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Educação nas Ciências está com inscrições abertas para novos estudantes no Mestrado e no Doutorado

             

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí está com edital aberto para vagas nos cursos de Mestrado e Doutorado, no Campus Ijuí.  É possível ingressar em uma nova turma até o dia 27 de novembro de 2020. 

Para o curso de Mestrado estarão disponíveis  25 vagas e para o Doutorado 12, sendo que, além dessas vagas, o Programa abre a possibilidade de ingresso de até 10% das vagas para alunos estrangeiros vinculados às universidades conveniadas ou admitidos mediante seleção específica, com forma de ingresso definidos pela Vice-Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão e Colegiado do Programa. O valor da taxa de inscrição é de  para Mestrado: R$ 200,00 e Doutorado: R$ 295,00, após as matrículas será aberto edital para a concessão das bolsas.

Para mais informações acesse o Edital disponível na página do Programa. É possível entrar em contato com a  Secretaria do Programa pelo telefone (55) 3332-0417 ou pelo e-mail: poseduca@unijui.edu.br.


A ESSENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA E AS QUESTÕES DE EMPATIA EM TEMPOS DE COVID-19

Ana Claudia Soares, aluna do curso de Mestrado em Educação nas Ciências, bacharel em Educação Física pela Unijuí. 

Maristela Borin Busnello, professora doutora do Programa de Pós- Graduação em Educação nas Ciências 

A base norteadora deste texto traz à pauta a discussão sob a inter-relação direta entre a prática das práticas corporais e a estreita relação com a empatia, em tempos de COVID-19. O COVID-19 teve sua incidência descrita inicialmente na cidade de Wuhan, na China, no final do ano de 2019. 

O coronavírus corresponde a uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais que é transmitido por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão contaminada; gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador, etc... (BRASIL, 2020), A doença se espalhou rapidamente, ultrapassando as fronteiras dos continentes e desde então, o mundo como um todo, se mobiliza em busca de soluções para controlá-lo, ao encontro de evitar sua disseminação. 

Enquanto muitos se movimentam na busca de superar “juntos” essa situação, tem aqueles que apenas lamentam o crescente número de mortes por todo o mundo. E ainda como senão bastasse tal negligência, faz pouco mérito das recomendações emanadas pelos órgãos representativos do combate à pandemia, como é o caso da Organização Mundial da Saúde (OMS). Buscamos neste ensaio, apresentar uma reflexão sobre esse assunto, não com o intuito de realizar um receituário acadêmico sobre o tema, mas sim apresentar nossa posição a respeito da essencialidade das práticas corporais, e as questões de empatia que permeiam a área da EF no campo da Saúde Coletiva, bem como apresentar algumas proposições, em relação a elas. 

O momento que vivemos decorrente pela pandemia de COVID-19 “surpreendeu o mundo e colocou luz sobre disputas ideológicas, geopolíticas, metodológicas e científicas no campo da saúde Global, que devem resultar em novas necessidades na formação e atuação profissional de saúde” (VENTURA et al., 2020, p. 1). Para além dessas necessidades relacionadas à reformulação profissional e demandadas pelo atual cenário, esses novos tempos, nos fizeram refletir sobre outras importantes relacionadas a nós humanos, o agir social. Com ele traz a tona para debate questões relativas à empatia, que, por exemplo, está diretamente relacionada com as questões que envolvem a adesão as medidas de isolamento social. 

A área da Educação Física (EF), emergiu nesse cenário de discussões, tendo como base, contraditórios posicionamentos dos profissionais, sociedade científica e entidades de classe, envolvendo o leque representativo das práticas corporais e suas diferentes manifestações (LOCH, RECH e COSTA, 2020). Uma das grandes polêmicas relacionadas ao COVID-19 que tem estreita relação com a EF é a discussão sobre a reabertura das academias de ginástica em plena pandemia (LOCH, RECH e COSTA, 2020). Assim como as outras áreas que compõem a grande área da saúde, a EF precisou movimentar alternativas para fazer frente ao fechamento das academias. As restrições da prática de exercícios ao ar livre e da aglomeração de pessoas, tendo em vista, a necessária busca de diminuir o contágio pelo novo Cornavírus, trouxe a área um desafio e com base nele podemos destacar o aumento na disponibilização e adesão de diferentes práticas corporais domiciliares, estimuladas, como é o caso por vídeo aulas ou treinos disponibilizados de modo on line. 

