Na Alemanha: confira o relato de experiência de mestranda da Unijuí - Unijuí

Na Alemanha: confira o relato de experiência de mestranda da Unijuí

Luciana Aparecida Poloni Ozorio, orientanda da professora Hedi Maria Luft, no Mestrado em Educação nas Ciências da Unijuí realizou, em outubro de 2018, viagem para a Alemanha, na Osnabrük University, que possui parceria com a instituição.

“Posso relatar que este pequeno tempo em um país como a Alemanha, foi muito significante para minha pesquisa como mestranda, poder conhecer a universidade de Osnabrük, a forma com que está organizado a vida acadêmica e grupos e instalações, foi uma experiência ímpar.Neste tempo conheci outros estudantes brasileiros, ouvi suas experiencias e aprendi um pouco mais sobre a cultura Alemã”, relata.

A mestranda pode, ainda, realizar um pequeno estagio em uma Kindergarten “Jardim de Infância”, e conhecer duas escolas em cidades vizinhas. “Este tempo somou muito a minha pesquisa e me fez conhecer e refletir sobre os diferentes métodos utilizados na educação e a forma com que as crianças participam na escola e Kindergarten”, complementa.

Segundo a estudante, realizar um estágio em outro país, sempre traz muitas possibilidades, novas ideias e acrescenta muito nosso conhecimento sobre a pesquisa realizada, conduzindo para outras formas de pensar sobre o tema proposto.

“Para finalizar, fica o meu imenso agradecimento a minha orientadora que me incentivou a ter esse tempo como pesquisadora em outro pais, ao professor Walter Frantz que fez o contato com a universidade Alemã. Um fato muito importante foi que recebi a ajuda do doutorando Tércio que está fazendo estágio sanduíche na mesma Universidade. Ele me ajudou muito com o idioma e ainda me mostrou as igrejas, centros históricos e a um pouco da história da cidade Alemã.