Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências participa de Aula Inaugural na URI - Campus Frederico Westphalen

Na noite do dia 19 de agosto de 2019, o Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências marcou presença na Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen. Estiveram presentes estudantes do mestrado, doutorado e pós-doutorado, acompanhados das professoras Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo.

O evento realizado em parceria entre o PPGEC da Unijuí, PPGEDU da URI e PPGEdu da UPF teve como palestrante o Professor Dr. Ângelo Ricardo de Souza, professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES.

O Dr. Ângelo em sua fala intitulada “Pós-graduação em Educação no Brasil: cenários, desafios e perspectivas” trouxe um panorama sobre a pós-graduação no país, destacando sobre a importância de priorizar o ensino e aprendizagem. Nesse contexto, enumerou os desafios para os programas de pós-graduação, os quais são sintetizados em: qualidade, futuro, inovação, internacionalização e impactos acadêmicos e sociais.

Além disso, o professor discorreu sobre os novos critérios de avaliação dos PPGs pela CAPES e a distribuição de recursos no cenário atual. Por fim, considerou a importância da produção científica, a qual deve ser compreendida em termos qualitativos e não quantitativos, enfatizando a importância da articulação entre a temática pesquisada pelos docentes e as pesquisas científicas propostas pelos discentes. 


Reunião nacional da ANPED terá como conferencista o professor Boaventura de Sousa Santos

                  

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí Convida estudantes, professores, egressos e demais pesquisadores para a 39ª Reunião Nacional da ANPEd, que terá como tema: Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências. O evento acontecerá de 20 a 24 de outubro de 2019 na Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá, Niterói-RJ.

A abertura, no dia 20/10, às 18h, será com o conferencista, prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra/Portugal.

Este tema inspirará uma reunião plural que marca o compromisso histórico da Associação com o direito à educação, à escola pública, à pesquisa crítica, rigorosa e comprometida com a justiça social e com a democracia. O tema provoca a análise crítica dos ataques que são de múltiplas dimensões, mas também inspira pensar que as lutas e as resistências são intensas e plurais.

São tempos desafiadores e a Reunião Nacional da ANPEd será espaço para renovar a capacidade de análise e dar visibilidade para a força e fecundidade da pesquisa educacional brasileira.

Demais informações, no site do evento: http://39.reuniao.anped.org.br/


Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências realiza palestras em eventos pelo Brasil

Neste primeiro semestre de 2019, a professora do Departamento de Humanidades e Educação da Unijuí (DHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências(PPGEC), Helena Copetti Callai, participou de eventos em diferentes regiões do Brasil acerca do ensino de Geografia. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada em Teresina, a professora abordou a temática “Ensino e pesquisa na formação de professores de Geografia”. Além disso, participou do trabalho de campo no Delta do Parnaíba e do Parque Nacional de 07 Cidades, do qual participaram também docentes pesquisadores de áreas como Antropologia, Arqueologia, História, Geologia, Geomorfologia e Geografia. O evento também contou com a participação de Sigfran da Silva Santana, orientando da professora Helena Callai, que cursa o mestrado no Minter/PPGEC/Unijuí-UniBalsas e trabalha como temática de sua dissertação “Google Earth como ferramenta didático pedagógica nas aulas de cartografia do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus São Raimundo Das Mangabeiras”, onde é professor.


Já em Campinas, São Paulo, participou do XIV ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino em Geografia: políticas, linguagens e trajetórias do ensino de Geografia. O evento reuniu pesquisadores do ensino de Geografia de todos os estados brasileiros, com apresentação de mais de 700 trabalhos na área. A professora Helena participou da mesa de abertura denominada “Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil”. No evento, ao serem apresentadas as histórias das pesquisas e dos pesquisadores da área, foi referida a professora Carina Copatti, recém doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, como uma das mais jovens autoras de produções significativas e marcantes sobre a Geografia escolar brasileira. O destaque indicou três pesquisadores que em seus doutorados apresentaram produções marcantes para o ensino da Geografia, sendo um da USP (SP), outro da UFG (GO) e uma da Unijuí. Essa referência coloca a Unijuí no cenário de ponta da produção científica acerca da educação geográfica brasileira. Carina é atualmente professora da Educação Básica, atuando em escolas da zona rural e urbana em Charrua/RS. Sua tese abordou o tema “Pensamento Geográfico e Autonomia Docente na Relação com o Livro Didático: Percursos para a Educação Geográfica”,orientada pela professora Helena Copetti Callai, e defendida em abril de 2019.