As práticas corporais domiciliares têm “demonstrando ser de grande viabilidade, segurança e eficácia na prevenção primária e secundária de doenças e eventos cardiovasculares” neste momento em que vivemos (CARVALHO, SILVA e OLIVEIRA, 2020, p. 2), como referência, temos a possibilidade da sua maior adesão. O pensar de seu desenvolvimento representa, ainda, outro óculo de visibilidade no que tange o exercício da empatia, fortalecimento do vínculo familiar e social, uma vez que ao praticarmos em casa, evitamos a circulação de pessoas e ainda temos a possibilidade de praticarmos com a família. Tais atitudes como usar máscaras, se manter fisicamente ativos em casa, sair somente o necessário, são ações que podem até não resolver todos os nossos problemas, mas, nos ajuda, á tornar-se mais atores neste palco que è a vida. 

As práticas corporais são de fato de extrema relevância para a saúde e bem estar da população, seja sua essencialidade em pauta em tempos de pandemia ou não. No entanto a EF enquanto área da saúde precisa demostrar, agora mais do que nunca, o seu olhar humano, promovendo o bem de todos de acordo com o enquadramento que a atual situação demanda, de forma racional e empática. As práticas corporais se fortalecem assim como nossas escolhas, a partir da demanda de nossos modos de ser e agir, quando pensamos no outro, seja os grupos, as famílias ou os amigos, pensamos além de nos. Esse agir reverbera sob toda uma sociedade, em que voluntariamente contribuímos ao delimitarmos nossas escolhas com empatia e fraternidade. 

A “empatia é uma virtude útil, que também propicia vínculo, desencadeando uma “ponte afetiva” de dar e receber (DARK et al., 2018, p. 107). Empatia é “a internalizações do outro, de forma a se colocar no lugar de outrem, compreendendo os pensamentos e emoções evidenciados mediante alguma situação”, agir com empatia condiz em pensar no seu bem-estar, e nos demais, uma vez que os serviços, as empresas e a economia só acontecem perante a humanidade, sem ela, nada disso apresenta sentido algum (DARK et al., 2018, p. 107). 

Uma interpretação sobre o outro, no funil das essencialidades das práticas da vida diária, sejam elas interligadas a as práticas corporais ou não é fundamental na pandemia do Covid-19. Trazer á debate esse panorama potencializa a luta em por torná-las parte de um movimento social, orquestrado no pensar de um bem maior, o estado de saúde de toda uma população. Ser individualista neste momento que vivemos é configurar-se sem empatia, seja pelas vidas perdidas, as famílias enlutadas ou por uma reflexão que se se sobrepõe a todo esse contexto, contrariando a luta diária do mundo todo, que busca incessantemente o controle e a irradicação da doença. 

REFERÊNCIAS 

Brasil. O que é COVID-19. Ministério da Saúde. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca https:,2020. 

Carvalho FFB de, Silva RG da, Oliveira RB. A essencialidade das academias de ginástica para a saúde diante da pandemia da COVID-19 no Brasil. Rev Bras Ativ Fís Saúde [Internet]. 7o de julho de 2020 [citado 25 de julho de 2020];25:1-. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14282 

Bark, Marcelo. Mocelin; Posanski, Marjory; Oliveira, Kauhanna, Vianna de; Brancher ,João, Armando; Kriger, Léo; Gabardo, Marilisa, Carneiro, Leão .Alteridade e empatia: virtudes essenciais para a formação do cirurgião-dentista. Revista da ABENO • 18(2): p. 104-113, 2018. 

Loch, M.R., Rech, C.R., Costa. F.F. A urgência da Saúde Coletiva na formação em Educação Física: Lições com o COVID-19. Ciência Saude Colet [periódico na internet] (2020/Jun). [Citado em 24/07/2020] 

Ventura DFL, Ribeiro HG, Giulio GM, Jaime PC, Nunes J, Bógus CM, Antunes JLF, Waldman EA. Desafios da pandemia de COVID-19: por uma agenda brasileira de pesquisa em saúde global e sustentabilidade. Cad. Saúde Pública 2020; 36(4): e00040620.

