantes também puderam refletir sobre o processo de escrita dos seus trabalhos, a partir da fala da coordenadora do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Taíse Neves Possani. 

Confira o evento na íntegra:


Segunda edição da obra “Direito público e direito privado” traz novas perspectivas sobre cidadania, democracia e direitos humanos

Suscitar, no público leitor, reflexões acerca da importância de cada acadêmico, de cada professor e de cada cidadão na condição de operadores do Direito e agentes de transformação social: este é o objetivo central da segunda edição do livro "Direito público e direito privado: Reflexões acadêmicas sobre cidadania, democracia e direitos humanos". A obra foi lançada na última quinta-feira, 2 de junho, no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, na loja Editora Unijuí.

O ato contou com a presença da vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto; do vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González; do coordenador do curso de Direito - Campus Ijuí, Marcelo Loeblein dos Santos; e da diretora administrativa da Editora Unijuí, Márcia Almeida. Prestigiaram o lançamento, também, a juíza de Direito Maria Luiza Pollo Gaspary; a coordenadora do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da Comarca de Ijuí - Cejusc, Liane Bencke; e a coordenadora da Comissão de Conciliação, Mediação e Práticas Restaurativas da OAB Ijuí, Josi Anne Fagundes. 

Em nome da comissão organizadora, a professora Eloísa Argerich, ex-docente do curso de Direito da Unijuí, discorreu sobre a expressiva presença de artigos de graduandos e pós-graduandos entre os textos selecionados, o que revela a importância de iniciativas deste cunho como estímulo à formação de novos pesquisadores. O vice-reitor Fernando Jaime González, editor-chefe da Editora Unijuí, manifestou a satisfação da equipe em realizar, pela primeira vez após o início da pandemia de covid-19, um lançamento presencial, de forma a ampliar o contato da editora com o público-leitor. 

A segunda edição do livro “Direito Público e Direito Privado” tem organização de Ana Luísa Dessoy Weiler, Carolina Menegon, Eliete Vanessa Schneider, Eloísa Nair de Andrade Argerich e Marcelo Loeblein dos Santos. A obra está disponível para download em versão e-book, de forma gratuita, na plataforma virtual da Editora Unijuí


Engenharia de Software e Ciência da Computação renovam parceria com multinacional da área de tecnologia 

A parceria com grandes empresas da área de tecnologia é um dos benefícios oferecidos pelo curso de Engenharia de Software e Ciência da Computação da Unijuí, aos estudantes. Agora, a Universidade acaba de renovar um convênio com a NVidia, importante multinacional com sede nos Estados Unidos. Todos os acadêmicos dos dois cursos irão receber um valor equivalente a 90 dólares, para utilizar em cursos online e certificados, bem como utilizar os equipamentos da empresa.

O coordenador dos cursos, professor Edson Luiz Padoin, explica a importância da parceria com a multinacional, que permite aos estudantes ter contato com uma empresa que é referência e, agora, coloca à disposição o programa Deep Learning Institute (DLI). “A NVidia é uma das maiores empresas de tecnologia, devido a fabricação de placas GPU, que são utilizadas na área de computação de alto desempenho e principalmente no treinamento de Inteligência Artificial. Por meio desta parceria, a Nvidia concede 90 dólares todo semestre para cada um dos nossos acadêmicos. Com estes recursos, eles aumentam suas qualificações e preparação para o mercado de trabalho”, afirma o docente.

Padoin também destaca outras importantes parcerias com empresas, que beneficiam a formação dos estudantes, como: Intel, Amazon, Google, Tableau, Qlik e Compass UOL. “Alguns convênios viabilizaram formações e outros concedem bolsas e benefícios aos nossos acadêmicos. Por sua vez, a parceria com a NVidia é uma das mais antigas, com início no ano de 2006”, complementa o professor.

Muitos estudantes da Unijuí já usufruíram do benefício, para agregar conhecimento às experiências da graduação e profissionais, como o acadêmico do curso de Ciência da Computação, Rodrigo Augusto Sônego. “Utilizei a plataforma para comprar três cursos. Além de conseguir relacionar a algumas disciplinas que eu estava cursando naquele momento, os cursos da NVidia que fiz complementam e expandiram o aprendizado de sala de aula. A linguagem utilizada é de fácil entendimento e os cursos são rápidos e produtivos. Um certificado da NVidia  com certeza vai dar um destaque extra no meu currículo” destaca Rodrigo.


