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Projeto de Educação em Saúde apresenta atividades e resultados desenvolvidos com a comunidade

                 

Com o objetivo de aproximar a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos cursos da Unijuí, o Vice-Reitor da pasta, professor Fernando González, está realizando, neste segundo semestre de 2018, uma rodada de visitas aos Departamentos. Nesta terça-feira, dia 13 de novembro, ele esteve no Departamento de Ciências da Vida (DCVida) para conhecer de perto o Projeto de Extensão “Educação em Saúde”. O projeto envolve professores e estudantes, bolsista ou voluntários, dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina, além do curso de Ciências Biológicas (Mostras de Saúde).

A coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira, acompanhada das professoras, Adriane Huth, Marinez Petenon, Marilei Uecker e bolsistas do Projeto, apresentou o funcionamento, as atividades, bem como o resultado das ações com a comunidade. Neste ano foram realizadas uma série de atividades, entre elas:

Oficinas de capacitação e qualificação com os estudantes para intervenção junto à comunidade; Oficinas de educação em saúde com professores da Escola IMEAB; Oficinas de educação em saúde com pais de alunos de ensino fundamental da Escola IMEAB; Oficinas de educação em saúde com estudantes de ensino fundamental e médio; “Mostra de Saúde” nas Escolas; Atividade com a Comunidade: participação na comemoração dos 60 anos da Escola IMEAB; Associação: Oficinas de Educação em Saúde com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais APADEVI; Oficinas de Educação em Saúde em ESF e em UBS; Mulheres: Clube de Mães e Grupo de Idosas Cristo Rei; Atendimento Domiciliar a Idosos “não ativos” vinculados à ESF Assis Brasil - “Home Care”; Reunião com a equipe de Saúde da ESF Assis Brasil: apresentação e discussão acerca do estado de saúde dos idosos assistidos; Atividades vinculadas ao Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI); Reuniões entre equipe de professores e estudantes para socialização, discussão, problematização e avaliação das ações em saúde realizadas; Elaboração de Trabalhos Científicos.

                       

Atividades realizadas em Escola na primeira semana de novembro

Desafios do Projeto

A educação em saúde é um desafio para os serviços de saúde e também para a Universidade. Dessa forma, ele visa discutir e problematizar com os estudantes as vivências, a partir da integralidade; envolver os estudantes em atividades de ensino e serviços aos usuários assistidos por uma equipe de saúde; proporcionar vivências e consolidação de conhecimentos de núcleos profissionais e também vivências interdisciplinares, como vivências de campo. “Esta intervenção na comunidade congrega os conhecimentos nas diferentes áreas, garantindo à população atendida atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde”, observa a coordenadora. 

A partir de convênio firmado entre a Unijuí e a Secretaria de Saúde de Ijuí, a metodologia utilizada para a realização das atividades abrange ações com a população assistida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Assis Brasil e na Escola IMEAB. A dinâmica do projeto desenvolve a extensão. Participam professores e estudantes bolsistas/voluntários nas atividades de ensino e extensão dos cursos de Graduação em Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. As metodologias pensadas para as atividades são estruturadas a partir de metodologias ativas, como a metodologia da problematização. 


Conheça Projetos de Extensão desenvolvidos no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências

                    

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências desenvolve Projetos de Extensão com o objetivo de socializar a produção científica do Programa. Alguns deles estão em desenvolvimento desde o ano de 2013, integrando pós-graduandos, bolsistas, técnicos-administrativos e professores.

Um dos projetos é intitulado "Espaço do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências na Rádio UNIJUÍ FM", de autoria de Carmen Antunes, Franciele da Silva dos Anjos, Ligia Vanessa da Silva e Andrei Martins Krug.  "O projeto considera que o rádio continua sendo um importante veículo de comunicação, estando presente na vida diária de muitas pessoas das mais variadas faixas etárias. Nesse contexto, as rádios universitárias representam um importante canal de difusão da produção acadêmica. Nesse âmbito se insere este projeto, entre o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e a Rádio UNIJUÍ FM, para a divulgação da produção intelectual do Programa, como dissertações, teses, artigos, livros, dentre outras".

Outro Projeto desenvolvido no Programa é intitulado "Projeto de incentivo à produção e divulgação de textos acadêmicos na área de educação, produzidos pelos egressos, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências", sob autoria de Carmen Antunes, Jenerton Arlan Schütz e Thaís de Souza Lasch.

"O objetivo principal deste projeto é a elaboração de um texto acadêmico relacionado a área de educação, produzido pelos mestrandos e doutorandos, semanalmente, publicado no site do Programa e divulgado por e-mail ao público do PPGEC".

