Programa apoiado pela Unijuí realiza 1º Seminário das Escolas do Campo em Três Passos - Unijuí

Na última quinta-feira, dia 22 de setembro, ocorreu o 1º Seminário das Escolas do Campo em Três Passos. A atividade faz parte do Programa Semeando Educação e Saúde na Agricultura Familiar, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e pelas Secretarias de Educação, Agricultura e Saúde, com apoio da Unijuí e de outras instituições da cidade. O evento ocorreu no Distrito de Santo Antônio e reuniu profissionais da Prefeitura e dos estabelecimentos de ensino envolvidos, bem como estudantes, pais e representantes das entidades parceiras.

O Seminário contou com a apresentação dos 24 melhores trabalhos das quatro escolas municipais que integram o projeto: Dom João Becker, do Distrito de Santo Antônio; José de Anchieta, do Distrito de Bela Vista; Wally Elisa Hartmann, do Distrito de Erval Novo; e Guia Lopes, do Distrito de Floresta. As apresentações envolveram projetos desenvolvidos sobre apicultura, bovinocultura, hortaliças, ovinocultura, piscicultura, suinocultura, entre outras temáticas.

Por meio do Programa Semeando, as escolas do campo do município proporcionam aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a construção do Projeto de Vida Rural: Protagonista de sua história, além de aulas semanais, em turno inverso, com técnicos, professores e profissionais das áreas da agricultura, saúde e meio ambiente. Os trabalhos elaborados pelos estudantes ao longo do ano foram avaliados em bancas realizadas de 23 de agosto a 15 de setembro, sendo que a seleção das melhores produções resultou no Seminário.

O Programa Semeando foi criado em 1998 no município de Três Passos e reativado em 2021. “A Unijuí é parceira deste programa por acreditar no seu potencial de contribuir com a formação profissional e pessoal dos estudantes e de todos os atores envolvidos; por entender que a Universidade precisa estar junto à comunidade, fortalecendo as relações institucionais e fomentando o impacto social; e por saber que a educação sempre foi e continuará sendo o maior pilar de desenvolvimento regional”, destaca o coordenador do campus, professor André Giovane de Castro.

Segundo a assistente educacional da Unijuí, Rubia Lassen, o Programa atende, na sua essência, os anseios das famílias do campo. “Os trabalhos desenvolvidos junto às propriedades rurais permitem que os alunos se tornem protagonistas em busca de qualidade de vida para si e para suas famílias. Além disso, a troca mútua de conhecimentos e experiências entre pais e filhos viabiliza o desenvolvimento de projetos focados na realidade de cada propriedade rural a fim de promover a sucessão familiar no meio rural”, completou Rubia.