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Grupo de pesquisa do PPGEC participa de evento internacional

Entre os dias 10 e 14 de maio, integrantes do grupo de pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (Emgeocs) da Unijuí, coordenado pela professora doutora Helena Copetti Callai, participaram do 6º Colóquio da Redladgeo, com o tema “Práticas Espaciais, práticas pedagógicas: diálogos e perspectivas da didática da Geografia Latinoamericana”. O evento ocorre a cada dois anos e envolve pesquisadores e estudantes de universidades latinoamericanas que discutem conjuntamente a didática da geografia.

Neste ano, a Universidade Católica de Valparaíso – Chile, foi responsável por sediar o evento que contou com espaços de discussão sincrônicos e assincrônicos. A preparação para o evento iniciou ainda no ano passado, quando os grupos de pesquisa que fazem parte da rede enviaram fichas indicando as linhas de pesquisa nas quais cada grupo atua, três publicações desenvolvidas entre 2018-2020 e atividades de formação, extensão e intercâmbios desenvolvidas pelos membros dos grupos. Após essa etapa, cada grupo estudou o material enviado por um par e atribuiu um parecer crítico.

Os espaços de discussão sincrônicos contaram com mesas de discussões - abertas ao público em geral e espaços de socialização dos pareceres, realizados entre grupos por intermédio das fichas (espaço fechado para membros da rede). O grupo Emgeocs participou de dois momentos: um em que precisou fazer a leitura e parecer do Grupo Geopaideia, composto por pesquisadores colombianos, e outro momento em que o grupo Indigeo, de pesquisadores argentinos, fizeram parecer e questionamentos acerca do grupo Emgeocs. Deste espaço de discussão, participaram as doutoras Helena Copetti Callai, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, Carina Copatti, Maristela Moraes e Adriana Andreis.

O evento também contou com um espaço para inserção de Jovens Investigadores, cujas reuniões de preparação para participação no evento iniciaram em março deste ano. Participaram deste espaço a doutora Alana Rigo Deon e a mestranda Carla Riethmüller Haas Barcellos. Como sistematização do trabalho dos jovens investigadores, foi montado um padlet com informações referentes aos grupos e integrantes jovens da rede, o qual pode ser acessado por meio deste link.

Nos espaços assincrônicos, o grupo participou com os seguintes pôsteres: “A avaliação em geografia a partir do uso de jogos eletrônicos”, pelo mestrando Nicolas Cortes Granville; “A Análise Geossistema – Território – Paisagem (GTP) nas atividades do Projeto Nós Propomos!”, pela mestranda Paula Terres Carvalho, que envolvem o tema de suas dissertações; e “O ensino de geografia e de história nos Anos Iniciais no contexto brasileiro: a relação entre o saber científico-escolar e a realidade na construção da cidadania”, pelas doutoras Carina Copatti e Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso, e mestranda Carla Riethmüller Haas Barcellos.


Seminário marca os 25 anos do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ciências Sociais

Na tarde desta quarta-feira, dia 26 de maio, aconteceu o lançamento do Seminário “Os 25 anos do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Geografia e Ciências Sociais (Emgeocs) e a Pesquisa em Educação”, na Unijuí. Transmitido pelo canal do grupo no Youtube, o evento é o primeiro de uma série de debates que acontecerá até o fim deste ano. O próximo encontro ocorre no dia 16 de junho.

Conforme explicou a professora Helena Copetti Callai, criadora e coordenadora do Emgeocs, o grupo foi formalmente cadastrado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 1997, mas, antes disso, todo um trabalho já vinha acontecendo. “O grupo existe em razão de uma trajetória na Unijuí, dentro do curso de Geografia que, quando existia, era avaliado com nota 5. O grupo tem uma história ligada à antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (Fafi) e, hoje, tem sua marca dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, que também conta com uma trajetória de 25 anos. Tanto no grupo quanto no programa, temos a característica de que todos têm o direito de falar, de participar”, destacou a professora.

O ensino e a formação de professores na sua articulação com a formação cidadã são os temas que perpassam de forma geral as discussões do grupo. A investigação de temas da atualidade se torna necessária diante das mudanças intensas que acontecem no mundo contemporâneo e a articulação teoria e prática se coloca como sustentação nos estudos, tendo a relação global-local como fundante metodológica. A Geografia, como disciplina, está presente no ensino em toda a Educação Básica e inserida nas questões das Ciências Sociais. Neste sentido, é de interesse discutir a epistemologia da ciência, a sua configuração como disciplina escolar e a produção intelectual daí resultante.

“O grupo tem permitido a muitos jovens pesquisadores construir as suas formações, suas perspectivas de compreensão de mundo e suas carreiras profissionais, além de permitir a produção de inúmeros materiais, como artigos, livros e trechos de livros”, destacou o professor doutor Sidinei Pithan da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, convidado para abrir o seminário e discutir o tema “A importância da pesquisa e escrita como base na produção do conhecimento e dos Grupos de Pesquisa”.