Para a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, é muito importante o desenvolvimento contínuo destes dois projetos, para a divulgação e socialização da produção intelectual dos pesquisadores. Os referidos projetos servem também para a atuação dos bolsistas (CAPES, CNPq, FAPERGS e UNIJUÍ) do Programa, no incentivo às ações enquanto pesquisadores do PPGEC.

Ainda, observou que a participação de mestrandos, doutorandos, secretárias, egressos e técnico-administrativo nestes projetos, proporciona, além da integração entre os mesmos, o conhecimento e aprendizagem. Recentemente esses projetos foram apresentados no Salão do Conhecimento da Unijuí.

                      


Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde realiza encontro com usuários

No dia 16 de outubro, foi realizada a 4ª Roda de Conversa do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (AFPS), na Unijuí Campus Santa Rosa. O encontro teve como tema "Rótulos nutricionais: informações para uma vida mais saudável", o qual foi trabalhado pelas nutricionistas Julia Tollazi e Kauana Cerri, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde UNIJUÍ/FUMSSAR.

A roda de conversa é uma proposta que teve início neste ano e proporciona aos usuários do Laboratório reflexões acerca da prevenção, saúde e qualidade de vida. Além disso, são realizadas avaliações físicas trimestrais com os usuários, os quais possuem programa de exercício físico específico. O laboratório de AFPS atende um grupo de hipertensos, cardiopatas e pós-câncer.


PITI participa de Fórum Gaúcho do Ensino superior sobre Envelhecimento

               

O PITI – Programa Integrado para Terceira Idade/ UNIJUÍ participou, nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, do 9º Fórum Gaúcho do Ensino superior sobre Envelhecimento Humano e 13º Encontro Estadual de Alunos Idosos “Envelhecimento e Aprendizagem ao Longo da Vida”, realizado na UCS, em Caxias do Sul/RS. O evento, de cunho científico, reúne especialistas, profissionais da área, idosos e acadêmicos, com o objetivo de articular estudos e ações de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam o envelhecimento humano ativo e saudável, respeitando a diversidade e promovendo a inclusão. No local os integrantes do PITI participaram de oficinas e palestras, como também realizaram uma apresentação artística-cultural com músicas gaúchas. Além disso, ocorreram sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão em forma de pôster.

O PITI/UNIJUÍ é um projeto de extensão do curso de Educação Física da UNIJUÍ, que iniciou suas atividades em julho de 1999. Atualmente o programa conta com a participação, em média, de 120 integrantes. Tendo como objetivo promover uma melhor qualidade de vida, bem-estar, lazer e integração social entre seus participantes, por meio de programas estruturados e orientados. No programa são oferecidas atividades que fazem parte da cultura corporal de movimento e buscam melhorar a capacidade física, amenizar os efeitos provocados pelo envelhecimento, proporcionar a prevenção de doenças acarretadas pela idade avançada, resgatar a autoestima e a autoimagem e promover a integração sociocultural.

O projeto também é um espaço didático/pedagógico para acadêmicos da UNIJUÍ, principalmente para os da Educação Física. Além do ensino também é um ambiente de pesquisa, para os cursos da Universidade e demais interessados, referente ao idoso nos diversos segmentos bio/físico/social/psíquico; e de extensão, quando o programa interage com as comunidades internas e externas, participando de eventos, fórum e congressos relacionado à saúde, atividade física e envelhecimento humano.


Projeto Energia Amiga entrega premiação de concurso de redação e desenho durante a ExpoIjuí

                

O Projeto Energia Amiga realizou, no dia 19 de outubro, na Casa da Unijuí na ExpoIjuí/Fenadi, a entrega de certificados e livros para alunos de escolas que participaram do concurso de desenho e redação. Além disso, os vencedores foram classificados para o Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho. A Reitora da Unijuí, professora Cátia Nehring, esteve presente no evento e fez uma saudação aos participantes.

Segundo a coordenadora do Projeto, professora Caroline Raduns (DCEEng), a expressão dos alunos em desenho e texto é resultado do trabalho com as escolas, em sala de aula. O Projeto de Extensão Energia Amiga visa disseminar conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como para demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela. “O objetivo é incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos sobre a energia elétrica, o consumo consciente e a segurança no uso de eletricidade, de forma a subsidiar as mudanças culturais”, observa.

Dentre as ações desenvolvidas, o projeto visitou escolas das redes particular, estadual e municipal de Ijuí. Também já foi realizada uma atividade de recolhimento de pilhas com alunos dos terceiros anos do ensino médio e nonos anos do ensino fundamental. Por fim, foi feita uma apresentação do projeto para os professores e diretores de escolas. Os alunos receberam um livro com informações sobre segurança em instalações elétricas.

