Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Conteúdo editores

Educação nas Ciências participa do Fórum de Estudos de Paulo Freire em Santo Ângelo

Os cursos de graduação em Pedagogia e em Psicologia e o Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo promoveram, no dia 15, o Pré-Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire, com o tema “Democracia e lutas Sociais: denúncias e anúncios”.

O encontro reuniu cerca de 120 acadêmicos, egressos e docentes dos cursos envolvidos, de Teologia e do Magistério do Instituto Odão Felippe Pippi, além de mestrandos de ECT, com o objetivo de mobilizar para o XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, a ser realizado em maio na Universidade de Caxias do Sul.

De acordo com o organizador do evento, professor doutor Cênio Back Weyh, docente do Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo e Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí (PPGEC), os participantes tiveram uma roda de conversa com o professor doutor Walter Frantz, docente do PPGEC/UNIJUI, que defende a construção de uma educação mais humana, embasada em amor e conhecimento.

Segundo Frantz, “a marca forte de um processo civilizatório mais humano deve ser a substituição das relações instintivas de concorrência pela ativação das relações de respeito, de solidariedade e de cooperação entre os seres humanos e destes com o restante da natureza. É preciso humanizar mais a vida e não a submeter aos ditames de uma economia que tem suas razões, tão somente, na acumulação e expansão de capital”.

Para Frantz, “o primeiro grande desafio, no sentido dessas mudanças é constituir as condições para a produção de conhecimentos necessários, acima de tudo, à vida (individual e coletiva). Aqui começa a responsabilidade de educar e ensinar. Não há como sermos educadores, pedagogas/os, professores/as, sem compreender em que mundo vivemos e que mundo queremos para viver. No horizonte dessa visão, impõe-se a necessidade de ruptura do status quo e da construção de algo novo, isto é, de uma alternativa. Identificar e compreender os desafios desse processo histórico, construir meios de atuação, inserir-se e agir sobre ele, tornam-se urgentes tarefas políticas (não no sentido partidário), seja individual ou coletivamente, através de movimentos sociais e organizações. Tornam-se desafios à educação como um processo de conhecimento, isto é, de tomada de consciência crítica do mundo”.

No mundo de hoje, observa Frantz, “seres humanos são descartáveis. Como ser professor/a nessas condições? Como educar e ensinar? Por isso, penso que, antes de tudo, é preciso recuperar a capacidade de amar a vida que, infelizmente, está sendo muito banalizada, diante de sua redução a dimensões apenas econômicas”.


Iniciam atividades do Convênio de Cooperação entre UNIJUÍ e UNAM


Professor Pablo Daniel Vain ao lado de Cátia Nehring, Reitora da Unijuí, e Fernando Jaime González,
Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí


Ao falar sobre relações de poder na educação durante a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, o professor doutor Pablo Daniel Vain, da Universidad Nacional de Misiones, da Argentina, fez parte das primeiras atividades do Convênio de Cooperação entre as duas Universidades.

Esse Convênio foi renovado no último ano a partir do Seminário de Internacionalização e Integração Regional UNIJUÍ/UNAM. De lá para cá, atividades de interação foram planejadas para estreitar a relação das duas Instituições. A participação do professor Pablo é uma dessas atividades.

 “Para mim foi uma experiência muito interessante. Os debates e as discussões (com os mestrandos e doutorandos) foram muito produtivos”, comentou Pablo. O professor ainda lembrou do início da parceria entre Unijuí e UNAM, em meados dos anos 1990.

A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, reiterou a importância e o aprendizado durante intercâmbio do professor.

 “Foram momentos de elevado nível de discussão, pois possibilitaram reflexões sobre questões já naturalizadas, mas que precisam ser colocadas entre parênteses. O professor Pablo, interagiu com o grupo despertando interesse e satisfação dos participantes. Além disso, o professor indicou diversas possibilidades de ampliação das parcerias de internacionalização que deverão contribuir significativamente para qualidade no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”, comenta Eva.

Além do professor Pablo, o professor doutor Diego Vázquez Villamediana, da Universidade de Valladolid, na Espanha, também realizou palestras na Unijuí a partir do Convênio de Cooperação. Ele falou para o Campus Ijuí e Santa Rosa sobre responsabilidade social empresarial e a geração de valor para as empresas.

De acordo com o professor Fernando Jaime González, Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, o convênio possibilitará ainda a interação das duas Universidades nas diferentes áreas do conhecimento. “A ideia é que a base desse trabalho seja fomentar atividades em todos os cursos, em todos os programas e em diferentes atividades”, comenta.

Ainda conforme o Vice-Reitor, para os próximos semestres, o objetivo é ampliar o Convênio para outras Universidades e, desta forma, criar um circuito de circulação de estudantes e professores para que, além do enriquecimento acadêmico, tenham um enriquecimento cultural.

