Alunos da região e professores da Unijuí embarcam na terça-feira, 22, rumo ao Acre para a VI Feira Nacional de Matemática que acontece dos dias 23 a 25 de maio. O grupo é constituído por 27 pessoas e é responsável por representar o Rio Grande do Sul com oito trabalhos. Esses trabalhos foram selecionados na I Feira Regional de Matemática do Rio Grande do Sul que aconteceu no Ginásio da Unijuí no dia 25 de agosto de 2017.
As categorias, municípios e escolas dos oito trabalhos que vão representar o Rio Grande do Sul estão no quadro seguinte:
CATEGORIA |
MUNICÍPIO |
INSTITUIÇÃO - ESCOLA |
Ensino Fundamental - Anos Finais |
Ijuí |
Escola Municipal Fundamental Dr Ruy Ramos |
Ensino Fundamental - Anos Finais |
Coronel Barros |
Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Burnier |
Ensino Fundamental - Anos Iniciais |
Panambi |
E.M.E.F Dona Leopoldina |
Ensino Fundamental - Anos Iniciais |
Ijuí |
E.E.E.F. Giovana Margarita |
Ensino Médio e/ou Profissionalizante |
Panambi |
Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi |
Ensino Médio e/ou Profissionalizante |
Ijuí |
Colégio Tiradentes da Brigada Militar |
Ensino Médio e/ou Profissionalizante |
Ijuí |
Colégio Tiradentes da Brigada Militar |
Ensino Superior |
Ijuí |
UNIJUÍ |
Na comitiva estão três professores da Unijuí, Peterson Cleyton Avi, Claudia Piva e Vanessa Faoro, que serão avaliadores na Feira Nacional e estão vinculados ao projeto de extensão da Unijuí – Feiras de Matemática no RS: consolidação e expansão. Os professores são representantes do Rio Grande do Sul na Comissão Nacional.
A Feira Nacional de Matemática está na sua sexta edição e acontece de dois em dois anos. Serão um total de 106 trabalhos apresentados dos estados de: Santa Catarina (40), Acre (24), Amapá (09), Rio Grande do Sul (08), Bahia (08), Tocantins (06), Pará (04), Espírito Santo (02), Minas Gerais (02), Pernambuco (02) e Ceará (01).
Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, agricultores e estudantes, e para contribuir no fortalecimento, viabilidade e sustentabilidade da agricultura, com foco na bovinocultura de leite, foi realizado, na tarde desta quinta-feira, o 8º Dia de Campo.
O evento foi promovido pelo Departamento de Estudos Agrários (DEAg) da UNIJUÍ e a Rede Leite e aconteceu no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), localizado na localidade de Boca da Picada, em Augusto Pestana.
O público presente pode conferir quatro estações de trabalho:
Forrageiras e alimentação animal no período de vazio forrageiro de outono
Produção e qualidade de silagem
Sanidade animal – doenças reprodutivas e o uso do ultrassom
Atuação da Rede Leite em Unidades de Produção e os avanços obtidos
Segundo Cesar Oneide Sartori, engenheiro agrônomo que atua no DEAg e foi um dos organizadores do evento, atualmente a produção leiteira é uma atividade que exige bastante aprimoramento. “É importante estar a par das tecnologias disponíveis. Além disso, o Dia de Campo foi uma oportunidade de pesquisadores, produtores e estudantes trocarem experiências”, observa.
Sobre a Rede Leite
É um Programa de Pesquisa-Desenvolvimento que tem o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores. João Schommer, superintendente regional da Ascar/Emater, que fez uma das falas do Dia de Campo no IRDeR, salienta que um dos grandes objetivos é trazer a pesquisa para dentro das unidades de produção familiar. Participam diretamente na Rede Leite aproximadamente 56 famílias de agricultores, 140 extensionistas rurais e 30 pesquisadores.
Com o tema “A Matemática é para todos”, o Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ está promovendo, com professores de diferentes instituições e redes de ensino da região, um Ciclo de formação com vistas à participação na II Feira Regional de Matemática, que acontecerá no dia 24 de agosto, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi.
Nos encontros de formação, aspectos norteadores da Feira de Matemática são abordados e discutidos. Consideram a elaboração de projetos de pesquisa que atendem às modalidades propostas pela Feira: materiais e/ou jogos didáticos; matemática aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas; e matemática pura. Nesse contexto, o currículo da Matemática também é posto em discussão, contribuindo, dessa forma, na compreensão, pelos professores, de aspectos apresentados pelo referido documento.
O Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão já envolveu em torno de 120 professores e representantes de instituições e redes de ensino da região e tratou da elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa, da Gestão e Organização das Feiras ou Mostras de Matemática. No mês de maio ainda será desenvolvido um encontro de formação com acadêmicos, visando a integração destes estudantes na II Feira Regional de Matemática do estado do Rio Grande do Sul.
Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática. Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão - UNIJUÍ se encerra no dia 12/07/2018, com o Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.
Saiba mais sobre o Projeto
A Feira de Matemática configura-se num processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, e comunidade em geral. A centralidade da Feira de Matemática gira, assim, em torno da valorização do professor e de processos de ensino e de aprendizagem em Matemática que têm a pesquisa como um dos princípios norteadores e visam o letramento matemático por meio de competências relacionadas ao raciocínio, a comunicação, a representação e a argumentação em Matemática.
Ela está integrada a uma rede de feiras, interligando pessoas e instituições, exigindo uma estrutura organizativa que prima pelo coletivo. A ideia de movimento se mostra no estabelecimento de diferentes processos, seja em nível de sala de aula, de escola, de município, região, estado e nação, ou relacionados ao movimento de expansão. A feira é itinerante.
Por meio da Feira de Matemática viabilizada pelo Projeto de extensão, a UNIJUÍ, enquanto Universidade envolvida com a comunidade regional, intervém positivamente na formação inicial e contínua de professores de Matemática e/ou de professores que ensinam Matemática.
Próximas formações
Feiras de Matemática: possibilidades de inserção – Ensino Superior |
17/05/2018 |
Sede Acadêmica UNIJUI |
Isabel Koltermann Battisti Patrícia Spilimbergo |
Avaliação de Trabalhos em Feiras de Matemática |
28/06/2018 |
Auditório do DCEEng |
Isabel Koltermann Battisti Peterson Cleyton Avi
|
Seminário Sistematizador das formações realizadas |
12/07/2018 |
Auditório do DCEEng |
Cláudia Piva Isabel Koltermann Battisti Patrícia Spilimbergo Peterson Cleyton Avi |
Como a Feira de Matemática se configura num processo educativo científico-cultural, há uma intrínseca articulação entre processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Nesse sentido, para o mês de junho está previsto um encontro de formação que tem como foco discussões relacionadas à avaliação de trabalhos em Feiras de Matemática. Este Ciclo de formação proposto pelo Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão- UNIJUI se encerra no dia 12/07/2018, com Seminário Sistematizador das formações desenvolvidas.
Na última quarta-feira, dia 11, o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde do Campus Santa Rosa promoveu a segunda reunião educativa com o tema “Refletir: é preciso parar”, a professora do curso de Psicologia Sônia da Costa Fengler, ministrou o encontro.
Na oportunidade foi realizada uma reflexão de forma dinâmica e participativa em torno da importância e da complexidade do exercício de escutar o outro.
A reunião educativa é uma atividade que está sendo realizada desde o início de 2018, com o objetivo de integrar os usuários do Laboratório e trazer reflexões e informações acerca de temas relacionados à prevenção, saúde e qualidade de vida, uma das propostas de promoção à saúde.
Neste dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Para marcar a data vamos falar sobre um atividade bem bacana desenvolvida por cursos da área da saúde da Unijuí em escolas públicas da cidade de Ijuí. Os estudantes em Estágio Integrado levam informação e conhecimento sobre ciência e saúde para os alunos do Ensino Fundamental.
Estudantes do Estágio Integrado em Saúde dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia reuniram alunos de escolas públicas de Ijuí para falar sobre ciência e saúde. Dentro do Programa Saúde na Escola – PSE, que envolve a equipe de Saúde da Família Thomé de Souza e escolas da área.
Durante a oficina “Conhecendo o corpo para cuidar da saúde”, os alunos do 8º e 9º anos da Escola Thomé de Souza, de Ijuí, reforçaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com o material didático disponível no Laboratório de Anatomia da Universidade e com o auxílio de estudantes da graduação da Unijuí.
