Institucional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Institucional

Madp recebe obras escritas pelo jornalista Ademar Campos Bindé

Na manhã da última sexta-feira, 3 de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu  a doação de obras escritas pelo jornalista Ademar Campos Bindé (in memoriam). O material foi entregue pelos filhos, João Luis e Marilise Bindé, à diretora do Madp, Cláudia Gesign Bohrer.

“Neste 3 de junho, que marca o primeiro aniversário da morte de nosso pai, Ademar Campos Bindé, jornalista e escritor, queremos, como seus filhos, reconhecer o Museu Antropológico Diretor Pestana como guardião de seu acervo pessoal. E nem poderia ser diferente. Afinal, este espaço sempre foi fonte de inspiração e pesquisa para tantos escritos construídos ao longo de anos no resgate de tantas passagens da história de Ijuí e mesmo da região. Aqui também foi espaço de conversas com acadêmicos de Jornalismo, instigando jovens ao desafiante exercício responsável da profissão, que também seguimos com orgulho”, destacou João Luis.

De forma simbólica, os filhos doaram exemplares das suas 24 obras e comprometeram-se a transferir, no futuro, outros materiais que representam um rico legado para as atuais e futuras gerações. O Madp, como um local de memória, recebe este material para pesquisa e também como celebração de Ademar Campos Bindé, pesquisador com uma participação importante na história do Museu. 





Primeira caminhada orientada reuniu cerca de 80 participantes

Cerca de 80 pessoas participaram no último sábado, 4 de junho, da primeira caminhada orientada promovida pela Unijuí, por meio do curso de Educação Física e do Escritório de Relações Universidade-Comunidade da Agência de Inovação Tecnológica (Agit). Os participantes se reuniram na sede acadêmica, onde realizaram o aquecimento e o alongamento, antes de iniciar o trajeto de aproximadamente 5 km, com ida e volta do campus da Universidade.

“Neste sábado estamos dando, literalmente, o primeiro passo na concretização deste projeto, que tem tudo a ver com o curso de Educação Física da Unijuí. Temos uma responsabilidade muito grande no que se refere às ações de prevenção e promoção da saúde”, destacou a professora Eloísa Bohrer, ao falar em nome dos demais professores do curso de Educação Física. 

Participando da caminhada, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou que o projeto foi pensado com carinho, objetivando unir cultura e atividade física. “Teremos uma mistura de caminhada e cultura, com roteiros que vão explorar pontos turísticos do município. Ficamos muito felizes de poder dar início a esta iniciativa com um público tão qualificado e tão diverso”, disse. 

Participaram da caminhada integrantes do Programa Integrado para a Terceira Idade – Piti/Unijuí e do grupo Maturidade Ativa, do Sesc, além de pessoas da comunidade. 

A próxima caminhada acontecerá no dia 9 de julho, com roteiro a ser definido. Para realizar o agendamento, basta entrar em contato pelo telefone 3332-0200 - ramal 3011 (tarde) ou e-mail lab.afps@unijui.edu.br.


Executivo e Criatec certificam Empresas Amigas da Reciclagem

Na manhã desta segunda-feira, 6 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí - realizaram o reconhecimento de 64 empresas parceiras do programa Termo de Compromisso para a Coleta de Materiais Recicláveis, com a entrega do certificado “Empresa Amiga da Reciclagem”. A iniciativa visa ampliar o índice de reciclagem no município, a partir do estímulo às empresas locais, que destinam seus resíduos diretamente para as associações de catadores e, em troca, recebem um percentual de abatimento em seus impostos.

Conforme explica a analista‌ ‌de‌ ‌Planejamento‌ ‌da‌ Criatec, Elizandra Cristiane Pinheiro da Silva, a Incubadora é responsável por mediar os termos de compromisso que são firmados entre as empresas e as associações de catadores - a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e a Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL-6) -, que recebem os materiais. 

