Doutoranda da Unijuí realiza estágio sanduíche de doutoramento na Universidade de Lisboa - Unijuí

Entre os dias 06 de janeiro de 2020 e 02 de fevereiro de 2020, a doutoranda Caroline Daiane Raduns, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, realizou um estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa – Lisboa/Portugal. Caroline tem como orientadora a professora Dra. Helena Copetti Callai, da Linha de Pesquisa 3.

O grande objetivo da doutoranda foi conhecer os conceitos metodológicos e as ações do Projeto Nós Propomos!, idealizado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, IGOT, coordenado pelo Professor Doutor Sérgio Claudino Loureiro Nunes, da Universidade de Lisboa. Para isso, participou de ações, palestras, aulas, reuniões e eventos acadêmicos. Um exemplo foi a visita à Escola Secundária de Santo António da Charneca, na cidade de Barreira/Portugal, para o início das atividades projeto Nós Propomos! nessa escola.

Outro momento importante foi a participação na 2ª Plenária Nós Propomos Cascais, em Estoril. Um evento que reuniu mais de 800 estudantes, visando a apresentação de projetos por eles elaborados, com o objetivo de atender as demandas locais, e com isso melhorar a qualidade de vida.

Caroline, Prof. Sergio e Paula Policarpo (Técnica Superiora na Câmara Municipal de Loures) na 2ª Plenária Nós Propomos Cascais, em Estoril- janeiro 2020.

Caroline também realizou uma palestra com o tema: “Energia Amiga e Meninas que Engenham o Futuro: Construir a Sustentabilidade Energética através de Projetos Escolares”. Esse evento aconteceu no IGOT, e teve como principal objetivo compartilhar suas experiências na área de projetos de extensão.

O doutorado sanduíche também resultou em um artigo com o título: “A extensão universitária e a contribuição da engenharia no exercício da cidadania: uma abordagem a partir de projetos sobre energia elétrica”. Esse artigo fará parte do livro Geografia e Educação. Uma perspectiva luso-brasileira, dos autores S. Claudino, R. Coscurão e Adilson T. Silva.

Caroline traz como principal contribuição do doutorado sanduíche, o rompimento da barreira do ambiente da universidade, que se concretiza na vivência de diferentes hábitos, culturas e valores. Essa compreensão desenvolve um caráter crítico e engrandece os estudos, principalmente a tese. Também estimula um olhar respeitoso às diferentes formas de organização de sociedade.