Ao longo do ano, o evento contará com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, parceiros de pesquisa, além de diálogos com ex-orientandos, que debaterão sobre suas práticas docentes e pesquisas, na perspectiva de diferentes olhares na pesquisa em educação. O objetivo do seminário é compartilhar a trajetória percorrida pelo grupo, pesquisas, parcerias e conhecimentos produzidos nestes 25 anos.

Confira o lançamento do seminário na íntegra:


Seminário Temático inspira projeto em escola de Bozano

A Escola Municipal Fundamental Pedro Costa Beber, do município de Bozano, deu início, no mês de abril, ao projeto “Cidade Educadora”, inspirado no “Seminário Temático Cidades Inteligentes: múltiplos olhares a partir da educação nas ciências”, promovido pela Unijuí. “Após sentir a necessidade de, enquanto escola, contribuir com o desenvolvimento da cidade, buscamos participar do seminário a fim de aprimorar os conhecimentos para a execução deste projeto e conhecer um pouco mais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil”, destacou a diretora, Claudia Marchesan.

Em 2015, a ONU propôs aos seus países-membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No projeto, pretende-se explorar os seguintes objetivos: nº 4, Educação de Qualidade, e nº 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

Mônica Gelatti, coordenadora pedagógica, reitera que, enquanto educadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, é necessário dar vez e voz às crianças. “O suporte teórico do autor italiano Francisco Tonucci, que defende a participação social das crianças na discussão pública sobre o futuro das cidades, está sendo de extrema importância no andamento do projeto”. Deste modo, três ações estão em andamento na escola.

A primeira é o resgate histórico do município envolvendo a comunidade escolar. Esse resgate aconteceu por meio de entrevistas e, posteriormente, narrativas de textos com pessoas que fazem parte da história da cidade. Um folder com a participação dos professores, funcionários, equipe diretiva e crianças foi elaborado e está sendo explorado nas aulas. Um vídeo em comemoração ao aniversário do município (16 de abril) foi elaborado com a a mesma participação. “Município de Bozano pelos olhares das crianças” está disponível na página do Facebook da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Costa Beber.

A segunda ação envolve um pórtico - ideia que já deu algum murmúrio no Município. A ideia é criar um pórtico com o objetivo de apresentar a cidade, demonstrando aos que chegam o orgulho que os moradores têm do lugar onde vivem. A ideia foi lançada para as crianças e famílias realizarem um croqui - esboço feito à mão, sem exigência de traços precisos; e posteriormente apresentarem aos poderes Executivo e Legislativo do município, a fim de colocar em prática as ideias que irão surgir.

A terceira ação compreende um convite para a comunidade escolar refletir e registrar três perguntas: no olhar de sua família, o que é uma cidade educadora? Quais são os problemas da nossa cidade? E quais seriam as soluções? O objetivo é realizar com o grupo de professores uma análise minuciosa dos registros escritos que irão retornar para a escola e, a partir disso, traçar novas ações. A equipe diretiva e os professores pretendem incluir a temática “Cidade Educadora” no Projeto Político Pedagógico (PPP), para que possa haver continuidade nos próximos anos. “Estar constantemente refletindo no coletivo, dialogando com a comunidade escolar e conhecendo a realidade faz com que seja possível buscar novas perspectivas e reconstrução de novos caminhos. Trazer a realidade para as aulas desafia crianças e adultos a explorar capacidades criativas de solucionar problemas, extraídos de situações do mundo real”, complementa Tiago Henrique Meggiolaro, coordenador pedagógico e egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí.




Grupo de Estudos sobre Educação Escolar será apresentado a interessados

Se você tem interesse em participar de um grupo de estudos, preste atenção: no dia 31 de março, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizará uma reunião para interessados em participar do Grupo de Estudos sobre Educação Escolar (Gees).

Este grupo será responsável por aprofundar os temas que serão trabalhados no projeto “A especificidade da educação escolar nas sociedades republicanas e democráticas”, aprovado no fim de 2019 pelo grupo de professores da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Com previsão de execução no prazo de três anos (2020 – 2022), o projeto recebeu recursos na ordem de R$ 20 mil.

A ideia central da pesquisa é o estabelecimento de um horizonte normativo para o enfrentamento teórico e prático de temas que desafiam a escola, considerando, em especial, a atual conjuntura brasileira e as circunstâncias específicas do tempo presente. Dito em outros termos, trata-se de estabelecer os pressupostos filosóficos, políticos e pedagógicas que sustentam a educação escolar no âmbito de nossa tradição republicana, ao mesmo tempo em que se colocará em pauta as questões práticas.

O grupo de estudos constitui, no âmbito do PPGEC, uma atividade acadêmica mais livre, não regulada por matrícula, mas pela adesão voluntária e comprometimento pessoal, podendo dele participar docentes e discentes de todas as linhas de pesquisa, como também demais interessados, como ex-alunos, potenciais alunos ou professores das escolas.