“O empresário interessado entra em contato conosco e preenche um formulário, que é encaminhado ao Executivo, para que faça o cálculo do desconto que a empresa terá. Apresentamos este valor ao gestor do empreendimento, que aprova ou não a parceria. Temos, atualmente, 73 empresas com seus termos de coleta ativos, sendo nove recentes, que ainda não fizeram a destinação dos materiais e, por isso, não foram certificadas na manhã desta segunda-feira”, explicou  Elizandra, lembrando que, somente neste ano, 23 empresas já procuraram a Criatec para se tornarem parceiras, aderindo ao termo. 

“Todas essas empresas realizam a entrega regular de seus resíduos recicláveis. Durante o ano de 2021, foram entregues 100 toneladas e 249 quilos de materiais recicláveis para as associações, que resultaram num aumento de 58% na renda dos catadores, causando um impacto significativo. O termo tem validade de 12 meses e, para obter o incentivo do ano seguinte, é necessário solicitar a renovação”, completa.

No evento realizado, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou que a iniciativa beneficia todos os envolvidos: os catadores, que conseguem ampliar sua renda; o município, que aumenta seu percentual de reciclagem; e as empresas, que além de contribuir para a proteção do meio ambiente, garantem descontos em seus impostos.

O prefeito, Andrei Cossetin, fez um agradecimento especial aos empresários que entenderam a importância da iniciativa. “Esperamos que outras empresas sigam o mesmo caminho, que nos ajudem a potencializar a reciclagem em Ijuí, contribuindo para que mais famílias possam viver com dignidade. Lembrando que, sem mandar nosso lixo embora, reduzimos os custos à máquina pública”, reforçou.

Para ser uma empresa parceira, basta entrar em contato com a Criatec, pelo telefone (55) 3332-0212.


Comung seleciona monitores para o programa Escolha Certa

Iniciativa em parceria com a Seduc busca melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia

As instituições que compõem o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) estão com inscrições abertas para interessados em exercer a função de monitores no Programa Escolha Certa RS. A iniciativa tem o intuito de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho. Nesta perspectiva, destina-se aos egressos da rede pública estadual que concluíram o ensino médio em 2020 e 2021.

No total, estão disponibilizadas mais de 100 vagas para monitores, que vão acompanhar os estudantes inscritos no desenvolvimento de quatro componentes curriculares: Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida e Letramento Digital, com foco na capacitação para o mundo do trabalho. Para se candidatar, é necessário ter concluído graduação ou ser acadêmico do último ano dos cursos das áreas indicadas. As instituições que compõem o Comung serão responsáveis pela formação dos monitores, por componente curricular, tanto para a condução e mediação pedagógica, quanto para o cuidado com o acolhimento e sensibilização dos estudantes para vínculo ao projeto. Cada monitor desenvolverá seis horas de atividades semanais. Para obter outras informações é possível entrar em contato pelo e-mail comung@comung.org.br.

A reitora da UPF, professora doutora Bernadete Maria Dalmolin, está entre as gestoras de IES responsáveis pelo desenvolvimento do programa por meio do Comung. Ela destaca que as instituições comunitárias têm um papel histórico no desenvolvimento educacional do Estado como um todo. “Fomentar a educação é uma característica primordial das instituições comunitárias de ensino superior. Neste momento em que a educação básica sofre os efeitos dos anos de pandemia e verifica o afastamento dos bancos escolares de muitos estudantes, seremos protagonistas, junto ao governo do Estado, para reverter esses efeitos e proporcionar a estes jovens possibilidades de um futuro melhor”, avalia.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender a uma demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos após estarem formados. “Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia e, na área da Educação, não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, explica.

O projeto envolve as instituições do Comung, que se organizaram entre coordenações, produção de conteúdos, videoaulas, lives, material de ensino, seleção, acompanhamento dos monitores, dentre outras demandas.

Período de atividades

A ação, que será realizada entre os meses de junho a dezembro deste ano, é destinada para os estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021. O estudante poderá escolher se prefere cursar o Escolha Certa de forma presencial ou apenas remota. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas. Na modalidade presencial, as aulas acontecem em cidades-polo. As aulas, presenciais ou remotas síncronas, ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h.