Antes de retornar para a Argentina, o professor Pablo Daniel Vainse reuniu com a Reitoria da Unijuí para discutir novas ações e possibilidades que poderão ser exploradas. Entre as próximas ações do Convênio está a participação de professores da Unijuí em palestras e eventos na Universidad Nacional de Misiones.


Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências realiza Aula Inaugural e Seminário Temático

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí realizou nos dias 18 e 19 de março de 2019, no Campus Ijuí, por ocasião da aula inaugural de 2019, o Seminário Temático intitulado “Educação como Violência Simbólica” com o professor Dr. Pablo Daniel Vain.

O prof. Pablo tem graduação em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) de Buenos Aires. É pós-graduado em Antropologia Social pela Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Misiones de Posadas. Possui mestrado em Educação junto à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica Nossa Senhora de Assunção, do Paraguai. É doutor em Pesquisa Educacional e Inovação junto à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga, Espanha. Realizou pós-doutorado junto ao Departamento de Didática e Organização Escolar da Universidade de Málaga, Espanha. Atua como professor da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Missiones e do Instituto de Estudos Sociais e Humanos (CONICET-UNAM), na Argentina. O professor tem experiência em pesquisas na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, Educação e Sociedade, Formação Docente, Avaliação Institucional e Educação Inclusiva. Atualmente é diretor do Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UNAM, Argentina.

O Seminário Temático se constituiu em um espaço de discussões, reflexões e compreensões sobre avaliação e relações de poder na educação, tendo como foco a educação como violência simbólica. O palestrante ampliou compreensões teóricas sobre arbitrário cultural da violência simbólica como elementos constitutivos da dominação simbólica de classes sociais e de gênero. Os participantes foram instigados a identificar, desconstruir e analisar situações de violência simbólica na vida cotidiana com especial atenção as que ocorrem no campo educativo. O papel das práticas educativas foi problematizado a fim de contribuir na resistência à dominação simbólica.

Participaram do evento mestrandos, doutorandos, egressos, professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ.


Mestrado e Doutorado interinstitucional entre Unijuí e Unibalsas teve início

                 

Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Minter e Dinter, da Unijuí e Unibalsas, participaram da Aula Inaugural da primeira turma do curso. A palestra aconteceu na Unibalsas e foi transmitida para a Unijuí por videoconferência.

A abertura do evento ficou a cargo da professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, coordenadora do curso na Unijuí, e de Fábio Roberto Pillatt, coordenador do curso na Unibalsas. O evento também contou com a palestra ‘Desafios Curriculares Contemporâneos: a necessidade de revitalizar a profissão docente’, que foi ministrado pelo professor doutor José Carlos Morgado, da Universidade do Minho, de Portugal.

Saiba mais sobre o curso

As disciplinas serão ministradas por professores da Unijuí/PPGEC na Unibalsas, desenvolvidas em períodos presenciais e a distância. Da mesma forma ocorrerão as atividades de orientação. As atividades a distância serão realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (Conecta) e sessões de videoconferência. As bancas examinadoras dos mestrandos e doutorandos serão realizadas presencialmente, na Unijuí/PPGEC.

A Unibalsas - Faculdade de Balsas - está situada em uma região de carência de professores com formação para atuar na educação superior, sendo que o PPGEC vem contribuído na formação dos seus docentes, já tendo titulado três mestres e um doutor.


Professora da Unijuí participa de atividades de internacionalização na Espanha

A Professora Helena CopettiCallai, do Departamento de Humanidades e Educação e docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí, participou de atividades de internacionalização na Espanha, em Madrid, na UAM - Universidad Autônoma de Madrid, na semana de 11 a 15 de fevereiro de 2019.  As atividades foram realizadas no contexto do Convênio entre UAM e Unijuí, que tem mais de 15 anos de vigência, com intercâmbio universitário.

A professora participou do Master de “Didácticas Especificas en el Aula, Museos y Espacios Naturales na “Facultad de Formación de Professorado y Educacion”, abordando a temática de “Ciudad y Formación para la ciudadania”.  Participou também de reuniões de pesquisas com docentes de Geografia do Departamento de Didácticas Específicas.

Na ocasião a professora Helena entregou ao Prof. Dr.  Alfonso García de La Vega o livro do Grupo de Pesquisa Ensino e metodologias da Geografia e Ciências Sociais, publicado no ano de 2018 - A cidade para além da forma que contém um artigo do Professor espanhol “Planteamiento didáctico sobre los conceptos geográficos en torno a la ciudad en los diários de viaje”.