 


Educação nas Ciências: formação de educadores, desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar

              

Em oferta desde 1995, tendo sido a primeira oferta de Mestrado e posteriormente de Doutorado (2009) da Unijuí, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar. 

Tendo como um dos seus principais articuladores o professor Mario Osorio Marques, também um dos fundadores da FIDENE, mantenedora da Universidade, da EFA, Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana, o Programa busca investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas. Já formou mais de 700 profissionais que atuam em diferentes regiões do país. Atualmente também oferta cursos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Universidade de Balsas, no Maranhão.

Segundo o coordenador, professor Sidinei Pithan, o Programa forma mestres e doutores, há 25 anos, com capacidade para intervir de forma qualificada nos diferentes espaços de atuação. “Grande parte dos egressos ocupam espaços de importância e destaque no cenário educacional brasileiro, sendo protagonistas em seus lugares de atuação”. Além disso, complementa o professor, “o Programa busca explicitar os modos como os conhecimentos, que estão na base da vida social e cultural, se constituem, ao mesmo tempo em que busca, a partir dessa compreensão, delinear as formas mais coerentes e fecundas de comunicação desses conhecimentos em espaços pedagógicos de aprendizagem. Esta compreensão de fundo, tornando-se pressuposto e está na base do programa desde Mário Osório Marques, tendo animado e orientado a formação de educadores e pesquisadores em educação ao longo dos anos na Unijuí”, salienta.

 Linhas de Pesquisa:

Inscrições

Desde o dia 08 de setembro o Programa estará com inscrições abertas para a nova turma dos cursos de Mestrado e Doutorado. Confira todos os detalhes na página da Educação nas Ciências, neste link. Também é possível ligar no 55 3332-0417 para conversar diretamente com a secretaria.

 


Educação nas Ciências elege novos membros do Colegiado e Coordenador

                  

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, na data de hoje, 17/08/2020, turno da manhã, realizou reunião pelo google meet, convocada pela Chefe do DHE, Profª Elisiane Felzke Schonardie Costann, para proceder a eleição dos novos membros do Colegiado e dentre estes a eleição do Coordenador. A eleição foi necessária tendo em vista o término do mandato do Colegiado e Coordenação do Programa, que até então estava sob a responsabilidade dos professores Sidinei Pithan da Silva, Maria Cristina Pansera de Araujo, Maria Simone Vione Schwengber e Eva Teresinha de Oliveira Boff- Coordenadora.

Foram eleitos para o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, os professores Sidinei Pithan da Silva, Maria Cristina Pansera de Araujo, Maria Simone Vione Schwengber, Vânia Lisa Fischer Cossetin, juntamente com as atuais representantes discentes dos cursos do Mestrado e Doutorado, Rosana Vargas e Caterine Brachtvogel, respectivamente. Para Coordenador do Programa foi eleito o professor Sidinei Pithan da Silva. O novo Colegiado inicia o mandato de 4 anos, na data de hoje 17/08/2020.

O novo Coordenador, Prof. Sidinei Pithan da Silva, agradeceu a todos pela confiança na sua indicação para Coordenar o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, em especial ao Colegiado que findou o seu mandato, tendo a Profa. Eva Boff como Coordenadora, os quais desempenharam a função em meio a tantos desafios, com muito êxito, e se propôs a dar continuidade com todo o seu empenho e contando com a colaboração de todos.

 


“Educação e ciência: desafios do mundo contemporâneo” será tema de evento na Unijuí

             

No mês de novembro de 2020, será realizado o XXI Encontro Nacional de Educação (ENACED) e o I Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (SIEPEC), nos dias 25 e 26 de novembro. Os eventos vão marcar os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Jubileu de Prata), com homenagem ao professor Mario Osorio Marques, um dos fundadores da FIDENE - UNIJUÍ. 

A programação desenvolverá a temática “Educação e ciência: desafios do mundo contemporâneo”, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas, informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação, o conhecimento de professor, no mundo contemporâneo. O objetivo é proporcionar um debate sobre o papel da Educação e da Ciência em relação aos obscurantismos contemporâneos no cenário educativo atual, buscando apresentar pesquisas sobre ensino e extensão, que contribuam na formação integral e cidadã dos sujeitos. 