Subsidiado pela Fapergs, projeto de pesquisa possibilita a interlocução entre a Unijuí e escolas de Educação Básica

Aconteceu no último sábado, 4 de junho, mais uma ação do projeto de pesquisa "Processo interativo de formação docente no contexto da Educação Básica: uma perspectiva emancipatória de currículo no ensino híbrido". Este é o terceiro encontro de Formação Continuada que envolve professores de seis escolas da rede pública dos municípios de Ijuí (Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha, Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Zimpel e Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha);  Bozano (Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber); e Rio Grande (Escola Municipal João de Oliveira); além de professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (GIPEC; GEEM) e da Universidade Federal do Rio Grande (GEQPC).

Diante dos desafios provocados pela pandemia no cenário educacional e do ensino híbrido, este projeto, coordenado pela professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff e subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), tem como objetivo o desenvolvimento de um processo interativo de formação docente para investigar, compreender, produzir e desenvolver material didático com uso de tecnologias digitais, de modo a ampliar as possibilidades de ensino e de aprendizagem de conhecimentos científicos pelos professores e seus estudantes, em uma  perspectiva crítica emancipatória, que permita maior autonomia do coletivo. Suas ações iniciaram em outubro de 2021, envolvendo membros do Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (GIPEC) e do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).

Entre as diferentes ações previstas pelo projeto estão os encontros de Formação  Continuada. O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de dezembro de 2021, com a participação das instituições parceiras do projeto: Universidade Pedagógica Nacional, da Colômbia, e Universidade do Minho, de Portugal, além da 36ª Coordenadoria de Educação e Secretaria Municipal de Educação de Ijuí. Neste primeiro momento, foi realizado o seminário de abertura “Formação de professores na interface Universidade e escola: Uma perspectiva emancipatória de produção curricular”, com a participação dos professores doutores Leonardo Fabio Martínez Pérez e Otavio Aloisio Maldaner.  O segundo encontro aconteceu no dia 21 de maio, organizado no formato de World Café, a partir de estações nas quais foram desenvolvidas atividades que desafiaram o professor a refletir acerca de experiências nos processos de ensino e aprendizagem no período da pandemia. Estas fizeram uso de ferramentas como Google Apresentações, Google Jamboard, Mentimeter, Padlet e Slice.

No último sábado, 4 de junho, o encontro abarcou, na forma de oficina, atividades relacionadas à produção de vídeos como um recurso didático que pode contribuir nas diferentes intervenções do professor junto aos estudantes. Contou com a participação da coordenadora da Assessoria de Marketing da Fidene, Talita Mazzola, graduada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing, Lançamentos Digitais e Redes Sociais, que orientou os participantes a tratar de uma das mais importantes etapas na produção do vídeo, a roteirização. Os participantes foram desafiados a selecionar temas, conteúdos e a já propor uma primeira versão de um roteiro para um vídeo, o que está implicado diretamente à proposição curricular.

No decorrer das próximas semanas será dada continuidade à formação, na qual serão desenvolvidas oficinas para produção de vídeo e também de podcast.  Na oportunidade, os participantes terão a possibilidade de refletir acerca das especificidades de sua área num coletivo, discutir currículo por meio da produção de materiais didáticos. Isso porque um processo coletivo e formativo contribui tanto no que se refere ao desenvolvimento sociocognitivo de estudantes quanto ao desenvolvimento profissional de professores e, consequentemente, poderá atingir as metas de qualidade preconizadas para a educação brasileira.


Representantes da Unijuí realizam visita à Lactalis, em Três de Maio

Nesta segunda-feira, 6 de junho, o coordenador da Central Analítica da Unijuí, professor Alessandro Hermann, e a analista de projetos responsável pelo Escritório de Relações Universidade-Comunidade, Graciele da Rosa Bertoldo, realizaram uma visita à empresa Lactalis, de Três de Maio. Eles foram recebidos pela responsável pelo setor de Recursos Humanos, Daniela Porazzi, e pela analista ambiental, Aline Raquel Ludwig.

“Conhecemos a unidade da Lactalis, empresa que trabalha a parte de lácteos, produzindo leite em pó e queijo, e apresentamos as atividades que nós desenvolvemos na Unijuí, principalmente na Central Analítica - Laboratório de Análises Ambientais e Águas”, explicou o professor Alessandro Hermann, lembrando que o laboratório é reconhecido junto à Rede Metrológica e à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), atendendo a todos os requisitos da Norma ISO 17025, que rege os Sistemas de Gestão da Qualidade em laboratórios.