 


Professor do PPGEC da Unijuí realiza conferência para alunos de EJA

Na noite de quinta-feira, 11 de julho, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Nas Ciências da Unijuí (PPGEC), Walter Frantz, foi conferencista do IV Encontro Anual de Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, de Itapiranga/SC (CEJA). O professor abordou o tema “A Ciência da Vida e a Ciência da Escola”.

O IV Encontro Anual de Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, reuniu alunos dos municípios de Itapiranga, Santa Helena, Tunápolis, Iporá do Oeste e São João, da região oeste catarinense. O propósito principal do evento foi expor para a comunidade regional os conhecimentos que os alunos construíram por meio do seu percurso formativo fora da escola e a relação com os saberes escolares.  Esta modalidade de ensino é constituída por pessoas que, por razões diversas, “quebraram” e/ou tiveram quebrado seu percurso formativo, e retornam aos bancos escolares a fim de atenderem seus interesses de vida e do mundo do trabalho.

O projeto “A Ciência da Vida e a Ciência da Escola” teve início em fevereiro de 2019, quando os professores, que atuam no Centro de Educação de Jovens e de Adultos, no I semestre letivo de 2019, começaram a fazer um levantamento das múltiplas qualificações e conhecimentos que os alunos possuem a partir do seu percurso formativo fora do formato da escola. Após o diagnóstico, estas habilidades foram expostas aos colegas para, em seguida, serem aproveitadas nos componentes curriculares semestrais.

O cruzamento dos conhecimentos socialmente construídos realizou-se de forma interdisciplinar pelos professores. No IV Encontro Anual dos alunos do CEJA houve a exposição dos principais trabalhos em forma de documentário. Para o desfecho do projeto realizou-se a conferência, ministrada pelo professor Walter Frantz, que esteve ainda reunido com os professores Roque Strieder, da Unoesc, professora Anastácia Strieder e professor Paulino Eidt, diretor do CEJA, para um reencontro e diálogos sobre pesquisa na área do cooperativismo e da educação.

Encontros e reencontros acadêmicos – entre CEJA e PPGEC.

Na segunda-feira, dia 08 de julho, o professor doutor Paulino Eidt, Diretor do Centro de Educação de Jovens e de Adultos, de Itapiranga/SC, esteve no Pós-Graduação em Educação Nas Ciências da Unijuí (PPGEC) para palestrar e dialogar com o grupo de doutorandos da Unibalsas (Maranhã). O professor Paulino realizou seu Mestrado na Unijuí e defendeu sua Dissertação “Porto Novo: da Escola Paroquial ao Projeto de Nucleação – Uma Identidade em Crise”, em 1998, sob a orientação da Profª. Drª. Helena Copetti Callai. Em 2006 defendeu sua tese de doutorado, na PUC/SP, sob o título “Projeto Porto Novo: fé, altruísmo e contradições dos alemães do Oeste de Santa Catarina”, de cuja banca de defesa participou o Prof. Walter Frantz, do PPGEC. A partir da tese, posteriormente, publicou o livro “Os sinos se dobram por Alfredo”, pela ARGOS. Em sua palestra aos doutorandos da Unibalsas, falou de suas experiências de pesquisa e escrita, na condição de pós-graduando e de professor, tendo como foco, especialmente, o livro publicado.


Minter e Dinter: estudantes da Unibalsas realizam atividades em Santa Rosa e Ijuí

              

Estudantes do Mestrado e do Doutorado Interinstitucional em Educação nas Ciências, parceria entre a Unijuí e a Unibalsas, do Maranhão, estarão na Unijuí durante um mês, realizando diversas atividades dos cursos em Ijuí e Santa Rosa. As atividades que iniciaram em 24 de junho, no Campus Ijuí, contemplam, além do acolhimento e recepção dos doutorandos, orientações, grupos de estudos, vivências e também atividades culturais, para marcar a estadia dos estudantes do Maranhão na região Noroeste do Rio Grande do Sul. 