Dentre os temas que serão debatidos, pode-se destacar: educação inclusiva, equitativa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam. Assim, o evento como um todo objetiva contribuir com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresentar novas alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão sobre um programa que se preocupa com uma educação de qualidade que contribua com a urgência do desenvolvimento de uma formação cidadã das novas gerações.

Para se inscrever, acesse a página do evento, no Portal da Unijuí. Lá também constam as normas para submissão de trabalhos, bem como a programação completa das atividades.

TIPO PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

VALOR

Apresentação de Trabalho: Professores Universitários

R$ 70,00

Apresentação de Trabalho: Professores da Educação Básica, graduandos e pós-graduandos

R$ 50,00

 

Participação no Evento como ouvinte

R$ 30,00

Programação

          


Internacionalização: Mestrandos e Doutorandos cursaram disciplina com professor da Polônia

               

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), com a assessoria do Escritório de Relações Internacionais (ERI), ofertou, pelo terceiro semestre consecutivo, uma disciplina em Língua Inglesa para os alunos do Mestrado, Doutorado, MINTER e DINTER, em parceria com a Universidade Maria-Curie Sklodowska, de Lublin, na Polônia.

A disciplina “Interculturality and internationalization in technology-assisted higher education” foi ministrada pelo Prof.Dr. Jaroslaw Krajka, do Departamento de Humanidades da UMCS, na modalidade online e teve a monitoria da Doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski.

A disciplina teve como escopo discutir a autonomia do aluno e a avaliação alternativa no ensino de adultos, com base na perspectiva intercultural. Buscou refletir acerca do processo de ensino de adultos dentro do paradigma da aprendizagem construtivista e centrada no estudante. No decorrer das aulas foram abordados os recursos específicos de uma sala de aula centrada no aluno, na promoção da autonomia e do ensino assistido por tecnologias.

A crescente busca por atividades de cooperação, envolvendo a troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras tem proporcionado diferentes ações em relação ao processo de internacionalização da Universidade. Segundo a Assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia de Andrade Haiski, as parcerias com universidades estrangeiras possibilitam diversas ações de internacionalização, como a mobilidade de professores e estudantes, pesquisas e publicações conjuntas, coorientações e composição de bancas com docentes do exterior, disciplinas ministradas por professores estrangeiros, dentre outros. Inclusive, a partir da interação do prof. Jaroslaw com o PPGEC, a doutoranda Jamile Tábata Balestrin Konageski teve bolsa de estudos aprovada para realização de estágio sanduiche na IES da Polônia, prevista para dezembro deste ano.

Durante a pandemia, o ensino online consolida-se como uma importante ferramenta de colaboração entre as Universidades. Para o Professor Jaroslaw, o maior desafio desse contexto de ensino consiste em encontrar o equilíbrio na forma de ministrar as aulas e na quantidade e tipo de atividades propostas aos alunos. Sobre a disciplina ministrada no PPGEC, o professor destaca que a mesma proporcionou a ele uma visão interdisciplinar sobre os tópicos abordados, pois os alunos são de diferentes áreas do conhecimento. E, também, pelo fato que ele pôde conhecer sobre a realidade do ensino no Brasil.

Para o PPGEC essa disciplina demonstra a importância da Língua Inglesa na Pós-Graduação e no Ensino Superior, pois a fluência em um segundo idioma é essencial para promover a mobilidade internacional como parte da formação acadêmica, bem como, incentiva a colaboração entre pesquisas em diferentes Universidades.

Conforme a Coordenadora do Programa, Profª. Eva Boff, que também atuou junto com o Prof. Jaroslaw na disciplina, foi um aprendizado desafiador, pois, além da proposta pedagógica da mesma, com bibliografias internacionais, os alunos tiveram que aprofundar o conhecimento da língua inglesa, com leituras e interpretações. Ainda, segundo a Coordenadora, a tendência de Programa de Pós-Graduação com nota 5 (atribuída pela CAPES), como é o caso do PPGEC, é de  cada vez mais promover ações em línguas estrangeiras, com vistas ao fortalecimento da internacionalização.

 


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