O Projeto é desenvolvido por meio de parcerias entre a Unijuí, Ceriluz (patrocinadora), CREA, Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Demei, 36ª CRE, Smed Ijuí e Abracopel.


Palestra discute o endividamento de idosos

O projeto Balcão do Consumidor participou da palestra “O idoso e a necessidade de sua proteção: quais os seus direitos e como prevenir o endividamento” nesta quarta-feira, 17, no Sesc Ijuí.  A palestra foi ministrada pela professora coordenadora do Balcão do Consumidor, Fabiana Fachinetto, com o objetivo de esclarecer os direitos previstos no Estatuto do Idoso em relação à acessibilidade, saúde, assistência social, transporte, empréstimos consignados e outros assuntos de interesse da terceira idade.

“Hoje, o crédito tornou-se uma maneira dos idosos fazerem frente às suas despesas mensais com medicamentos e alimentação, por exemplo, e muitos acabam entrando em uma situação bastante complicada em função das taxas de juros”, comenta.

A atividade foi promovida pelo Grupo Sesc Maturidade Ativa de Ijuí, Fecomércio e Sesc.


Final do Desafio de Robótica foi realizada na ExpoIjuí

O Parque de Exposições Wanderley Burmann recebeu, na tarde desta terça-feira, 16 de outubro, a final do Desafio de Robótica 2018. Equipes de escolas de Ijuí e região competiram com um robô construído por eles próprios em uma pista de corrida, o objetivo era finalizar o percurso no menor tempo. O primeiro lugar ficou com a equipe Rainbow, da Escola Polivalente.

A final também contou com a participação do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, que entregou a premiação ao grupo vencedor.

Com o objetivo de promover a difusão e a popularização das ciências exatas, o Projeto de Extensão Física para Todos: Oficinas de Robótica, realizou oficinas desde o mês de julho, culminando com a final desta semana. Com atividades envolvendo eletrônica, computação e robótica, as ações do projeto proporcionaram aos alunos e professores do Ensino Médio e Fundamental, a oportunidade de vivenciar conceitos e suas aplicações com objetos do cotidiano, como tablets e smartphones.  

Participaram cerca de 80 alunos de escolas da região de Ijuí e Santa Rosa. Durante os últimos meses, os alunos realizaram diversas montagens, desde simples acionamentos eletrônicos até a confecção de um robô, aplicando a eletrônica e a computação na prática. Todos os participantes receberam um certificado de participação nas atividades.

Segundo o professor do Departamento de Ciência Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), Mateus Schonardie, o envolvimento dos alunos foi o grande diferencial das ações. “A gente conseguiu trabalhar muitos conceitos aplicados na prática, com coisas que vivenciam no dia a dia, isso deixou eles bastante entusiasmados”, observa.


Energia Amiga: projeto leva conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade para escolas

Conheça mais um Projeto da série de reportagens da Popularização da Ciência Unijuí.

                 

A eletricidade está presente basicamente em todas as atividades do dia a dia. Mesmo passando despercebida, existem riscos que precisam ser cuidados. O Projeto de Extensão Energia Amiga visa disseminar conhecimento sobre energia e segurança no uso da eletricidade aos alunos das escolas de Ijuí, aproximando, assim, os conceitos teóricos de eletricidade com a vivência diária e o uso da energia, bem como para demonstrar os riscos intrínsecos ao uso dela.

A professora Caroline Raduns, engenheira eletricista, especialista em avaliação de perícias, com mestrado em engenharia elétrica, é a coordenadora do projeto. “O objetivo é incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento dos conceitos sobre a energia elétrica, o consumo consciente e a segurança no uso de eletricidade, de forma a subsidiar as mudanças culturais”, observa.

O Projeto é desenvolvido por meio de parcerias entre a Unijuí, Ceriluz (patrocinadora), CREA, Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Demei, 36ª CRE, Smed Ijuí e Abracopel. Com estas entidades, foi realizado um planejamento e definição de metas para as atividades.

Dentre as ações desenvolvidas, o projeto já visitou 18 escolas das redes particular, estadual e municipal de Ijuí. Também já foi realizada uma atividade de recolhimento de pilhas com alunos dos terceiros anos do ensino médio e nonos anos do ensino fundamental. Por fim, foi feita uma apresentação do projeto para os professores e diretores de escolas. Os alunos receberam um livro com informações sobre segurança em instalações elétricas.

Além disso, vão participar de palestras sobre o tema. Em salas de aula, já foram estimulados a a se expressar sobre a temática por meio de desenhos e redações. O material confeccionado será avaliado por uma comissão organizadora, que vai escolher os melhores trabalhos. Estes trabalhos serão premiados na Expo Ijuí 2018. Os alunos vencedores passam para o Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho.