Segundo a professora diretora da Escola Thomé de Souza, Marcia Seidenfuz Schütz, essas visitas à Universidade são feitas todos os anos pela escola. “Todo ano eu trago uma turma para a Unijuí para visitar esses laboratórios, em função desse material didático que tem na Universidade e que na escola a gente não dispõe. Na Unijuí a gente ainda tem a disponibilidade de estudantes para ajudar. Essa parceria é muito importante para nós”, salienta a diretora.
Para além disso, as estudantes acrescentaram as informações recebidas aos seus conhecimentos sobre saúde. De acordo com a estudante do curso de Enfermagem da Unijuí, Graciele Felix Spaniol, os cursos trabalham juntos para auxiliar a comunidade. “Pensamos em grupo, juntamente com a professora Maristela, buscando realizar um trabalho em comum com a comunidade e com a escola sobre o que a gente pode fazer enquanto acadêmico para ajudar a sociedade. Convidamos os alunos para virem até a Universidade, nos laboratórios, para reforçar os estudos de sala de aula, junto com os professores. É um trabalho em conjunto”, ressalta.
Maristela Busnello é professora do curso de Nutrição, ela é uma das professoras que orientam os estudantes durante o Estágio Integrado. Segundo ela, essas atividades fomentam a busca pela informação. “O Estágio Integrado e uma estratégia desenvolvida pelos cursos da área da saúde para buscar formação multidisciplinar e interdisciplinar já durante as graduações em saúde na Unijuí”, comenta.
Paralelamente às atividades no Laboratório de Anatomia no Campus, outros dois grupos de estudantes desenvolveram atividades no Bairro Thomé de Souza e na Escola Municipal de Educação Infantil Cândida Turra.
Escolas podem agendar visitas para conhecer o Projeto “Física para todos” na UNIJUÍ Campus Santa Rosa.
Quem nunca ouviu falar de Albert Einstein? Você sabe o que é a teoria da relatividade geral? Ou entende o conceito de espaço-tempo? Pois é, podemos não saber tudo sobre Física, mas sabemos que foi Einstein quem “inventou” essas teorias e que são revolucionárias.
Afinal, a física está presente em nosso cotidiano a todo instante. E para que possamos confirmar essa ideia, a UNIJUÍ possui o projeto “Física para todos”. Trata-se de um museu interativo itinerante, onde há mais de duas décadas, o projeto circula em locais como escolas, praças, parques de exposições de municípios do Rio Grande do Sul e de outros
Através desse projeto crianças, jovens e adultos despertam a curiosidade e o gosto pela Física, por meio de experimentos intrigantes e desafiadores. Produzindo conhecimentos sobre o papel que a experimentação desempenha no ensino da Física e oferece alternativas sobre a sua inserção metodológica em sala de aula.
Para o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Mauro Rodrigues, “o projeto Física para Todos desmistifica a relação teórica da Física, permitindo ao aluno a interação com os experimentos através da visualização, do manuseio e da participação efetiva. Além disso, busca despertar a curiosidade por trás da ciência aplicada permitindo que o aluno vislumbre uma nova perspectiva da Matemática aplicada na Física e transportada para a experimentação. A visitação orientada permite isso”, destaca Mauro.
Mesmo que você não seja um físico renomado ou aspirante a Albert Einstein, pode encontrar na Física uma forma diferenciada de perceber os fenômenos da natureza. O Campus Santa Rosa está recebendo escolas de Santa Rosa e região para conhecer o Projeto “Física para todos”, durante os meses de abril, maio e junho. Os interessados deverão ligar no (55) 3511-5200 e realizar o agendamento para os turnos manhã e tarde.
Para o segundo semestre o projeto irá trazer mais novidades, mostra completa com eletromagnetismo e competição de foguetes a pressão.
Na tarde da última segunda-feira, 19 de março, professores extensionistas e bolsistas do projeto Feiras de Matemática no Estado do Rio Grande do Sul: Consolidação e Expansão, da UNIJUÍ, realizaram, em Panambi, uma formação com professores das redes municipal e estadual de ensino. Também participaram professores de Condor, cidade vizinha. As professoras Claudia Piva e Patricia Spilimbergo conduziram a atividade, com a coordenação do professor Rômulo Fockink.
Em um primeiro momento, foi apresentado um breve histórico das Feiras de Matemática no Brasil, seguido de alguns dados da I Feira Regional de Matemática, realizada em agosto de 2017, na Unijuí. Ainda, foram destacados alguns aspectos relacionados à organização, submissão de trabalhos e realização de formações para a II Feira Regional de Matemática, que será realizada em 24 de agosto, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi.
