Os leitores do Caderno Vida (que sai aos sábados na ZH) se depararam na última edição (06/09) com uma matéria bem interessante, e que caiu como uma luva aqui nesta coluna que fala de criatividade. O título: CRIATIVIDADE QUE CURA. A matéria fala bastante da arteterapia, técnica auxiliar no tratamento de doentes psiquiátricos graves ou mesmo de pessoas que buscam alternativas para sobreviver ao stress. A Arteterapia pode ter diferentes enfoques – pintura, modelagem, colagem, dança, música, entre outros, mas todos eles têm em comum o estímulo à criatividade, a liberdade de expressão, o prazer da transformação. Na reportagem, a arteterapeuta Marilice Costi, afirma que “qualquer atividade criativa desenvolve áreas neuronais e pode estimular aquelas lesionadas”. Olha que fantástico,o processo criativo pensado como caminho para uma vida melhor: as sessões permitem o conhecimento de si e dos outros, elevam a auto-estima, permitem lidar com experiências traumáticas,e,a cima de tudo, desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico, diz Maria Helena Piccinini, voluntária do Projeto Vivendo e Reaprendendo do Centro de Prevenção e Intervenção de Psicoses de Porto Alegre. Amei tudo isso!
Uma salva de palmas para a criatividade!!!! Abraços e boa semana!
PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Boa Idéia da semana: E para não fugir do tema de hoje, uma salva de palmas também para o Atelier de Desenho e Pintura, vinculado ao Projeto de Extensão Laboratório de Artes e Design. Coordenado pela professora do Curso de Artes Visuais da UNIJUI Rosana Berwanger Silva, e com a participação de duas acadêmicas bolsistas, Franciele Blaszak e Fabiana Kocourek – ambas vinculadas ao Curso de Artes Visuais. É a universidade se aproximando da comunidade através da arte e da criatividade!
Os desenhos realizados pelos participantes do Atelier integram uma mostra coletiva que estará à disposição do público até o dia 22 de setembro, no hall da Biblioteca Infanto-Juvenil Lucília Minssem, no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Show de bola!
* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