Projeto Cidadania Para Todos visa o bem-estar social na comunidade

             

Com o objetivo de promover a educação, a cidadania e os direitos humanos, o projeto de extensão Cidadania Para Todos é desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Direito, Psicologia e Comunicação Social da Unijuí desde 2006. O projeto tem como tema principal a discussão sobre a cidadania e o acesso a direitos fundamentais previstos pela nossa legislação. O objetivo é garantir a socialização de informações e a discussão de temáticas relacionadas com a família, a escola, a violência, o mercado de trabalho e a sociedade de consumo.

No dia 21 de agosto, o Vice-Reitor de Pós-Graduação e Extensão da Unijuí, professor Dr. Fernando Jaime González, visitou a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, onde o projeto está presente. A coordenação e a equipe apresentaram o projeto na escola, e o trabalho realizado, visando o bem-estar social da comunidade escolar, por meio de reuniões feitas entre pais, alunos e professores.

O projeto procura dar o devido valor a cidadania, que se caracteriza pela possibilidade de participação política, exercida por meio do voto, mas também pela necessidade de que todos conheçam e se reconheçam como sujeitos de direitos e obrigações iguais perante as nossas leis.

As ações desenvolvidas pelo projeto buscam assegurar a interação da universidade com a comunidade, através do diálogo com diferentes realidades, principalmente nas escolas, promovendo a educação para a cidadania e os direitos humanos. A partir de estratégias restaurativas fortalecem os laços comunitários, consolidando praticas educativas e a afirmação de uma cultura de paz.

As atividades são realizadas por meio de oficinas temáticas e presenciais, onde o protagonismo dos participantes é fundamental. Todos os temas são abordados através de metodologias, com ênfase aos círculos de diálogo, baseados em princípios restaurativos. Nesse processo, procura-se identificar os principais problemas enfrentados pelo público alvo, bem como verificar o grau de compreensão, de comprometimento e capacidade de enfrentamento das atividades vivenciadas.      

 


Projeto Educação em Saúde leva conhecimento para a comunidade de Ijuí

                  

Com o objetivo de levar educação em saúde para a comunidade de Ijuí, o Projeto de Extensão Educação em Saúde, ligado ao Departamento de Ciências da Vida (DCVida), tem realizado diversas ações durante este ano com diversos públicos e instituições locais.

Nesta semana, na quarta-feira, dia 26, os alunos do CIEP interagiram e tiraram dúvidas sobre diversos assuntos de saúde a partir de uma mostra na escola. Todas as áreas da saúde da Universidade estiveram representadas e disponibilizaram materiais para manuseio. “Dessa forma oportunizamos um aprendizado com interação, eles podem visualizar melhor, por exemplo, os órgãos humanos, com bonecos do Laboratório de Anatomia que levamos até a escola”, observa a coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira. A atividade também já havia sido realizada no dia 12 de setembro com os alunos da Escola Anita Garibaldi.

Já nesta sexta-feira, dia 28, os alunos da Escola São Geraldo participaram, no auditório do Dceeng, na Sede Acadêmica, da atividade “Orientações Básicas para a Saúde Sexual e a Saúde Reprodutiva na Adolescência”, que foi solicitada pela direção do colégio.  Nesta atividade, além dos bolsistas do Departamento, houve a participação de estudantes voluntários do curso de Psicologia da Unijuí.

Estas atividades vão continuar ocorrendo. Segundo a professora coordenadora do Projeto, além das escolas, também são realizados atendimentos a domicílio de idosos, vinculados a Estratégia de Saúde da Família Assis Brasil, mediante convênio com a Prefeitura. Também integram atividades o Clube de Mães e o Programa Integrado para a Terceira Idade, vinculado ao curso de Educação Física da Unijuí.

Mais sobre o Projeto

Atuam nas atividades nove professores dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina; e 19 estudantes sendo seis bolsistas e 13 estudantes voluntários dos cursos de Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Estética e Cosmética e Biomedicina. 

Segundo a coordenadora do Projeto, professora Angélica Moreira, a educação em saúde é um desafio para os serviços de saúde e também para a Universidade. Dessa forma, ele visa discutir e problematizar com os estudantes as vivências, a partir da integralidade; envolver os estudantes em atividades de ensino e serviços aos usuários assistidos por uma equipe de saúde; proporcionar vivências e consolidação de conhecimentos de núcleos profissionais e também vivências interdisciplinares, como vivências de campo. “Esta intervenção na comunidade congrega os conhecimentos nas diferentes áreas, garantindo à população atendida atividades de promoção, prevenção e reabilitação em saúde”, observa a coordenadora. As metodologias pensadas para as atividades são estruturadas a partir de metodologias ativas, como a metodologia da problematização. 


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