E recebeu o livro Reflexiones sobre Educación Geográfica - Revisión disciplinar e Innovación didácticaeditado na Espanha (UAM Ediciones/ Edições LAGIM), com artigo “A educação geográfica e o estudo do lugar” de autoria da professora Helena C. Callai.

Aproveitou também para fazer uma visita ao Prof. Dr. Clemente Herrero Frabregat, catedrático da UAM, Professor Honoris Causa pela Unijuí e primeiro tutor do Convênio UAM-UNIJUI com papel de destaque nas relações internacionais, coordenando o intercâmbio de docentes da UAM para a Unijuí e recebendo os docentes da Unijuí na universidade espanhola para realização de atividades acadêmicas. Do mesmo modo, acolhendo na universidade espanhola alunos de graduação da Unijuí e doutorandos (para estágio de doutorado sanduíche) do PPGEC, bem como, encaminhou para a Unijuí estudantes de diversos cursos de graduação da UAM para realizarem intercâmbio na Universidade.


Edital complementar para Mestrado e Doutorado Interinstitucional com a Unibalsas está com inscrições abertas

                      

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências-PPGEC está com inscrições abertas para o Processo Seletivo complementar para os Cursos de MINTER e DINTER (Mestrado e Doutorado Interinstitucional), no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2019, a ser desenvolvido na UNIBALSAS - Faculdade de Balsas, em Balsas/Maranhão.

Todas as informações acerca do processo seletivo podem ser obtidas no EDITAL Nº 16/2018, disponível no site do Programa: https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/educacao-nas-ciencias, na aba Processo Seletivo e Matrícula.

A Coordenadora do Programa, professora Eva Boff, destaca que assim que os candidatos inscritos no primeiro edital obtiveram o resultado de aprovação nos cursos, com muita comemoração, muitos outros que perderam o prazo manifestaram o interesse.

Da mesma forma, o Colegiado do Programa comemorou a finalização do Processo Seletivo 2019, sobretudo, pela primeira oferta do MINTER e DINTER a ser desenvolvido em Balsas/MA, a partir de março/2019.

Assim, o PPGEC atualmente conta com os seguintes cursos: Mestrado, Doutorado, MINTER, DINTER e PROEF - Curso de Mestrado Profissional em Rede: Educação Física. “Portanto, 2019 será um ano de desafios e de muitas atividades a todos que integram o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências”, complementa a coordenadora do Programa.

                  


Sub-categorias

  • Unijuí FM
  • EFA
  • Museu
  • Futuro Aluno
  • Sinergia
  • Comunic@
  • Galerias de Imagens
  • Graduação
  • Transporte e Hotelaria

    Com o intuito de viabilizarmos a sua permanência na Instituição, arrolamos abaixo informações acerca de transporte universitário, pensões, imobiliárias, hotéis e restaurantes existentes em cada Campi que compõem a instituição.

    Vale destacar, que estes dados são meramente informativos. Se desejar mais informações, deverá contatar diretamente com a empresa fornecedora do serviço.

  • Egresso Unijuí

    Estivemos com você durante um período importante da sua vida. A caminhada durante a sua formação profissional é o marco para o início de uma carreira de sucesso. Participar deste momento nos enche de orgulho e satisfação! Por isso, queremos continuar ao seu lado, oferecendo o suporte necessário para as suas conquistas.

    Para reforçar ainda mais este relacionamento a Universidade criou o Programa Egresso UNIJUÍ. Neste sentido, convidamos você a efetivar o seu cadastro.

    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

    Seja bem-vindo ao programa Egressos Unijuí. Mais do que os anos de convivência, você é parte importante da nossa história!

  • Relações Internacionais

    A Unijuí incentiva ações para fortalecer o relacionamento com outras instituições de ensino, possibilitando ao aluno desenvolvimento científico e troca de conhecimento através da mobilidade acadêmica. Ela acontece por meio de parcerias com instituições internacionais de todo o mundo. Entre em contato e saiba mais sobre as possibilidades de intercâmbio.



    Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

  • Blog Tá Ligado
  • Mestrado e Doutorado
  • ESGN

    A ESGN / UNIJUÍ – Escola Superior de Gestão e Negócios promove excelência em desenvolvimento corporativo e formação de líderes empreendedores para perfis de referência no mercado. Oferta cursos de Especialização, MBAs, Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional com conteúdos desenvolvidos pela Unijuí ou por demanda do cliente.

    A ESGN oferece estrutura para educação corporativa desenvolvida sob medida, formulação de programas de trainees e intercâmbios internacionais, tudo isso concentrado em uma unidade de negócio com a credibilidade da marca Unijuí.

  • Roupas Institucionais - Produtos
  • Biblioteca
  • Associação IPD
  • Aprimora
  • Olimpiada Empreendedora
  • Salão do Conhecimento
  • Site - English

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.