A vigência deste grupo está prevista inicialmente para os dois semestres do ano de 2021, com encontros quinzenais às quartas-feiras à tarde. Para cada encontro haverá proposição de um tema a ser tratado, com proposição de estudo/leitura prévia em preparação ao debate. Para além das questões teóricas a serem tratadas, o grupo tematizará questões práticas que envolvem o dia a dia da escola, temas que possam ser trazidos/apresentados pelos participantes.

Como o projeto de pesquisa financiado prevê a possibilidade de uma publicação sob a forma de livro (e-book), a ideia é que cada um dos participantes possa vir a ter alguma produção de pesquisa como resultado de sua inserção nas atividades do grupo. Além disso, há financiamento para aquisição de ampla bibliografia acerca do tema em pauta, bem como de equipamentos para uso durante a realização do projeto.

A reunião preparatória acontecerá por meio do Google Meet (meet.google.com/rxn-ozkb-gtc), a partir das 14h. Haverá explicitação da proposta, resolução de dúvidas e detalhamento da dinâmica de funcionamento.

Havendo a decisão pela adesão ao grupo, o participante preencherá ficha de inscrição, firmando compromisso de efetivo engajamento nas ações programadas. Mediante presença mínima nos encontros programados, a atividade será certificada em horas sob a forma de Curso de Extensão Universitária pelo PPGEC.

Mais informações pelo e-mail geees.unijui@gmail.com ou pelos telefones (55) 99694-7671 e 99191-7797.

A equipe propositora e organizadora do grupo é composta por José Pedro Boufleuer, Vânia Lisa Fischer Cossetin, Paulo Evaldo Fensterseifer e Sidinei Pithan da Silva, Franciele dos Anjos Strohhecker, Jordana Dumke, Luana dos Santos, Patrícia Feiten, Évelin Fernanda Soares.


Egressa do doutorado em Educação nas Ciências lança livro

Rosi Maria Prestes

Egressa do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Rosi Maria Prestes teve, recentemente, seu livro publicado, com o título “Formação de professores no contexto do desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem”, pela editora Ilustração.

A publicação é fruto da sua pesquisa de tese, realizada durante o curso e concluída em 2019, sob a orientação da professora doutora Eva Teresinha de Oliveira Boff. Com essa pesquisa, a egressa procurou entender as contribuições e os desafios enfrentados pelos professores que desenvolvem suas aulas por meio de projetos de aprendizagem e, também, investigou os limites e as potencialidades de um processo de elaboração e desenvolvimento de projetos de aprendizagem para a constituição profissional docente e para a formação de cidadãos críticos e cooperativos.

Rosi comenta que percebe o trabalho por projetos como uma alternativa de interligação de saberes e promoção da interdisciplinaridade. Segundo ela, o maior desafio, não só deste trabalho, mas de sua trajetória profissional, é apontar mudanças nas práticas docentes e “sair do paradigma da instrução para o paradigma da aprendizagem”.

Durante o doutorado, Rosi fez uma imersão na Escola da Ponte, em Portugal, e uma formação na Cidade Âncora, em São Paulo. Atualmente, faz parte de uma rede de formadores de escolas inovadoras, junto com o professor José Pacheco, educador português, responsável pelo prefácio do livro.

A formação da egressa é em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, especialização em Desenvolvimento Sustentável, mestrado em Ciências Ambientais e doutorado em Educação nas Ciências. Ela atua com formação de professores e assessoria educacional há mais de 10 anos e também como docente do Ensino Superior e Pós-Graduação. Hoje, trabalha como docente substituta no Instituto Federal Farroupilha – IFFar - Campus Panambi.

Professora Eva Teresinha Boff


Programa de Educação nas Ciências lança edital para estudantes eventuais

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado da Unijuí lançou edital que dispõe sobre a oferta de vagas para estudantes eventuais, graduados, em componentes curriculares. As inscrições vão até o dia 22 de fevereiro.

Conforme consta no edital, que pode ser acessado neste link, o programa disponibiliza vagas para estudantes eventuais em cada componente curricular ofertado, de acordo com os critérios de aceitação do professor, num total de até 12 créditos por aluno. A grade de componentes do primeiro semestre pode ser acessada na página do programa.

Para inscrição, é necessário preencher uma ficha, disponível na Secretaria do Programa e no site, na aba Processo Seletivo e Matrícula. O documento deve ser entregue na Secretaria do Programa de Pós-Graduação.

A lista de selecionados estará disponível a partir do dia 26 de fevereiro, sendo que as matrículas serão realizadas no dia 2 de março, nos turnos da manhã e tarde, na Secretaria Acadêmica da Unijuí. O início das aulas acontece a partir do dia 8 de março.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone 3332-0417 ou pelo e-mail poseduca@unijui.edu.br.


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