Desafio Unijuí reúne alunos do Ensino Médio para pensar a inovação para cidades inteligentes - Unijuí

Nesta terça-feira, 27 de setembro, ocorreu a primeira edição do Desafio Unijuí, campus Ijuí. O evento é destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que, reunidos em equipes de até seis alunos por escola acompanhados de um professor, realizam uma maratona de inovação. Participaram desta edição, alunos de nove escolas que foram instigados a pensar inovações a partir da temática Cidades Inteligentes.

A maratona aconteceu no Espaço + Inovação Unijuí e teve duração de 10 horas. A programação iniciou com atividades de integração com a facilitadora Leonice Parnoff e, após, oficinas de criatividade. Já o turno da tarde foi destinado à pensar soluções para 11 eixos: educação, saúde, tecnologia e inovação, segurança, energia, meio ambiente, urbanismo, economia, empreendedorismo, governança, e mobilidade. Com o objetivo de proporcionar novas experiências, os grupos foram formados por estudantes de diferentes escolas e contaram com a mentoria de professores dos cursos de Graduação da Unijuí.

Conforme o coordenador do Espaço + Inovação Unijuí, Peterson Clayton Avi, a temática é bastante pertinente e traz uma diversidade de ideias a partir dos eixos trabalhados, proporcionando vivências que impactam na vida dos participantes. Para a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, o objetivo do evento é aproximar os estudantes e a Universidade. “Nossa ideia é mostrar o que a gente faz na Unijuí. Quando nós desafiamos vocês a participarem deste momento, estamos buscando apresentar as perspectivas de que a Universidade se abre através do ensino, da pesquisa e da extensão”, frisou.

O grande vencedor do Desafio Unijuí foi o grupo do eixo Empreendedorismo, que apresentou uma proposta voltada à implantação de políticas públicas de empreendedorismo para alunos do Ensino Médio de Ijuí. Em segundo, o grupo do eixo Saúde, que propôs a formação de professores e estudantes visando os primeiros socorros e, em terceiro lugar, o grupo do eixo Meio Ambiente que trouxe uma proposta de reaproveitamento de isopor a partir da fabricação de telhas com isolamento térmico. Os vencedores levaram para casa um troféu e medalhas pela participação. Além disso, todos os alunos que participaram do Desafio Unijuí ganharam a isenção na inscrição para qualquer curso do Vestibular Unijuí 2023.

O Projeto “Ampliação e qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade inteligente" é uma parceria da FIDENE/UNIJUÍ e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Termo de Fomento nº 905143/2020, viabilizada a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar do então deputado federal Darcisio Emidio Perondi. O projeto teve início em agosto de 2021, qualificando seis laboratórios da Instituição. As ações incluem o desenvolvimento de projetos, oficinas, cursos, palestras, seminários, exposições entre outros, e devem impactar no período de vigência, cerca de 10 mil pessoas, entre pesquisadores, alunos da educação básica, de graduação e de pós-graduação, e comunidade da região.