Ao longo do projeto, os monitores serão acompanhados pelo coordenador do respectivo componente curricular, em encontros online sistemáticos, para estudo dos conteúdos e atividades, alinhamento de condutas, identificação de dificuldades e gerenciamento das situações específicas.

Inscrições de monitores

As inscrições para interessados em participar como monitores ocorrem até o dia 10 de junho e estão disponíveis clicando aqui.


Abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Educação, que acontecerá em setembro

Já estão abertas as inscrições, tanto para ouvintes quanto para participantes que desejam submeter trabalhos, no XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. Estes quatro eventos acontecem de modo colaborativo entre os dias 13, 14 e 15 de setembro, no formato híbrido.

A realização dos eventos marcará os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí, na articulação e interação com diversos cursos de pós-graduação e instituições parceiras: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UPF); Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS); Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); Universidade do Minho (UMinho - Portugal); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT - Campus IFFAR; IFSUL; IFRS).

Com a temática central “Temas Urgentes na Educação Contemporânea”, os eventos  buscam a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas; a imediatez de informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação e a constituição do conhecimento de professor no mundo contemporâneo. Estará em debate uma educação inclusiva, equitativa, respeitosa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos, visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam.

Para participar, basta acessar o endereço unijui.edu.br/eventos. A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada até o dia 1º de agosto, sendo que o participante deverá vinculá-lo a um dos Eixos Temáticos do evento: Educação e Tecnologias; Educação e Memória; Educação, Trabalho e Currículo Integrado; Educação e Democracia; Educação e Desigualdades; Educação e Formação de Professores; Ensino de Ciências; Educação Profissional e Tecnológica; Educação, Diversidade e Inclusão; e Educação Ambiental, em Saúde e Sustentabilidade.

Os trabalhos poderão ser escritos em coautoria, podendo ter no máximo cinco autores por trabalho (um autor principal e quatro coautores). Cada autor poderá submeter até um trabalho como autor principal e participar de outros oito trabalhos como coautor; se não for autor principal de nenhum trabalho, poderá participar como coautor de até 10 trabalhos.

Programação

O primeiro dia da programação, 13 de setembro, contará com palestra sobre “Temas Urgentes na Educação Contemporânea” e com mesas temáticas sobre Gênero e Trabalho Docente, Questões Étnico-Raciais na Educação e Tecnologias da Educação.

O dia 14 iniciará com reunião da Rede Internacional em Estudos Culturais (Riec) e seguirá com apresentações de trabalhos e duas mesas temáticas: Trabalho e Currículo Integrado e Ensino de Ciências.

No dia 15, as apresentações de trabalhos seguem. Haverá palestra sobre a “Formação de professores no cenário de empresariamento da educação”; Lançamento do Observatório de Currículo Integrado e mesa temática sobre Educação Profissional e Tecnológica no RS.


Exposição Conhecer para Preservar retorna ao Museu com o tema “crise climáticas”

Durante o mês de junho, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) volta a receber a tradicional exposição “Conhecer para Preservar”. A mostra, que já teve diversas edições, retorna de forma presencial para o Museu. Promovida pelo curso de Ciências Biológicas da Unijuí e demais entidades, a temática deste ano aborda as “Crises Climáticas”, propondo o debate sobre as complicações e problemas que o planeta terra acumula. Ocupando o espaço temporário, a mostra estará disponível para o público a partir do dia 6 de junho, finalizando as atividades no dia 1º de julho. No conjunto da exibição, uma oficina e duas sessões de documentário estarão presentes no cronograma.

A exposição, que tem o objetivo de trazer informações gerais sobre as causas, efeitos e consequências relacionadas à crise climática, tem em seu time de organizadores integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET), estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da Unijuí, contribuintes do Madp e Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap). Conta, ainda, com apoio financeiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Ijuí a partir do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA). 