No dia 1º de julho participaram de uma aula da disciplina de Gestão dos Processos Educativos Escolares, ministrada pela Professora Hedi Maria Luft, no curso de Pedagogia, no campus Santa Rosa. Os estudantes Camila Sousa da Silva, Líbera Bazzan Pillatt, Diego Nestor Soardi Andrada e Jefferson Carvalho Barros estiveram acompanhados do professor Walter Frantz. Na oportunidade falaram sobre a cidade de Balsas/MA, a história da Unibalsas, suas metodologias de ensino e alguns projetos que são desenvolvidos pela Instituição. 

Durante o encontro, as estudantes de Pedagogia também compartilharam as suas experiências de estágios em entidades educativas na região. Para a professora Hedi essa atividade foi um momento histórico para o curso de Pedagogia. “Foi um privilégio poder realizar essa troca de experiências entre os estudantes da graduação e do programa de Pós-graduação. As estudantes do curso de Pedagogia tiveram uma oportunidade inédita de realizarem essa vivência com professores do Maranhão”, ressaltou.  

Na semana de 8 a 12 de julho, as atividades foram realizadas no Campus Ijuí: orientações, grupos de estudos, vivências e também atividades culturais marcaram a estadias dos estudantes do Maranhão na região Noroeste do Rio Grande do Sul. 

A doutoranda do programa, professora Camila Sousa da Silva, destaca a experiência vivenciada. “Viver esta experiência de intercâmbio acadêmico por meio desse Programa representa alargar as margens da minha existência. O que adquirimos aqui, em conhecimento, em cultura, em “tonalidade afetiva”, enriquece a nossa vida, a nossa trajetória acadêmica, profissional e pessoal. A forma como fomos recebidos e contemplados fez a gente se sentir em casa, mesmo a 3 mil km de distância de lá. Considero que por meio desse projeto (Minter/Dinter), a Unibalsas e a Unijuí estão efetivamente realizando a missão que cada uma tem definida, pois as interações, as pesquisas e estudos realizados pelos envolvidos não são apenas em perspectiva própria, mas alcançando o contexto local e regional em que estão inseridas”. 

Saiba mais sobre os cursos

O PPGEC iniciou as atividades do Minter e Dinter (mestrado e doutorado interinstitucional) em março de 2019, com um total de 30 estudantes. É a primeira oferta do Minter e Dinter pelo convênio firmado com a Unibalsas. As disciplinas são ministradas por professores da Unijuí/PPGEC na Unibalsas, desenvolvidas em períodos presenciais e a distância. Da mesma forma ocorrem as atividades de orientação. As atividades a distância serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Conecta) e sessões de videoconferência. As bancas examinadoras dos mestrandos e doutorandos serão realizadas presencialmente, na Unijuí/PPGEC. 

A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.


Unijuí participa do XII ENPEC no Rio Grande do Norte

As professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Maria Cristina Pansera de Araújo participaram com apresentações de trabalhos no XII ENPEC, que aconteceu de 25 a 28 de junho, em Natal/RN.

Os trabalhos apresentados no evento foram os seguintes:

Pesquisa como prática formativa, das autoras Eva Teresinha de Oliveira Boff, Claudia Luciani Klein e Maria Cristina Pansera de Araújo.

Compreensões contemporâneas sobre a constituição do conhecimento de professor nas Ciências da Natureza, das autoras Maria Cristina Pansera de Araújo, Raquel Weyh Dattein, Vidica Bianchi.

Educação em saúde mediada por filmes comerciais num processo formativo de professores, das autoras Eliane Gonçalves dos Santos e Maria Cristina Pansera de Araújo.

Concepções de ensino interdisciplinar em ciências e TIC na sala de aula, das autoras Neide Marlene Traesel, Fernando Jaime González, Maria Cristina Pansera de Araújo.

 

 


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.