Com o objetivo de buscar a inclusão de pessoas com deficiência ou que estejam em reabilitação física, a Unijuí desenvolve o Projeto Rompendo Barreiras. Professores e estudantes da Universidade desenvolvem tecnologias para serem usadas na recuperação de pacientes da Unidade de Reabilitação da Unijuí – UNIR e APAE, em Ijuí.
No mês de agosto, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Dr. Fernando Jaime González, iniciou uma série de visitas aos Projetos de Extensão - Modalidade Ações Comunitárias. Segundo o professor, “o objetivo da visita é conhecer melhor os projetos e ter contato com os acadêmicos, para saber como eles estão envolvidos, entendendo a presença do projeto na comunidade e também como espaço para o enriquecimento das suas vidas acadêmicas”.
Na oportunidade, foi visitado o Projeto “Rompendo Barreiras: Desenvolvimento de Novas Tecnologias para o Atendimento, Tratamento e Inclusão de Pacientes em Reabilitação ou Deficiência”. A coordenação e a equipe apresentaram o projeto, bem como as atividades desenvolvidas, salientando que o objetivo é a aplicação prática das áreas de conhecimento do Design, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação e Fisioterapia, no desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a qualificação do atendimento da UNIR e da APAE de Ijuí.
Também foi feita uma visita à UNIR, onde a coordenação e a equipe do projeto apresentaram a Cabine Sensorial. Esse aparelho tem como objetivo auxiliar no tratamento de pacientes que precisam de reabilitação social, ou seja, trabalhar com estímulos visando os cinco sentidos a partir de protocolos com a temática das estações do ano (inverno e verão); as patologias podem variar de acordo com a necessidade, mas a princípio está sendo testado com pacientes que sofreram AVE (acidente vascular encefálico).
A utilização de objetos do dia a dia para pessoas com algum tipo de limitação ou deficiência, sejam elas mentais, auditivas, visuais ou motoras são chamadas de Tecnologias Assistivas – T.A. Os recursos de T.A. variam desde uma colher adaptada com uma empunhadura mais grossa até sofisticados softwares que proporcionam independência e autonomia aos portadores de deficiências.
O projeto tem como objetivo sistematizar os conhecimentos necessários para que sejam desenvolvidos novos produtos voltados ao atendimento, tratamento e inclusão de pacientes com limitações, em processos de reabilitação ou idosos, por meio da interação com a comunidade local. Além disso, o projeto deve promover maior interação entre as áreas de conhecimento, na busca por soluções tecnológicas inovadoras, ao mesmo tempo em que se oportuniza à comunidade acadêmica o papel de protagonistas e agentes de transformação social ao promoverem melhoria da qualidade de vida do público atendido pelo projeto e comunidade em geral.
No dia 27 de agosto, o curso de Direito da UNIJUÍ realizou um Círculo de Diálogo em comemoração à XXXVI Semana Estadual dos Clubes de Mães. A atividade foi desenvolvida pelo projeto de extensão, "Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas de tratamento e resolução”, na sede do Conselho de Clubes de Mães, na cidade de Santa Rosa.
O objetivo da atividade foi possibilitar, pela fala de cada uma das associadas e convidadas, o compartilhamento da caminhada dentro do movimento de Clubes de Mães.
A atividade foi desenvolvida pela Coordenadora do curso de Direito, professora Francieli Formentini e pela bolsista e estudante do curso de Direito, Jaqueline Griebler.
O Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução desenvolvido pelo curso de Direito da UNIJUÍ, realizou mais um encontro com os estudantes do 7º ano da Escola Timbaúva, no Campus Santa Rosa.
Na oportunidade foi desenvolvida a atividade “Biblioteca Humana”, que teve como finalidade ouvir histórias de vida de pessoas que já passaram por inúmeras dificuldades e tem como objetivo principal a empatia e a escuta ativa. Dessa forma, foram convidadas cinco pessoas: o Santiles imigrante oriundo do Haiti, que em busca de uma vida melhor escolheu o Brasil para morar, a Leila vítima de violência doméstica, a Ana Laura que possui deficiência física, a Rosa que foi professora de Escola e a Teresinha que participa do movimento negro e sofreu racismo.