Em parceria com a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan), duas sessões de documentário estão agendadas para compor as atividades da exposição. Nos dias 13 e 14, a obra “Campanha contra o Clima” estará sendo exibida no Auditório do Madp. O filme europeu, lançado em 2020, busca levar aos espectadores a conscientização acerca do tema trabalhado. Já no dia 21, haverá a Oficina de Compostagem, que ensinará os participantes técnicas de descartes biodegradáveis e práticas de preservação da natureza.

Para mais informações sobre agendamentos de horários para visitas ou informações complementares, basta entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.brFazendo parte do conjunto de exposição do Museu, o ingresso tem custo individual de R$ 8,00 - existindo opções de desconto para grupos e estudantes.


Rizoma discute reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia

Sem previsão de término, a guerra entre Rússia e Ucrânia segue impactando as economias de ambas as nações, gerando uma crescente crise humanitária nesses dois países do leste europeu e uma tensão ao redor do mundo. 

Para ajudar a esclarecer o conflito, o Rizoma desta quinta-feira, 2 de junho, trabalhou o tema “Guerra na Ucrânia: o reflexo do conflito no resto do mundo”, tendo como convidados o doutor em Ciências Militares, historiador, coronel do exército, ex-comandante do 27º GAC, Sergio Muniz; o professor mestre em História, Jaeme Callai; e o professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França), Argemiro Luis Brum. 

No início do debate, o ex-comandante Sergio comentou que algumas projeções do conflito se concretizaram. “Realizando uma retrospectiva, nós tivemos preocupações confirmadas e mudanças também. Pelos fatos apresentados, a manobra militar russa busca uma derrubada do regime de [Volodymyr] Zelensky, presidente da Ucrânia”, salientou.

De acordo com o professor Jaeme Callai, a guerra está sendo levada pelos interesses. “Os Estados Unidos também estão apoiando com capacidade bélica e estratégica. Tudo indica que eles estão tentando fortalecer a resistência da Ucrânia. Dessa forma, a Ucrânia está sendo destruída, enquanto os Estados Unidos vão vendendo suas armas”, afirmou.

Segundo o professor Argemiro, em um mundo globalizado, os reflexos do conflito se repercutem rapidamente para todo o mundo. “A guerra potencializou uma situação econômica que já não estava tão fácil, por conta da pandemia. Portanto, elevou o preço de commodities que são fundamentais para todos como, por exemplo, o petróleo, o gás e o trigo, e por consequência os preços dispararam”, comentou.

Jaeme acrescentou que ainda não se pode dizer que o conflito é uma terceira guerra mundial, mas que não resultará em boas coisas. “Cada lado quer aumentar seu esforço de guerra, porém, ninguém quer aumentar seu esforço de paz. E quando o papa fala em paz, ninguém ouve”, completou. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


ERI promove evento alusivo ao Dia Mundial da África

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí promoveu nesta quarta-feira, 1º de junho, um evento alusivo ao Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio. “Um olhar sobre a África” reuniu participantes do grupo de conversação no Miniauditório 3, para uma troca de experiências sobre os países de origem dos estudantes Maafouz Alabi e Kinth Kpehoun, ambos do Benin, e Aissatou Diouf, do Senegal. O encontro contou com a presença do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González.

O Dia da África marca a criação da Organização de Unidade Africana (OUA), em 1963, na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data se manteve. É neste dia que se recorda a luta pela independência do continente africano contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, além de simbolizar o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

A Unijuí, ao longo da sua trajetória, tem recebido estudantes de diferentes países africanos. Muitos deles vieram para a Universidade através de programas do governo federal, outros por meio de editais próprios da Unijuí para estrangeiros ou, ainda, através de acordos de cooperação. A Universidade conta, atualmente, com cerca de 20 estudantes estrangeiros vindos de diferentes países da África e América Latina, que são alunos regulares dos cursos de graduação, mestrado e doutorado”, explicou a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski.

