Estudantes de Engenharia participam do Rally Latinoamericano de Innovación 2022 - Unijuí

Estudantes de Engenharia participam do Rally Latinoamericano de Innovación 2022

Integrantes da equipe PET-EGC reunidas para trabalhar no desafio do Rally de Innovación.

Neste final de semana, dias 23 e 24 de setembro, estudantes da Unijuí participaram do Rally Latinoamericano de Innovación 2022. As equipes PET-EGC, do campus Santa Rosa, e Trimetal, de Panambi, representaram a Universidade na competição internacional, que envolveu acadêmicos de 13 países da América Latina.

Na sexta-feira, primeiro dia de evento, foram apresentados oito desafios para os participantes, que constituem problemas reais da sociedade. Cada equipe precisava selecionar um desafio e, a partir disso, trabalhar em uma solução criativa e inovadora para a questão. Em apenas 28h, as propostas precisavam ser entregues por meio de um vídeo de até dois minutos e um relatório contendo a sustentabilidade e impacto social da ideia.

A equipe PET-EGC escolheu trabalhar o desafio 7, sobre deslizamentos de terra, tendo em vista que este é um problema muito presente no Brasil, especialmente em ocupações irregulares e infraestruturas rodoviárias. “É importante a implementação de sistemas de sensores capazes de prevenir desmoronamentos. Com base nisso apresentamos uma solução: o monitoramento de taludes naturais para alertar as pessoas sobre possíveis deslizamentos nas áreas de risco, através de controle das chuvas e sensores internos”, destacou a acadêmica Paula Blume, no vídeo da proposta

A estudante do curso de Engenharia Civil, Bárbara Rabelo, relata que esta foi a segunda participação da equipe PET-EGC na competição. “É sempre uma ótima experiência de aprendizado e de interação com os colegas e com outros países, agrega muito ao nosso currículo e ao nosso conhecimento. Como já havíamos participado ano passado, estávamos tranquilos e preparados”, ressaltou.

Já a equipe Trimetal propôs uma solução para o desafio 4: Economia de energia no setor gastronômico, apresentado pelo município de Santa Fé, na Argentina. “O problema 4 necessita de um conjunto de soluções entre a cidade e o setor gastronômico, que, combinados, irão gerar economia para todos”, destacou o acadêmico Rodrigo Vicensi, no vídeo da solução. Pensando nisso, os estudantes sugeriram que a cidade crie um biodigestor para os rejeitos e sobras dos restaurantes e locais gastronômicos, a fim de gerar combustível (biogás). Já para os estabelecimentos gastronômicos foi proposta a utilização de um cogerador de energia movido a biogás gerado pelo biodigestor, visando a economia de energia convencional da rede elétrica.

O acadêmico de Engenharia Mecânica, Felipe Dahmer, afirma que ter essa dinâmica entre o grupo e com pessoas de outra nacionalidade foi muito gratificante. “Me vi motivado a participar desse evento a fim de adquirir conhecimento e ser desafiado, podendo propor ideias inovadoras, mudando um pouco a forma de pensar nos problemas do dia-a-dia, aplicando conhecimentos adquiridos em sala de aula em situações reais. Além disso, conseguir obter um networking com outras pessoas, com outras realidades é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Espero que durante a minha graduação possa estar representando a Unijuí em vários outros eventos e desafios como este”, salientou Felipe.

Ambos os grupos participaram do Rally na categoria “Impacto Social”, ficando em primeiro e segundo lugar na classificação nacional. A equipe PET-EGC, classificada em primeiro lugar, irá receber uma vaga na pré-incubação da Criatec e 10 horas de mentorias. “Essa premiação é uma forma de estimular que esse projeto não termine apenas como uma proposta no Rally, mas sim que tenha uma continuidade na prática, se tornando um negócio e chegando como produto ou serviço na comunidade”, explicou o responsável pela Criatec no campus Santa Rosa, Lucas Escher.

Estudantes de Engenharia, do campus Panambi, integram a equipe Trimetal.