A bolsista do projeto, estudante do curso de Direito Jaqueline Griebler, relata como ocorreu a dinâmica da atividade. “Trabalhamos com os alunos para que estes aprendam a se colocar no lugar do outro e escutem de forma atenta, para não ocorrer julgamentos antecipados. Dividimos a turma em 5 grupos e cada grupo ouviu a história de um participante. Posteriormente, fizemos um círculo grande, onde cada grupo de alunos, contou o que ouviu para os demais”, destaca Jaqueline.
Para a convidada Rosa, que participou da atividade relatando a sua vivência enquanto professora, realizar esses encontros com os estudantes são fundamentais para a construção de novos conhecimentos. “Essa atividade trouxe como reflexão a importância de nos colocarmos no lugar do outro, ou seja, precisamos desenvolver a empatia. Assim como, termos o respeito pelo outro, observei que todos os estudantes ouviram atentamente as histórias e souberam respeitar a vivência de cada um”, ressalta Rosa.
O projeto tem como objetivo a promoção da cultura de paz na escola, bem como estimular o diálogo entre a direção, professores e alunos. Ao longo dos encontros são trabalhados e debatidos vários temas de grande relevância como responsabilidade, cooperação, engajamento social, alteridade, preconceitos e violência. A organização da atividade foi realizada pela Coordenadora do Projeto, professora Fernanda Serrer e a bolsista Jaqueline.
A UNIJUÍ por meio do Projeto de Extensão Mediação de Conflitos na Escola, desenvolvido pelo curso de Direito, promoveu na manhã de segunda-feira (06), mais um encontro com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Timbaúva, no Auditório Central do Campus Santa Rosa.
Na oportunidade foi realizada a atividade “Volta às aulas da Escola Timbaúva”, com uma sessão de cinema por meio do filme, “Escritores da Liberdade”. Após a transmissão do filme, foi organizado um debate com os alunos das turmas do 6º ao 9º ano, a respeito de suas impressões sobre o filme e da relação da história trazida por este com as suas vivências pessoais.
Para a professora da Escola Timbaúva, Viviane Engler, as atividades desenvolvidas pela UNIJUÍ estão sendo muito importantes para a escola, pois já estão refletindo positivamente no comportamento dos alunos.
A coordenadora do Projeto de Extensão Mediação de Conflitos na Escola, professora Fernanda Serrer destacou que a partir do desenvolvimento do Projeto, em parceria com a equipe diretiva e corpo docente, percebe-se a qualificação do relacionamento escolar, a formação de um sentimento de pertencimento e implicação com o outro, bem como o protagonismo dos alunos na busca pela solução dos conflitos escolares.
O projeto tem como objetivo a promoção da cultura de paz na escola, bem como estimular o diálogo entre a direção, professores e alunos. Ao longo dos encontros são trabalhados e debatidos vários temas de grande relevância como responsabilidade, cooperação, engajamento social, alteridade, preconceitos e violência.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito do Campus Santa Rosa, professora Francieli Formentini, o curso desenvolve pesquisa e extensão, além das atividades de ensino, sendo um dos diferenciais da formação dos acadêmicos. Além disso, a extensão também fortalece a conexão com a comunidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Incubadora
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) está com inscrições abertas para o edital de incubação. São três novas vagas para empresas que querem iniciar suas atividades no mercado e desejam contar com auxílio para impulsionar seus negócios, recebendo capacitações e acesso a uma infraestrutura qualificada. A Criatec oferece às empresas incubadas, num prazo de até dois anos, instalações físicas e consultorias em diversas áreas para fortalecer os novos negócios, além de apoio nas áreas financeira, jurídica, mercadológica, tecnológica, gestão, assessoria de comunicação, acompanhamento e orientação para as atividades empresariais. O objetivo é formar novos empreendedores e ajudá-los na estruturação de seus negócios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.criatecunijui.com.br, na aba Editais, até o dia 20 de agosto. Os inscritos deverão realizar uma apresentação do modelo de Pitch Canvas com a ideia de negócio, no dia 27 de agosto. Para auxiliar nesse processo, a incubadora oferece, no dia 7 de agosto, uma oficina de Canvas e no dia 14 de agosto uma oficina de Pitch com objetivo de preparar os inscritos para a apresentação do dia 27.
Podem participar do processo de incubação alunos da Unijuí dos cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, docentes e técnicos-administrativos e também pessoas da comunidade regional. O edital é uma realização da Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão (VRPGPE), Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT) e Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0200, com Maria Odete Palharini.
Por Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.