A Unijuí recebe, no momento, estudantes africanos da Angola, Senegal e Benin. Eles recebem orientações e suporte para a sua vinda para a Unijuí por meio do Escritório de Relações Internacionais, que os acompanha, também, durante a trajetória acadêmica. “Para a universidade, é importante acolher estudantes de diferentes países e apoiá-los no desenvolvimento científico e profissional. Os perfis culturais distintos, a multiplicidade de olhares sobre diferentes assuntos e a troca de experiências através da interação enriquecem significativamente o ambiente acadêmico”, completa Vanderléia.




NOTA OFICIAL FIDENE nº 37 Unijuí/Rádio Unijuí FM/Museu/EFA

Em atenção às diretrizes externas, em especial ao Decreto Estadual Nº 56.422, do GOVERNO DO ESTADO DO RS, de 16 de março de 2022, Decreto  Nº 47, de 9 de março de 2022, DO MUNICÍPIO DE SANTA ROSA, o Decreto  N° 21, de 14 de março de 2022, DO MUNICÍPIO DE TRÊS PASSOS,  o Decreto Nº 7.820, de 14 de março de 2022, DO MUNICÍPIO DE IJUÍ, e ao DECRETO Nº 028/2022  DO MUNICÍPIO DE PANAMBI, o Comitê Institucional de Prevenção informa que:  

 

 - Para a UNIJUÍ campus SANTA ROSA, considerando o Decreto nº 47/2022, o uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado nas dependências do campus, ou qualquer outro local que tenha atividade ligada à Universidade, tanto em local aberto quanto fechado.

 

- Para a UNIJUÍ campus TRÊS PASSOS, considerando o Decreto nº 21/2022, o uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado nas dependências do campus, ou qualquer outro local que tenha atividade ligada à Universidade, tanto em local aberto quanto fechado.

 

- Para a UNIJUÍ campus IJUÍ, considerando o Decreto nº 7.820/2022, o uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado nas dependências do campus, ou qualquer outro local que tenha atividade ligada à Universidade, tanto em local aberto quanto fechado.

 

- Para a UNIJUÍ campus PANAMBI considerando o Decreto nº 028/2022, o uso de máscara de proteção individual passa a ser facultado nas dependências do campus, ou qualquer outro local que tenha atividade ligada à Universidade, tanto em local aberto quanto fechado.

 

Casos em que o uso de MÁSCARA SE MANTÉM OBRIGATÓRIO

- Nos espaços vinculados a atendimentos de saúde, tanto humana quanto animal, e por todas as pessoas que frequentarem estes ambientes: trabalhadores, estagiários, pacientes, acompanhantes ou visitantes; 

- Pessoas que se encontrem infectadas ou com suspeita de estarem contaminadas, seja por contato próximo de pessoa infectada com o novo coronavírus, durante o período de transmissão, ou que apresente sintomas gripais. Estas devem procurar o sistema de saúde para adequado encaminhamento e manter o isolamento domiciliar.

LICENÇAS SAÚDE E MATERNIDADE, PARA ESTUDANTES: A partir do dia 21/03/2022 revogam-se as excepcionalidades abertas em função do estado de pandemia à  Resolução CONSU Nº 12/2015, que regulamenta procedimentos a serem observados nas situações amparadas por lei, de licenças saúde e maternidade, voltando a sua vigência, nos seguintes termos:

- Atestados inferiores a 8 dias não abonam a falta e não será disponibilizado link para acompanhamento das aulas online;

- Atestados médicos de período de 8 a 20 dias justificam e abonam a falta, não sendo disponibilizado link para acompanhamento das aulas online;

- Atestados médicos, do estudante, de período superior a 20 dias, justificam e abonam a falta, sendo que as atividades domiciliares previstas na referida Resolução poderão incluir o acompanhamento da aula pelo meet, desde que a coordenação do curso e o professor de cada disciplina entendam ser possível, mesmo que  o planejamento pedagógico do professor seja para aula presencial. Neste caso, o pedido de acompanhamento pelo meet deve ser realizado diretamente à coordenação do curso;

 

- Encaminhamentos dos atestados médicos devem ser feitos à Central de Atendimento ao Estudante (CAE) pelo e-mail: cae@unijui.edu.br

- Professores e Técnicos submetem-se às diretrizes da legislação trabalhista;

- Nas formaturas e eventos institucionais, com maior público, o uso de máscara torna-se facultativo a todas as pessoas presentes no evento;

- A Escola de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) mantém os comunicados à comunidade escolar, através dos seus canais de divulgação;

 

- Não compartilhar o uso de objetos pessoais, tampouco de chimarrão. Institucionalmente, não será mais fornecido chimarrão para quaisquer tipos de eventos institucionais como seminários e reuniões, a partir do Núcleo Patrimonial.