Ao final, os professores Taigor Monteiro e Sigrid Reinke realizaram um breve depoimento sobre as suas experiências com a I Feira Regional de Matemática do RS, concluindo, assim, mais uma tarde de atividades desenvolvidas via projeto de extensão.
Nos dias 07 e 14 de março a UNIJUÍ Campus Santa Rosa, em parceria com a Prefeitura Municipal esteve reunida com as Diretorias e Conselhos Fiscais das Associações dos Bairros Valdemar Pisoni e Bom Retiro com a finalidade de discutir os termos das minutas dos estatutos sociais que estão sendo elaborados com a assessoria do Curso de Direito, por intermédio do Projeto intitulado “Cidadania nos Bairros”.
Foram debatidas com os membros das associações questões como as finalidades de uma associação de bairro, a importância da organização comunitária na construção de um modelo de gestão com mais participação popular, além de direitos e deveres dos associados, organização das assembléias ordinárias e extraordinárias, eleições, responsabilidades de cada um dos associados no processo de construção e manutenção de uma associação, atentando-se para as individualidades de cada uma das localidades atendidas.
O projeto é coordenado pela professora do Curso de Direito Fernanda Serrer e tem como bolsista a acadêmica do 7º semestre, Jaqueline Griebler. Até o presente momento já foram encaminhados cinco novos estatutos para registro e, em torno de dez novas associações estão em processo de constituição e deliberação dos conteúdos estatutários.
Segundo a professora coordenadora, “embora ainda parciais, os resultados até então atingidos demonstram a capacidade de organização das comunidades locais e o desvelamento de um amadurecimento da cidadania e das práticas democráticas em nosso município”.
Dentre as próximas etapas do projeto estão programadas oficinas temáticas para formação de líderes comunitários, a serem realizadas ainda no mês de abril.
Atendendo a programação prevista no cronograma de atividades do Projeto “Cidadania nos Bairros”, resultado de uma parceria construída entre o Curso de Direito da UNIJUÍ Campus Santa Rosa e com a Superintendência Geral de Governança da Prefeitura Municipal de Santa Rosa, a semana que antecedeu o Natal foi marcada por atividades de socialização e debate das primeiras cinco minutas de estatutos das associações de bairros que integram o projeto.
Além do debate promovido com os representantes das diretorias das associações, visando a escolha democrática de suas diretrizes norteadoras e do conteúdo dos seus estatutos, a semana também foi marcada pela aprovação dos documentos nas respectivas assembleias e assinatura dos estatutos finalizados com encaminhamento ao cartório competente para registro e regularização de cada uma das associações constituídas.
Com essas primeiras atividades, o projeto inicia a regularização formal de mais de 50 associações de bairros presentes no município, situações que inviabilizam a execução de projetos e promoção de melhorias junto à comunidade local.
De acordo com a professora do curso de Direito, Fernanda Serrer, o retorno das atividades discentes será marcado pelos atendimentos no Núcleo de Prática Jurídica de Santa Rosa, das lideranças comunitárias, das demais associações em formação. Assim como a realização de novas assembleias de constituição, eleição de diretorias e aprovação de estatutos, concretizando os escopos do projeto que são a regularização formal das associações e a promoção do estreitamento das relações entre os bairros, vilas e a gestão municipal, capacitando agentes comunitários como lideranças e promovendo a cidadania e a cultura da responsabilização social.
O curso de Pedagogia, através da Ludoteca, juntamente com o curso de Educação Física realizaram uma série de atividades com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Olhar de Criança de Santa Rosa, englobando o projeto “Tarde no Campus”.
Foram três semanas dedicadas com uma intensa programação envolvendo: hora do conto, desenho sobre a história, dança, pintura de rosto e confecção de brinquedo.
Para a ludotecária Lisiane Mazzurana, a Ludoteca tem a missão de dar um espaço único para a criança brincar e colocar a imaginação em prática. “Nas atividades propostas elas criam, utilizam o corpo para brincar, se constituem pessoas melhores para a nossa sociedade”, ressalta.
Para a estagiária do Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física, Raili Iara Penke, a parceria entre os cursos, no projeto da Ludoteca, proporciona momentos de experiências na formação acadêmica, pois os dois cursos se envolvem nessas atividades, desencadeando um trabalho multi e diferenciado nas duas áreas de ensino.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.