O Curso de Direito da UNIJUÍ, Campus Santa Rosa, juntamente com o PROCON RS firmaram protocolo para instalação do Balcão do Consumidor no Escritório Modelo, dia 23 de maio.
O Balcão do Consumidor tem como objetivo prestar atendimento preliminar de consumidores, buscando a solução de conflitos resultantes de relações de consumo de forma extrajudicial. O serviço é gratuito, sendo que os atendimentos serão realizados por estudantes do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ, sob a orientação dos professores e de um assessor jurídico.
De acordo com a Coordenadora do curso de Direito, professora Francieli Formentini, "o Balcão do Consumidor é mais um espaço de prática jurídica que o Curso oferece aos estudantes possibilitando o aprendizado e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o exercício profissional”, destaca.
Nesse sentido, os estudantes que participam do projeto de extensão "Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativa de tratamento e resolução" e dos estágios supervisionados terão novas experiências práticas envolvendo relações de consumo, além das tradicionalmente já realizadas no decorrer do curso.
Segundo a Coordenadora de Atendimento ao Consumidor do PROCON RS, Peti Pithan, "a parceria entre o Procon/RS e a UNIJUÍ, Campus Santa Rosa, para implementar Balcão do Consumidor representa um grande ganho ao Estado do RS, uma vez que possibilita aos consumidores, da região, buscar soluções para conflitos consumeristas de forma extrajudicial, além de contribuir para o conhecimento prático para os acadêmicos do Curso de Direito", afirma Peti.
O Balcão do Consumidor iniciará os atendimentos no segundo semestre, junto ao Escritório Modelo do Curso de Direito, situado à Avenida Rio Branco, nº 657, sala 201, Centro de Santa Rosa.
No dia 06 de junho, o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, realizou a 3ª Roda de Conversa com o tema “Valores/relações humanas X Saúde mental”, o qual foi ministrado pela professora do curso de Psicologia, Sônia da Costa Fengler.
De acordo com a técnica administrativa do Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde, Tatiane Renz, o momento propôs uma reflexão interativa acerca dos valores nas relações humanas e como isto pode influenciar na saúde mental.
As rodas de conversa estão sendo realizadas desde o início de 2018, com o objetivo de integrar os usuários do Laboratório, trazendo reflexões e informações acerca de temas relacionados à prevenção, saúde e qualidade de vida, como uma das propostas de promoção à saúde. Participaram também do encontro alguns residentes do programa de Residência Multiprofissional em Saúde.
Alunos da região e professores da Unijuí embarcam na terça-feira, 22, rumo ao Acre para a VI Feira Nacional de Matemática que acontece dos dias 23 a 25 de maio. O grupo é constituído por 27 pessoas e é responsável por representar o Rio Grande do Sul com oito trabalhos. Esses trabalhos foram selecionados na I Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul que aconteceu no Ginásio da Unijuí no dia 25 de agosto de 2017.
As categorias, municípios e escolas dos oito trabalhos que vão representar o Rio Grande do Sul estão no quadro seguinte:
CATEGORIA |
MUNICÍPIO |
INSTITUIÇÃO - ESCOLA |
Ensino Fundamental - Anos Finais |
Ijuí |
Escola Municipal Fundamental Dr Ruy Ramos |
Ensino Fundamental - Anos Finais |
Coronel Barros |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier |
Ensino Fundamental - Anos Iniciais |
Panambi |
E.M.E.F Dona Leopoldina |
Ensino Fundamental - Anos Iniciais |
Ijuí |
E.E.E.F. Giovana Margarita |
Ensino Médio e/ou Profissionalizante |
Panambi |
Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi |
Ensino Médio e/ou Profissionalizante |
Ijuí |
Colégio Tiradentes da Brigada Militar |
Ensino Médio e/ou Profissionalizante |
Ijuí |
Colégio Tiradentes da Brigada Militar |
Ensino Superior |
Ijuí |
UNIJUÍ |
Na comitiva estão três professores da Unijuí, Peterson Cleyton Avi, Claudia Piva e Vanessa Faoro, que serão avaliadores na Feira Nacional e estão vinculados ao projeto de extensão da Unijuí – Feiras de Matemática no RS: consolidação e expansão. Os professores são representantes do Rio Grande do Sul na Comissão Nacional.
A Feira Nacional de Matemática está na sua sexta edição e acontece de dois em dois anos. Serão um total de 106 trabalhos apresentados dos estados de: Santa Catarina (40), Acre (24), Amapá (09), Rio Grande do Sul (08), Bahia (08), Tocantins (06), Pará (04), Espírito Santo (02), Minas Gerais (02), Pernambuco (02) e Ceará (01).
Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, agricultores e estudantes, e para contribuir no fortalecimento, viabilidade e sustentabilidade da agricultura, com foco na bovinocultura de leite, foi realizado, na tarde desta quinta-feira, o 8º Dia de Campo.
O evento foi promovido pelo Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ e a Rede Leite e aconteceu no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), localizado na localidade de Boca da Picada, em Augusto Pestana.
O público presente pode conferir quatro estações de trabalho:
Forrageiras e alimentação animal no período de vazio forrageiro de outono
Produção e qualidade de silagem
Sanidade animal – doenças reprodutivas e o uso do ultrassom
Atuação da Rede Leite em Unidades de Produção e os avanços obtidos
Segundo Cesar Oneide Sartori, engenheiro agrônomo que atua no DEAg e foi um dos organizadores do evento, atualmente a produção leiteira é uma atividade que exige bastante aprimoramento. “É importante estar a par das tecnologias disponíveis. Além disso, o Dia de Campo foi uma oportunidade de pesquisadores, produtores e estudantes trocarem experiências”, observa.
Sobre a Rede Leite
É um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento que tem o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores. João Schommer, superintendente regional da Ascar/Emater, que fez uma das falas do Dia de Campo no IRDeR, salienta que um dos grandes objetivos é trazer a pesquisa para dentro das unidades de produção familiar. Participam diretamente na Rede Leite aproximadamente 56 famílias de agricultores, 140 extensionistas rurais e 30 pesquisadores.
Com o tema “A Matemática é para todos”, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ está promovendo, com professores de diferentes instituições e redes de ensino da região, um Ciclo de formação com vistas à participação na II Feira Regional de Matemática, que acontecerá no dia 24 de agosto, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi.
Nos encontros de formação, aspectos norteadores da Feira de Matemática são abordados e discutidos. Consideram a elaboração de projetos de pesquisa que atendem às modalidades propostas pela Feira: materiais e/ou jogos didáticos; matemática aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas; e matemática pura. Nesse contexto, o currículo da Matemática também é posto em discussão, contribuindo, dessa forma, na compreensão, pelos professores, de aspectos apresentados pelo referido documento.
O Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão já envolveu em torno de 120 professores e representantes de instituições e redes de ensino da região e tratou da elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa, da Gestão e Organização das Feiras ou Mostras de Matemática. No mês de maio ainda será desenvolvido um encontro de formação com acadêmicos, visando a integração destes estudantes na II Feira Regional de Matemática do estado do Rio Grande do Sul.
Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática. Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ se encerra no dia 12/07/2018, com o Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.
Saiba mais sobre o Projeto
A Feira de Matemática configura-se num processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, e comunidade em geral. A centralidade da Feira de Matemática gira, assim, em torno da valorização do professor e de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática que têm a pesquisa como um dos princípios norteadores e visam o letramento matemático por meio de competências relacionadas ao raciocínio, a comunicação, a representação e a argumentação em Matemática.
Ela está integrada a uma rede de feiras, interligando pessoas e instituições, exigindo uma estrutura organizativa que prima pelo coletivo. A ideia de movimento se mostra no estabelecimento de diferentes processos, seja em nível de sala de aula, de escola, de município, região, estado e nação, ou relacionados ao movimento de expansão. A feira é itinerante.
Por meio da Feira de Matemática viabilizada pelo Projeto de extensão, a UNIJUÍ, enquanto Universidade envolvida com a comunidade regional, intervém positivamente na formação inicial e contínua de professores de Matemática e/ou de professores que ensinam Matemática.
Próximas formações
Feiras de Matemática: possibilidades de inserção – Ensino Superior |
17/05/2018 |
Sede Acadêmica UNIJUI |
Isabel Koltermann Battisti Patrícia Spilimbergo |
Avaliação de Trabalhos em Feiras de Matemática |
28/06/2018 |
Auditório do DCEEng |
Isabel Koltermann Battisti Peterson Cleyton Avi
|
Seminário Sistematizador das formações realizadas |
12/07/2018 |
Auditório do DCEEng |
Cláudia Piva Isabel Koltermann Battisti Patrícia Spilimbergo Peterson Cleyton Avi |
Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática. Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão- UNIJUI se encerra no dia 12/07/2018, com Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.
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