“A nossa visita foi bem positiva porque conseguimos falar sobre o funcionamento do laboratório; sobre a sua história, que vem desde 1992; e sobre sua expertise na análise de água e de efluentes líquidos. Essa é uma atividade que a empresa atua ou tem como produto do seu processo”, completou o docente, lembrando que os efluentes gerados a partir da operação da indústria precisam ser tratados, sendo que cabe à empresa atender às legislações ambientais e vincular os seus resíduos a um destino final. Foi possível, segundo o professor, discutir algumas possibilidades de atuação da Universidade na área de assessoria e execução de projetos conjuntos. 

À empresa, também foi apresentada a Agência de Inovação Tecnológica (Agit), que conta com o Escritório de Relações Universidade-Comunidade.


Unijuí e Secretaria de Educação de Três Passos promovem atividade sobre Educação Ambiental

Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Unijuí em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Três Passos, promoveu nesta segunda-feira, dia 6, uma palestra com a temática “Cidade, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)''. A atividade foi realizada no auditório da Universidade, no campus do município e conduzida pelo professor doutor Daniel Rubens Cenci, que atua nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos e em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade.

A palestra contou com a participação de estudantes e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas da rede municipal de Três Passos. O objetivo era que os alunos tivessem uma amplitude maior sobre os cuidados com o meio ambiente, também relacionando os ODS, que possui metas e objetivos a serem cumpridos até 2030, contando com a colaboração efetiva, também desta geração.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, professora Fátima Larssen, acompanhou o evento e destaca que as atividades foram muito produtivas. “O professor Daniel trouxe imagens, dados, reflexões e sugestões em relação à sustentabilidade da vida no planeta e aos ODS. Proporcionou ao público presente inquietações e muito conhecimento acerca do tema. O professor também disponibilizou às escolas o livro ‘Relações e Tensões entre América Latina e Estados Unidos no  âmbito da Evolução da Geopolítica Ambiental Global’, instigando a leitura e a proposição de ações individuais e coletivas”, afirma a docente.


Unijuí lança processo seletivo com 10 vagas para o curso de Medicina

Depois de lançar o Vestibular de Inverno, que conta com vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, a Unijuí abriu um novo processo seletivo para o curso de Medicina, para ingresso no segundo semestre deste ano.

Para concorrer a uma das 10 vagas ofertadas, o candidato deve se inscrever em unijui.edu.br/vestibular-medicina, até o dia 3 de julho. 

A seleção será realizada a partir do aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2016 a 2021. As notas consideram a redação e as questões objetivas referentes às quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Para participar, o candidato não pode ter zerado a redação e deve possuir média aritmética simples das notas obtidas nas áreas do conhecimento, igual ou superior a 450.

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/vestibular-medicina.


Unijuí tem projeto aprovado para última fase do Prêmio Estratégia ODS Brasil 2022

O projeto “Alinhamento das ações da Universidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - da Agenda 2030/ONU - Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024”, da Unijuí, está entre as 10 práticas classificadas na categoria Instituição de Ensino, para a última fase do Prêmio Estratégia ODS 2022. A premiação tem por finalidade reconhecer, valorizar e dar visibilidade às práticas desenvolvidas com foco na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Desde o início do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020/24, a Unijuí tem conseguido concretizar um conjunto importante de ações alinhadas às práticas dos ODS, entre elas seminários, palestras e ações dos Projetos de Extensão. Também é reflexo do PDI o crescente envolvimento em parcerias acadêmicas e sociais a partir da temática dos ODS, com instituições da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Uruguai.

A discussão dos ODS está presente nas ações da Unijuí, o que permite que a Agenda 2030 seja uma referência permanente na tomada de decisões. Essas definições têm gerado resultados positivos e encontram-se em várias instâncias, ganhando diferentes densidades na comunidade acadêmica.

Dos 145 projetos que haviam sido selecionados nas quatro categorias do Prêmio, na segunda fase, 40 foram classificados para a terceira e última fase. No dia 7 de junho, em São Paulo, as organizações responsáveis por essas práticas receberão um certificado durante o evento “O Futuro que queremos". As três melhores práticas de cada categoria receberão, também, um troféu.

O Prêmio visa contribuir para a elaboração de um “banco de práticas exitosas”, que servirá de referência na aplicação e propagação da Agenda 2030. O evento também tem o intuito de estimular o envolvimento dos segmentos da sociedade no desenvolvimento de práticas que contribuam para as dimensões da Agenda 2030 nas áreas sociais, ambientais, econômicas e institucionais.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


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