 

Destacam-se as seguintes RECOMENDAÇÕES para os ambientes de estudo e eventos institucionais:

 - O uso de máscaras é importante para a proteção de todos nos espaços institucionais. No entanto, de acordo com os Decretos, cada pessoa adulta deverá decidir sobre seu uso; 

- Que toda a comunidade acadêmica complete a vacinação indicada pelos órgãos de saúde;

 - Ressalta-se a importância da higienização constante das mãos e/ou uso de álcool 70% para a prevenção à Covid-19; 

 - Preferentemente manter a renovação natural do ar, com portas e janelas abertas ou sistema de circulação de ar.

 

Todos somos peças fundamentais para manter o cenário estável em tempos tão desafiadores, no qual a saúde de todos precisa estar em primeiro lugar.

O Comitê Institucional de Prevenção, permanece constantemente monitorando as flexibilizações a partir de Decretos externos e a Instituição também irá fazer as adequações necessárias, podendo ser revista a qualquer tempo, sempre que verificado o aumento dos índices de transmissibilidade e o agravamento da situação epidemiológica de acordo com as avaliações das autoridades da área da saúde.

 

Reiteramos que todas as atualizações serão publicadas APENAS pelos canais oficiais da Fidene/Unijuí/EFA/Museu/Rádio Unijuí FM.


Profissional do Futuro movimenta o campus Santa Rosa com estudantes de toda a região

O entusiasmo de um evento presencial tomou conta da Unijuí campus Santa Rosa, na terça-feira, dia 31 de maio, com a realização do Profissional do Futuro. Durante os três turnos de atividades, mais de 1600 estudantes, de escolas de toda a região, participaram da programação. Um momento pensado para que eles realmente tenham diversas formas de contato com o Ensino Superior e a profissão que pretendem seguir, participando de oficinas, conhecendo os cursos de graduação, interagindo com professores e acadêmicos do Ensino Superior.

Nos últimos dois anos, o evento havia sido realizado online, pela segurança e preservação da saúde dos participantes, durante a pandemia do Covid-19. Novidade neste ano também foi a antecipação do Profissional do Futuro para o primeiro semestre, permitindo que os concluintes do Ensino Médio tenham mais tempo para associar as informações sobre os cursos e também de preparação para o Enem e Vestibular.

O Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa, esteve presente nos três turnos de atividades. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, professora Maria Helena Justen, agradeceu a Unijuí por proporcionar este tipo de evento aos estudantes. “O evento foi muito significativo para nossos estudantes concluintes, pois tiveram a oportunidade de estar em contato com profissionais, diversas opções de cursos, dinâmicas e a interação com o meio acadêmico. Estas relações fortalecem e estabelecem oportunidades singulares para nossos alunos. Também geram interesse e despertam para várias possibilidades”, destacou Maria Helena.

O coordenador do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, destacou o sucesso desta edição presencial, principalmente pela empolgação e interação dos visitantes em todas as atividades. “Todos os estudantes estavam muito interessados em conhecer os cursos, saber mais sobre as oportunidades que a Unijuí coloca à disposição da comunidade regional. Eles puderam experimentar um pouco daquilo que poderá ser a sua profissão no futuro. E neste dia, nós conseguimos oferecer um pouco dessa experiência a eles. Estamos plenos de felicidade e realizados com o resultado do Profissional do Futuro deste ano, só temos a agradecer as escolas que vieram e conviveram um dia conosco, no campus Santa Rosa”, avaliou Marcos.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.